SóProvas


ID
1000924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e o dos passivos representa o patrimônio líquido da empresa, ou seja, o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios da empresa. Com relação ao patrimônio líquido, julgue os próximos itens.


Se uma entidade resolver vender todos os seus ativos e liquidar todos os passivos, normalmente, o montante agregado do patrimônio líquido apresentado no balanço patrimonial corresponderá, somente por coincidência, ao resultado obtido pelo proprietário ou sócios na referida entidade.

Alternativas
Comentários
  • ALGUEM AJUDA A TIA NESTA? porque esta questao esta errada? por causa do "somente por coincidencia"?

    favor mandar mensagem! grata!
  • Karina, a questão esta certa!!!

    O fato é o seguinte:

    ATIVO = PASSIVO+PL correto?

    logo,

    PL = ATIVO-PASSIVO

    Na situação em apreço, ativo e passivo são iguais a zero, e consequentemente o PL também será.

    No entanto não podemos nos esquecer do resultado do período, fruto da conciliação entre as contas de resultado (despesa e receita), que se incorporam a conta Reserva de Lucros (se positivo) ou Prejuízos Acumulados  (se negativo).

    Portanto a questão esta correta ao afirmar que 
     "o patrimônio líquido apresentado no balanço patrimonial corresponderá, somente por coincidência, ao resultado obtido pelo proprietário ou sócios na referida entidade."

    É isso ai vamo que vamo!
  • Errei pelo fato de falar "normalmente" e "somente por coincidência". Continuo sem entender porque a questão tá certa.
  • Deve-se levar em consideração que as demonstrações contábeis são preparadas sob a ótica do princípio da continuidade. Portanto, caso a entidade resolva vender todos os seus ativos e liquidar todos os passivos, normalmente, o montante agregado do patrimônio líquido apresentado no balanço patrimonial corresponderá, somente por coincidência, ao resultado obtido pelo proprietário ou sócios na referida entidade.
  • Resposta: Certo.

    Aqui parece estar a justificativa, diretamente retirado do Pronunciamento CPC 00 (R1):

    4.22. O montante pelo qual o patrimônio líquido é apresentado no balanço patrimonial depende da mensuração dos ativos e passivos. Normalmente, o montante agregado do patrimônio líquido somente por coincidência corresponde ao valor de mercado agregado das ações da entidade ou da soma que poderia ser obtida pela venda dos seus ativos líquidos numa base de item-por-item, ou da entidade

    como um todo, tomando por base a premissa da continuidade (going concern basis).


  • Somente? E ainda "por coincidência"? E se as dadas condições do mercado não mudaram desde a constituição do ativo e do passivo? O índice de acertos dessa questão é ridículo, vide as estatíticas. Acho que nem os criadores dos CPCs acertariam. 

  • O segredo está em somente por coincidência, pois diariamente os ativos e passivos estão sofrendo variações o que torna o valor realizável diferente do contábil, porém próximo na maioria das vezes.

  • Professor Só lê!! Não explica nada. Ele leu 3 vezes a questão a fim de explicar a questão... A pessoa ainda se acha professor assim?!!!

  • Só eu tenho pena do Cláudio Alves? Ele é péssimo. Outra professora que recebe vários dislikes é a "Michele Coutinho". Se tu olhar as explicações dela, na disciplina de matemática, por mais de cinco minutos, tu te suicida inevitavelmente.



  • só tirar esse termo interferente isolada por virgulas e vai embora tio

  • Tinha que conhecer a forma como está escrito no CPC, agora só um desabafo aqui com vocês. Não sei se acontece com vocês, mas a maneira que muitas coisas são escritas nos pronunciamentos contábeis sempre vão contra a minha lógica de leigo, é incrível!

  • A redação atual do CPC 00 (R2) é esta:

    Como as demonstrações contábeis para fins gerais não se destinam a apresentar o valor da entidade, o valor contábil total do patrimônio líquido geralmente NÃO EQUIVALE:

    1. ao valor de mercado total de direitos sobre o patrimônio na entidade;
    2. ao valor que poderia ser levantado, vendendo a entidade como um todo em regime de continuidade operacional; ou
    3. ao valor que poderia ser levantado, vendendo todos os ativos da entidade e liquidando todos os seus passivos.

  • "Se uma entidade resolver vender todos os seus ativos e liquidar todos os passivos, normalmente, o montante agregado do patrimônio líquido apresentado no balanço patrimonial corresponderá, somente por coincidência, ao resultado obtido pelo proprietário ou sócios na referida entidade."

    Esses trechos técnicos enchem o saco.

    O que eu entendi:

    O PL, só por coincidência, vai ser igual ao valor que eu vou ganhar por uma possível venda da companhia.

    Eles podem colocar:

    Só por coincidência vai ser igual ao valor das ações da companhia...

    Questão correta.