SóProvas


ID
1000930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às contas patrimoniais e de resultado.

A partir da confluência das normas brasileiras às normas internacionais referentes à contabilidade, as empresas alcançadas por essa convergência devem contabilizar o montante pago na aquisição de peças de reposição de máquinas e de equipamentos como despesas, e não como uma adição ao imobilizado em operação.

Alternativas
Comentários
  • CPC 16:

    35. Alguns itens de estoques podem ser transferidos para outras contas do ativo, como, por exemplo, estoques usados como componentes de ativos imobilizados de construção própria. Os estoques alocados ao custo de outro ativo devem ser reconhecidos como despesa durante a vida útil e na proporção da baixa desse ativo.
  • Peças de reposição serão classificadas como despesas. Entretanto, caso a empresa realize uma manutenção no ativo que o valorize, prolongando sua vida útil por exemplo, tal valor deverá ser incorporado ao ativo.
  • Gabarito Definitivo: ERRADO.

    Justificativa do Cespe (link):

    "O estoque de peças de reposição de máquinas e equipamentos devem ser contabilizados como adição ao Imobilizado em operação, e não como despesas. Por esse motivo, opta-se pela alteração de gabarito."

    Na verdade, eu entendo que o erro da questão é outro, e não esse que o Cespe usou para fundamentar a alteração. Observem que a questão fala em "contabilizar o montante pago na aquisição". Ora, na aquisição não há impacto no resultado. Logo, não há que se falar em despesa quando da aquisição.

    Teve uma questão de AFRFB/2012 que foi alvo de recurso, e que se parece muito com esta aí. Se quiserem conferir, o Prof. Luciano Rosa, do EVP, fez um comentário a ela. Segue o link.     

    Flw.

     

  • CPC 27 - IMOBILIZADO

    Reconhecimento

    ...

    8.   Sobressalentes, peças de reposição, ferramentas e equipamentos de uso interno são classificados como ativo imobilizado quando a entidade espera usá-los por mais de um período. Da mesma forma, se puderem ser utilizados somente em conexão com itens do ativo imobilizado, também são contabilizados como ativo imobilizado.


  • O CPC é claro ao informar em que hipóteses devemos classificar peças de reposição como ativo imobilidado: 

    "peças de reposição, ferramentas e equipamentos de uso interno são classificados como ativo imobilizado quando a entidade espera usá-los por mais de um período." 

    ou

    ""se puderem ser utilizados somente em conexão com itens do ativo imobilizado"


    Entendo que fora disso, devem ser classificadas como despesa... Como a assertiva não especificou nenhuma das duas hipóteses acima, não há como afirmar se deve ser classificado como despesa ou no ativo imobilizado... Na minha opinião, essa questão deveria ter sido anulada!


  • Sobressalentes, peças de reposição, ferramentas e equipamentos de uso interno são classificados no ativo imobilizado, quando a entidade espera utilizá-los por mais de um período.

  • ERRADO.


    O erro da questões encontra-se na palavra DEVEM, visto que não é sempre que os gastos com reparos serão tratados como despesa. É necessário analisar cada caso, vejamos o que diz a norma.

    NBC TG 27. O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se:
    (a)  for  provável  que  futuros  benefícios  econômicos  associados  ao  item  fluirão  para  a
    entidade; e
    (b)  o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.


    Existem ativos imobilizados que requerem substituição em intervalos regulares de suas peças, dessa forma, o custo das peças repostas obedecendo os critérios de reconhecimento do ativo imobilizado, devem ser incorporados. Caso contrário, serão tratados apenas como despesas do período.

  • Ao meu ver Paulo Brito teve a resposta mais sensata,visto que não se pode inferir em quais situações a afirmação se encaixa, se como uma aquisição para confecção de um ESTOQUE, que nesse caso seria um ATIVO; ou se é uma aquisção para MANUTENÇÃO, que incorre em um DESPESA.

    "...aquisição de peças de reposição...." essa passagem ficou bem vaga ao meu ver! 

  • Aquisição de peças para:

     

    Reposição ------------------------ Custo

    Manutenção e Reparo----------Despesa

     

    Fonte:Prof. Germana Chaves 

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    CPC 27

    8. Sobressalentes, peças de reposição, ferramentas e equipamentos de uso interno são classificados como ativo imobilizado quando a entidade espera usá-los por mais de um período. Da mesma forma, se puderem ser utilizados somente em conexão com itens do ativo imobilizado, também são contabilizados como ativo imobilizado.