SóProvas



Questões de Gerenciamento dos riscos


ID
18949
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Mesmo que as estimativas do VPL esperado tenham sido calculadas com bastante cuidado, o fluxo de caixa de um projeto é, por sua natureza, incerto. Para calcular o risco inerente a um projeto é correto utilizar a análise

Alternativas
Comentários
  • A análise de sensibilidade determina a importância de uma variável sobre o resultado final de outra.
  • Análise de sensibilidade pode ser definida com uma técnica que permite de forma controlada conduzir experimentos e investigações com o uso de um modelo de simulação. Esta permite avaliar impactos associados:

    (a) as alterações dos valores das variáveis de entrada e dos parâmetros do sistema, e

    (b) das mudanças estruturais em um modelo.

    ttp://wwwariosilvio/projetos1/Analise/ANALISE_DE_SENSIBILIDADE.doc


ID
55333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos conceitos e aplicações gerais da administração,
julgue os itens de 124 a 135.

Na abordagem clássica da administração, manifestaram-se diferentes posições acerca da centralização e da descentralização da autoridade. Defende-se, entretanto, a centralização em situações de mudança e de incerteza, e a descentralização em situações de risco e de crise.

Alternativas
Comentários
  • Então na verdade se colocasse Teoria das Relações humanas estaria correto??
  • De acordo com a professora Cristiana Duran, "situações de mudança e de incerteza são situações de risco e de crise". Nesse contexto, ela afirma que o ideal é a centralização da autoridade.Segundo a professora, a pegadinha da questão está no fato desses dois tipos de situações serem sinônimos e ambas necessitarem de centralização da autoridade.
  • Complementando o comentário do Davi, o dilema entre descentralização e contralização foi abordadado na Teoria Neoclássica. Nessa teoria o tema é bem desenvolvido, sendo expostas as vantagens e desvantagens de ambas e as situações é que é conveniente a centralização e a descentralização. O final do comando da questão é muito fácil mesmo, banca colocou dois sinônimos para a comparação com dois elementos antagônicos por natureza.
  • Há elementos que concorrem para aumentar a descentralização:

    . Mudança e incerteza. Quanto  maior a necessidade de mudança e de inovação, tanto maior será a necessidade de descentralização.

    .Em tempos de estabilidade. Em épocas de certeza e previsibilidade, a descentralização é preferida. Enquanto que, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto durar a emergência e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado.
  • Na abordagem Clássica havia margem para descentralização da autoridade?...vejo como um termo inexistente nessa abordagem, daí nem analisei o resto...penso que havia a Unidade de Comando, ou seja, cada empregado recebia instruções de uma só pessoa.


    Saudações intergalácticas!
  • Centralização e Descentralização

    Enquanto a Teoria Clássica de Fayol defendia a organização linear caracterizada pela ênfase dada à centralização da autoridade, a Administração Científica de Taylor defendia a organização funcional caracterizada pela descentralização da autoridade. A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está centrada no topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é delegada aos níveis baixos da organização.

  • Não há o que se falar em descentralização na abordagem clássica da administração. A abordagem clássica envolve dois momentos ocorridos simultaneamente: a administração científica, de Taylor, em que a ênfase era em tarefas (então, já podemos descartar esse cara, porque ele não tratou a questão estrutural da organização) e a teoria clássica que trazia o conceito de estrutura organizacional (divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, cadeia escalar, centralização, etc...).

    Não existia nesse momento a descentralização do poder (empowerment), mas só a centralização, que é a concentração da autoridade no topo da hierarquia organizacional. 

    É só a gente lembrar da época da Revolução Industrial ou assistir Tempos Modernos, de Charles Chaplin... Alguém ali tinha poder decisório?? Só a gerência né? Concordam então que o poder era centralizado nas autoridades? Tinham condições ali de descentralizar o poder pra pessoas que eram vistas mais como peças de máquinas do que como pessoas? Não! 

    Alguém comentou: "mas descentralização não tem haver com a abordagem humanística?". Não! Porque uma das manifestações da abordagem humanística foi a questão da liderança informal, que asseguravam o respeito pelas regras e condutas... Não havia descentralização para esses líderes que iam aparecendo. Eles só representavam os demais, quando havia contentamento ou descontentamento em relação às atitudes dos superiores/do comportamento dos demais operários. 

    Se alguém discordar do meu comentário, por favor, me mande uma mensagem para que possamos discutir a questão... É discordando que a gente estuda mais! :)

    Fonte: Idalberto Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, Idalberto Chiavenato, p. 83 e p. 105
  • Pessoal,

    Conforme exemplo do Professor Edmo (LFG). É só lembrar dos ataques do 11 de setembro nos EUA. Os ataques geraram uma grande crise..e ai o presidente Obama..Chamou toda a responsabilidade p/ ele, ordenando os ataques e a caca ao terrorista Bin Laden. Resumindo: Em situacoes de crise, na se descentraliza a responsabilidade e sim centraliza.

    ESPERO TER AJUDADO,

    abc a todos!


  • Na abordagem clássica da administração, manifestaram-se diferentes posições acerca da centralização e da descentralização da autoridade. Defende-se, entretanto, a centralização em situações de mudança e de incerteza, e a descentralização em situações de risco e de crise. ERRADA

    Acredito que em ambos os casos há centralização.

    -----------------

    Importante salientar que: a abordagem clássica é constituída pela Administração Científica e a Administração Clássica. 
    Quando falamos sobre centralização ou descentralização de autoridade, a Administração Científica e a Administração Clássica têm focos diferentes: aquela pregou a descentralização, e esta a centralização.

    Adm. Científica: a especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor e não de uma centralização da autoridade. Taylor propunha a supervisão funcional.

    Adm. Clássica: acreditava que a síntese e visão global permitiam a melhor maneira de subdividir a empresa soba centralização de um chefe principal.

    Fonte: Teoria Geral da Administração - Chiavenato.


  • Defende-se, entretanto, a centralização em situações de mudança e de incerteza, e a descentralização em situações de risco e de crise.
    Errado! É o oposto. Centralização em situações de risco e de crise e a descentralização em situações de mudança.

  • Não é necessário conhecer a Teoria Clássica nem a Científica, para responder a essa pergunta. Todas as situações colocadas pela questão envolvem incerteza (o risco inclusive resulta de alta dose de incerteza), portanto não seria possível tratar um mesmo fator (a incerteza) sob duas abordagens distintas como centralização e descentralização.

    Ainda assim:

    Teoria Clássica: Centralização.

    Teoria Científica: Descentralização (os funcionários respondiam para vários chefes, pois havia a autoridade funcional)


ID
104620
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A secretaria de saúde de um governo municipal avaliou o risco de sinistros relacionados a sua frota de ambulâncias e resolveu contratar um seguro de automóveis. Neste caso, a resposta ao risco pela administração foi de

Alternativas
Comentários
  • Só essa banca mesmo.... cada dia pior! 
  • RESPOSTA: LETRA D

    compartilhar riscos: contratar um seguro de automóveis.
  • My God!! quanto mais eu estudo, mais eu me surpreendo com estas bancas. Que eu saiba existem respostas a riscos negativos e respostas a riscos positivos, que são as oportunidades. A questão trata de um risco negativo, portanto a resposta seria transferir.
    Vou detalhar: 4 formas básica de responder aos riscos negativos são: Eliminar (se puder impedir que ele aconteça, pois deinitivamente, ele não causará riscos ao seu projeto); Mitigar (quando vc não conseguir eliminar o risco, vc pode tomar algum tipo de atitude que faça com que o risco cause o menor dano possível ao seu projeto);Transferir (quandoo vc paga outra pessoa para lidar om o risco em seu lugar e a forma mais comum de fzer isso é contratar um seguro...resposta da questão) e Aceitar (quando vc não pode eliminar, transferir e nem mitigar, então vc aceita o risco).
    4 formas básicas de responder aos riscos positivos: Explorar (quando vc faz tudo que pode para ter certeza de tirar vantagem de uma oportunidade); Compartilhar (quando é difícil tirar vantagem de uma oportunidade sozinho, aí você chama outra empresa para fazer isso com você); Melhorar (quando você usa gatilhos para conseguir aproveitar a oportunidade. Ex: Se tirar a foto de um pássaro raro é importante para seu projeto, então vc deve trazer a comida que o atraia) e Aceitar (quando a oportunidade "cair do ceú", aceite e aproveite-a)
    Fonte: Use a cabeça PMP 2º edição Jennifer Greene & Andrew Stellman Págs 545 e 575





  • nao estou com pmbok aqui para poder colar e copiar

    mas acho q a resposta está na sessao 11.5.3.2

    planejar as respostas aos riscos: saídas

    .2 decisoes contratuais relacionadas a riscos

     

    espero ter ajudado

  • Eu acho que caberia recurso para troca de alternativa para a letra A) Transferir.

    Tomando como base o PMBOK, ele divide em dois tipos de estratégias para tramento dos risco: a primeira, riscos negativos ou ameaças; e a segunda, riscos postivos ou oportunidades.

    Para os riscos negativos ou ameaças, temos:  Eliminar - remove totalmente a ameaça, alterando o plano do projeto Transferir - mudança de alguns pontos ou todos para um terceiro. O PMBOK ainda cita como exemplo o serviço das seguradoras. Mitigar - redução dos riscos Aceitar - aceita os riscos, pois o tratamento irá custar mais que a própria informação..

    Para os riscos positivos ou oportunidades, temos:
    Explorar - elima a incerteza e garante o ocorrência do risco Compartilhar - alocação parcial ou integral para um terceiro, que possa capturar o benefício para ambas as partes Melhorar - aumentar a probabilidade da oportunidade Aceitar - aproveitar caso o risco ocorra, mas não se preocupar muito se acontecer.

    Como na questão se refere a um risco negativo, pois caso haja um "sinistro", o dano é perder dinheiro, ele sugeriu contratar uma seguradora, obviamente, se trata de uma transferência de risco, e não de um compartilhamento,  pois haverá prejuízo para ambos.
  • 11.5.2.1 Estratégias para riscos negativos ou ameaças


    Três estratégias que tipicamente lidam com ameaças ou riscos que podem ter impactos negativos nos objetivos do projeto, se ocorrerem, são prevenir, transferir e mitigar. A quarta estratégia, aceitar.

     

    Transferir. A transferência de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto transfere o impacto de uma ameaça para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta. Transferir o risco simplesmente passa a responsabilidade de gerenciamento para outra parte, mas não o elimina. Transferir não significa negar a existência do risco através da sua transferência para um projeto futuro ou outra pessoa sem o seu conhecimento ou acordo. A transferência de riscos quase sempre envolve o pagamento de um prêmio à parte que está assumindo o risco. Transferir a responsabilidade pelo risco é mais eficaz quando se trata de exposição a riscos financeiros. As ferramentas de transferência podem ser bastante variadas e incluem, entre outras, o uso de seguros, seguros-desempenho, garantias, fianças, etc.

     

    Fonte: PMBOK 5ª Edição

  • Esqueçam essa questão de 2010. Os entendimentos mudam e se cair de agora em diante, com a mesma interpretação equivocada dada pela banca, temos um catatau de referências bibliográficas para combatê-la via recurso.

     

    QUESTÃO CERTA: Em relação aos riscos de projeto, no planejamento das respostas ao risco, a estratégia que está relacionada com a exigência de um seguro pelo contratante é: transferir o risco.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Estratégias para riscos negativos ou ameaças:

     

    Eliminar: Alterar o plano do projeto para eliminar totalmnte o risco, protegendo os objetivos do projeto dos impactos deste risco eliminado.

    exemplo: Transferir a festa do campo para um salão coberto, eliminando o risco de chuva ou mal tempo.

    Transferir: Transferir o risco para um terceiro, transferindo os impactos e a responsabilidade. É preciso ter em mente que o risco não é eliminado, e quase sempre envolve o pagamento de prêmios a parte que está assumindo o risco.

    exemplo: Contratação de um seguro de carro ou residência.

    Mitigar: Reduzir a probabilidade ou impacto de um risco até um nível aceitável.

    exemplo: Ir ao banco sacar 100 mil reais no caixa eletrônico, acompanhado de seguranças fortemente armados e sair de lá em um carro blindado.

    Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe do projeto decide correr o risco.

     

    Estratégias para os riscos positivos ou oportunidades:

     

    Explorar: É o desejo de garantir que a oportunidade aconteça e se concretize durante o projeto.

    exemplo: Certificar um profissional para a participação da empresa em uma licitação que exige tal certificação;

    Compartilhar: Unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação para capturar a oportunidade em benefício do projeto;

    exemplo: Montar um consórcio de empresas com parceiros que já tenham as qualificações exigidas para a participação em uma determinada licitação.

    Melhorar: Procurar facilitar ou aumentar as possibilidades de que a oportunidade aconteça;

    exemplo: Finalizar o projeto atual dentro dos objetivos do cliente, pensando em futuras oportunidades de novos projetos.

    Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe deseja a oportunidade mas não tem o objetivo de aplicar esforços para que ela aconteça.


ID
123751
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o texto abaixo, indique a opção correta e que o complementa.

Entre as figuras de Gerenciamento do Risco, sob o prisma do cliente (futuro segurado), a transferência do risco denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: A

    Transferência de riscos 
    Conceito básico associado à securitização, consiste na passagem para terceiros de riscos associados a um grupo de ativos, de forma a removê-los do balanço da instituição transferidora dos ativos, tornando-a imune ao risco de crédito destes. A transferência de risco é feita através da cessão definitiva dos ativos da instituição transferidora, originador, para a instituição receptora dos riscos, entidade emissor


ID
123757
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O Gerenciamento do Risco (ou também denominado Administração do Risco) tem algumas etapas básicas.

Indique a opção que não faz parte do contexto acima.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Segundo o guia PMBOK 5ª Edição: p. 309

    11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos—O processo de definição de como conduzir as atividades
    de gerenciamento dos riscos de um projeto.
    11.2 Identificar os riscos—O processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de
    documentação das suas características.
    11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos—O processo de priorização de riscos para análise ou
    ação posterior através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
    11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos—O processo de analisar numericamente o efeito
    dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
    11.5 Planejar as respostas aos riscos—O processo de desenvolvimento de opções e ações para
    aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
    11.6 Controlar os riscos—O processo de implementar planos de respostas aos riscos, acompanhar
    os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos e avaliar a eficácia do
    processo de gerenciamento dos riscos durante todo o projeto.

     


ID
123760
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Analisando as sentenças abaixo e indicando por V - Verdadeira e por F - Falsa, indique a opção correta correspondente, considerando o seguinte texto:

A fi gura de underwriting, ou seja, na subscrição dos riscos temos os seguintes itens de análise: risco técnico; risco financeiro; risco moral; e risco jurídico. Com base nessa figura, é correto:

I. o risco financeiro (ou de crédito) consiste na avaliação do fluxo de caixa da seguradora e do seu capital de garantia - margem de solvência.

II. o risco moral consiste na avaliação da boa-fé dos segurados e seu comportamento frente à contratação do seguro.

III. o risco técnico (ou subscrição) consiste na avaliação do perfil do segurado e do bem a ser garantido, frente às coberturas e garantias contratadas.

Alternativas
Comentários
  •  Risco Financeiro - refere-se ao endividamento da empresa, ou seja, à sua capacidade de honrar compromissos financeiros. Empresas com reduzido nível de endividamento apresentam baixo nível de risco financeiro e vice-versa.


ID
126574
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A Gestão de Risco de uma organização é o conjunto de processos que permite identifi car e implementar as medidas de proteção necessárias para diminuir os riscos a que estão sujeitos os seus ativos de informação. Com relação aos conceitos utilizados na Gestão de Riscos, é correto afi rmar que o Tratamento do Risco é

Alternativas
Comentários
  • O conceito apresentado no enunciado é o de mitigar o risco, ou seja "modificar o risco" de forma que o impacto, caso o risco ocorra, seja minimizado
  • Não consegui ver onde está o erro da letra B

  • Na letra B), a ação de "contratar um seguro" é uma ação de TRANSFERÊNCIA de risco (transfere-se o risco para a seguradora. Não é o mesmo que TRATAR ou MITIGAR o risco.


ID
129469
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o texto abaixo, indique a opção correta e que o complementa.

Entre as fi guras de Gerenciamento do Risco, sob o prisma do cliente (futuro segurado), a transferência do risco denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • O cosseguro é uma apólice de seguro dividida entre duas ou mais seguradoras. É a operação que consiste na repartição de um
    mesmo risco, de um mesmo segurado, entre duas ou mais seguradoras.

    resseguro é o seguro das seguradoras. É um contrato em que o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora (cedente) pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro. O resseguro é um tipo de
    pulverização em que o segurador transfere a outrem, total ou parcialmente, o risco assumido, sendo, em resumo, um seguro do
    seguro. 

     

     


ID
129475
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Analisando as sentenças abaixo e indicando por V - Verdadeira e por F - Falsa, indique a opção correta correspondente, considerando o seguinte texto:

A figura de underwriting, ou seja, na subscrição dos riscos temos os seguintes itens de análise: risco técnico; risco financeiro; risco moral; e risco jurídico. Com base nessa fi gura, é correto:

I. o risco financeiro (ou de crédito) consiste na avaliação do f uxo de caixa da seguradora e do seu capital de garantia - margem de solvência.

II. o risco moral consiste na avaliação da boa-fé dos segurados e seu comportamento frente à contratação do seguro.

III. o risco técnico (ou subscrição) consiste na avaliação do perfil do segurado e do bem a ser garantido, frente às coberturas e garantias contratadas.

Alternativas
Comentários
  • RISCOS DE CRÉDITO

    Possibilidade de a contrapartida não honrar o compromisso ou de degradação do crédito

    Tipos:

    Risco de Liberação de Crédito - Avaliação Indevida ou falta de Avaliação.

    Riscos de Controle - Falta ou ineficiência para gerenciamento da carteira de crédito

    Riscos de Degradação das Garantias - Perda da qualidade das garantias

    Riscos de Concentração - Não diversificação das operações de crédito

    Riscos de Garantias - Falta ou insuficiência de garantias

    Riscos de Provisão - Comprometimento com devedores sem capacidade de pagamento

    Riscos de Inadimplência - Perda da capacidade de pagamento do devedor

    Riscos de Degradação do Crédito - Alteração gradativa da qualidade creditícia do tomador


ID
129547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A ideia de risco de um ativo, de forma mais específica, está diretamente associada às probabilidades de ocorrência de determinados resultados. Acerca desse assunto, é correto afirmar que o risco

Alternativas
Comentários
  • Risco Sistemático, considera-se o risco geral do mercado. Ou seja, o risco relacionado com mercado em todo o seu conjunto, como por exemplo os aspectos políticos, sociais ou economicos do mundo, do pais ou apenas para o setor, ou ainda outros que alteram o comportamento da maioria dos investidores.

    Este risco é distinto do risco individual de cada um dos valores cotados por ser um risco do mercado no seu conjunto e por isso chama-se também risco não diversificável na média em que não é possível reduzi-lo ou cobri-lo através da diversificação da carteira por diversos títulos ou setores.


ID
141475
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Gemawhat (2007) propôs uma estrutura de análise de riscos para diagnosticar a sustentabilidade do desempenho da empresa em relação a outras empresas do setor. Com base nesta estrutura, considerando uma empresa que depende de profissionais altamente especializados e experientes, afirma- se que o risco de

Alternativas
Comentários
  • Com base nesta estrutura, considerando uma empresa que depende de profissionais altamente especializados e experientes, afirma- se que o risco de...

    imitação está associado à manutenção da confidencialidade de informações e à retenção da mão de obra com conhecimento estratégico.


    Concluí-se que o desafio da empresa está em reter esta mão de obra.

  • "violação está associado..."

     

    Ler isso num concurso público dá medo da banca.....


ID
285928
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma equipe de projeto está trabalhando na fabricação de um novo produto, mas encontra dificuldade para criar um termo de abertura desse projeto. A respeito dessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor descrição do problema real.

Alternativas
Comentários
  • Não consegui entender qual foi o enfoque que o examinador quis questionar.

    O termo de abertura é de responsabilidade do patrocinador. Será esse o motivo para supor que a "equipe do projeto" está trabalhando em um processo ? então por que estão solicitando que ela produza um "termo de abertura" ?

    Somente boiando ...


ID
317326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com referência aos tipos de riscos, julgue os itens subsequentes.

O risco de crédito decorre da possibilidade de ocorrência de perdas, em razão da incapacidade da instituição de captar e dispor de recursos suficientes e em prazo oportuno para atender a sua clientela, de acordo com as suas necessidades específicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A questão trata na verdade do risco de liquidez. 


    Risco de Liquidez: este tipo de risco assume duas formas: risco de liquidez de mercado e risco de liquidez de fluxo de caixa (funding). O primeiro é a possibilidade de perda decorrente da incapacidade de realizar uma transação em tempo razoável e sem perda significativa de valor. O segundo está associado à possibilidade de falta de recursos para honrar os compromissos assumidos em função do descasamento entre os ativos e passivos.

    Risco de Crédito:
     definido como a possibilidade de perda resultante da incerteza quanto ao recebimento de valores pactuados com tomadores de empréstimos, contrapartes de contratos ou emissões de títulos.


    Fonte: http://www.bb.com.br/portalbb/page3,136,2545,0,0,1,8.bb

  • GAB: ERRADO.

    Risco de Crédito é a possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento pelo tomador ou contraparte de suas respectivas obrigações financeiras nos termos pactuados, à desvalorização de contrato de crédito decorrente da deterioração na classificação de risco do tomador, à redução de ganhos ou remunerações, às vantagens concedidas na renegociação e aos custos de recuperação.

    A Gestão do Risco de Crédito é responsabilidade de todas as unidades de negócios. São elas que, em suas operações diárias, assumem risco tendo em vista a rentabilidade dos seus negócios.

    Cabe a estas áreas aplicar as políticas, procedimentos, sistemas e modelos para a identificação, avaliação, decisão, mitigação e mensuração do risco de crédito, em todo o ciclo de crédito (pré-concessão, concessão, monitoramento, cobrança, recuperação e renovação do crédito).

    As áreas de controle de risco, para desempenharem suas funções, têm acesso irrestrito às políticas, procedimentos, sistemas e modelos das unidades de negócio.

    Fonte: BCG Brasil


ID
317329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com referência aos tipos de riscos, julgue os itens subsequentes.

O risco operacional decorre da possibilidade de ocorrência de perdas, em razão de falhas e deficiências internas e de eventos externos, e de riscos legais resultantes de contratos, sanções e indenizações decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituição.

Alternativas
Comentários
  • Correto


    Risco Operacional: é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. Este conceito inclui o risco legal.

    Fonte: http://www.bb.com.br/portalbb/page3,136,2545,0,0,1,8.bb


ID
317332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item que se seguem, referentes a riscos externos e internos.

A pressão contínua pelo desempenho, motivada pelo desejo de crescimento, é, geralmente, geradora de riscos internos em uma organização, uma vez que metas audaciosas, com incentivos e punições, e acompanhamento estrito e rigoroso podem levar os funcionários a adotar comportamentos mais arriscados, com resultados menos previsíveis.

Alternativas
Comentários
  • Auxilia muito a ferramenta SWOT para resolver esse tipo de questão.


ID
321250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos processos previstos no PMBOK, versão 4, julgue os itens seguintes.

Identificar os riscos é o processo em que os riscos que podem afetar o projeto são determinados, gerando-se uma lista de riscos identificados. Esse processo pode produzir, ainda, uma lista de respostas potenciais aos riscos.

Alternativas
Comentários
  • Lista de respostas possíveis: As respostas possíveis a um risco podem ser identificadas durante o processo Identificação de riscos. Essas respostas, se identificadas, podem ser úteis como entradas do processo Planejamento de respostas a riscos (Seção 11.5).
  • Gerência de Riscos

    - Processos relacionados com a identificação e análise dos riscos

    do projeto.

    - Esta área engloba a identificação dos riscos, sua quantificação,

    estabelecimento de contra-medidas e acompanhamento dos

    fatores de risco.

  • 11.2.3 Identificar os riscos: sai?das

    As principais sai?das do processo de Identificar os riscos em geral esta?o contidas no registro dos riscos.
    .1 Registro dos riscos
    A preparac?a?o do registro dos riscos comec?a no processo de Identificar os riscos com as informac?o?es a seguir e, depois, fica disponi?vel para outros processos de gerenciamento do projeto e de gerenciamento dos riscos do projeto.
         •    Lista dos riscos identificados.
         •    Lista de respostas potenciais


    Fonte: PMBoK 4a Edicao, pagina 238
  • Complementando: gabarito correto.
  • A questão tenta induzir o candidato ao erro, pois caso o candidato se lembre que tem um processo específico para planejar respostas a riscos - Planejar Resposta a riscos - ele certamente irá marcar errado, pensando que o processo -Indentificar os riscos- não tem essa atribuíção e sim que a atribuíção pertence ao processo Planjar Resposta a riscos.
    Abraços, vamo que vamo.
  • Agora eu fiquei em dúvida. Na Q 110970 o CESPE trocou o gabarito de CERTO para ERRADO argumentando que o gerenciamento de riscos não é um processo.  Agora nessa questão ele diz que identificar o riscos é um processo e o item é certo
    Porque Gerenciamento de Risco não é considerado processo e Identificação de risco é??? Qual a diferença entre os dois?



    1 - Q110970 ( Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Suporte de Sistemas / Gerência de Projetos / PMBOK;  Gerenciamento de Risco;  )
    A respeito dos conceitos do PMBOK, julgue os itens que se seguem.
    Por meio do processo de gerenciamento dos riscos, é possível identificar, avaliar e determinar respostas aos riscos.
    ( ) Certo      ( ) Errado
    GABARITOS:
    1 - E    
    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Justificativa da banca:  Ao contrário do afirmado no item, o gerenciamento dos riscos não é um processo. Dessa forma, opta-se pela alteração do item.
  • Colega Diogo do Ybiti ,

    O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os PROCESSOS de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto.
    O Gerenciamento dos riscos  (é uma área de conhecimento em gerenciamento de projetos) não é um processo, mas os processos estão contidos nele.
    Dá uma olhada neste material “Capítulo 11”
    http://tarciocaldas.files.wordpress.com/2010/04/pmbok-4c2aa-edicao.pdf

    Espero ter ajudado! ; )

ID
331528
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de projetos de TI, assinale a alternativa que não se inclui entre as tarefas definidas para a área de gestão de riscos.

Alternativas
Comentários
  • "Contratar fornecedores de softwares antivírus" como o próprio nome diz estaria relacionada à Gestão de aquisições do projeto
  • Essa palavra no item C "desconhecidas" não me convenceu. Para mim, está errado o item. Como estabelecer respostas para ocorrências desconhecidas? Na gerência de riscos o processo, segundo PMBok, é: planejar, identificar, analisar, responder e monitorar. Assim, desconhecido não entra, pois ele tem que ser identificado para ser respondido. Um desconhecido não é risco, é problema, não foi previsto.
    Agora, a questão do item D, vou desconcordar com o comentário do colega, a contratação faz parte, pois é uma forma de resposta ao risco: transferência.
  • elbert, prá te ajudar: tudo o que se relaciona a aquisições e contratos de fornecimento, insere-se na área de AQUISIÇÕES, sem exceções.
  • elbert, inicialmente eu tive a mesma dúvida sua. No entanto, relendo o PMBOK, mudei meu ponto de vista. Não é porque o risco é desconhecido que não haverá resposta a ele. Nesse caso, a equipe do projeto pode elabrar um plano de contingência justamente para esses riscos imprevistos, o que é inclusive uma ferramenta de resposta a riscos. Desse modo, a resposta deve ser feita para qualquer tipo de risco, variando apenas a abordagem: uma resposta proativa, no caso de riscos conhecidos e identificados euma resposta de contingência, no caso de riscos imprevistos e, ou desconhecidos.

ID
332173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o método do caminho crítico (CPM) e a técnica de avaliação e revisão de programas (PERT), ferramentas que auxiliamo administrador a identificar pontos críticos no desenvolvimento de um projeto, julgue o  item  a seguir.

A aplicação dessas ferramentas possibilita a identificação de falhas no desenvolvimento do projeto, tal como a demora na execução da tarefa, que afeta os custos do projeto.

Alternativas

ID
332176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o método do caminho crítico (CPM) e a técnica de avaliação e revisão de programas (PERT), ferramentas que auxiliamo administrador a identificar pontos críticos no desenvolvimento de um projeto, julgue o  item  a seguir.


A utilização dessas ferramentas favorece o conhecimento acerca do desenvolvimento do projeto, o que ajuda a reduzir riscos.

Alternativas

ID
332179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando o método do caminho crítico (CPM) e a técnica de avaliação e revisão de programas (PERT), ferramentas que auxiliamo administrador a identificar pontos críticos no desenvolvimento de um projeto, julgue o  item  a seguir.

Pela aplicação de CPM e PERT, é possível verificar se o não cumprimento do prazo estipulado para determinada tarefa afetará o percurso crítico do projeto.

Alternativas

ID
332917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito dos conceitos do PMBOK, julgue os itens que se seguem.

Por meio do processo de gerenciamento dos riscos, é possível identificar, avaliar e determinar respostas aos riscos.

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento de riscosdo projeto– descreve os processos relacionados a identificar, analisar e responder aos riscos do projeto. Consiste em:
    - Planejamento do gerenciamento de riscos
    - Identificação de riscos
    - Análise qualitativa de riscos
    - Análise quantitativa de riscos
    - Planejamento de respostas a riscos
    - Monitoramento e controle de riscos
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  Ao contrário do afirmado no item, o gerenciamento dos riscos não é um processo. Dessa forma, opta-se pela alteração do item.

    Bons estudos!
  • Item errado.
    Gerenciamento de riscos não é um processo; mas uma área de conhecimento.
    Formada por:
    1. Planejar o gerenciamento dos riscos
    2. Identificar os riscos
    3. Realizar a análise qualitativa dos riscos
    4. Realizar a análise quantitativa dos riscos
    5. Planejar as respostas aos riscos
      PMBoK 4° versão - pg. 43.
  • Interessante notar que a CESPe informa que os grupos são processos.
  • Descrição dos grupos de processos de gerenciamento de projetos:
    1. Iniciação
    2. Planejamento
    3. Execução
    4. Monitoramento e controle
    5. Encerramento
  • Que interessante... respondi "certo" justamente porque já vi a CESPE utilizar a palavra "processo" se referindo a "grupo de processos" como sendo correto... e agora essa...
    Já não sei mais o que responder caso caia uma "bomba" dessas na prova.
  • Meu Deus que confusão em!
  • Na verdade muitas das pegadinhas da CESPE não passam de questões mal formuladas ou confusas mesmo.
  • Mais um item lamentável do CESPE... enfim, por isso prefiro as bancas de múltipla escolha, pois nelas eu consigo comparar os itens. Por outro lado, o CESPE é praticamente uma loteria hehehe...

    Claramente nesse caso, a pessoa que elaborou o item não quis entrar no mérito de diferenciar grupos de processos e áreas de conhecimento, mas sim o que o gerenciamento de riscos engloba...

    Bons estudos!
  • Acredito que a questão esteja errada por causa do termo "determinar respostas aos riscos", já que o PMBOK diz :

    Os processos de gerenciamento de riscos do projeto incluem os seguintes:

    11.1 Planejamento do gerenciamento de riscos – decisão de como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto.

    11.2 Identificação de riscos – determinação dos riscos que podem afetar o projeto e documentação de suas características.

    11.3 Análise qualitativa de riscos – priorização dos riscos para análise ou ação adicional subseqüente através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

    11.4 Análise quantitativa de riscos – análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    11.5 Planejamento de respostas a riscos – desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

    11.6 Monitoramento e controle de riscos

    – acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto. 11

     

  • Gerenciamento de Riscos não é um processo, é uma área de conhecimento.

  • Realmente fica muito complicado saber qual a linha de raciocínio da Banca, ora refere-se a processo ora área de conhecimento. Desse está foda.

  • O gerenciamento de riscos do um projeto contém os seguintes processos:

    11.1 Planejamento do gerenciamento de riscos – decisão de como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto.

    11.2 Identificação de riscos – determinação dos riscos que podem afetar o projeto e documentação de suas características.

    11.3 Análise qualitativa de riscos – priorização dos riscos para análise ou ação adicional subseqüente através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

    11.4 Análise quantitativa de riscos – análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    11.5 Planejamento de respostas a riscos – desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

    11.6 Monitoramento e controle de riscos

    – acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto.

  • Por meio do processo de gerenciamento dos riscos, é possível identificar, avaliar e determinar respostas aos riscos. Resposta: Errado.

     

    Comentário: o gerenciamento de riscos compõe uma das dez áreas de conhecimento. Portanto, não é um processo.


ID
335002
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que tange à administração e desenvolvimento de sistemas, o gerenciamento de riscos está sendo considerado, cada vez mais, como uma das principais atividades dos gerentes de projeto. Nesse contexto, existem três categorias de risco, descritas a seguir e que afetam:

I. a qualidade ou o desempenho do software que está sendo desenvolvido;

II. a organização que desenvolve ou adquire o software;

III. o cronograma ou os recursos destinados ao projeto.

Essas categorias I, II e III são conhecidas, respectivamente, como riscos de

Alternativas
Comentários
  • I. a qualidade ou o desempenho do software que está sendo desenvolvido; PRODUTO

    II. a organização que desenvolve ou adquire o software; NEGOCIO

    III. o cronograma ou os recursos destinados ao projeto. PROJETO

ID
347875
Banca
FUNRIO
Órgão
SEBRAE-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O planejamento de alternativas para lidar com os riscos de um projeto, caso aconteçam, recebe que definição?

Alternativas
Comentários
  • Plano de Contingência
    Vulgarmente conhecido como “Plano B”, um plano paralelo de contingência se fazútil visando neutralizar possíveis obstáculos do projeto ou impedimentos operacionais que venham ocorrer ou serdetectados em tempo real – momento de execução.
    Assim, utilizando como exemplo um acidente de percurso, um equipamento que se quebra, é preciso, portanto elaborar um plano de ataque à falta momentânea desse equipamento, utilizando um que esteja designado como recurso adicional ou que venha a ter folgas durante a utilização.

    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/55007436/9/Plano-de-Contingencia

     Letra C
     
  • O Plano de Contingência visa neutralizar possíveis obstáculos do projeto ou impedimentos operacionais que venham ocorrer.GABARITO letra c)
  • Planejamento para contingências => Um processo de planejamento para riscos conhecidos que ajuda a garantir o sucesso do projeto se um evento de risco acontecer. 

    Fonte:http://books.google.com.br/books?id=nCdtz8sBhsUC&pg=PA154&lpg=PA154&dq=O+planejamento+de+alternativas+para+lidar+com+os+riscos+de+um+projeto&source=bl&ots=10sAm9IFvU&sig=94GfNoSkMm6jZKsAzO2MHrbRcBo&hl=pt-BR&sa=X&ei=M5q8UuH4O5PJkAfjyIDoDg&ved=0CEEQ6AEwAg#v=onepage&q=O%20planejamento%20de%20alternativas%20para%20lidar%20com%20os%20riscos%20de%20um%20projeto&f=false

  • Um plano de contingência, também chamado de planejamento de riscos, plano de continuidade de negócios ou plano de recuperação de desastres, tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação prolongada que possa gerar maiores prejuízos a corporação, como:

    • a fuga de acionistas,
    • grandes perdas de receita;
    • sanções governamentais;
    • problemas jurídicos para os dirigentes;
    • abordagens maliciosas da imprensa;
    • fuga de funcionários para os concorrentes e
    • em casos extremos, o fechamento da empresa.

    Dada a grande importância deste processo seu custo deve estar incluído no escopo de novos projetos.

    O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos. É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais.


    PMBOK:

    A gerência de riscos do projeto inclui os processos referentes ao planejamento da gerência de riscos, à identificação, à análise, ao planejamento das respostas e ao controle e à monitoração dos riscos em um projeto. Esses processos interagem entre si e com os processos das outras áreas do conhecimento. Os objetivos da gerência de risco são aumentar a probabilidade de ocorrência e os impactos de eventos positivos e diminuir a probabilidade e os impactos dos eventos adversos aos objetivos do projeto. Os processos da gerência de risco são [PMBOK, 2000]:

    • Planejamento da gerência de riscos: planejar as atividades de gerência de risco a serem realizadas para o projeto.

    • Identificação dos riscos: identificar os riscos que podem afetar o projeto, documentando suas características.

    • Análise qualitativa dos riscos: analisar qualitativamente os riscos, priorizando seus efeitos no projeto

    • Análise quantitativa dos riscos: mensurar a probabilidade de ocorrência dos riscos e suas conseqüências e estimar as implicações no projeto.

    • Planejamento da resposta aos riscos: gerar procedimentos e técnicas para avaliar oportunidades, objetivando mitigar as ameaças no projeto.

    • Monitoração e controle dos riscos: monitorar os riscos residuais, identificar novos riscos, executar os planos de mitigação de riscos e avaliar sua efetividade durante todo o cliclo de vida do projeto.


  • PLANOS DE CONTIGÊNCIA

    Definem as respostas da empresa a serem adotadas em caso de emergência ou contratempos

    Para desenvolver planos de contingência, os planejadores devem identificar os valores incontroláveis, como a recessãoinflaçãodesenvolvimento tecnológico ou os acidentes, podem ser definidos para possíveis demissões, orçamento e esforço de vendas de emergência. Os estudos estimam que pouco menos de um quarto de todas as pequenas empresas sobrevive à perda do seu mais importante administrador - o fundador. Desenvolver um plano de contingência pode auxiliar os outros empregados da empresa a saber o que fazer para manter a companhia operando.

  • Alguém pode me explicar pq não poderia ser ACEITAR? pois estudei que são 4 estratégias

    Prevenir
    Transferir
    Mitigar 
    Aceitar

     


ID
359980
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas relacionadas a análise de riscos:

1. Risco pode ser definido como a probabilidade de um evento, perigo, ameaça ou situação ocorrer, associado a indesejáveis consequências, ou seja, um problema potencial.

2. A gerência de riscos deve ser conduzida exatamente durante a fase de planejamento de projeto.

3. Além das atividades orientadas a projetos, existem atividades externas ao projeto, normalmente chamadas organizacionais, que também possuem riscos associados.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Risco: Um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto.
    Fonte: PMBOK Quarta edição.

    Portanto, não necessariamente um risco é um problema em potencial como diz a alternativa 1.
  • 1. Risco pode ser definido como a probabilidade de um evento, perigo, ameaça ou situação ocorrer, associado a indesejáveis consequências, ou seja, um problema potencial. 

    Abs,

    SH.
  • Concordo com o Rodrigo, risco não é problema, tanto que ele pode ser positivo e, neste caso, é uma oportunidade. A questão para mim é daquelas que fazem para filtrar e eliminar. Filtra quem eles tem interesse e eliminam os que estudam por bibliografias consagradas (podemos dizer assim). 
    Como o processo de concursos ainda não é um caso de polícia ou promotoria, já que eles não definem a bibliografia e fica por isto mesmo. Essa questão em algum livro está dizendo que é assim (acredito eu).
    Outra questão absurda em concursos, nossa área de TI é muito ampla e eles ao definirem as vagas não separam as especialidades, colocam tudo no edital, afinal, eles querem qual perfil de profissional? Mas, continuo acreditando que este país um dia será um país sério.
  • Risco = é a probabilidade de uma ameça explorar vulnerábilidades. Fonte: ISO 27001.


    Creio eu que a banca misturo ISO 27000 com gerencia de projetos.

    Os colegas estão com total razão, essa questao é passivel de anulação.

    Exemplo de risco positivo: um determinado subproduto pode ser finalizado muito antes do planejado e com a qualidade desejada. (Terá falta desse subproduto para vender na empresa, agora é só administrar a demanda desse produto para que não falte mais).
  • 2. Errada. Segundo o PMBOK 4ª Ed, "Para ter sucesso, a organização deve estar comprometida com uma abordagem proativa e consistente do gerenciamento dos riscos durante todo o projeto. É preciso fazer uma escolha consciente em todos os níveis da organização para identificar ativamente e buscar o gerenciamento eficaz dos riscos durante todo o ciclo de vida do projeto." Ou seja, a gerência de riscos deve ocorrer em todas as fases do projeto e não somente no planejamento.
    Eu também acho a definição da 1 super esquisita. Mas a questão disse "Pode ser definido..." e realmente pode, pois essa é a definição de risco para as normas 27001, 27002 e 27005... em que risco é algo considerado sempre negativo. Infelizmente temos que nos adaptar a essas questões mal elaboradas e seguir a linha de marcar "a mais correta". E a 2 está claramente errada e com isso dava para eliminar as alternativas "B", "D", e "E".
    A 3 está correta, então Gabarito Letra "C".
  • Risco pode ser uma oportnidade também.

    Logo o gabarito 1 é questionável


ID
361879
Banca
FUNRIO
Órgão
FURP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Os riscos empresariais são divididos, segundo sua natureza, em riscos operacionais e riscos financeiros. Constitui risco de natureza operacional

Alternativas
Comentários
  • É a única opção que se relaciona com a atividade operacional  em si. As demais opções envolvem aspectos financeiros (dinheiro).
  • Sugestão de bibliografia: Princípios de Adm Financeira - Gittman - 12 ed.
  • 2.1.2.2.2 - Riscos Operacionais
    Os riscos operacionais estão associados à possibilidade de ocorrência de perdas (de produção, ativos, clientes, receitas) resultantes de falhas, deficiências ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, assim como de eventos externos como catástrofes naturais, fraudes, greves e atos terroristas. Os riscos operacionais geralmente acarretam redução, degradação ou interrupção, total ou parcial, das atividades, com impacto negativo na reputação da sociedade, além da potencial geração de passivos contratuais, regulatórios e ambientais.
     
    2.1.2.2.3 - Riscos Financeiros (mercado, crédito e liquidez)
    Os riscos financeiros são aqueles associados à exposição das operações financeiras da organização. É o risco de que os fluxos de caixa não sejam administrados efetivamente para maximizar a geração de caixa operacional, gerenciar os riscos e retornos específicos das transações financeiras e captar e aplicar recursos financeiros de acordo com as políticas estabelecidas. São ocorrências tais como a administração financeira inadequada, que conduz a endividamento elevado, podendo causar prejuízo frente à exposição cambial ou aumentos nas taxas de juros, etc. Incluem-se neste grupo operações no mercado de derivativos de commodities. 

    Para maiores detalhes vide 

    Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos ... - IBGC


ID
362866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quanto a gerenciamento de projeto, julgue os itens subsequentes.

Riscos de projeto são condições que, caso venham a ocorrer, podem comprometer ou impedir a realização de um projeto. Dessa forma, na fase/processo de iniciação, os riscos devem ser identificados e categorizados (por qualidade e quantidade) e, em seguida, deve-se planejar como lidar com eles, considerando quais riscos deverão ser tratados, mitigados, transferidos, evitados ou aceitos.

Alternativas
Comentários
  • Item errado. A fase descrita é o planejamento. O mapa mental abaixo ajuda a elucidar a questão (clique para ampliar)

  • Para gerenciamento de projetos o risco significa incerteza, podendo ser bom ou ruim para o projeto.
  • Riscos de projeto são condições que, caso venham a ocorrer, podem comprometer ou impedir a realização de um projeto. Dessa forma, na fase/processo de iniciação Planejamento, os riscos devem ser identificados e categorizados (por qualidade e quantidade) e, em seguida, deve-se planejar como lidar com eles, considerando quais riscos deverão ser tratados, mitigados, transferidos, evitados ou aceitos.
  • Atenção, pessoal, o erro está na fase de "iniciação" (que na verdade deveria ser na fase de "planejamento") e não no conceito de risco, que está correto.
  • Gabarito Erradoo

    Não existe riscos na fase de iniciação, o que existe é o desenvolvimento do termo de abertura e a identificação das partes interessadas.

  • Riscos de projeto são condições que, caso venham a ocorrer, podem comprometer ou impedir a realização de um projeto. Dessa forma, na fase/processo de iniciação, os riscos devem ser identificados e categorizados (por qualidade e quantidade) e, em seguida, deve-se planejar como lidar com eles, considerando quais riscos deverão ser tratados, mitigados, transferidos, evitados ou aceitos. Resposta: Errado.

     

    Comentário: o processo de iniciação o projeto é autorizado por meio do TAP, escolhido o GP e os interessados são envolvidos. O gerenciamento de riscos é realizado no processo planejamento.

  • Identificação dos riscos ocorre no grupo de processos planejamento, não na iniciação.


ID
384289
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo em relação à análise quantitativa de riscos.
I. Avalia o efeito dos eventos de risco e atribui uma classificação que prioriza esses riscos em função do seu impacto nos objetivos do projeto.
II. É realizada nos riscos que foram priorizados pelo processo de análise qualitativa de riscos por afetarem potencial e significativamente as atividades.
III. Quantifica a exposição do risco para o projeto e determina o tamanho da reserva de contingência do custo e de cronograma que podem ser necessários.
IV. Identifica riscos que requerem maior atenção, quantificando sua contribuição relativa ao risco do projeto.
V. Identifica custo, cronograma, ou objetivos de escopo realístico e alcançável.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Na verdade na análise QUANTITATIVA de riscos não tem como objetivo avaliar o efeito dos eventos de riscos, ela analisa numericamente a probabilidade de cada risco.

    Fonte: http://www.cin.ufpe.br/~if717/Pmbok2000/pmbok_v2p/wsp_11.4.html
  • Discordo do gabarito, pra mim a opção V esta errada portanto o correto seria a letra C.
    Analise Quantitativa de Riscos:
    * É realizada nos riscos que foram priorizados na Análise
    qualitativa de riscos por afetarem MUITO as demandas
    conflitantes do projeto.
    * Analisa o efeito desses eventos de risco e atribui uma
    classificação numérica a esses riscos, visando ajudar na
    tomada de decisões na presença da incerteza
    .
  • Alguém tem uma fonte que valide o item "Identifica custo, cronograma, ou objetivos de escopo realístico e alcançável." como verdadeiro?


    Eu não concordo que ele seja verdadeiro.

  • "O processo de análise quantitativa de risco tem como objetivo analisar numericamente a probabilidade de cada risco e de sua respectiva conseqüência nos objetivos do projeto, assim como a extensão do risco geral do projeto. Este processo usa técnicas tais como a simulação de Monte Carlo e análise de decisão para:

    #Determinar a probabilidade de se conquistar um objetivo específico do projeto.

    #Quantificar a exposição do risco para o projeto, e determinar o tamanho da reserva contingência do custo e cronograma que pode ser necessária.

    #Identificar riscos que requerem maior atenção, quantificando sua contribuição relativa ao risco do projeto.

    #Identificar custo, cronograma, ou objetivos de escopo realístico e alcançável.

      Análise quantitativa de risco geralmente segue a análise qualitativa de risco. Ela requer a identificação de risco. Os processos de análise quantitativa e qualitativa de risco podem ser usados separadamente ou juntos. Considerações com relação a disponibilidade de tempo e orçamento e a necessidade para declarações qualitativas ou quantitativas sobre risco e impactos determinarão que método(s) usar. Tendências nos resultados quando a análise quantitativa é repetida pode indicar a necessidade de mais ou menos ação de gerenciamento de risco."

    Fonte: ANÁLISE QUANTITATIVA DO RISCO. UFPE.


ID
384292
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos principais benefícios de uma adequada gestão de riscos, considere:
I. Gerenciar riscos também significa maximizar a probabilidade de evento incerto e futuro que pode ampliar o sucesso de um projeto.
II. Os riscos desconhecidos podem ser gerenciados de forma pró-ativa e uma resposta prudente da equipe do projeto seria definir um plano de prevenção contra esses riscos.
III. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, mas, para alguns destes pode não ser econômico ou possível desenvolver uma resposta pró-ativa.
IV. É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos.
V. Qualquer estrutura analítica de riscos deve incluir sempre os riscos técnicos, externos, organizacionais e de gerenciamento.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Gerenciar riscos também significa maximizar a probabilidade de evento incerto e futuro que pode ampliar o sucesso de um projeto.
    Correto. "Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto."

    II. Os riscos desconhecidos podem ser gerenciados de forma pró-ativa e uma resposta prudente da equipe do projeto seria definir um plano de prevenção contra esses riscos.
    Errado: "O risco do projeto tem origem na incerteza existente em todos os projetos. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas. Determinados riscos não podem ser gerenciados de forma proativa, o que sugere que a equipe do projeto deveria criar um plano de contingência." - Riscos desconhecidos não podem ser adiministrados ou gerenciados, devem ser tratados com o plano de contingência.

    III. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, mas, para alguns destes pode não ser econômico ou possível desenvolver uma resposta pró-ativa.
    Correto: "Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas."...."Para ter sucesso, a organização deve estar comprometida com uma abordagem proativa e consistente do gerenciamento dos riscos durante todo o projeto."

    IV. É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos.
    Correto: "As organizações percebem o risco como o efeito da incerteza nos objetivos organizacionais e do projeto. As organizações e as partes interessadas estão dispostas a aceitar vários graus de riscos, o que é chamado de tolerância a riscos. Os riscos que ameaçam o projeto podem ser aceitos se estiverem dentro das tolerâncias e em equilíbrio com as recompensas que podem ser obtidas ao assumir os riscos."

    V. Qualquer estrutura analítica de riscos deve incluir sempre os riscos técnicos, externos, organizacionais e de gerenciamento.
    Errado: "A estrutura analítica dos riscos (EAR) é uma representação, organizada hierarquicamente, dos riscos identificados do projeto, ordenados por categoria e subcategoria de risco, que identifica as diversas áreas e causas de riscos potenciais." ..."Tipos diferentes de projetos e de organizações requerem diferentes EARs"
  • Somente complementando o que o colega disse: Discordo da primeira assertiva, pois só podemos dizer "maximizar a probabilidade de um evento incerto" quando consideramos riscos positivos. Logo a assertiva está errada.
  • I. Gerenciar riscos também significa maximizar a probabilidade de evento incerto e futuro que pode ampliar o sucesso de um projeto.

    II. Os riscos desconhecidos podem ser gerenciados de forma pró-ativa e uma resposta prudente da equipe do projeto seria definir um plano de prevenção contra esses riscos.

    III. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, mas, para alguns destes pode não ser econômico ou possível desenvolver uma resposta pró-ativa.

    IV. É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos.

    V. Qualquer estrutura analítica de riscos deve incluir sempre os riscos técnicos, externos, organizacionais e de gerenciamento.


ID
456670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Risco pode ser conceituado como um evento inesperado
potencialmente causador de variação negativa em um resultado
almejado. A esse respeito, julgue os itens de 67 a 69.

Para fins de gerenciamento, imediatamente após a identificação do risco, a organização deve definir o tratamento a ser dado a ele.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    SELL (1995), divide o processo de gerenciamento de riscos em quatro fases: análise e avaliação dos riscos, identificação das alternativas de ação, elaboração da política de riscos e a execução e controle das medidas de segurança adotadas. Na primeira fase procura-se reconhecer e avaliar os potenciais de perturbação dos riscos; com a identificação das alternativas de ação ocorre a decisão quanto a evitar, reduzir, transferir ou assumir os riscos identificados; na fase de elaboração da política de riscos, estabelecem-se os objetivos e programas de prevenção. asseguramento e financiamento dos riscos; a última fase trata da execução das etapas anteriores e seu controle.

    O erro da questão está em afirmar que o tratamento a ser dado ao risco deverá ser IMEDIATAMENTE a identificação do risco.
  • Muito obrigado pelos esclarecimentos Ana.
  • Acredito que a questão está errada porque após a identificação do risco  é preciso fazer uma análise qualitativa e se preciso, uma análise quantitativa dos riscos, para somente após planejar a resposta (definir o tratamento a ser dado a ele). O projeto ficaria muito caro e o tempo curto caso se optasse por planejar uma resposta para cada risco. 
  • Processos da gerência de riscos (Gerenciamento de Projetos, PMBoK 4ª Edição , Grupos de Processos- Planejar o gerenciamento de riscos)
     
    - Planejar o gerenciamento de riscos
      Decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto.
    - Identificar os riscos
      Determinar os riscos que podem afetar o projeto e documentar suas características.
    - Realizar a análise qualitativa de riscos
       Priorizar riscos para análise ou ação adicional subseqüente através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
    - Realizar a análise quantitativa de riscos
      Analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
    - Planejar respostas a riscos
    Desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

    fonte: Material do Prof. Gledson Pompeu, disponível em www.dominandoti.com.br
  • ERRADO.

    O PMBOK nos mostra uma sequência lógica para o tratamento do risco: 
    Identificar os riscos → Realizar análise qualitativa dos riscos → Realizar análise quantitativa dos riscos → Planejar respostas aos riscos
    Então, o gerente do projeto não pode simplesmente tratar o risco imediatamente após a identificação deste.

    Fonte: PMBOK
  • os riscos devem ser pensados antes de acontecerem e determinadas as maneiras de resolve-los caso venham a acontecer.

  • Já errei várias vezes essa questão. Para mim, analisar qualitativa e quantitativamente um risco é uma forma de definir o tratamento a ser dado a ele. Tudo o que se faz com um risco é uma forma de tratá-lo.

  • Processo da gestão de riscos

     

    avaliação( identifica e analisa)

    monitora

    tratamento

    comunicação

  • Matéria com grande carga de subjetividade, tô passando mal =/

  • O processo de gestão de riscos

    I- Escopo, Contexto, Critério;

    II- Identificação de Riscos;

    III- Análise de Riscos;

    IV- Avaliação de Riscos;

    V- Tratamento de Riscos

    NBR ISO 31.000/2009

  • Errado.

    após identificar, realizar a análise qualitativa (para priorizar os riscos) e em seguida uma análise quantitativa, então só depois vem a resposta aos riscos para decidir que tratamento dará..


ID
456673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Risco pode ser conceituado como um evento inesperado
potencialmente causador de variação negativa em um resultado
almejado. A esse respeito, julgue os itens de 67 a 69.

Brainstorming e a técnica Delphi são métodos adequados para a fase de identificação de riscos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA
    Os exemplos de técnicas de coleta de informações usados na identificação de riscos podem incluir: • Brainstorming. A meta do brainstorming é obter uma lista abrangente de riscos do projeto. A equipe do projeto normalmente realiza o brainstorming, freqüentemente com um conjunto multidisciplinar de especialistas que não fazem parte da equipe. Idéias sobre o risco do projeto são geradas sob a liderança de um facilitador. • Técnica Delphi. A técnica Delphi é um meio de alcançar um consenso entre especialistas. Nesta técnica, os especialistas em riscos de projetos participam anonimamente. Um facilitador usa um questionário para solicitar idéias sobre os riscos importantes do projeto. As respostas são resumidas e então redistribuídas para os especialistas para comentários adicionais. • Entrevistas. As entrevistas com participantes experientes do projeto, partes interessadas no projeto e especialistas no assunto podem identificar os riscos. As entrevistas são uma das principais fontes de coleta de dados sobre identificação de riscos. • Identificação da causa-raiz. Esta é uma investigação das causas essenciais dos riscos de um projeto. Ela refina a definição do risco e permite o agrupamento dos riscos por causas. É possível desenvolver respostas a riscos eficazes se a causa-raiz do risco for abordada. • Análise dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças (SWOT). Esta técnica garante o exame do projeto de cada uma das perspectivas da análise SWOT, para aumentar a amplitude dos riscos considerados.


    Bibliografia Livro - PMBOK – PMI
  • Os exemplos de técnicas de coleta de informações usados na identificação de riscos podem incluir: • Brainstorming. A meta do brainstorming é obter uma lista abrangente de riscos do projeto.
  • Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais. A técnica pode ser adaptada para uso em encontros presenciais, sendo então denominada de mini-Delphi ou Estimate-Talk-Estimate (ETE). O método Delphi tem sido largamente utilizado para previsões empresariais e tem certas vantagens sobre outras abordagens de previsões estruturadas em mercados preditivos. A técnica de Delphi é frequentemente citada em manuais de gerenciamento de riscos em projetos. Mas nem todos sabem o que é como aplicar essa técnica.
  • As  principais ferramentas para a identificação dos riscos são:
    • Brainstorming
    • Técnica Delphi
    • Entrevistas
    • Técnicas de diagramas (causa-efeito, fluxogramas, influências)
    • Análise SWOT
    (Informação retirada da apostila de Administração Geral para Administrador do MS - www.estrategiaconcursos.com.br)
  • Ferramentas e Técnicas para identificação de riscos.

    Revisões da documentação.

    Técnica de coleta de informações.

        - Brainstorming

        - Técnica Delphi

        - Entrevistas.

        - Identificação da causa - raíz.

        - Análise Swot.

    Análise da lista de verificação.

    Análise das premissas.

    Técnicas com diagramas

        - diagramas de causa e efeito.

        - diagramas do sistema ou fluxogramas.

        - diagramas de influências.


  • Método Delphi éhttp://regeusp.com.br/arquivos/C12-art05.pdf

  • Decifrando o PMBOK #003 - O que é e pra que serve a Técnica Delphi?VIDEO

  • Resuminho:

    -Risco é um evento ou condição incerta que pode ter um efeito positivo, negativo ou ambos.

    -O risco ocorre de forma integrada

    -O risco tem dois componentes primários: probabilidade de ocorrência do evento e o impacto ou efeito

    -Inclui os processos de:

    Planejar o gerenciamento dos riscos - criar EAR e a matriz de probabilidade dos riscos

    Identificar os riscos -brainstorming, técnica delphi, entrevistas, analise causa-raiz, check-list, Swot, causa e efeito, fluxogramas, etc.

    Análise- qualitativa(prioriza os riscos, combinação de probabilidade de ocorrência) e quantitativa(análise numerica)

    Resposta o risco - desenvolver ações. Estratégias negativas ou ameaças (prevenir, transferir, mitigar e aceitar) Estratégias positivas ou oportunidades (explorar, compartilhar, melhorar e aceitar) Estratégias de contingência (ações corretivas, gatilhos)

    Implementar as respostas planejadas

    Monitorar os riscos - acompanhar, monitorar riscos residuais,, avaliar eficácia do processos. Ferramentas: auditoria de riscos, medição de desempenho técnico e reuniões de acompanhamento.

    espero ter ajudado.

    fonte: livro de adm geral e publica. profa. Elisabete Moreira.


ID
456676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Risco pode ser conceituado como um evento inesperado
potencialmente causador de variação negativa em um resultado
almejado. A esse respeito, julgue os itens de 67 a 69.

Considere que determinado processo de uma organização tenha forte dependência de um equipamento de altíssimo custo e que seu gestor decida pagar por um seguro que possibilite a substituição ou reparação imediata do equipamento, sem custos adicionais, em caso de danos ou quebras que possam provocar a interrupção do seu funcionamento. Nesse caso, diz-se que a organização adotou a mitigação como resposta ao risco identificado.

Alternativas
Comentários
  • Respostas ao risco
    A melhor estratégia deve ser selecionada para cada risco. Então ações específicas devem ser desenvolvidas para implementar esta estratégia. Podem ser selecionadas uma estratégia principal e uma alternativa.

    Evitar o risco é mudar o plano de projeto para eliminar o risco ou a condição ou para proteger os objetivos do projeto de impactos. 

    Transferir o risco é procurar mudar a conseqüência de um risco para uma terceira parte junto com a responsabilidade da resposta. Transferindo o risco simplesmente daremos a outra parte a responsabilidade para gerenciar isto; isto não o elimina.
      

    Mitigação procura reduzir a probabilidade e/ou conseqüências de um evento de risco de adverso para um aceitável. Tomar ações cedo para reduzir a probabilidade de uma ocorrência ou impacto no projeto é mais eficaz que tentar reparar as conseqüências depois de ocorrido. A mitigação de custos devem ser apropriadas, dando a provável probabilidade do risco e suas conseqüências. A mitigação de risco pode tomar a forma de implementação de um novo curso de ação que reduzirá o problema—ex.: adotando processos menos complexos, conduzindo mais testes sísmico ou de engenharia, ou escolhendo fornecedor mais estável. Ele pode envolver condições de mudanças em que a probabilidade de ocorrência de risco seja reduzida—ex. adicionando recursos ou tempo no cronograma. Ele pode requer o desenvolvimento de protótipo com escala menor para reduzir o risco.

    Aceitar  técnica que indica que a equipe do projeto decidiu não trocar o plano do projeto para negociar com um risco ou não é possível fazer algo para identificar alguma outra estratégia de resposta apropriada. A aceitação ativa pode incluir desenvolver um plano de contingência para executar quando ocorrer um risco. A aceitação passiva não requer ação, deixando a equipe de projeto fazer um arranjo quando o risco ocorrer.

    FONTE: 
    http://www.cin.ufpe.br/~if717/Pmbok2000/pmbok_v2p/wsp_11.5.html

  • Por que, nesse caso, não houve uma transferência de risco? Uma vez que qualquer dano ou quebra é repassdo ao segurador, de modo que ainda existe o risco, mas o mesmo foi transferido a um agente segurador.
  • A assertiva parece se referir a um caso clássico de transferência de risco, uma vez que contratar uma seguradora em nada reduz a chance de um evento ocorrer, mas apenas transfere a terceiros as consequências do mesmo. Não entendi a posição da banca nesse caso.
  • OLHA, CONCORDO COM OS COLEGAS ACIMA. A SEGURADORA NAO MITIGA O RISCO E SIM APENAS ASSUME AS CONSEQUENCIAS COM RELAÇAO AO PROBLEMA DO EQUIPAMENTO, ISSO POR SI SÓ NÃO EVITA A QUEBRA. OU O GABARITO ESTA ERRADO OU O PRIMEIRO COMENTARIO ESTA EQUIVOCADO. 

    AVANTE!!!
  • Transferir riscos. A transferência de riscos exige a passagem do impacto negativo de uma ameaça para terceiros, juntamente com a propriedade da resposta. Essa transferência de riscos simplesmente confere a uma outra parte a responsabilidade por seu gerenciamento; ela não elimina os riscos. A transferência da responsabilidade pelo risco é mais eficaz quando está relacionada à exposição a riscos financeiros. A transferência de riscos quase sempre envolve o pagamento de um prêmio de risco à parte que assume o risco. As ferramentas de transferência podem ser bem diferentes e incluem, entre outros: seguros, seguros-desempenho, garantias, etc. Os contratos podem ser usados para transferir responsabilidades por riscos especificados para uma outra parte.

    Mitigar. A mitigação de riscos exige a redução da probabilidade e/ou impacto de um evento de risco adverso até um limite aceitável. A realização de ações no início para reduzir a probabilidade e/ou o impacto de um risco que está ocorrendo no projeto é freqüentemente mais eficaz do que a tentativa de reparar os danos após a ocorrência do risco. A adoção de processos menos complexos, realizando mais testes, ou a escolha de um fornecedor mais estável constituem exemplos de ações de mitigação. A mitigação pode exigir a elaboração de protótipos para reduzir o risco decorrente do incremento de escala a partir de um modelo de bancada, para um dado processo ou produto. Quando não for possível reduzir a probabilidade, uma resposta de mitigação poderá abordar o impacto do risco se concentrando nas ligações que determinam a gravidade. Por exemplo, o projeto de redundância em um subsistema pode reduzir o impacto de uma falha do componente original.

    acho que a posição da banca mais uma vez é bastante discutível, se não equivocada.


     
  • Mitigar os riscos "=" diminuir os riscos
  • Olá todos, a contratação da seguradora neste caso é uma forma de mitigar o risco (para... "substituição ou reparação imediata do equipamento..".), e nao para trasnferir para o terceiro (seguradora) o gerenciamento deste risco.
    sds a todos.
  • PMBOK 4ed pag 303
    A transferência de riscos exige a mudança de alguns ou todos os impactos negativos de uma ameaça, juntamente com a responsabilidade da resposta, para um terceiro. Transferir o risco simplesmente passa a responsabilidade pelo gerenciamento para outra parte, mas não o elimina. ... As ferramentas de transferência podem ser bastante variadas e incluem, entre outras, o uso de seguros, seguros-desempenho, garantias, fianças, etc. Podem ser usados contratos para transferir a responsabilidade de determinados riscos para outra parte.
  • A BANCA ESTA CERTA , MITIGAÇÃO, OU MITIGAR SIGNIFICA  TBEM REDUZIR A DOR,  diminuir a intensidade; tornar menos doloroso, mais suave; abrandar: mitigar a dor, o sofrimento. 
  • Pelo o que entendi a assertiva trata de uma transferência de riscos pois quem terá a responsabilidade sobre o risco será a seguradora.
    Se, por exemplo, a empresa contratasse um mecânico para dar manutenção na máquina evitando, assim, que ela falhasse, isso sim seria mitigar o risco. A empresa reduz a probabilidade do risco acontecer.

    Bons estudos!!!
  • Tbem fiquei com a impressão de que seria Transferência. Porém, em uma segunda análise, qdo a questão fala em "substituição ou reparação imediata do equipamento" podemos perceber que se trata da Mitigação do risco.
  • Não deve ser Trasnferência de Risco, pois o negócio da seguradora é vender seguros e os riscos segurados estão no plano de negócio dela. Acredito que o correto seria Evitou o Risco, pois a empresa não está preocupada com a máquina mas com o prejuízo da substituição ou a parada de produção, que foram eliminados. Pode ser que a banca considerou que que foi mitigação porque houve o custo do seguro e o seguro não evita uma parada temporária de produção.
    Acho que o gabarito é questionável pois o enunciado afirma que o risco é o alto custo da máquina.
  • Pessoal, também errei esta questão. Analisando novamente, vi que o gabarito estava correto. A banca pegou aqueles que lêem rápido a acham que somente porque tem seguradora, necessariamente se trata de transferência.

    Para resolver questões de gestão de riscos é muito importante primeiramente identificar qual o risco em tela.

    No caso da questão, o risco era de ficar com a linha de produção parada em virtude de uma quebra da máquina.

    A questão afirma que no contrato de seguro havia a previsão de troca imediata da máquina ou conserto, para que  a linha de produção não ficasse parada. Assim, a empresa mitigou o risco de ficar com a linha de produção parada. 

    Haveria uma transferência de risco, neste caso, se a empresa contratasse um seguro que lhe pagasse um valor equivalente ao prejuízo de ficar com uma máquina parada. Aí sim o risco de ficar com a máquina parada seria transferido para a seguradora.

    Nos seguros automotivos, contratamos uma seguradora para transferir a ela o risco de ficarmos sem o carro ou sem o valor do carro em caso de roubo, acidente, etc.

    Mas na questão em tela, não há transferência do risco de ficar com a linha de produção parada e sim uma mitigação deste risco.

    Então, antes de resolver questões de gestão de riscos é muito importante primeiramente identificar qual o risco em tela.
  • Posso estar  errado, mas eu acho que um não elimina o outro, pode haver tanto transferencia de risco como mitigação de risco ocorrendo ao mesmo tempo, o que torna o item totalmente correto
  • Segundo o BPM CBOK, a mitigação seria a solução de um problema causado a partir da análise de fatores de risco.

  • Mitigou (diminuiu) o risco. 

     

  • Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Pedro trabalha na área que cuida da Segurança da Informação de uma empresa. Frente ao risco de indisponibilidade de uma aplicação, criou um servidor de backup para tentar garantir que as informações sejam replicadas, automaticamente, do servidor principal para o servidor backup de forma redundante. A estratégia utilizada por Pedro para tratar o risco é considerada como mitigação do risco.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Correto. 


ID
459223
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo o PMBOK, o resultado “Atualizações do registro dos riscos” NÃO é uma saída do processo:

Alternativas
Comentários
  • A area de conhecimento RISCO aparece nas fases de planejamento e monitoramento e controle do projeto:

    No planejamento:
    Planejar gerenciamento de Riscos
    Identificar Riscos
    Realizar analise quantitativo do Risco
    Realizar analise qualitativo do Risco
    Planejar respostas

    No monitoramento e controle:
    Monitorar e controlar os Riscos

    No caso de atualizações do registro de riscos o unico q n seria é a identificação do risco ja q para atualiza-lo ja se teria identificado-o.
  • Discordo em partes, se eu tenho um registro de riscos, eu devo atualizá-lo sempre que identifico um novo risco, adicionando um registro ao meu documento. Ao meu ver, uma adição não deixa de ser um atualização.
  • Gabarito: E.

    PROFESSOR RAFAEL ENCINAS - pontodosconcursos:
    Os riscos se manifestam por vários motivos. Alguns são internos ao projeto e outros, externos. Alguns riscos são conhecidos de antemão, podendo-se preparar para eles.Outros ocorrerão de forma inesperada. O processo de planejamento do gerenciamento de riscos especifica como se preparar para os riscos no projeto. Este é o processo necessário para decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto.
    O planejamento dos processos de gerenciamento de riscos é importante para garantir que o nível, tipo e visibilidade do gerenciamento de riscos estejam de acordo com o risco e a importância do projeto em relação à organização, para fornecer tempo e recursos suficientes para as atividades de gerenciamento de riscos e para estabelecer uma base acordada de avaliação de riscos.
    O processo Planejamento do gerenciamento de riscos deve ser terminado já no início do planejamento do projeto, pois ele é essencial para executar com sucesso os outros processos que pertencem a área de conhecimento gerenciamento de riscos. A única saída desse processo é o “plano de gerencia- mento de riscos”, que especifica como os riscos serão definidos, monitorados e controlados ao longo do projeto. Ele determina como se deve gerenciar os riscos, mas não tenta definir respostas para riscos específicos, o que é feito em outros processos do gerenciamento de riscos. Ele é um plano subsidiário do plano de gerenciamento do projeto.
    Identificação de Riscos
    Ainda dentro do planejamento, temos o processo de identificação dos riscos, que é o processo necessário para determinar os riscos que podem afe- tar o projeto e documentar suas características. Trata-se de um processo iterativo, que passa por diversas renovações. Com o avançar do projeto, mas riscos podem aparecer.
  • A saída do processo Identificar os riscos é unicamento o Registro de riscos (conhecidos e não atualizados conforme o enunciado)
  • O questionamento do Benjamin não é oportuno porque a questão foi tirada baseada no PMBok.
    Na saída de todos os processos dos itens apresentados, exceto Identificar riscos, está a "atualização do registro dos riscos".
    A saída do processo Identificar tem apenas "Registro dos riscos". 
    Eu concordo com o argumento do Benjamin, mas aqui temos a bibliografia (consagrada comercialmente) como referência. O problema é quando inventam a questão e a resposta fica por conta da própria banca, mas não é o caso agora.
  • No PMBOK há esse fluxograma e após a identificação de riscos, há a saída de registro dos riscos. Página 241 do PMBOK.


     
    Segundo PMBOK.
    Registro de riscos (atualizações) 
    Um registro de riscos atualizado contém:
    Os resultados das reavaliações de riscos, auditorias de riscos e revisões periódicas de riscos. Esses resultados podem incluir atualizações de probabilidades, impactos, prioridades, planos de respostas, propriedade e outros elementos do registro de riscos. Os resultados também podem incluir riscos encerrados que não são mais aplicáveis.

    Os resultados reais dos riscos do projeto e das respostas a riscos podem ajudar os gerentes de projetos a planejar levando em conta o risco em toda a organização, e também em projetos futuros. Isso termina o registro de gerenciamento de riscos do projeto, é uma entrada do processo Encerrar o projeto (Seção 4.7) e integra os documentos de encerramento do projeto.
  • e)identificar os riscos.

    Em gerenciamento de risco a identificação de risco é o inicio deste processo e constitui em fazer um brainstorming para listar os riscos possiveis. O checklist geralmente inclui: riscos tecnologicos, pessoal, organizational, ferramentas, requierimentos, estimativas. As outras fases sao analise (definição de prioridades), planejamaneto (definicao de estrategias) e monitoramento (contínuo. usa indicadores para medir riscos atuais). 

  • que questao fudida viu!! pqp!!

     

    pego um examinador desse dou tanta porrada

     

    e essa merda adora cobrar saídas, entradas, e técnicas, principalmente as desconhecidas

     

    Entre as técnicas e ferramentas do processo Planejar a qualidade, o PMBOK (4.ed.) inclui 

     a)

    os diagramas de causa e efeito.

     b)

    as medições de controle da qualidade.

     c)

    a análise de custo-benefício.

     d)

    o plano de melhorias no processo.

     e)

    as métricas da qualidade.

  • a)monitorar e controlar os riscos. [SAÍDAS: 1. Atualizações do registro dos riscos;2. Atualizações dos ativos de processos organizacionais;3. Solicitações de mudanças;4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto;5. Atualizações dos documentos do projeto]
    b)planejar as respostas aos riscos.[SAÍDAS: 1. Atualizações do registro dos riscos; 2. Decisões contratuais relacionadas a riscos; 3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto; 4. Atualizações dos documentos do projeto]
    c)realizar a análise quantitativa dos riscos.[SAÍDAS:1. Atualizações do registro dos riscos]
    d)realizar a análise qualitativa dos riscos.[SAÍDAS:1. Atualizações do registro dos riscos]
    e)identificar os riscos.[SAÍDAS: 1. Registro dos riscos (riscos identificados, respostas potenciais)]

  • Galera questão tranquila.

    IDENTIFICAR RISCOS --> CRIA REGISTRO DE RISCOS

    TODAS as demais ATUALIZAM ESSES REGISTROS.

     

     

  • Créditos: JUSIMAR.

    Planejar as respostas aos riscos é o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

    Entradas:

                      * Registros dos Riscos

                      * Plano de Gerenciamento dos Riscos

    Ferramentas

                      * Estratégias para riscos negativos ou ameaças

                      * Estratégias para riscos positivos ou oportunidades

                      * Estratégias de respostas de contingências

                       * Opinião especializada

    Saídas

                      * Atualizações do registro dos riscos

                      * Decisões contratuais relacionadas a riscos

                      * Atualizações do Plano de Gerenciamento do Projeto

                      * Atualizações dos Documentos do Projeto

    Gabarito: "E"


ID
492955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens relativos à gestão de projetos.

Na identificação de possíveis riscos do projeto, pode-se utilizar a técnica Delphi para o levantamento de informações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O método Delphi é um método sistemático e interativo de estimativa que se baseia na experiência independente de vários especialistas. Os especialistas são cuidadosamente selecionados pela sua experiência e respondem a um questionário em um ou mais ciclos. Após cada ciclo, um facilitador provê um sumário anônimo das estimativas de cada especialista no ciclo, bem como as razões sobre as quais cada um baseou sua estimativa. Os especialistas são então encorajados a revisar suas estimativas anteriores com base nas opiniões dos demais participantes. Busca-se durante este processo que ocorra uma convergência das estimativas para o que seja a “resposta”correta. Finalmente, o processo é encerrado com base em um critério predefinido de finalização (ou seja, um número de ciclos ou de atingimento do consenso, ou estabilidade de resultados) quando a média ou mediana do ciclo final estabelece o resultado final.

  • Resposta correta: CERTO

    Exemplos de técnicas de coleta de informações a fim de identificar riscos incluem:

    • Brainstorming. O objetivo do brainstorming é obter uma lista completa dos riscos do projeto. A equipe do projeto normalmente realiza um brainstorming, em geral com um conjunto multidisciplinar de especialistas que não fazem parte da equipe. As ideias sobre o risco do projeto são geradas sob a liderança de um facilitador, seja em uma sessão tradicional de brainstorming de forma livre (com ideias fornecidas pelos
    participantes) ou estruturada (usando técnicas de entrevista em grupo, como a técnica de grupos nominais). As categorias de riscos, como uma estrutura analítica dos riscos, podem ser usadas como uma estrutura. Os riscos são então identificados e categorizados de acordo com o tipo e suas definições são detalhadas.

    • Técnica Delphi. A técnica Delphi é uma maneira de obter um consenso de especialistas. Os especialistas em riscos do projeto participam anonimamente nessa técnica. O facilitador usa um questionário para solicitar ideias sobre riscos importantes do projeto. As respostas são resumidas e redistribuídas aos especialistas para comentários adicionais. O consenso pode ser alcançado após algumas rodadas desse processo. A técnica Delphi ajuda a reduzir a parcialidade nos dados e evita que alguém possa influenciar indevidamente o resultado.

    • Entrevistas. Entrevistar participantes experientes do projeto, partes interessadas e especialistas no assunto pode identificar riscos.

    • Análise da causa-raiz. A análise da causa-raiz é uma técnica específica para identificar um problema, descobrir as causas subjacentes que levaram a ele e desenvolver ações preventivas.
  • Correto.O PMBOK sugere essa técnica, dentre outras
  • c-

    Técnica Delphi p/ GP:

    - Grupos de 5 a 10 especialistas.

    - 3 rodadas de opiniões anônimas.


ID
492958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens relativos à gestão de projetos.

No planejamento de respostas aos riscos, a utilização de um seguro caracteriza uma estratégia de aceitação, pois isso significa aceitar que o projeto não pode prescindir de um parceiro que o apóie caso algo dê errado na sua condução.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    No planejamento de respostas aos riscos, a utilização de um seguro caracteriza uma estratégia de TRANSFERÊNCIA
     
  • Errado. É a estratégia de transferência.

    Kurtz destaca quatro estratégias possíveis de gerenciamento de riscos:

    Mitigação de Riscos: Esta é a reação a riscos normalmente lembrada em primeiro lugar. Ela contém todas as contramedidas tomadas pelas equipes de segurança contra as ameaças, inclusive firewalls, detecção de invasões e antivírus.

    Aceitação de Riscos: Se o custo de eliminação de um risco for maior que o risco em si, ou se a eliminação dele desviar recursos de um risco muito mais grave, a providência racional poderá ser simplesmente aceitar o risco.

    Transferência de Riscos: Em alguns casos é mais prudente transferir o risco a terceiros, como uma seguradora, que alocar recursos limitados para iniciativas de mitigação que provavelmente farão pouca ou nenhuma diferença.

    Contenção de Riscos: Haverá casos em que o nível de risco e o custo de eliminá-lo simplesmente não pode ser tolerado. Nesses casos é melhor evitar totalmente o risco, seja retirando o sistema em questão, ou, antes disso, deixando de instalá-lo.
  • mitigação e não aceitação!


ID
646126
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Atenção: As questões de números 29 a 31 referem-se ao Gerenciamento de projetos - PMBOK 4ª edição.

São, respectivamente, uma técnica e uma saída do processo planejar as respostas aos riscos:

Alternativas
Comentários
  • Opinião especializada
    A opinião especializada é fornecida por pessoas experientes em relação às ações a serem adotadas para um risco específico e definido. A especialização pode ser oferecida por qualquer grupo ou pessoa com formação especializada, conhecimentos, habilidade, experiência ou treinamento para definir respostas para riscos PAG 252 Livro PMBOK.
    Decisões contratuais relacionadas a riscos
    As decisões para a transferência de riscos, como contratos de seguros, serviços e outros itens que sejam necessários são selecionadas nesse processo. Isso pode ocorrer como resultado da mitigação ou transferência de algumas ou todas as ameaças, ou do melhoramento ou compartilhamento de algumas ou todas as oportunidades. O tipo de contrato selecionado também fornece um mecanismo para a distribuição de riscos. Essas decisões constituem entradas para o processo de Planejar as aquisições. Pag 253 Livro PMBOK
  • Planejar as respostas aos riscos é o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

    Entradas:
                       * Registros dos Riscos
                       * Plano de Gerenciamento dos Riscos
    Ferramentas
                       * Estratégias para riscos negativos ou ameaças
                       * Estratégias para riscos positivos ou oportunidades
                       * Estratégias de respostas de contingências
                       * Opinião especializada
    Saídas
                       * Atualizações do registro dos riscos
                       * Decisões contratuais relacionadas a riscos
                       * Atualizações do Plano de Gerenciamento do Projeto
                       * Atualizações dos Documentos do Projeto

    Resposta: "B"

    Fonte: http://julianakolb.files.wordpress.com/2011/06/115.jpg 


     

  • Qual o erro da C?


ID
658657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir
conforme o PMBOK.

O custo e o cronograma do projeto não podem ser finalizados sem a conclusão do gerenciamento de riscos.

Alternativas

ID
662131
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento de riscos é cada vez mais visto como um dos principais processos de um projeto. Ele envolve a antecipação de riscos que podem alterar o cronograma ou a qualidade do sistema sendo desenvolvido. Sobre esse processo é correto assegurar:
.

Alternativas
Comentários
  • Qual erro da letra D ?

  • Acredito que a letra A pressupõe CAUSA e EFEITO

  • a-

     

    Análise de risco é para levantar pontos críticos durante o projeto. Análise preliminar ocorre na fase de concepção para verificar os riscos e como diminui-los/elimina-los.

     

    No gerenciamento de riscos, ha riscos de gerenciamento e técnicos.

     

    r. técnicos - analise de requisitos, design. 

     

    r. ger- planejamento, obtenção de RH, controle de projeto, analise qualitativa

  • "analise o risco. Uma vez identificados os riscos, você determina a probabilidade e a consequência de cada risco. Você desenvolve uma compreensão da natureza do risco e seu potencial para afetar as metas e objetivos do projeto. Essas informações também são inseridas no seu Registro de riscos do projeto."

    "a gestão de riscos busca manter a organização preparada para conseguir aproveitar ao máximo as oportunidades que estejam no horizonte, fortalecendo a competitividade por meio de ações estratégicas bem executadas.

    Ao mesmo tempo, ela também prepara a empresa para possíveis situações negativas que podem vir a ocorrer, de forma a já ter desenhados os caminhos mais adequados para minimizar os impactos de ameaças e, nos casos em que for possível, evitar a ocorrência desses eventos."

    O erro da alternativa D é que fala em "erros", um risco negativo, porém gestão de riscos trata também de riscos positivos.

    FONTE: SANTOS, Virgílio Marques dos. QUAIS SÃO AS 5 ETAPAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS? FM2S. 2019.

    Vanessa. ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RISCOS. Administradores.com. 2019


ID
704209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um projeto pode ser definido como uma atividade temporária
empreendida para se criar um produto, serviço ou resultado
exclusivo. Com base no PMBOK, julgue os itens a seguir, acerca
de aspectos relativos a projetos.

Considera-se falha a falta de uma análise de riscos na fase inicial da elaboração de um projeto, pois essa ausência resulta na adoção de medidas corretivas intempestivas e ineficazes.

Alternativas
Comentários
  • Item certo

    Reduzida à sua forma mais simples, a gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc).

  • Ehhh, CESPE!

    Análise de riscos na "fase inicial"?... Dá a impressão de que está se referindo ao grupo de processos de iniciação, em que não há análise de riscos, pois ela só ocorre durante o planejamento.
    E outra... dependendo do tamanho e das características do projeto, o GP pode optar em não fazer uma análise de riscos... e isso não significa que seja uma "falha" e nem que vá gerar medidas corretivas intempestivas e ineficazes.
    As medidas corretivas também podem ser tempestivas e eficazes...
  • Mesmo com a analise de Risco concluida, pode se esqueçe um Risco, durante o processo de analise. Quando descoberto a falha, medidas corretivas precisam ser tomadas, essas medidas nem sempre sao intempestivas nem tao pouco ineficazes, elas podem sim ser bastante eficazes, isso vai depender da complexidade do projeto e do risco encontrado.

    Para CESPE a afirmativa esta "correta",
    Para mim esta "Errada", mas o que vale e o gabarito deles.
  • "[..]intempestivas e ineficazes."

    Isso fez eu marcar a questão como ERRADA e se cair de novo, eu erro de novo.

    A falta da análise de riscos nunca irá gerar, necessariamente, medidas ineficazes e intempestivas. Provavelmente sim, mas não necessariamente como a forma em que está escrita a questão dá a entender...
  • Se o risco ocorreu é necessario tomar medidas corretivas, porém discordo totalmente que essas medidas devam ser "intempestivas"......por outro lado os riscos é uma área do Grupo de Processo de planejamento e não iniciação....DISCORDO DO GABARITO

  • Quem garante que as medidas serão ineficazes? Essa matéria é dotada de muita subjetividade, a cespe consegue complicar mais ainda. 


ID
733336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de projetos, julgue os itens a seguir.

Como os riscos podem ser de distintas naturezas e intensidades, deve-se estabelecer, durante a implantação de um projeto, uma priorização embasada na hierarquia de impacto dos riscos, devendo os mais impactantes ser mais prioritários.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Por exemplo, a Matriz GUT pode ser usada em um projeto para análise de diversos riscos possíveis e por meio de tópicos de controle definir qual é o mais prioritário no momento.


ID
733342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de projetos, julgue os itens a seguir.

Pontos de gatilhos são estabelecidos para apontar propostas alternativas diante de algum problema encontrado na execução de um projeto.

Alternativas
Comentários
  • Pontos de gatilhos são estabelecidos para apontar propostas alternativas diante de algum problema encontrado na execução de um projeto. Resposta: Errado.

    Comentário: a equipe de projetos irá identificar os gatilhos que “acionam” cada risco do projeto.

  • Errado.

    gatilho: qualquer coisa que faz disparar um processo ou uma reação.


ID
733351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de projetos, julgue os itens a seguir.

Define-se risco como um evento que ocorre durante a execução de um projeto e pode afetar a consecução dos objetivos do projeto

Alternativas
Comentários
  • Define-se risco como um evento que ocorre durante a execução de um projeto e pode afetar a consecução dos objetivos do projeto. Resposta: Certo.

    Comentário: o risco pode ocorrer! Mas caso ocorra pode sim afetar a consecução dos objetivos do projeto.


ID
773407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo a quarta edição do Guia do Conhecimento em
Gerenciamento de Projetos (PMBOK), os objetivos do
gerenciamento de riscos são aumentar a probabilidade e o impacto
dos eventos positivos no projeto e reduzi-los quanto aos eventos
negativos. Com relação a essa prática, julgue os itens seguintes.

Os riscos têm origem na incerteza, característica comum a todos os projetos, e devem ser gerenciados de forma proativa, a partir do planejamento de respostas obtidas pela equipe. Entretanto, é recomendável haver planos de contingência para prevenção contra determinados riscos. Esses planos devem ser postos em prática, sob determinadas condições, quando detectada a necessidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Preliminar: C

    Justificativa da Anulação: Embora os planos de contingência sejam planejados para serem aplicados quando um evento associado a um risco ocorrer ou estiver na eminência de ocorrer, o texto sugere que os planos de contingência são elaborados para prevenir os riscos. Por haver ambiguidade, opta-se pela anulação do gabarito.


ID
783424
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No âmbito do PMBOK, a técnica a seguir é usada no Gerenciamento de Riscos.

Um facilitador circula um questionário entre os especialistas para solicitar ideias sobre os riscos de um determinado projeto. Os especialistas respondem de forma anônima. As respostas são compiladas e distribuídas entre os especialistas participantes para posterior avaliação, sem que o avaliador seja identificado. Pode levar algumas iterações até que um consenso geral seja alcançado.

Como é chamada essa técnica?

Alternativas
Comentários
  • O enunciado da questão se refere a:
    Técnica Delphi. A técnica Delphi é uma maneira de obter um consenso de especialistas. Os especialistas em riscos do projeto participam anonimamente nessa técnica. O facilitador usa um questionário para solicitar ideias sobre riscos importantes do projeto. As respostas são resumidas e redistribuídas aos especialistas para comentários adicionais. O consenso pode ser alcançado após algumas rodadas desse processo. A técnica Delphi ajuda a reduzir a parcialidade
    nos dados e evita que alguém possa influenciar indevidamente o resultado.
    Por tanto resposta letra B.

    Análise SWOT examina o projeto do ponto de vista de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, a fim de aumentar a abrangência dos riscos identificados, incluindo os riscos gerados internamente. A técnica começa com a identificação das forças e fraquezas da organização, enfatizando a organização do projeto ou o negócio mais amplo. Esses fatores geralmente são identificados por meio do brainstorming. Em seguida, a análise SWOT identifica as oportunidades do projeto resultantes das forças da organização, bem como as ameaças decorrentes das fraquezas. Essa análise também examina o grau em que as forças da organização compensam as ameaças e as oportunidades que podem superar as fraquezas.
    Brainstorming. O objetivo do brainstorming é obter uma lista completa dos riscos do projeto. A equipe do projeto normalmente realiza um brainstorming, em geral com um conjunto multidisciplinar de especialistas que não fazem parte da equipe. As ideias sobre o risco do projeto são geradas sob a liderança de um facilitador, seja em uma sessão tradicional de
    brainstorming de forma livre (com ideias fornecidas pelos participantes) ou estruturada (usando técnicas de entrevista em grupo, como a técnica de grupos nominais). As categorias de riscos, como uma estrutura analítica dos riscos, podem ser usadas como uma estrutura. Os riscos são então identificados e categorizados de acordo com o tipo e suas definições são detalhadas.
    As demais opções não se referm a Gerência de Projetos
  • Gabarito "Letra B"

     

    Técnica Delphi.

    A técnica Delphi é uma maneira de obter um consenso de especialistas. Os especialistas em riscos do projeto participam anonimamente nessa técnica. O facilitador usa um questionário para solicitar ideias sobre riscos importantes do projeto.

     

    As respostas são resumidas e redistribuídas aos especialistas para comentários adicionais. O consenso pode ser alcançado após algumas rodadas desse processo. A técnica Delphi ajuda a reduzir a parcialidade nos dados e evita que alguém possa influenciar indevidamente o resultado.


ID
836122
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A parcela do risco de uma carteira que é possível eliminar- se por intermédio da diversificação é denominada risco:

Alternativas
Comentários
  • Risco Não- Sistemático: inerente a própria empresa ou a um determinado setor. Ou seja, fatos que afetam apenas o ativo em questão ou o setor em questão. Um exemplo disso seria uma greve no setor bancário ou quando os funcionários de uma única empresa fazem alguma paralisação ou, ainda, alguma mudança no padrão de consumo. A forma como é medido o risco não-sistemático é baseado no desvio-padrão dos retornos do papel em questão. A forma mais eficaz de se evitar o risco não-sistemático é através da diversificação de portfólio. 
     
    Risco Sistemático: refere-se ao risco de colapso de todo um sistema financeiro ou mercado, com forte impacto sobre as taxas de juros, câmbio e os preços dos ativos em geral, e afetando amplamente a economia. A medida utilizada para medir o risco sistemático é o índice de mercado. O beta de um título diz quanto de risco sistemático um ativo possui em relação à carteira de mercado.

ID
836323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

No gerenciamento de riscos, a adoção, pelo gerente de projetos, da estratégia de aceitar significa que nenhuma ação será identificada para tratar a ameaça ou que não há interesse.

Alternativas
Comentários
  • Quando se aceita o risco não se toma nenhuma atitude. Geralmente essa posição é tomada quando a probabilidade de ocorrência é baixa e/ou seus efeitos não prejudicam significamente o desempenho/sucesso do projeto.
  • Discordo do gabarito:

    Segundo o PMBOK, existem quatro estratégias para os riscos negativos: prevenir (ou evitar), transferir, mitigar e aceitar.
     
    Aceitação – nos casos em que a probabilidade de ocorrência e o impacto são baixos, ou ainda nada se pode fazer, podemos simplesmente aceitar os riscos. A aceitação do risco pode ser do tipo ativa  ou passiva. A passiva não exige nenhuma providencia, já a ativa não inclui plano de prevenção, mas um plano de contingência caso o risco ocorra. Na prática não se mexe na probabilidade, mas no impacto que o risco pode causar.
  • Amigo,

    Qual foi a tua fonte de pesquisa? Alguém poderia explicar isso melhor? Pelo que li, há uma diferença entre risco positivo e negativo e esse assunto meio que varia de autor para autor :/
  • Concordo com o colega que discordou. A Aceitação Ativa inclui um plano de contingência caso o risco ocorra. Então nao se pode afirmar o q consta no enunciado.
  • As ferramentas e técnicas do processo de respostas aos riscos abrangem as seguintes estratégias:
    Prevenção: A prevenção de riscos implica evitá-los por completo, eliminando a causa dos  eventos de risco ou modificando o plano do projeto de modo a resguardar  seus objetivos contra tais eventos. Com a prevenção contra o risco, você praticamente elimina o risco por meio  da eliminação de sua causa. 
    Transferência: A transferência do risco consiste em deslocar o risco e suas conseqüências  para terceiros. Ele não é eliminado, mas você se livra da responsabilidade  pelo seu gerenciamento.
    Mitigação: A mitigação do risco procura reduzir a probabilidade de ocorrência e o  impacto de um evento de risco para níveis aceitáveis. A finalidade da mitigação é diminuir a probabilidade de ocorrência e o  impacto do risco até um nível que lhe permita absorver suas conseqüências. É mais fácil tomar providências para reduzir a probabilidade de risco e suas  conseqüências do que consertar um estrago.
    Aceitação: Aceitação significa que você não vai criar nenhum plano para tentar evitar  ou mitigar o risco, preferindo aceitar as suas conseqüências. Esta decisão  é tomada porque a equipe não conseguiu elaborar nenhuma estratégia  adequada de resposta ou porque os custos da ação de prevenção são  maiores que o dano causado pelo evento de risco.
  • O gabarito é questionável,


    "...estratégia de aceitar significa que nenhuma ação será identificada para tratar a ameaça..."?

    A aceitação pode ser passiva ou  ativa com o desenvolvimento de um plano de contingência. Se há a possibilidade de um plano de contingência uma ação certamente será identificada.
  • Estratégia para riscos negativos ou ameaças: Evitar, transferir, mitigar ou aceitar.
    Estratégia para riscos positivos ou oportunidades: Explorar, Compartilhar, melhorar ou aceitar.
    A 4a. estratégia, aceitar, pode ser usada tanto para riscos negativos como para positivos.
    Eliminar: alteração do plano de gerenciamento do projeto para remover totalmente a ameaça. O gerente do projeto tambem pode isolar os objetivos do projeto do impacto do risco ou alterar o objetivo que está em perigo.
    Transferir: Exige a mudança de alguns ou todos os impactos negativos de uma ameaça, juntamente com a responsabilidade da resposta, para um terceiro. Transferir o risco simplesmente passa a responsabilidade pelo gerenciamento para outra parte, mas não o elimina.
    Mitigar: Implica na redução da probabilidade e/ou impacto de um evento de risco adverso para dentro de limites aceitáveis. Melhor adotar uma ação antecipada a tentar reparar o dano depois.
    Aceitar: Essa estratégia é adotada porque raramente é possível eliminar todas as ameaças de um projeto. Indica que a equipe decidiu não alterar o plano de gerenciamento de um projeto para lidar com o risco, ou não conseguiu identificar outra estratégia de resposta adequada. Pode ser passiva ou ativa. Aceitação passiva não requer nenhuma ação exceto documentar a estratégia, deixando que a equipe do projeto trate dos riscos quando elas ocorrem. A estratégia de aceitação ativa, mais comum é estabelecer uma reserva de contingência, incluindo tempo, dinheiro ou recursos para lidar com os riscos.
    Fonte: Guia PMBOK 4a edição.
  • Também discordo do gabarito.

    Dizer que "nenhuma ação será tomada", não é algo contemplado no PMBOK.

  • Discordo do gabarito. Vejam:

    "A aceitação pode ser passiva ou ativa (...) A estratégia de ação ativa mais comum é estabelecer uma reserva para contingências, incluindo tempo, dinheiro ou recursos para lidar com os riscos." PMBOK 4ed, p251

  • CESPE ridícula.

  • PMBOK 5ed - Riscos podem ser aceitos, não se tomando nenhuma ação por ter perdido o prazo ou por falta de recursos financeiros!
    Errei, por achar q a reserva de contingência iria minimizá-los, no entanto riscos não previstos fazem parte da Reserva de Gerência.
  • Gabarito Questionável:

     significa que NENHUMA ação será identificada para tratar a ameaça ou que não há interesse.

    Quando se ACEITA um risco, a equipe de projeto somente tomará uma atitude quando o mesmo ocorrer. Logo não significa que NENHUMA atitude será tomada, mas sim que atitudes serão tomadas somente após o risco ocorrer ou seja não há um plano de resposta para o risco.

  • Famoso: aceita que dói menos. 

     

    QUESTÃO CERTA: Por mais bem gerenciado que seja o projeto, riscos que comprometam a realização e a entrega do projeto vão existir. O gerente do escritório de projetos irá gerenciar um congresso nacional de gestão pública, e para isso contratou um gestor de riscos para auxiliar na identificação, análise e respostas aos possíveis riscos, sejam eles positivos ou negativos. Em relação às respostas aos riscos negativos, o gestor poderá: aceitar os riscos, que seria reconhecer o risco e optar por não agir;

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Correto. 

  • Gabarito: "certo"

    A estratégia de aceitar pode ser usada tanto para riscos negativos ou ameaças como para riscos positivos ou oportunidades. É adotada porque raramente é possível eliminar todos os riscos de um projeto. Indica que a equipe do projeto decidiu não alterar o plano de gerenciamento do projeto para lidar com um risco, ou não conseguiu identificar outra estratégia de resposta adequada. Pode ser passiva (deixar acontecer) ou ativa (estabelecer reservas de contingência).

    Fonte: material do prof. Rafael Ravazolo.


ID
836326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

O risco em um projeto é algo que terá impacto necessariamente negativo e que se caracteriza como um evento ou condição incerta, devendo ser monitorado para evitar o seu impacto na condução do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente, há também os riscos positivos, também conhecidos como oportunidades.
  • Questão errada.
    O gerenciamento de riscos do projeto inclui os processos abaixo:
    >Planejamento do gerenciamento de riscos
    >Identificação de riscos,
    >Análise qualitativa de riscos,
    >Análise quantitativa de riscos,
    >Planejamento de respostas a riscos
    >Monitoramento e controle de riscos.

    Atenção: Risco do projeto é um evento ou condição incerta que, caso
    aconteça, impactará algum objetivo ou condição do projeto, como custo,
    cronograma, escopo ou qualidade, seja positivamente ou negativamente.
     
  • Como já colocado pelos colegas, o risco pode ser positivo ou negativo, e, sendo positivo, não há lógica em evitá-lo

    Nesse caso, devemos melhorar esse risco (aumentando a probabilidade da oportunidade) ou explorá-lo (garantir que o risco se concretize, eliminando as incertezas), ou compartilhá-lo (união com um parceiro para que ambos se beneficiem), ou então, aceitá-lo (aproveitar o risco, não o perseguindo "loucamente").

  • ERRADO

     

    Risco – evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objectivo do projecto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade – PMI, PMBOK Guide 2004, pag. 238;   

  • Resposta: ERRADO

     

    O impacto de um risco pode ser também positivo e não apenas negativo. A ação de Evitar é apenas uma estratégia relacionada com os riscos existindo outras como Mitigar, Transferir e Aceitar.

     

    Fonte: prof Buno Eduardo, Gran Cursos


ID
838900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de tecnologia da informação, comunicação e gestão de projetos públicos.


O gerenciamento de riscos de projetos públicos envolve planejamento, estimativa, orçamentação e controle das despesas decorrentes do projeto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO: pois o item inclui orçamentação, está faz parte dos custos.

    Temos no gerenciamento dos riscos: planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos do projeto.

  • O Gerenciamento dos riscos de um projeto, por certo, é uma das disciplinas mais complexas, cheia de metodologias e de ferramentas - há inclusive uma certificação específica, promovida pelo PMI, para a gestão de risco. É também considerada uma das áreas de conhecimento da gestão de projetos mais críticas, pois está diretamente relacionada ao sucesso ou ao fracasso do projeto.
    Uma boa gestão de risco possibilita que o Gerente do Projeto, Patrocinador ou Cliente/Usuário não seja surpreendido por problemas “brotando do chão” a todo momento.
    Segundo o PMBoK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos que tratam do planejamento, identificação, análise qualitativa e quantitativa, respostas, monitoramento e controle.
    Fonte:http://www.wankesleandro.com/2009/11/entendendo-o-basico-do-gerenciamento.html#!/2009/11/entendendo-o-basico-do-gerenciamento.html
  • "A disciplina de Gerenciamento de Riscos é uma entre as nove áreas de conhecimento delimitadas pelo PMBOK/PMI. Conforme as demais, participa dos processos de gerenciamento, contudo, não em todos. Assim como as gerências de TEMPO, ESCOPO e CUSTO (Os TREC's), só participa dos processos de PLANEJAMENTO e CONTROLE".

    Fonte: Professor Renato Lacerda - Estúdio Aulas
  • Gerenciamento de riscos é composta pela análise de riscos que, trocando em miúdos, é o controle (elemento do plano de monitoramento e avaliação) e não planejamento, como afirmado na questão. 

     

    Logo, errado. 

  • O gerenciamento de riscos de projetos públicos envolve planejamento, estimativa, orçamentação e controle das despesas decorrentes do projeto. Resposta: Errado.

     

    Comentário: o gerenciamento de riscos não envolve a estimativa de custos ou orçamentação de algum componente. O gerenciamento de riscos temos: planejamentoidentificaçãoanáliseplanejamento de respostasmonitoramento e controle de riscos do projeto.


ID
890974
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre o Gerenciamento de Riscos ditado por COSO, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • http://www.wiziq.com/tutorial/189120-Gerenciamento-de-Risco-Corporativo-segundo-o-COSO

  • O gerenciamento de riscos corporativos é um processo conduzido pelo conselho de administração, pela diretoria executiva e pelos demais empregados, e aplicado no estabelecimento de estratégias por meio de toda a organização. Além de ser capaz de identificar eventos em potencial, capazes de afetar a organização, o processo permite o gerenciamento de riscos de forma compatível com o apetite a risco da organização e, ainda, possibilita um nível razoável de garantia em relação à realização dos seus objetivos. 

    https://www.coso.org/Documents/COSO-ERM-Executive-Summary-Portuguese.pdf

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna / COSO II

    Definição de Gerenciamento de Riscos Corporativos 

     

    1. gerenciamento  de  riscos  corporativos  é  um  processo  conduzido  em  uma  organização  pelo conselho  de  administração,  diretoria  e  demais  empregados,  aplicado  no  estabelecimento  de estratégias, formuladas para identificar em toda a organização eventos em potencial, capazes de afetá-la,  e  administrar  os  riscos  de  modo  a  mantê-los  compatível  com  o  apetite  a  risco  da organização e possibilitar garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos. 

    Essa definição reflete certos conceitos fundamentais. O gerenciamento de riscos corporativos é: 

    ➤ um processo contínuo e que flui através da organização; 

    ➤ conduzido pelos profissionais em todos os níveis da organização; 

    ➤ aplicado à definição das estratégias; 

    ➤ aplicado em toda a organização, em todos os níveis e unidades, e inclui a formação de uma visão de portfólio de todos os riscos a que ela está exposta; 

    ➤ formulado para identificar eventos em potencial, cuja ocorrência poderá afetar a organização, e 

    ➤ para administrar os riscos de acordo com seu apetite a risco; 

    ➤ capaz de propiciar garantia razoável para o conselho de administração e a diretoria executiva de uma organização; 

    ➤ orientado  para  a  realização  de  objetivos  em  uma  ou  mais  categorias  distintas,  mas 

    dependentes. 

    ===

    COSO I = 5 Componentes

    COSO II = 8 Componentes


ID
890977
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um evento é um incidente ou uma ocorrência gerada com base em fontes internas ou externas que afeta a realização dos objetivos. Os eventos podem causar impacto negativo, positivo ou ambos. Sendo assim _________________ é representado (a) pela possibilidade de que um evento ocorrerá e afetará negativamente a realização dos objetivos.

Alternativas
Comentários
  • O risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto. 
    Desta forma os processos da área de conhecimento de gerenciamento de riscos tratam de todos os aspectos relevantes em relação aos riscos que podem vir a acontecer em um projeto, seja ele positivo ou negativo.
     
    Oportunidade seria algo positivo.
    Processo não se aplica na questão.
    Risco, na questão podemos considerar essa opção como algo negativo.
    Probabilidade é apenas a chance de algo acontecer não se aplicando na questão. 
  • Complementando o comentário acima

    RISCO POSITIVO = Oportunidade
    RISCO NEGATIVO = Ameaça
  • Questão mal elaborada. Risco pode afetar positivamente ou negativamente o projeto.

  • Nesse caso a única resposta aceitável é risco e não vejo a questão como mal elaborada. Se tivesse falado em um evento que ocorrerá  e afetará positivamente a realização dos objetivos, realmente a resposta poderia ser risco ou oportunidade.

  • Também acho mal elaborada, pois o Risco pode ser positivo ou negativo.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna / COSO II

    Eventos – Riscos e Oportunidades 

    ➤ Um evento é um incidente ou uma ocorrência gerada com base em fontes internas ou externas, que  afeta a  realização dos  objetivos. Os eventos podem causar impacto negativo, positivo ou ambos. Os eventos que geram impacto negativo representam riscos.  

    ➤ O risco é representado pela possibilidade de que um evento ocorrerá e afetará negativamente a realização dos objetivos. 

    Os eventos cujo impacto é positivo podem contrabalançar os impactos negativos ou representar oportunidades.  

    Oportunidade  é  a  possibilidade  de  que  um  evento  ocorra  e  influencie  favoravelmente  a realização dos objetivos.


ID
930736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a gerência de projetos, julgue os itens a seguir.

O registro de riscos deve ser realizado em um nível de detalhe equivalente às classificações de prioridade e às respostas planejadas. A execução das respostas planejadas leva à solução dos riscos residuais (riscos de baixa prioridade), os quais não necessitam passar por monitoramento periódico nem ser incluídos em listas de observação.

Alternativas
Comentários
  • Controlar os riscos

    Controlar os riscos é o processo de implementação de planos de respostas aos riscos, acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos e avaliação da eficácia do processo de riscos durante todo o projeto. O principal benefício desse processo é a melhoria do grau de eficiência da abordagem dos riscos no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto a fim de otimizar continuamente as respostas aos riscos. 

    Fonte: PMBoK 5ª Edição


ID
944221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação a gerenciamento de riscos e gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

Suponha que um projeto de construção de uma solução de tecnologia da informação receba determinado equipamento de um fornecedor antes do prazo previsto. Nesse caso, a possibilidade da ocorrência desse evento é um exemplo de risco.

Alternativas
Comentários
  • Risco – evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objectivo do projecto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade – PMI, PMBOK Guide 2004, pag. 238;

  • Nesse caso da questão o risco é o tempo para recebimento do recurso na hora errada que deverá ser disponibilizado, os custos de armazenagem etc..

  • Resposta - CERTO

     

    " Apesar de a palavra risco ser comumente associada à possibilidade de perdas, seu conceito genérico também está associado à possibilidade de ganhos."

     

    FONTE - Guia PMBOK, 5° edição

     

    @papirobizurado


ID
944224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação a gerenciamento de riscos e gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

Para uma equipe de projeto que analisa a estrutura analítica do projeto, a migração do nível 3 para o nível 4 representa maiores chances de detalhes desse projeto serem negligenciados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    A Estrutura Analítica do Projeto é um recurso que tem como principal objetivo a divisão do projeto em partes menores;

     

    A estrutura é organizada como a raiz de uma árvore, onde as entregas mais abrangentes são posicionadas no topo e as mais específicas na parte inferior, agrupadas por níveis hierárquicos.

     

    Então não tem como os detalhes serem negligenciados ao descer para um nível inferior.

     

  • Quanto maior o Nível da EAP, mais detalhado é o projeto. Evitando assim negligências.

    Cuidado que um nível de detalhamento muito alto, não necessariamente é bom, pois pode tornar o rastreamento ineficiente. O Detalhamento deve ser suficiente para medir o progress do trabalho.


ID
944227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação a gerenciamento de riscos e gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

A técnica crashing, que pode ser empregada em situações em que há atrasos na execução de um projeto, consiste em aumentar o número de trabalhadores e de máquinas utilizadas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    O “Crashing” é uma técnica de aceleração de cronogramas através da redução da duração de atividades mediante a colocação de recursos extras ou uso de horas extras.
    Se uma atividade de alvenaria leva 6 dias para ser realizada com uma produtividade de 1m2 por hora e um pedreiro, podemos aumentar as horas de trabalho diárias ou somar um novo pedreiro a equipe para reduzir o prazo.

    http://www.thespiderteam.com/infospider/arquivos/strl_artigos_crashing.pdf


ID
944230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação a gerenciamento de riscos e gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.

O plano de gerenciamento do projeto é utilizado para integrar as atividades durante a execução do projeto.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O PMBOOK

    Plano de gerenciamento do projeto 

    Este é o processo necessário para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento do projeto se torna a principal fonte de informações de como o projeto será planejado, executado, monitorado e controlado, e encerrado. 

    http://www.pm.am.gov.br/opms/members/tmp/pm6/pmbok/PMBOK3rdPortuguese.pdf



ID
945124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca dos riscos empresariais e suas caraterísticas, julgue os itens que se seguem.

O risco empresarial total é o somatório dos riscos aos quais se submete uma empresa. Esses riscos são derivados do ambiente, sendo que no macroambinte encontram-se os riscos político-legais, econômicos, demográficos, bem como os riscos financeiros e operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Os riscos relacionados ao macroambiente são os riscos externos (não controláveis), neles não estão incluídos os riscos operacionais por se tratarem de riscos internos (controláveis).

    Segundo Santos (2002) os riscos do macroambiente se classificam em:

    • Riscos Político-Legais

    • Riscos Econômicos

    • Riscos Demográficos

    • Riscos Naturais

    • Riscos Tecnológicos

    • Riscos Sociais


  • Riscos Operacionais são internos

  • O risco empresarial total é o somatório dos riscos aos quais se submete uma empresa. Esses riscos são derivados do ambiente, sendo que no macroambinte encontram-se os riscos político-legais, econômicos, demográficos, bem como os riscos financeiros e operacionais (Erro da questão).


ID
945127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca dos riscos empresariais e suas caraterísticas, julgue os itens que se seguem.

Enquanto o risco operacional decorre de falhas no processo operacional e de possíveis perdas inerentes a situações adversas de mercado, o risco de mercado, por sua vez, refere-se diretamente ao retorno esperado de um investimento em instrumentos financeiros convencionais e(ou) derivativos.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA

    Marquei errada baseada no termo "situações adversas de mercado" por interpretar o termo como não sendo um risco operacional, porém encontrei a seguinte definição:

    “o risco operacional é definido como o risco de perda resultante de pessoas, sistemas e processos internos inadequados ou deficientes, ou de eventos externos. Essa definição inclui o risco jurídico,porém exclui o estratégico e de reputação” [Bank for International Settle-ments (BIS) (20004)


    Ainda não achei suficiente!

  • Risco operacional a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos.

    Risco de mercado é definido como o potencial de resultado negativo, devido a mudanças nos preços ou parâmetros de mercado. Os principais preços / parâmetros são preços de ações, curvas de juros, taxas de câmbio, volatilidades e correlações.

  • Enquanto o risco operacional decorre de falhas no processo operacional e de possíveis perdas inerentes a situações adversas de mercado, o risco de mercado, por sua vez, refere-se diretamente ao retorno esperado de um investimento em instrumentos financeiros convencionais e(ou) derivativos. Resposta: Certo.

     

    Comentário: o risco operacional é definido como o risco de perda resultante de pessoas, sistemas e processos internos inadequados ou deficientes ou de eventos externos.


ID
945130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca dos riscos empresariais e suas caraterísticas, julgue os itens que se seguem.

Se a governança corporativa é adotada como premissa indispensável nos processos operacionais, os riscos empresariais podem ser mitigados.

Alternativas
Comentários
  • A governança corporativa significa seguir padrões rigidos de controle de resultados e gestão, incluindo parametros de contabilidade, transparência e crescimento organizacional.
    Existem organizações internacionais que certificam a implantação da governanças corporativa. Portanto, melhor para os sócios (transparência), melhor para os Administradores (métodos claros de avaliação) e melhor para os demais stakeholders (confiabilidade), como clientes e fornecedores.
    Assim, os riscos estão mitigados.
  • QUESTÃO CERTA

    MITIGADOS = Suavizados, minimizados.

    Ou seja, sendo a governança corporativa  adota, os riscos serão minimizados.


  • Riscos empresariais = riscos financeiros + riscos operacionais + outros riscos

     

    Se eu diminuo (mitigo) os riscos operacionais por meio de governança corporativa, eu diminuo , consequentemente, os meus riscos empresariais. 

     

    Resposta: Correto. 


ID
945133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca do VAR (value at risk) e suas implicações como modelo de mensuração de riscos, julgue os itens subsequentes.

A utilização do VAR para o cálculo do risco de mercado absoluto de uma carteira de investimentos implica a adoção do desvio padrão dos retornos passados ou do downside risk dos retornos passados.


Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar em VAR, mas também acho que não seja necessário saber (pelo menos para esta questão), uma vez não é possível fazer cálculo de risco de mercado ABSOLUTO em nenhum caso, muito menos com base em investimentos passados, já que os retornos se darão sobre índices futuros.

  • Achei sem querer esta definição: Value at Risk ( VaR) é um método para avaliar o risco em operações financeiras. O VaR resume o risco de um instrumento financeiro ou o risco de uma carteira de investimentos em um número, um montante financeiro, que representa a pior perda esperada em um dado horizonte de tempo (Ex.: 1 dia). Como o universo de incertezas é ilimitado, a técnica do VaR é constantemente associada a um nível de confiança desta informação (Ex.: 95% de confiança).


  • O valor de risco (VaR) é uma ferramenta que utiliza técnicas estatística para mensurar e administrar o risco, pois resume em um único número a exposição total ao risco de um portfólio de ativos, por exemplo, para um certo intervalo de tempo e nível de confiança. Segundo Jorion (1997 apud SAIN, 2001), “o VaR sintetiza a maior perda esperada dentro de determinados períodos de tempo e intervalos de confiança”.


ID
945136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca do VAR (value at risk) e suas implicações como modelo de mensuração de riscos, julgue os itens subsequentes.

Ainda que seja utilizado para gerenciar o risco de crédito e o risco operacional e que tenha, de forma agregada, evoluído para a abrangência de todos os riscos financeiros, o VAR não pode ser caracterizado como uma extensão dos métodos de avaliação dos instrumentos derivativos.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA

    “o VAR representa uma extensão dos métodos de avaliação dos instrumentos derivativos” [...].

    (JORION, 2003).

    Ao contrário do que afirma a questão.



ID
945139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca do VAR (value at risk) e suas implicações como modelo de mensuração de riscos, julgue os itens subsequentes.

O risco acionário é um dos tipos de risco de mercado e pode ser aproximado por um fator de mercado como, por exemplo, o IBOVESPA.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA

    A questão ficaria correta se estivesse escrita da seguinte maneira:

    O risco MERCADO é um dos tipos de risco de mercado ACIONÁRIO  e pode ser aproximado por um fator de mercado como, por exemplo, o IBOVESPA.


    "Risco de mercado pode ser dividido em quatro grandes áreas: acionária, câmbio, juros e commodities. É possível que alguns instrumentos tenham seus riscos considerados separadamente dentro das quatro áreas acima. Por exemplo, quando consideramos um contrato futuro no Ibovespa negociado na BM&F, temos dois tipos de risco:

    a) risco do mercado acionário, que pode ser aproximado por um fator de mercado como o Ibovespa"

    http://www2.bmf.com.br/cimConteudo/W_ArtigosPeriodicos/00752004.pdf   

    página 03


  • Acredito que o erro da questão esteja na expressão "risco acionário", embora possa-se ouvi tal expressão na literatura fala-se em risco de mercado acionário e este pode sim ser aproximado por um fator de mercado chamado de indíce ou benchmarking.

    Questão cruel, pois atentou-se apenas a um detalhe, pegando muitos destraidos, inclusive eu.

  • O risco acionário é um dos tipos de risco de mercado e pode ser aproximado por um fator de mercado como, por exemplo, o IBOVESPA. Resposta: Errado.

     

    Comentário: risco de mercado pode ser dividido em quatro grandes áreas: acionária, câmbio, juros e commodities.


ID
945142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que diz respeito aos riscos de mercado, julgue o próximo item.

O risco de operações está diretamente relacionado à eficiência da organização, à consistência da administração e à definição dos objetivos de longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA

    Os fatores de risco divergem dos fatores apresentados na questão:

    - Risco de Mercado

    - Risco de crédito

    - Risco de liquidez

    - Risco proveniente do uso de derivativos

    - Risco de Custódia

    - Risco de Negociação

    Risco Operacional

    A Resolução 3.380/06 do Conselho Monetário Nacional define como Risco Operacional a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência, ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos.

    vale a pena dar uma olhada. http://www.indusvaltrade.com.br/fatores-de-risco

  • (...) INeficiente, ou seja, a uma administração INconsistente e SEM definição de objetivos de longo prazo (...)
    Risco operacional está relacionado a possíveis perdas como resultado de sistemas e/ ou controles inadequados, falhas de gerenciamento e erros humanos. Risco operacional pode ser dividido em três grandes áreas:

    a) risco organizacional, que está relacionado a uma organização INeficiente, ou seja, a uma administração INconsistente e SEM definição de objetivos de longo prazo, fluxo deficiente de informações internas e externas, responsabilidades mal definidas, fraudes, acesso a informações internas por parte de concorrentes etc.; 

    FONTE: http://www2.bmf.com.br/cimConteudo/W_ArtigosPeriodicos/00752004.pdf
  • Risco Operacional é definido como a possibilidade de ocorrência de perda resultantes de falha, deficiência ou inadequação de quaisquer processos internos envolvendo pessoas, sistemas ou de eventos externos e inesperados. 


ID
945145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da avaliação de riscos e suas características, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva da abordagem quantitativa, o risco é avaliado por modelos probabilísticos; na abordagem qualitativa, o nível de risco é avaliado a partir da atribuição de critérios de classificação, de acordo com a frequência e a severidade.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CERTA

    É possível considerar a existência de duas abordagens de mensuração de riscos, a qualitativa e a quantitativa (CROUHY; GALAI; MARK, 2004).

    Em ambas, a mensuração é definida a partir do conhecimento das variáveis freqüência (ou probabilidade de ocorrência) e severidade (ou impacto financeiro), associadas aos eventos de perdas identificados nos processos das empresas.

    Pela abordagem qualitativa, o nível de risco é avaliado a partir da atribuição de critérios de classificação à freqüência e à severidade, enquanto pela abordagem quantitativa o risco é avaliado por modelos probabilísticos (ver JORION, 2003; CRUZ, 2002).

    http://www.scielo.br/pdf/rcf/v18n43/a05v1843.pdf


  • quantitativa = probabilidade (frequência)

    qualitativa = probabilidade (frequência) + impactos (severidade)


ID
945148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da avaliação de riscos e suas características, julgue os itens a seguir.

O processo de autoavaliação, conhecido como CSA (control self assessment), é uma técnica empregada para avaliação qualitativa de riscos, que consiste em avaliar, de maneira descentralizada e contínua, a efetividade dos controles e a potencialidade (frequência versus severidade) dos riscos, possibilitando a detecção de exposições indesejadas e a implementação de medidas corretivas.

Alternativas
Comentários
  • O CSA busca identificar numa estrutura de controle, as fraquezas e os obstáculos que impactam o desenvolvimento dos trabalhos para alcançar os objetivos determinados, avaliando o alcance dos objetivos empresariais e os riscos envolvidos nos processos, além de avaliar a efetividade dos controles internos estabelecidos para minimizar esses riscos.

    Um ambiente de controle monitorado, além de proporcionar maior atenção às iniciativas estratégicas, assegura claro entendimento e compartilhamento dos papéis e responsabilidades pela gestão de riscos e CSA, melhorando o grau de confiabilidade nas informações gerenciais, as quais são suporte para tomada de decisão.



ID
945151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da avaliação de riscos e suas características, julgue os itens a seguir.

A mensuração quantitativa de riscos é uma ferramenta empregada estritamente na análise de riscos operacionais e pode ser feita por meio de uma matriz, na qual o nível de risco é definido pela composição das variáveis probabilidade e impacto operacional, associadas aos eventos de perda inerentes ao processo avaliado.

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere a MENSURAÇÃO QUALITATIVA e não quantitativa.

    Teoria:
    É possível considerar a existência de duas abordagens de  mensuração de riscos, a qualitativa e a quantitativa (CROUHY, GALAI & MARK, 2004). Em  ambas, a mensuração é definida a partir do conhecimento das variáveis freqüência (ou  probabilidade de ocorrência) e severidade (ou impacto financeiro), associadas aos eventos de  perdas identificados nos processos das empresas. Pela abordagem qualitativa, o nível de risco  é avaliado a partir da atribuição de critérios de classificação à freqüência e à severidade,  enquanto que pela abordagem quantitativa o risco é avaliado por modelos probabilísticos  (JORION, 2003)

    Matriz de Riscos  A mensuração qualitativa de riscos pode ser gerada através de uma matriz de riscos,  onde o nível de risco é definido pela composição das variáveis freqüência (probabilidade) e  impacto financeiro (severidade), associadas aos eventos de perda (fatores de risco) inerentes  ao processo avaliado.
  • QUESTÃO ERRADA

    Gente tô achando que esse é o conceito a matriz GUT:

    ferramenta muito utilizada pelas empresas para priorizar os problemas que devem ser atacados pela gestão, bem como para analisar a prioridade que certas atividades devem ser realizadas e/ou desenvolvidas, em situações como: solução de problemas, estratégias, desenvolvimento de projetos, tomada de decisões etc. Esta ferramenta se chama Matriz GUT, sigla utilizada para resumir as palavras Gravidade, Urgência e Tendência.


    http://www.sobreadministracao.com/matriz-gut-guia-completo/


  • "A mensuração quantitativa de riscos é uma ferramenta empregada estritamente na análise de riscos operacionais e pode ser feita por meio de uma matriz, na qual o nível de risco é definido pela composição das variáveis probabilidade e impacto operacional, associadas aos eventos de perda inerentes ao processo avaliado."

     

    A qualitativa é que analisa probablidade + impacto 

    A quantitativa é só probabilidade


ID
959182
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre Análise de Risco, é correto afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • 15.3. Certeza, Risco e Incerteza
    Outros conceitos que devemos conhecer para a nossa prova é o de certeza, risco e incerteza, muito cobrados. Começo com a certeza.
    A certeza é a situação em que temos informações seguras e confiáveis que nos permitem “saber” quais serão os resultados das alternativas que nos são propostas.
    Assim, uma situação de certeza ocorre quando sabemos o que ocorrerá em cada conjuntura – em cada alternativa de ação.8 Por exemplo, se soubermos o quanto gastamos em uma máquina por mês, podemos ter certeza da economia que teremos se deixarmos de usá-la, não é verdade?
    Até aqui foi fácil, não é mesmo? Mas qual é a diferença entre risco e incerteza?
    Em uma situação de risco, podemos calcular a probabilidade de algum resultado!
    Ou seja, temos dados suficientes que nos permitem ter uma “ideia” do resultado de cada alternativa. Quando um médico, por exemplo, nos diz que uma cirurgia tem 90% de chances de sucesso, ele nos informa o risco desse procedimento.
    Assim, ele tem o histórico de diversos casos de pessoas em uma situação semelhante à da nossa e o resultado de cada uma dessas cirurgias. Com esses dados, ele pode calcular a probabilidade de sucesso da nossa cirurgia, ok?
    Com a incerteza, esses dados não existem! Assim, não conseguimos calcular a probabilidade de uma decisão ser favorável ou não. Muitas vezes, não temos acesso aos dados que gostaríamos em uma determinada situação.
    Assim, temos de nos utilizar da nossa intuição, de nossas experiências passadas, para buscar a melhor decisão possível

     

    Gabarito A: Renno  (2013)

  • Comentários:

    Como vimos, o gerenciamento de riscos (gestão de riscos), a avaliação de riscos e a comunicação de riscos são componentes da análise de risco.

    Enquanto o gerenciamento de riscos é um processo de gestão dos resultados obtidos na avaliação de risco, a comunicação do risco é uma troca de informações entre diversos usuários acerca dos riscos.

    Gabarito: A

    -----------------

    Fonte: Claudenir Brito


ID
964441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca do gerenciamento de riscos, tendo como base o COSO(Committee of Sponsoring Organizations of the TreadwayCommission), julgue o  item  subsequente.


O gerenciamento de riscos corporativos é constituído de quatro componentes: estratégias, operações, respostas e avaliação dos riscos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com http://www.coso.org/documents/COSO_ERM_ExecutiveSummary_Portuguese.pdf

    Essa estrutura de gerenciamento de riscos corporativos é orientada a fim de alcançar os objetivos de uma organização e são classificados em quatro categorias: 

    Estratégicos – metas gerais, alinhadas com o que suportem à sua missão. 

    Operações – utilização eficaz e eficiente dos recursos. 

    Comunicação – confiabilidade de relatórios.

    Conformidade – cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis.

  • Para decorar os componentes COCE!!!

  • COCE o próprio cu:

    Conformidade – cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis.

    Operações – utilização eficaz e eficiente dos recursos

    Comunicação – confiabilidade de relatórios.

    Estratégicos – metas gerais, alinhadas com o que suportem à sua missão.

     

     

  • Os objetivos são :

    Conformidade – cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis.

    Operações – utilização eficaz e eficiente dos recursos

    Comunicação – confiabilidade de relatórios.

    Estratégicos – metas gerais, alinhadas com o que suportem à sua missão.

    Os componentes do GRC são ( a face frontal do cubo):


ID
964444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca do gerenciamento de riscos, tendo como base o COSO(Committee of Sponsoring Organizations of the TreadwayCommission), julgue o  item  subsequente.


O gerenciamento de riscos corporativos é um processo vinculado a estratégias que identificam e administram eventos potencialmente capazes de afetar a organização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Em 2004, o COSO divulgou o trabalho “Gerenciamento de Riscos Corporativos – Estrutura Integrada (COSO ERM)”, com um foco mais voltado para o gerenciamento de riscos corporativos, que definiu gerenciamento de riscos corporativos da seguinte forma: 

     

    É um processo conduzido em uma organização pelo conselho de administração, diretoria e demais empregados, aplicado no estabelecimento de estratégias, formuladas para identificar em toda a organização eventos em potencial, capazes de afetá-la, e administrar os riscos de modo a mantê-los compatível com o apetite a risco da organização e possibilitar garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos. (COSO ERM, 2004) 

  • Resolução: não adianta fazer a gestão de qualquer risco, mas apenas aqueles riscos que podem afetar a organização.

    Resposta: certo


ID
965257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de projetos, julgue o item subsecutivo.

Os riscos e incertezas são maiores na fase de execução do projeto em comparação às fases de início e encerramento.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de vida do projeto é composto por:
    - iniciação
    - planejamento
    - execução / controle
    - encerramento

    Nas fases iniciais de iniciação e planejamento os riscos e incertezas são maiores, e vão diminuindo com o avanço do projeto. Portanto, está incorreto dizer que o risco na execução é maior que no início...
    Mas dizer que o risco na execução é maior que no encerramento está correto

  • Apenas complementando o perfeito comentário do nosso amigo de cima:

    --> CUSTOS SÃO BAIXOS NO INICIO E VÃO AUMENTANDO COM O ANDAMENTO DO PROJETO
    --> MÃO DE OBRA SÃO BAIXOS NO INICIO E VÃO AUMENTANDO COMO O ANDAMENTO DO PROJETO

    FFF - Força, Foco e Fé
  • NA LATERAL DA FIGURA A SETA PARA CIMA DEMONSTRA O NÍVEL DOS CUSTOS E DE PESSOAL AO LONGO DO PROJETO.

  • O ciclo de vida do projeto é composto por::
     
    1 - INICIAÇÃO
    2 - PLANEJAMENTO
    3 - EXECUÇÃO
    4 - MONITORAMENTO E CONTROLE
    5 - ENCERRAMENTO
    -------------------------------------------------------------------
    É importante mencionar que, com o desenrolar do projeto, praticamente todas as fases são realizadas concomitantemente. O ciclo, na verdade, é DINÂMICO. 
     
    Nem todos os projetos vão seguir à risca todos estes estágios, uma vez que alguns podem ser encerrados antes do inicialmente esperado. Outros projetos passarão pelos estágios 2, 3 e 4 múltiplas vezes. 
     
    O projeto ou empreendimento objetiva a satisfação de uma necessidade ou oportunidade, sendo a fase inicial, na qual existem muitas áreas e/ou pessoas envolvidas. 
     
    Em geral sempre existe mais que uma solução ou alternativas para atender às mesmas necessidades. A técnica usada para definir a solução final passa pelo desenvolvimento de alternativas extremas. A primeira, de baixo custo, que atende as necessidades mínimas para ser funcional.  
     
    A segunda tenta atender a maior parte das exigências das diversas áreas envolvidas no escopo, que resulta num projeto com custo muito maior e pouco competitivo. A partir de ambas as alternativas, é desenvolvida uma solução intermediária entre as mesmas, que atende a uma boa parte das exigências com um custo competitivo. 

    PONTODOSCONCURSOS - VINICIUS OLIVEIRA - 2013 - MPU

    Deus seja louvado!
  • PMBOK: A influência das partes interessadas, os riscos e as incertezas são maiores no início do projeto, mas caem ao longo da vida do mesmo. 
  • GABARITO: ERRADO
  • A estrutura genérica do ciclo de vida do projeto geralmente apresente as seguintes características:


    1 - Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme é finalizado,

    2 - As fases são sequenciais e normalmente definidas por algum formulário de transferência de informações técnicas ou de entrega de componentes técnicos.

    3 - O nível de incertezas é o mais alto, e, portanto, o risco de não atingir objetivos é o maior no início do projeto. A certeza de término geralmente se torna cada vez maior conforme o projeto continua.

    4 -  A capacidade das partes interessadas de influenciarem as características do projeto é mais alta no início e torna-se cada vez menor conforme os projeto continua.


    Fonte. PMBOK 4ª EDIÇÃO

  • Pelo PMBOK 5: 

    A estrutura genérica do ciclo de vida geralmente apresenta as seguintes características:

    •   Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado. 

    •   A curva típica de custo e pessoal acima pode não se aplicar a todos os projetos. Um projeto pode exigir despesas substanciais para assegurar os recursos necessários no início do seu ciclo de vida, por exemplo, ou dispor de uma equipe completa bem no início do seu ciclo de vida. 

    •   Os riscos e incertezas são maiores no início do projeto. Esses fatores diminuem ao longo da vida do projeto à medida que as decisões são tomadas e as entregas são aceitas. 

    •   A capacidade de influenciar as características finais do produto do projeto, sem impacto significativo sobre os custos, é mais alta no início do projeto e diminui à medida que o projeto progride para o seu término. A Figura 2-9 ilustra a ideia de que os custos das mudanças e correções de erros geralmente aumentam significativamente à medida que o projeto se aproxima do término.

  • "Os riscos e incertezas são maiores no início do projeto. Esses fatores diminuem ao longo da vida do projeto à medida que as decisões são tomadas e as entregas são aceitas." Conforme apresentado no item 2.4.1 do PMBOK.
    Fonte: Project management institute, INC. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK) - Pennsylvania, 5ª edição, 2013.

    Resposta: ERRADO 



ID
979078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Tendo em vista que o gerenciamento de projetos deixou de ser diferencial competitivo e passou a ser considerado lugar-comum no universo administrativo, julgue os itens subsecutivos, acerca de elaboração, análise, avaliação e gestão de projetos.



A contratação de seguro é uma estratégia para mitigação de ameaças capaz de eliminar os impactos e tornar um risco desconhecido em risco conhecido.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, 

    A CONTRATAÇÃO DE UM SEGURO PODE MITIGAR OS RISCOS DO PROJETO, PORÉM NÃO É CAPAZ DE ELIMINAR OS IMPACTOS E TORNAR UM RISCO DESCONHECIDO EM CONHECIDO.


    Gestão de Riscos
    A gestão (ou gerenciamento) de riscos é um elemento central na gestão da estratégia de qualquer organização ou projeto.

    É o processo através do qual analisam metodicamente os riscos inerentes às respectivas atividades, com o objetivo de identificação, estimativa (probabilidade de ocorrência e impacto) e mitigação dos mesmos, através de medidas para:

    • Evitar;
    • Reduzir;
    • Assumir; e/ou
    • Transferir os riscos(exemplos: pelo tipo de contrato, fazer um seguro, etc).

  • Olá pessoal ( GABARITO ERRADO). Para complementar o excelente comentário acima:

    Os riscos podem ser mitigados ( reduzidos), mas não ELIMININADOS.

     GERÊNCIA DE RISCOS
    1) Estratégia para riscos negativos ou ameaças: Evitar, transferir, mitigar ou aceitar.
    2) Estratégia para riscos positivos ou oportunidades: Explorar, Compartilhar, melhorar ou aceitar.

    DEFINIÇÃO
     Transferir: Exige a mudança de alguns ou todos os impactos negativos de uma ameaça, juntamente com a responsabilidade da resposta, para um terceiro. Transferir o risco simplesmente passa a responsabilidade pelo gerenciamento para outra parte, mas não o elimina.
     Fonte: Guia PMBOK 4a edição.

     

  • Errado!!!
    A contratação de seguro é uma estratégia para TRANSFERÊNCIA DE RISCO de ameaças capaz de eliminar os impactos e tornar um risco desconhecido em risco conhecido. (NÃO TORNA O RISCO CONHECIDO!!! PARA ISSO SE USA RESERVAS GERENCIAIS!)

    A Mitigação serve para diminuir a probabilidade da ocorrência de um determinado risco!
  • Complementando a resposta do colega abaixo!


    Área de Conhecimento: Risco

    Processo: Planejar as respostas aos Riscos

    Saída do Processo: Decisões contratuais relacionadas a riscos (Contratos de Seguro)


  • Contratação de seguro - Compartilhamento de riscos.


ID
1001482
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que tange à Gestão de Riscos, uma técnica é bastante utilizada na identificação destes, e que implica nos procedimentos a seguir descritos.

I- Reunir em uma sala especialistas no assunto-alvo, integrantes da equipe, membros da equipe de gerenciamento de riscos e quem mais puder contribuir para o processo e pedir que comecem a identificar possíveis eventos de risco.

II- O segredo da técnica é que a ideia de um pode inspirar outra ideia e assim por diante, de modo que, ao final da sessão, é possível identificar todos os riscos possíveis.

III- O mediador deve iniciar falando da categoria de riscos, de modo que todos pensem na direção correta.

Semelhante ao Brainstorming, exceto pelo fato de que os participantes da reunião não se conhecem, nem precisam estar fisicamente no mesmo local, podendo utilizar e-mail na comunicação, a técnica descrita é conhecida por técnica de:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo original da técnica Delphi era desenvolver uma técnica para aprimorar o uso da opinião de especialistas na previsão tecnológica. Na metodologia desenvolvida, isto era feito estabelecendo-se três condições básicas: o anonimato dos respondentes, a representação estatística da distribuição dos resultados, e o feedback de respostas do grupo para reavaliação nas rodadas subsequentes.

    Assim, na sua formulação original, o Delphi é uma técnica para a busca de um consenso de opiniões de um grupo de especialistas a respeito de eventos futuros.

    A evolução em direção a um consenso obtida no processo representa uma consolidação do julgamento intuitivo de um grupo de peritos sobre eventos futuros e tendências. A técnica baseia-se no uso estruturado do conhecimento, da experiência e da criatividade de um painel de especialistas, pressupondo-se que o julgamento coletivo, quando organizado adequadamente, é melhor do que a opinião de um só indivíduo.

    Em função das características expostas, o método Delphi é especialmente recomendável quando não se dispõe de dados quantitativos ou estes não podem ser projetados para o futuro com segurança, em face de expectativa de mudanças estruturais nos fatores determinantes das tendências futuras.

    GABARITO A

  •  a) DELPHI- GABARITO
      b) PARETO - DIAGRAMA DE PARETO 80/20
      c) SHAPIRO- O teste de Shapiro-Wilk é um teste de normalidade na estatística freqüentista. Foi publicado em 1965 por Samuel Sanford Shapiro e Martin Wilk .
      e) FURUKAWA - ACHO QUE QUIS DIZER ISHIKAWA RSRS

  • Furukawa é marca de cabos e equipamentos de redes kkkk


ID
1001644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir, considerando as áreas de gerenciamento de riscos, qualidade e custos, segundo o PMBOK.

O planejamento de respostas a riscos deve considerar tanto riscos identificados e analisados quanto aqueles desconhecidos, uma vez que a incerteza é elemento indissociável do gerenciamento dos riscos do projeto

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Por partes

    1) O planejamento de respostas a riscos deve considerar tanto riscos identificados e analisados quanto aqueles desconhecidos. Como considerar no planejamento um risco desconhecido? Errado.

    2) uma vez que a incerteza é elemento indissociável do gerenciamento dos riscos do projeto. Correto.

    Na metodologia Risk Mangement Guide for DOD Acquisition (2002), o risco é definido como sendo “… a atenção dirigida à ocorrência de eventos futuros, cujo resultado exato é desconhecido, e com a forma de lidar com essa incerteza, i.e., a amplitude de possíveis resultados. Inclui o planeamento, identificação e análise de áreas de risco e o desenvolvimento de opções para lidar e controlar o risco.”.

  • Não é por causa dos riscos desconhecidos que tenho as reservas de tempo e de custo? 

    Se sim, "O planejamento de respostas a riscos deve considerar tanto riscos identificados e analisados quanto aqueles desconhecidos"

  • Errei, mas até que faz sentido. Nas etapas da área de conhecimento Gerenciamento de Risco, temos uma fase de Planejar as Respostas aos Riscos, que é posterior á Identificar os Riscos. Como planejar responder algo que não se tenha ciência de que possa acontecer? Se ela existir, ela está identificada.

  • Eduardo, pensei a mesma coisa que você, porém estas reservas são feitas, independente de se planejar ou não uma resposta ao risco. É algo que se faz automaticamente, por isso que ao responder, desconsiderei estas reservas.


  • Só existe planejamento de resposta à riscos identificados. Não há como planejar respostas à riscos desconhecidos. Para estes existem reservas gerenciais.


    Fonte: PMBOK 5ª edição
  • SEMPRE ERRO ESTA M$%#$@%$@%

  • Não há como planejar respostas à riscos desconhecidos. 

  • Riscos precisam ser conhecidos, precisam ser tratados, pois, segundo Peter Drucker, as pessoas não gerenciam o que não conhecem.


ID
1002139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à análise de projetos de investimento em condições de risco, julgue o item a seguir.

A amplitude de um projeto é obtida pela diferença entre o seu valor presente líquido no cenário mais otimista e o seu valor presente líquido no cenário mais pessimista, sendo que quanto maior a amplitude, mais arriscado é o projeto.

Alternativas
Comentários
  • Amplitude é alongar a vida útil do projeto.


ID
1044175
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta do processo Monitorar e Controlar os Riscos.

Alternativas
Comentários
  • a) Relatórios de desempenho. ENTRADA

    b) Auditoria de riscos. FERRAMENTA (GABARITO)

    c) Registro de riscos. ENTRADA

    d) Solicitações de mudanças. SAÍDA

    e) Atualizações dos registros de riscos. NDA

     

    As outras ferramentas do processo Monitorar e Controlar os Riscos são:

    .1 Reavaliação de riscos

    .2 Auditorias de riscos

    .3 Análise de variação e tendências

    .4 Medição de desempenho técnico

    .5 Análise de reservas

    .6 Reuniões

     

    PMBoK 5a. edição, página 349 - 11.6 Controlar os riscos


ID
1065019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ao executar o processo de identificar os riscos, um gerente de projeto redigiu uma lista completa dos riscos identificados por todas as partes interessadas, utilizando-se de diversos métodos. Desse modo, ele verificou se todos os riscos haviam sido entendidos e se os gatilhos haviam sido devidamente identificados. Posteriormente, no processo de planejar as respostas aos riscos, esse gerente considerou todos os riscos identificados pelas partes interessadas e determinou formas de mitigá-los.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção em que é apresentado um erro cometido pelo gerente do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica o por quê de a C estar errada.
  • Mauro Assunção não precisa esperar realizar a análise qualitativa para envolver as partes interessadas, pois essas devem ser envolvidas desde a concepção do projeto, lá em seu início.

    Esse vínculo predecessor é que torna o item C) incorreto.

    C) O gerente do projeto não aguardou até o processo de realizar a análise qualitativa dos riscos para envolver as partes interessadas.

    Go ahe@d!!!

  • Sem pé e cabeça essa questão! Tem um dadinho aí? Joga e veja as opções...

  • A alternativa A é a errada? pois outras pessoas deveriam estar juntas para a elaboração do projeto?


ID
1071589
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O risco operacional é definido como o oposto da alavancagem operacional. Assim, o risco operacional é de?nido como a possibilidade de perder ou de não ganhar. Considerando o gerenciamento de riscos, analise as afirmativas e selecione a opção correta.

I. Cada organização apresenta um conjunto específico de riscos que definem o perfil de riscos da organização.

II. Quando um risco é considerado uma ameaça, os administradores adotam técnicas de controle de eventos negativos ainda que seja preciso paralisar a organização.

III. Riscos operacionais referem-se às possíveis perdas resultantes de sistemas inadequados, má administração, controles defeituosos ou falha humana.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar por favor

  • Gabarito C.

    O erro da II :  ainda que seja preciso paralisar a organização. ( nunca paralisa a organização, pode-se paralisar uma linha de produção, um setor mas nunca a organização por inteira)

  • Na boa, de quem é a culpa por esses erros de DIGITAÇÃO/PROBLEMAS NO SITE, ou sei lá o que???

    90% das questões da ESAF Vêm  "bugadas" cheias de ? - / ?  ??  ? 

  • Quando o risco é considerado ameaça: vale lembrar que o risco pode ser considerado uma oportunidade também, dependendo do contexto. Por exemplo, maiores riscos podem resultar em maiores retornos.


ID
1115263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a projetos, julgue os itens a seguir, tendo o PMBOK como referência.

O processo encarregado de planejar o gerenciamento dos riscos deve definir as ações para se mitigar ou evitar a concretização dos riscos identificados e monitorados no projeto.

Alternativas
Comentários
  • Poutz, errei... dando uma olhada no PMBOK, a Área de conhecimento Riscos está dividida em


    Processos de Planejamento:

    1 - Planejar o gerenciamento de riscos; =======> EAR (Estrutura analítica de riscos) e descrição de quais riscos podem aparecer no projeto. Ainda faz uma matriz de probabilidade de impacto

    2 - Identificar riscos;

    3 - Realizar análise qualitativa dos riscos;

    4 - Realizar análise quantitativa dos riscos;

    5 - Planejar respostas aos riscos. ===> determinar acoes para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
    pressupõe algum tipo de ação
    deve dar respostas que serão adequadas ao riscos




    Ou seja, é uma definição do Planejar respostas aos riscos


  • O processo encarregado de planejar as respostas dos riscos pode definir as ações para se mitigar ou evitar a concretização dos riscos identificados e monitorados no projeto.

  • e-

    Planejar o gerenciamento dos riscos: define conducao de atividades de gerenciamento dos riscos


ID
1115401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com o PMBOK 5, julgue os itens seguintes a respeito dos processos de escopo e tempo.

O processo de análise qualitativa de risco em um projeto visa, basicamente, priorizar os diversos riscos identificados.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errado pelo basicamente, pois a priorização é feita baseado na escala de impacto que foi produzida na atividade de Planejamento e identificação dos riscos.


    Complicadooooo

  • A priorização dos riscos é feita de acordo com o grau de severidade. Quanto maior a severidade, maior a prioridade. O grau de severidade é medido pelo grau de impacto do risco x sua probabilidade de ocorrência. A análise de riscos pode ser quantitativa e/ou qualitativa. A primeira etapa da análise de riscos é justamente a identificação dos riscos.

  • CERTO.

    Segundo o PMBOK 5,P.309,"11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos—O processo de priorização de riscos para análise ou ação posterior através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto."

  • O processo de análise qualitativa de risco em um projeto visa, basicamente, priorizar os diversos riscos identificados. Resposta: Certo.

    Comentário: priorizar diversos riscos não está aumentando nada (análise quantitativa), mas avaliando sua relevância.

  • Gabarito: correta

    A análise qualitativa dos riscos em um projeto envolve a priorização dos riscos já identificados, de acordo com a sua probabilidade e dano esperado.

    fonte: estratégia - prof. Rodrigo Rennó


ID
1159660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a opção em que é apresentada metodologia utilizada para a estimativa de riscos.

Alternativas
Comentários
  • Qualitativa

    Realizar a análise qualitativa dos riscos é o processo de priorização de riscos para análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. O principal benefício deste processo é habilitar os gerentes de projetos a reduzir o nível de incerteza e focar os riscos de alta prioridade.

  • A abordagem qualitativa utiliza uma escala de níveis de riscos, descrevendo a magnitude das possíveis consequências em conjunto com a probabilidade dessas consequências ocorrerem. Assim, essa abordagem procura enquadrar todos os riscos identificados em um conjunto finito e conciso de níveis. Tradicionalmente se escolhem nomes de fácil entendimento para cada nível, como Baixo, Médio, Alto, Crítico, etc. O método qualitativo é mais simples de ser executado e menos oneroso e é mais indicado para uma primeira estimativa, com a identificação dos grandes riscos.

    Sobre as alternativas:

    a) Item errado. Não é definida uma abordagem paramétrica no contexto de estimativa de riscos.

    b) Item errado. Delphi é uma linguagem de programação.

    c) Item correto. Como já comentado.

    d) Item errado. Caminho crítico é um termo relacionado à gerência de projetos que busca identificar um caminho de execução do mesmo, de um ponto de início a um ponto de encerramento. É um problema formulado dentro da teoria de grafos, em que se busca o caminho de menor ou maior custo entre um par de vértices. Existem duas técnicas populares para se encontrar o caminho crítico: Critical Path Method (CPM) ou Program Evaluation and Review Technique (PERT).

    e) Item errado. Comentado no item anterior.

  • O método Delphi pode ser usado para encontrar consenso a respeito dos riscos de um projeto. Ele não é usado apenas para riscos, mas para encontrar consenso de forma geral.

    Fases do Delphi

    1 - Identificação do problema, construção e apresentação de um questionário

    2 - Resposta a questionário de forma anônima e independente por cada um dos elementos do grupo

    3 - Compilação das respostas e sua distribuição pelo membros do grupo acompanhadas do questionário revisto

    4 - Reposta ao novo questionário da mesma forma descrita na fase 2

    5 - Repetição das terceira e quarta fases até se atingir uma solução de consenso


ID
1191289
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Seu chefe passou a responsabilidade de gerenciar a troca da infraestrutura de rede, servidores e estações de trabalho da sua empresa, que tem por volta de 100 funcionários. Como é a primeira vez que você tem a responsabilidade sobre um projeto tão grande e que envolve tanto dinheiro, resolve aplicar práticas aprendidas no curso de gerenciamento de projetos e se propõe a criar um plano de riscos. Ao final de três dias de intensa pesquisa sobre o assunto e conversa com pessoas encarregadas do setor de infraestrutura da empresa, elaborou uma lista de 50 possíveis riscos negativos que poderiam acontecer o projeto. Dentre as opções abaixo, a melhor estratégia para escolher os riscos que devem compor o plano de riscos desse projeto é

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o posicionamento, pois, em se tratando de um projeto tão importante é dispendioso como o do exemplo na questão, deve-se planejar resposta para todos os riscos, e não só os críticos.

ID
1222237
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um risco é uma condição incerta que pode ter tanto um efeito positivo quanto um efeito negativo sobre o projeto. Em geral, a análise de riscos vai tentar identificar, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • Tanto nas análises quantitativas como qualitativas dos riscos são feitas análises para determinar a probabilidade da ocorrência e mensuração do impacto de cada um deles. Essa é a finalidade primordial da Análise de riscos no contexto do PMBOK.

  • Parece óbvio agora mas é difícil de lembrar (tanto que errei a questão), quando se fala em risco, trata-se de probabilidades, nunca de certezas.

  • PRIMEIRO a probabilidade e impacto!

    Não adianta analisar a causa raiz se for um risco de baixissima possibilidade de acontecer, ficaria num loop infinito analisando todos os riscos possíveis

    Primeiro precisa priorizar...


  • indetificar os riscos

    analise quantitativa dos riscos = probabilidade de ocorrencia

    analise qualitativa dos riscos = impacto de cada risco

    respostas aos riscos

    controle do risco

  • a. ERRADA. Porque os riscos podem trazer problemas, mas também aspectos positivos.


    b. ERRADA. Existe análise da probabilidade de ocorrência dos riscos, mas sem a sua quantificação.


    c. ERRADA. É preciso pensar em como evitar que o risco aconteça sem esperar que ele surja para atuar.


    d. ERRADA. Não é um aspecto considerado na análise geral de riscos.


    e. CORRETA. É preciso verificar a probabilidade e o resultado relacionado com o risco positivo ou negativo.

     

    Fonte: prof Bruno Eduardo, Gran Cursos

  • •      Risco: Possibilidade de que um evento afete negativamente o alcance de objetivos.

    •      Oportunidade: Possibilidade de que um evento afete positivamente o alcance de objetivos.

     

    Leitura que pode ajudar: http://portal.tcu.gov.br/gestao-e-governanca/gestao-de-riscos/o-que-e-gestao-de-riscos/

  • Realizar a análise qualitativa dos riscos – O processo de priorização dos riscos para análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
    Realizar a análise quantitativa dos riscos – O processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.


ID
1257280
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A Gestão de Riscos necessita ser implementada tanto na ope­ração dos processos quanto nos projetos estratégicos de uma organização. No que se refere a projetos, a implementação de um Sistema de Gestão de Riscos no nível operacional de uma empresa dar-se- á mediante

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber onde retiraram está questão ? Alguém sabe?


ID
1268080
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Por definição, frequencia é o número de ocorrências de um fenômeno por unidade de tempo.


ID
1268083
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale um objetivo à ser alcançado a partir de um Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de proporcionar as partes interessadas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    B e C - Completamente fora de contexto, visto que o programa de gerenciamento de risco é uma tentativa de identificar e mensurar os riscos que podem afetar os planos da companhia.

     

    D - O programa de gerenciamento de riscos vista identificar as incertezas e varibilidades do sistema e não aumentá-las. É possível que após a implementação do programa a companhia venha a descobrir que estava subestimando os risco ao qual estaria submetida.


ID
1268101
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Identifique a alternativa que corresponde a uma Análise Preliminar de Perigo:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o livro Gerenciamento de Riscos na Indústria de Petróleo e Gás, encontramos a seguinte definição para Análise Preliminar de Perigos (APP ou Hazid):

    "A análise preliminar de perigos (ou Hazid - Hazard Identification Study) é uma técnica semelhante à APR, porém ainda mais geral, levando em consideração também os perigos dos acidentes de origem externa ao empreeendimento tecnológico (como por exemplo catástrofes naturais e quedas de aeronaves sobre a instalação). A principal diferença é que o Hazid tem como objetivo a identificação de PERIGOS (ameaças em potencial) e não necessariamente cenários acidentais completamente defiinidos."


ID
1272589
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento de riscos visa a reduzir a probabilidade de perdas da empresa. É, também, estar em conformidade com as boas práticas globais de organizações que buscam a excelência. Sobre o risco operacional, indique a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: D 

    Errei por ter lido errado.. marquei uma alternativa correta e não a incorreta. affff

    Risco Operacional

    Define-se como risco operacional a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. Essa definição inclui o risco legal associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados pelo conglomerado, bem como às sanções em razão de descumprimento de dispositivos legais e às indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pelo conglomerado.


  • O erro da questão esta relacionado ao "exlcusivamente" interno. 


ID
1278103
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A viabilidade de um projeto deve ser reconhecida por todas as áreas e apresentar um quadro equilibrado, embora existam os elementos de risco. Em alguns projetos, os riscos podem ser mínimos, enquanto em outros haverá uma forte propensão a eles.

Assinale com ( R ) o que se referir ao elemento risco e com ( V ) o que se referir à viabilidade de um projeto.

( ) Obtenção de muitas informações antes de começar os estudos
( ) Inclusão de táticas alternativas para reduzir traumas ocorridos durante implantação do projeto
( ) Análise de sensibilidade
( ) Oportunidade para aquisição de know-how por meio de contrato, fusão e outros
( ) Requisitos de legalidade, aprovação, permissão e licenças

Assinale a seqüência CORRETA:

Alternativas

ID
1278187
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A atividade de gerência de projetos tem como um dos grandes fatores de sucesso a capacidade de tratar adequadamente os riscos de um projeto. Nesse contexto, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1319995
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A exposição ao risco de um projeto de software é calculada como o(a

Alternativas
Comentários
  • Exposição = Probabilidade X Impacto


ID
1360399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerente do projeto X tem bastante experiência e já foi gerente, inclusive, de outro projeto muito semelhante. Esse gerente precisa estimar para o projeto X, rapidamente, a duração de determinadas tarefas e aperfeiçoar suas estimativas sobre o custo de outras. Sobre a duração, ele resolveu fazer valer e utilizar sua experiência e conhecimento sobre atividades semelhantes realizadas no projeto anterior. Sobre o custo, ele resolveu considerar a média ponderada dos valores que considerem o risco e as incertezas das estimativas.

Nessa situação, quais foram, respectivamente, as duas técnicas escolhidas?

Alternativas
Comentários
  • A estimativa análoga baseia-se em pacotes de trabalho/atividades similares de projetos anteriores para estimar a duração dos pacotes de trabalho e/ou atividades do seu projeto atual.

    A estimativa de três pontos considera três cenários para estimar o prazo.
    As questões a serem feitas são:
    Baseando-se em um cenário otimista (tudo dará certo), qual é o prazo esperado? Prazo otimista (Po)
    Baseando-se em um cenário pessimista (tudo dará errado), qual é o prazo esperado? Prazo pessimista (Pp)
    Baseando-se em um cenário mais provável, qual é o prazo esperado? Prazo mais provável (Pmp)
    Fórmula:
    Prazo esperado = (Po+4Pmp+Pp)/6

    Fonte: http://escritoriodeprojetos.com.br/estimativas-de-tr%C3%AAs-pontos.aspx

  • A estimativa "bottom-up" é uma das técnicas mais usadas para estimar as atividades.

    Você decompõe seus pacotes de trabalho em atividades menores, até detalhar suficientemente para estimar de forma precisa a atividade.

    Os recursos necessários para o pacote de trabalho é a somatória dos recursos das atividades que o compõe.

    A estimativa paramétrica usa relações estatísticas para estimar custo e duração das atividades com base em dados históricos e paramêtros do projeto.

    Por exemplo: Historicamente, o pintor X pinta 10m2 de parede/dia, concluí-se que ele pintará 100m2 em 10 dias.

    Fonte: http://escritoriodeprojetos.com.br/estimativa-parametrica.aspx

  • A estimativa de 3 ptos, como o colega disse é para estimar PRAZO e não CUSTO, acho que a questão apresenta um ERRO, pois a letra A apresenta a estimativa de 3 ptos para custo. Retratando: Estudando aqui encontrei que pode ser utilizada para custo também!!! 

  • Estimativas de trs pontos - A precisão das estimativas de custos de uma atividade pontual podem ser aperfeiçoadas considerando-se a incerteza e o risco nas estimativas.

    A estimativa análoga de custos usa informações históricas e opinião especializada.

  •  a) Estimativa análoga e estimativa de três pontos -> utiliza parâmetros anteriores como base para um projeto futuro   e PERT  utiliza a incerteza das estimativas dos riscos - decorem a fórmula  (To + 4TM + Tp /6)

     b) Estimativa análoga e estimativa paramétrica ->  paramétrica lembre-se dos altos níveis de precisão

     c) Estimativa de três pontos e análise bottom-up -> bottom-uo lembre-se do detalhe da EAP

     d) Estimativa paramétrica e análise bottom-up

     e) Análise bottom-up e estimativa paramétrica

  • a-

    Estimativa análoga (Top-down)- usa estimativas de custos de projetos passados


ID
1372528
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Para a gestão de riscos é fundamental saber identificar o risco e realizar a sua análise para subsidiar a tomada de decisão que, entre outras questões, também deve mensurar o risco que se deseja correr.

Assinale a opção que apresenta os três aspectos que devem ser considerados, sem os quais a análise pode conduzir ao insucesso.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • Isso ai é doideira em. 

  • Marque a letra A porque são os aspectos da análise de riscos... Desconheço a opção B sobre metodologia.


ID
1372555
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento dos riscos de um projeto tem o objetivo de aumentar a probabilidade de eventos positivos e minimizar a de eventos negativos no projeto. Para alcançar este objetivo, devem ser levadas em consideração as análises qualitativas e quantitativas de riscos.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. 

I.  A análise do valor monetário esperado é uma das técnicas de  modelagem  e  análise  quantitativa  de  riscos  sobre  situações  de incerteza que podem ocorrer no futuro. 

II.  Os  ativos  dos  processos  organizacionais  não  devem  ser  utilizados  como  informações  ou  como  entrada  para  a  realização da análise qualitativa de riscos. 

III.  Transferir o risco, juntamente com a responsabilidade da resposta para um terceiro, é uma das estratégias de respostas a riscos.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O item correto é gaba. D - I e III estão corretos.

    Correção do item II - II. Os ativos dos processos organizacionais não devem ser utilizados como informações ..... qualitativa de riscos.

    Os ativos dos processos organizacionais correspondem a diversos elementos que envolvem a maturidade da empresa na execução de projetos, como políticas, procedimentos, instruções etc. e modelos para tratamento ou gerenciamento de riscos. Assim, essa é uma ferramenta que é empregada na abordagem dentro de um projeto em relação aos riscos.


ID
1395970
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma das ferramentas usualmente empregadas para a análise quantitativa de riscos em projetos é conhecida, genericamente, por Monte Carlo.

Assinale a opção que melhor descreve o seu princípio teórico.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    A simulação de Monte Carlo é uma técnica matemática computadorizada que possibilita levar em conta o risco em análises quantitativas e tomadas de decisão. Essa técnica é usada por profissionais de uma grande variedade de campos, como finanças, gerenciamento de projetos, energia, indústrias, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, seguros, petróleo e gás, transportes e meio ambiente.

    A simulação de Monte Carlo fornece ao tomador de decisão uma gama de resultados possíveis e as probabilidades de ocorrências desses resultados de acordo com a ação escolhida como decisão. Ela mostra as possibilidades extremas — os resultados das decisões mais ousadas e das mais conservadores — e todas as possíveis consequências das decisões mais moderadas.

    Essa técnica foi usada inicialmente pelos cientistas que trabalharam na bomba atômica, e foi chamada de Monte Carlo como referência à cidade do Mônaco e seus cassinos. Desde sua introdução, na época da Segunda Guerra Mundial, a simulação de Monte Carlo tem sido usada para modelar uma variedade de sistemas físicos e conceituais.

     

    http://www.palisade-br.com/risk/monte_carlo_simulation.asp


ID
1405555
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A identificação dos riscos do projeto é uma das tarefas do gerente de projetos que exige larga experiência e habilidades de comunicação. Consultar a equipe do projeto está entre as técnicas existentes para identificação dos riscos, assim como

Alternativas
Comentários
  • Entradas, ferramentas e saídas é difícil decorar. A intuição aqui é de que como você sempre registra lições aprendidas, essas vão ser usadas no futuro. Logo, nada mais lógico do que consultar lições aprendidas em outros projetos para prever os riscos.


ID
1420996
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Correlacione as estratégias para lidar com os riscos negativos ou ameaças referentes aos objetivos do projeto às suas respectivas características, e, a seguir, assinale a opção que apresenta a seqüência correta.

ESTRATÉGIAS

I - Eliminação
II - Transferência
III - Mitigação
IV - Aceitação

CARACTERÍSTICAS

(   ) Procura reduzir a probabilidade de ocorrência e o impacto de um evento para níveis aceitáveis.
(   ) Erradica os riscos por completo por meio da remoção de sua causa.
(   ) Empregada tanto com eventos de risco que representem ameaças ou oportunidades para o projeto.
(   ) Desloca o risco e suas conseqüências para terceiros, porém o risco não é eliminado.

Alternativas
Comentários
  • Mitigação: Procura reduzir a probabilidade de ocorrência e o impacto de um evento para níveis aceitáveis.
    Eliminação: Erradica os riscos por completo por meio da remoção de sua causa.
    Aceitação: Empregada tanto com eventos de risco que representem ameaças ou oportunidades para o projeto.
    Transferência: Desloca o risco e suas conseqüências para terceiros, porém o risco não é eliminado.


ID
1446709
Banca
CETRO
Órgão
AEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a estratégia de resposta aos riscos positivos ou oportunidades que a organização deseja garantir que sejam concretizados.

Alternativas
Comentários
  • 11.5.2.2 Estratégias para riscos positivos ou oportunidades

     

    Explorar. A estratégia explorar pode ser selecionada para riscos com impactos positivos quando a organização deseja garantir que a oportunidade seja concretizada. Essa estratégia procura eliminar a incerteza associada com um determinado risco positivo, garantindo que a oportunidade realmente aconteça.

     

    PMBOK 5


ID
1446727
Banca
CETRO
Órgão
AEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O processo de análise quantitativa dos riscos é utilizado para avaliar o efeito agregado dos riscos que afetam o projeto, atribuindo-se uma classificação de prioridade numérica aos riscos de forma individual. A análise quantitativa é realizada exclusivamente na técnica ou ferramenta de(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "A".

     

    Segundo o PMBOK 5ª edição:

     

    11.4.2 Realizar a análise quantitativa dos riscos: ferramentas e técnicas
    11.4.2.1 Técnicas de coleta e apresentação de dados.

    • Entrevistas.

    • Distribuições de probabilidade.

     

    11.4.2.2 Técnicas de modelagem e análise quantitativa dos riscos
    As técnicas comumente usadas utilizam abordagens de análises orientadas ao evento e ao projeto, incluindo:
    • Análise de sensibilidade.

    • Análise do valor monetário esperado.

    • Análise do valor monetário esperado.

     

     

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Um analista da área de Tecnologia da Informação criou uma Matriz de Probabilidade e Impacto para classificar os riscos e priorizar as respostas a eles. Como esse Analista segue à risca o PMBoK 4a edição, esta matriz foi utilizada como técnica (ou ferramenta) do processo Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra A. 


ID
1458367
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento de riscos consiste em conduzir proces- sos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto.

Dessa forma, o objetivo do gerenciamento de riscos está voltado a

Alternativas

ID
1460290
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Na gestão de riscos, o método Delphi é usado para

Alternativas
Comentários
  • No grupo de processo Planejamento da Área específica Gerenciamento de Riscos existem os processos:

     

    1 - Planejar o gerenciamento

    2 - Identificar os Riscos

        2.1 - Técnicas utilizadas: Delphi

    3 - Análise qualitativa - Priorizar/Classificar riscos

       3.1 - Técnicas utilizadas: Matriz probabilidade de impacto

    4 - Análise quantitativa - Medir impacto

       4.1 - Técnicas utilizadas: Simulação de Monte Carlo / Análise da árvore de decisão

    5 - Planejar as respostas aos riscos

         MATE - mitigar / aceitar / transferir / evitar

     

    Algumas questões sobre delphi da minha base... já errei muito sobre o tema

     

    A identificação de riscos é um processo com elevada dependência da opinião de especialistas na área de aplicação do projeto, uma vez que demanda capacidade de perceber eventos de natureza incerta que possam afetar o cumprimento dos objetivos. Entretanto, para evitar que posições individuais desses especialistas se sobreponham à percepção geral das partes interessadas, o PMBoK sugere que sejam usadas técnicas como Delphi e 

    Brainstorming, que visam à obtenção de consenso entre os especialistas consultados.

    errada

    brainstorming nao visa consenso

     

     

    Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Análise de Sistemas

    Disciplina: Governança de TI | Assuntos: Gerência de Projetos (PMBOK); 

     Ver texto associado à questão

    A técnica de Delphi visa à obtenção de uma lista dos riscos mais importantes do projeto. Por essa técnica, o responsável por elaborar uma matriz de probabilidade e impacto dos riscos é o gerente do projeto.

              Certo       Errado

               

    ERRADA

    analistA

     

     

     

     

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: TRT - 17ª Região (ES)

    Prova: Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

    Resolvi errado

    De acordo com o PMBOK 4, julgue o item subsequente, relativo ao gerenciamento de projetos. 

    A técnica Delphi, utilizada para o gerenciamento do escopo e do risco do projeto, é composta de sessões focadas que unem as partes interessadas multifuncionais para definição dos requisitos do produto ou análise e avaliação de riscos.

    errrada

     

     

  • As técnicas de decisão em grupo têm por objetivo conseguir que grupos de peritos discutam um determinado assunto e avaliem múltiplas alternativas de forma a chegar à melhor solução de conjunto. 



    Técnica Delphi é uma técnica não interativa (em que o grupo não se reúne) mas que funciona por ciclos. Vários especialistas, individualmente e geralmente de forma anónima, apresentam ideias e justificações sobre determinado assunto. Até que se chegue à solução final a Técnica Delphi funciona por ciclos. Em cada ciclo um facilitador recolhe as opiniões e fornece a todos um sumário das ideias e razões apresentadas; Com base nessa informação os especialistas reveem a sua posição, alteram-na ou apresentam novos argumentos. Ao fim de um determinado número de ciclos dever-se-á ter chegado a uma solução ou conjunto de soluções que é reconhecido pela generalidade dos participantes como a melhor solução.


    Fonte: http://pm2all.blogspot.com.br/2011/09/pmbok-tecnicas-de-decisao-em-grupo_21.html

  • Identificar os riscos: ferramentas e técnicas

     

    A técnica Delphi é uma maneira de obter um consenso de especialistas. Os especialistas em riscos do projeto participam anonimamente nessa técnica.

     

    Fonte: PMBOK 5a. edição.


ID
1490398
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O risco é parte integrante do processo de investimento, faz parte do processo econômico e é impossível eliminá-lo, já que não é possível coletar todas as informações relevantes (assimetria de informações) e pelo fato de que não é possível prever o futuro. Entretanto, há medidas preliminares para minorar o risco, entre elas encontra-se, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • E) ERRADA.

    Se o risco é baixo, então usamos uma taxa de desconto baixa. Lembrando que o risco está diretamente relacionado ao retorno.


ID
1565110
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A definição geral dos níveis de probabilidade e de impacto que serão atribuídos aos riscos durante o processo de análise é uma tarefa executada no processo:

Alternativas
Comentários
  • a-

    Planejar ger. riscos:

    1 entradas:

      1.1- plano ger prj

      1.2- termo de abertura

      1.3- fatores amb

      1.4- ativos

    2- técnicas:

      2.1técnicas analiticas

      2.2- opnioes

      2.3- reunioes

    3- saida:

      3.1 plano ger. riscos.

  • Não concordo com o gabarito , deveria ser letra C

     

    Segundo o guia PMBOK 5ª Edição: p. 309

    11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos—O processo de definição de como conduzir as atividades
    de gerenciamento dos riscos de um projeto.
    11.2 Identificar os riscos—O processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de
    documentação das suas características.
    11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos—O processo de priorização de riscos para análise ou
    ação posterior através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
    11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos—O processo de analisar numericamente o efeito
    dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
    11.5 Planejar as respostas aos riscos—O processo de desenvolvimento de opções e ações para
    aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
    11.6 Controlar os riscos—O processo de implementar planos de respostas aos riscos, acompanhar
    os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos e avaliar a eficácia do
    processo de gerenciamento dos riscos durante todo o projeto.

  • Também acho que deveria ser letra C.

  • Com certeza é a letra C. Gabarito errado.

    Análise Qualitativa dos Riscos: O processo de priorização de riscos para análise ou ação posterior através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

  • Também marquei a alternativa C.

    Depois que vi o "Resolvi errado" fui dá uma olhada no guia, e olhem só...

      

    11.1.2 Planejar o gerenciamento dos riscos: ferramentas e técnicas
      

    11.1.2.3 Reuniões

    Os planos de alto nível para conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos são definidos nessas reuniões. Os elementos de custos do gerenciamento dos riscos e as atividades do cronograma devem ser desenvolvidos para inclusão no orçamento e no cronograma do projeto, respectivamente. Abordagens para a utilização de reservas para contingências de riscos podem ser criadas ou revistas. As responsabilidades de gerenciamento dos riscos devem ser atribuídas. Os modelos organizacionais gerais para categorias de riscos e as definições de termos como níveis de risco, probabilidade por tipo de risco, impacto por tipo de objetivo e a matriz de probabilidade e impacto serão adaptados ao projeto específico. Se não existirem modelos para outras etapas do processo, eles podem ser criados nessas reuniões. Os resultados dessas atividades são resumidos no plano de gerenciamento dos riscos.
      

    11.1.3 Planejar o gerenciamento dos riscos: saídas

     
    11.1.3.1 Plano de gerenciamento dos riscos
    Definições de probabilidade e impacto dos riscos.
    A qualidade e a credibilidade da análise dos riscos requerem a definição de diferentes níveis de probabilidade e impacto dos riscos que são específicos ao contexto do projeto. As definições gerais dos níveis de probabilidade e impacto são adaptadas a cada projeto durante o processo Planejar o gerenciamento dos riscos, para serem usadas nos processos subsequentes.
     

     

    Enunciado:

    A definição geral dos níveis de probabilidade e de impacto que serão atribuídos aos riscos durante o processo de análise é uma tarefa executada no processo...

     

    ou seja...

    A questão está pedindo o processo responsável por criar essas definições dos níveis de probabilidade e de impacto.

    A questão não está pedindo o processo responsável pela avaliação de probabilidade e impacto dos riscos utilizada no processo "Realizar a análise qualitativa dos riscos" para priorizar os riscos.

     

    Fonte: PMBoK 5ª Edição

  • A definição geral dos níveis de probabilidade e de impacto que serão atribuídos aos riscos durante o processo de análise é uma tarefa executada no processo: Gabarito: A

  • Resposa: A.

    A alternativa "C": realizar a análise qualitativa do risco define apenas o impacto; assim como, a aternativa "D": realizar a análise quantitativa do risco define apenas a probabilidade. No entanto, ambos ( "C e D") pertencem ao processo Planejar o Gerenciamento do Risco.