SóProvas


ID
1000972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A permanência de determinado produto no mercado advém da coleta sistemática de informações relevantes à gestão do custo desse produto. A respeito dos custos para a tomada de decisão, julgue o item a seguir.

A margem de contribuição individualiza a potencialidade de cada produto e contribui tanto para a amortização dos gastos fixos quanto para a formação do próprio lucro.

Alternativas
Comentários
  • Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custovariável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point).

    Ela representa uma margem de cada produto vendido que contribuirá para a empresa cobrir todos seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura/suporte.

    Representada da seguinte forma:

    MC = PV - ( CV + DV )

    Onde:

    MC = Margem de contribuição;
    PV = Preço de Venda ou Receita Op. Bruta Total;
    CV = Custo variável ou Custo das Mercadorias Vendidas(CMV);
    DV = Despesa variável.

    Indice de Margem de Contribuição (Imc) é a relação entre a Margem de Contribuição e o preço de venda:

    Imc = MC / PV 
  • RESPOSTA C

    Segundo Martins (2003) a análise CVL responde questões relacionadas ao que acontecerá com o lucro da empresa em situações de aumento ou diminuição do preço de compra dos insumos; diminuição ou aumento nas despesas variáveis de venda; redução ou aumento de custos e despesas fixas; diminuição ou aumento de volume de vendas e redução ou majoração dos preços de venda por ação voluntária da empresa ou forçada pela concorrência.

    “análise do custo x volume x lucro está intimamente relacionada com os conceitos da margem de contribuição unitária e da razão de contribuição, ou índice de margem de contribuição”. Bornia (2002)

    #SEFAZ-AL