SóProvas


ID
1000321
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento que, inicialmente foi concebido em uma organização privada, a Texas Instruments e que na década de 1970 foi levado para o setor governamental americano, é o denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Orçamento Base Zero ou por Estratégia (OBZ)

    Segundo James Giacomoni (Orçamento Público - 13ª Edição 2005), a partir de 1973, Jimmy Carter, então governador da Giórgia, patrocinou a utilização do OBZ nos procedimentos estaduais. Na presidência, Carter continuou a ser o divulgador desta técnica orçamentária. Tanto que, no final da década de 70,  grande número de empresas privadas e de organizações públicas já adotava o sistema, bastante valorizado em função de sua utilidade na fase de recessão en que a economia americana começava a mergulhar. 
  • Orçamento Base-Zero ou por Estratégia

    É um instrumento de planejamento que obriga a demonstração e fundamentação de cada administrador para os recursos solicitados. Todos os projetos e atividades devem ser detalhados e relacionados, obedecendo a uma ordem de importância. É considerado uma técnica para a elaboração do orçamento-programa.

    Características:

    • necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário; e

    • análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas as das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.


    Principais objetivos:
    (1) planejamento orçamentário para o próximo exercício;
    (2) obediência ao princípio da economicidade na elaboração do orçamento;
    (3) estabelecimento de um planejamento estratégico;
    (4) acompanhamento sistemático dos programas;
    (5) planejamento estruturado a longo prazo. 

    Prof.: Wilson Araújo (EVP)

  • Orçamento Base-Zero
    Abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., Durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

    Orçamento com texto fixo
    Critério de alocação de recursos que consiste em estabelecer um quantitativo financeiro fixo, geralmente obtido mediante a aplicação de percentual único sobre as despesas realizadas em determinado período, com base no qual os órgãos/unidades deverão elaborar suas propostas orçamentárias parciais. Também conhecido, na gíria orçamentária, como "teto burro".

    Orçamento de Desempenho
    Processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo também conhecido como orçamento funcional.

    Orçamento Incremental
    Orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.

    Orçamento Programa
    Originalmente, sistema de planejamento, programação e orçamentação, introduzido nos Estados Unidos da América , no final da década de 50, sob a denominação de PPBS ( Planning Programning Budgeting System). Principais características: integração, planejamento, orçamento; quantificação de objetivos e fixação de metas; relações insumo-produto; alternativas programáticas; acompanhamento físico-financeiro; avaliação de resultados; e gerência por objetivos.

    Orçamento Tradicional
    Processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Também é conhecido como Orçamento Clássico.


    fonte: https://www.tesouro.fazenda.gov.br/glossario?b=o
  • O orçamento por Estratégia ou Orçamento Base Zero =  é um processo operacional, de planejamento e orçamento, que exige de cada administrador a justificativa detalhada dos recursos solicitados. Esse procedimento exige que todas as funções dos departamentos sejam analisadas e identificadas em pacotes de decisão, os quais serão avaliados e ordenados por sua importância.

  • Orçamento de Base Zero Abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., Durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

  • Orçamento de Base ZeroAbordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., Durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

     

  • Obrigado pessoal pelos otimos comentários. Ajudaram-me bastante. Sucesso para todos e não desanimem.

  • Também é chamado de Orçamento Base Zero:

    Instrumento de planejamento;

    Obriga administrador fundamentar e demonstrar recursos;

    Todos projetos e atividades devem ser detalhados;

    Funções devem ser analisadas e identificadas;

    Análise crítica de todos os gastos

    Cada gasto deve ser justificado a cada elaboração do orçamento novo;

    Cada despesa é tratada como despesa nova;

    Desvinculação com o orçamento anterior;

    Fonte:qconcursos+ Leandro Ravyelle

  • Para resolver essa aqui você tinha que conhecer um pouco da história, do contexto em que

    surgiu essa espécie de orçamento. Ainda bem que nós conversamos sobre isso na aula, não é?

    Esse é o Orçamento Base-Zero (OBZ), de novo (veja como a banca gosta dele)!

    O Orçamento Base-Zero (OBZ) surgiu depois do PPBS, já na década de 70. Foi desenvolvido

    orginalmente por uma empresa privada, chamada Texas Instruments, e adaptado para o setor

    governamental e adotado pelo estado da Geórgia em 1973, governado por Jimmy Carter, que

    posteriormente assumiu a presidência dos EUA e o introduziu na administração federal americana.

    Ao final da década de 70, muitas empresas privadas e organizações públicas já adotavam o sistema.

    Gabarito: A

  • Texas Instruments = Orç. base zero (OBZ) ou Estratégia.

    Bons estudos.