SóProvas


ID
1003291
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segurança Pública


Carlos Fernando Priolli L'Apiccirella


Delegado de Polícia


Diz o Professor De Plácido e Silva: "Segurança: derivado de segurar, exprime, gramaticalmente, a ação e efeito de tornar seguro, ou de assegurar e garantir alguma coisa. Assim, segurança indica o sentido de tornar a coisa livre de perigos, de incertezas. Tem o mesmo sentido de seguridade que é a qualidade, a condição de estar seguro, livre de perigos e riscos, de estar afastado de danos ou prejuízos eventuais. E Segurança Pública? É o afastamento, por meio de organizações próprias, de todo perigo ou de todo mal que possa afetar a ordem pública, em prejuízo da vida, da liberdade ou dos direitos de propriedade de cada cidadão. A segurança pública, assim, limita a liberdade individual, estabelecendo que a liberdade de cada cidadão, mesmo em fazer aquilo que a lei não lhe veda, não pode turbar a liberdade assegurada aos demais, ofendendo-a".


(WWW.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/. Revista eletrônica de ciências. Nº 20, julho de 2003. Acesso em 13.08.20


Assinale a opção cujas palavras preenchem adequadamente os espaços.


Para falar de segurança pública, o autor recorre a ___________, o que confere ao texto um caráter discursivo ____________ . 

Alternativas
Comentários
  • Opção CORRETA, letra "C".

    Para falar de segurança pública, o autor recorre a definições, o que confere ao texto um caráter discursivo instrucional.


    Buscando esclarecer...

    O gênero discursivo é um modelo de texto; é o “jeito” específico que os textos possuem, ou seja, são suas características específicas, a forma própria e, também, um conteúdo específico.

    O tipo textual Instrucional ou diretivo é aquele que apresenta um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos em uma determinada circunstância. Procura, de alguma forma, alterar o comportamento ou a conduta, atual ou futura, de seus destinatários (leitores). Por esse motivo, estabelecem sempre uma interlocução direta com o leitor, buscando lhe ajudar ou orientar por meio de sugestões e instruções faseadas. Diferentes gêneros discursivos exemplificam essa estrutura: receitas (culinárias ou não), manuais, regras de jogos, guias de sobrevivência, instruções de montagem, interdições e proibições (Não pise na grama. Dirija com cuidado.), provérbios (Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos), "slogans" publicitários (Dê férias para seus pés, use Ridder).

    A principal característica dos textos instrucionais é, portanto, nos levar a agir de certa maneira, seguindo passos previamente estabelecidos (definições), para conduzir situações específicas.