SóProvas


ID
1001017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca do balanço patrimonial (BP), da demonstração do resultado do exercício (DRE) e da demonstração do valor adicionado (DVA), julgue os próximos itens.

Na demonstração consolidada do resultado do exercício, devem ser informados, como alocação do resultado do exercício, os resultados líquidos atribuíveis à participação dos sócios não controladores.

Alternativas
Comentários
  • Na DRE

    8.2.1 - A consolidação é o processo de agregar saldos de contas e/ou de grupos de contas de mesma natureza, de eliminar saldos de transações e de participações entre entidades que formam a unidade de natureza econômico-contábil e de segregar as participações de não-controladores, quando for o caso.
  • A participação dos não controladores deve ser apresentada no balanço patrimonial consolidadodentro do patrimônio líquido, separadamente do patrimônio líquido dos proprietários da controladora (CPC 36)
  • 8.3.3 - A participação de não-controladores no lucro ou prejuízo líquido, do exercício, das controladas deve ser destacada e apresentada, respectivamente, como dedução ou adição ao lucro ou prejuízo líquido consolidado.

  • 8.3 - PARTICIPAÇÃO DE NÃO-CONTROLADORES

    8.3.1 - A participação de não-controladores é a parcela do capital, reservas e resultados pertencentes a acionistas ou sócios minoritários.

    8.3.2 – Para fim desta Norma a participação de não-controladores no patrimônio líquido das entidades controladas deve ser destacada em grupo isolado no balanço patrimonial consolidado, imediatamente antes do grupo patrimônio líquido.

    8.3.3 - A participação de não-controladores no lucro ou prejuízo líquido, do exercício, das controladas deve ser destacada e apresentada, respectivamente, como dedução ou adição ao lucro ou prejuízo líquido consolidado.

    8.3.4 - Na hipótese de consolidação proporcional, não há parcelas a destacar no Balanço Patrimonial Consolidado e na Demonstração do Resultado Consolidado.

     

     

     

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t8.htm

  • É no balanço patrimonial ou no resultado do exercício?

  • Se a entidade apresenta a demonstração do resultado separada da demonstração do resultado abrangente (2 ), ela não deve apresentar a demonstração do resultado incluída na demonstração do resultado abrangente. (Incluído pela Revisão CPC 06)

    81B. A entidade deve apresentar os seguintes itens, além da demonstração do resultado e de outros resultados abrangentes, como alocação da demonstração do resultado e de outros resultados abrangentes do período:

     

    (a) resultado do período atribuível a: (i) participação de não controladores, e (ii) sócios da controladora;

     

    (b) resultado abrangente atribuível a: (i) participação de não controladores, e (ii) sócios da controladora.

     

    Se a entidade apresentar a demonstração do resultado em demonstração separada, ela apresentará a alínea (a) nessa demonstração. (Incluído pela Revisão CPC 06)

     

    Portanto, o Pronunciamento exige que tanto o resultado líquido do período quanto os outros resultados abrangentes sejam evidenciados com relação a quanto pertence aos sócios da entidade controladora e quanto aos sócios não controladores nas controladas

     

    b) Na demonstração do resultado do período, a partir desse Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, o lucro líquido consolidado do período é o global, incluindo a parte pertencente aos não controladores no resultado das controladas, mas é obrigatória a evidenciação de ambos os valores: o pertencente aos sócios da controladora e o pertencente aos que são sócios apenas nas controladas