SóProvas


ID
100315
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos impactos gerados por ações de governo em uma economia aberta, considere as seguintes afirmativas:

I. O déficit orçamentário reduz a oferta de fundos para empréstimos, o que eleva a taxa de juros.

II. A elevação da taxa de juros reduz o investimento externo líquido e diminui a oferta de dólares no mercado de câmbio, depreciando-o e, em consequência, aumentando as exportações líquidas.

III. A instabilidade política pode induzir à fuga de capitais sem afetar, no entanto, a taxa de juros nacional.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETO >> o déficit orçamentário faz com que o governo "enxugue" a liquidez do mercado de empréstimos. Todo o dinheiro q iria para o setor produtivo é canalizado para que o governo cubra seu déficit.II. FALSO >> A elevação da taxa de juros *AUMENTA* o investimento externo líquido e *AUMENTA* a oferta de dólares no mercado de câmbio, *APRECIANDO-O* e, em consequência, *REDUZINDO* as exportações líquidas.III. FALSO >> A instabilidade política pode induzir à fuga de capitais E AFETA a taxa de juros nacional (se houver muita fuga de capital, o governo será obrigado a aumentar a taxa de juros para que o capital especulativo volte ou, no máximo, não fuja).Alternativa A (Apenas I correta)
  • I correto, como déficit orçamentário, há menos poupança do governo. e logo, como I=S investimento é igual poupança, a economia fica com menos liquidez e taxa de juros aumenta.II errado. o aumento da taxa de juros atrai investimento externo, aumentando a oferta de dólar, depreciando-o, pode haver influência nas exportações.III incorreto. O aumento da taxa de juros nacional é uma forma de frear a fuga de capitais.
  • I - Correto. Déficit Orçamentária nos diz que o governo gastou mais do que arrecadou, a diferença (o déficit), normalmente, é financiada com a colocação de título da dívida pública no mercado de títulos. Uma maior oferta de títulos no mercado reduz consequentemente o preço do título, o que conduz a um aumento da taxa de juros.

    II - Errado. Maior juros interno atrairá capital estrangeiro. A entrada de capital estrangeiro na economia nacional aumentará a oferta de dólares na economia, diminuindo a taxa de câmbio e, assim, apreciando o real. O real apreciado desestimula a exportação e incentiva a importação.

    III- Errado. Em cenários de instabilidades, os investidores estrangeiros ficam mais receosos quanto às suas aplicações no país. Assim, os menos aversos ao risco irão reduzir suas aplicações externas, provocando, desta forma, uma fuga de capitais, uma redução na demanda por títulos públicos e privados e, consequente, desvalorização no valor dos títulos e aumento das taxas de juros. Deve-se ressaltar também que os investidores menos aversos ao risco irão exigir taxas de juros mais elevadas para manter ou investir suas aplicações em títulos nacionais como forma de compensar os riscos.