-
Errado.
Por partes
1) O planejamento de respostas a riscos deve considerar tanto riscos identificados e analisados quanto aqueles desconhecidos. Como considerar no planejamento um risco desconhecido? Errado.
2) uma vez que a incerteza é elemento indissociável do gerenciamento dos riscos do projeto. Correto.
Na metodologia Risk Mangement Guide for DOD Acquisition (2002), o risco é definido como sendo “… a atenção dirigida à ocorrência de eventos futuros, cujo resultado exato é desconhecido, e com a forma de lidar com essa incerteza, i.e., a amplitude de possíveis resultados. Inclui o planeamento, identificação e análise de áreas de risco e o desenvolvimento de opções para lidar e controlar o risco.”.
-
Não é por causa dos riscos desconhecidos que tenho as reservas de tempo e de custo?
Se sim, "O planejamento de respostas a riscos deve considerar tanto riscos identificados e analisados quanto aqueles desconhecidos"
-
Errei, mas até que faz sentido. Nas etapas da área de conhecimento Gerenciamento de Risco, temos uma fase de Planejar as Respostas aos Riscos, que é posterior á Identificar os Riscos. Como planejar responder algo que não se tenha ciência de que possa acontecer? Se ela existir, ela está identificada.
-
Eduardo, pensei a mesma coisa que você, porém estas reservas são feitas, independente de se planejar ou não uma resposta ao risco. É algo que se faz automaticamente, por isso que ao responder, desconsiderei estas reservas.
-
Só existe planejamento de resposta à riscos identificados. Não há como planejar respostas à riscos desconhecidos. Para estes existem reservas gerenciais.
Fonte: PMBOK 5ª edição
-
SEMPRE ERRO ESTA M$%#$@%$@%
-
Não há como planejar respostas à riscos desconhecidos.
-
Riscos precisam ser conhecidos, precisam ser tratados, pois, segundo Peter Drucker, as pessoas não gerenciam o que não conhecem.