No processo de fusão e incorporação de empresas sob controle comum, a situação patrimonial de uma empresa A que se funde com uma empresa B é diferente da situação de uma empresa C que se se incorpora a uma empresa D. (Até ai está correta).
(Já na segunda parte) no primeiro caso, há participação societária de uma em outra. Errado.
No primeiro caso, A e B se funde dando origem a uma nova sociedade. (Estaria correta).
LEI 6404/76
Art. 227. A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.
Art. 228. A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
PARA SE TER ALGO QUE NUNCA TEVE É PRECISO FAZER ALGO QUE NUNCA FEZ.
Parte 1: No processo de fusão e incorporação de empresas sob controle comum, a situação patrimonial de uma empresa A que se funde com uma empresa B é diferente da situação de uma empresa C que se se incorpora a uma empresa D...
Essa parte está perfeita!
Parte 2: ...visto que, no primeiro caso, há participação societária de uma em outra. Essa parte está errada, pois no primeiro caso A e B se fundem originando uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
Gabarito: Errado