-
Processo Organizacional
P O D C
P- Plan- Planejar
*É o processo de realizar previsões do futuro;
*Cíclico
*Contínuo
*Rotineiro
*Reduz as incertezas;
*Confere segurança;
*Deve ser preventivo (pode ser reativo);
*Aumenta a competitividade;
*Realiza avaliações ambientais internas e externas;
*Adaptabilidade/ Deve ser flexivel para se adaptar a possíveis mudanças;
*Define:
Objetivos (situação futura/ Onde chegar?)
Estratégias (caminho/ Como chegar?)
Recurssos e atividades
-
Certo.
A primeira das funçoes administrativas - o planejamento - é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los. Objetivos são os resultados específicos ou metas que se deseja atingir.
O planejamento é um processo constituído de uma sequência e seis passos, a saber:
Definir os objetivos: O primeiro passo do planejamento é estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base tanto aos objetivos departamentais quanto àqueles das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais em que se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
Verificar qual é a situação atual em relação aos objetivo. Em contraposição aos objetivos desejados, deve-se avaliar a situação atual; verificar onde se está e oque precisa ser feito.
Desenvolver premissa quanto às condições futuras: Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operações. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estivem atuando na elaboração e na compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos. A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas, pois está relacionado com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
Analisar alternativas de ação. O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos e fazer um plano para alcançá-los.
Escolher um curso de ação entre várias alternativas. O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão em que se escolhe uma alternativa e abandona-se as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
Implementar o plano e avaliar os resultados. Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir pelo que foi planejado e as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.
Adminsitraçao Geral e Pública, Idaberto Chiavenato, 3ª Edição, p. 339.
-
Não concordei com o gabarito, talvez esteja meio certa a questão. O planejamento, não necessariamente deve fixar metas específicas e desafiadoras. No planejamento estratégico, por exemplo, as metas são genéricas.
MINHA OPINIÃO!
-
Pergunta meio genérica, pois, o Planejamento é um processo de amplo conceito.
- Tem autores que dizem que é um processo de estabelecimento de objetivos e definição da maneira como alcançá-los.
- Outros dizem que estabelece metas genéricas.
- Além do mais Chiavenato diz que no processo de Planejamento as fases são as seguintes:
1. Definição do Negócio.
2. Missão, Visão e Valores.
3. Análise Externa.
4. Análise Interna.
5. Formulação da Estratégia.
6. Implantação e Controle. (retornando ao nº 1 pois é um processo cíclico e contínuo)
Como advinhar que o examinador vai querer uma resposta genérica ou específica?
-
Também não concordo com o gabarito, porque eu não posso afirmar nem que o PLANEJAMENTO fixa metas específicas e muito menos que o PRIMEIRO PASSO do PLANEJAMENTO é essa fixação dessas metas.
Primeiro você traça a missão e os valores organizacionais, depois você realiza o diagnóstico do ambiente externo e do ambiente interno, construindo cenários por exemplo, depois você formula a estratégia, ou seja, define os objetivos (e não metas), aí você implanta essa estratégia através da estrutura organizacional e das lideranças, para depois avaliar os resultados.
A menos que a questão tenha trazido esse PLANEJAMENTO entendendo como PLANEJAMENTO OPERACIONAL. Aí sim, você terá metas específicas (e desafiadoras) para que os colaboradores as cumpram e melhorem o desempenho organizacional. Os níveis de planejamento estão inseridos na função PLANEJAMENTO do processo administrativo (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar) e são: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, PLANEJAMENTO TÁTICO e PLANEJAMENTO OPERACIONAL.
É a única "razão" que eu encontrei para esse gabarito estar CORRETO.
-
Missão é razão de ser e determina a identidade da empresa. Os objetivos são os resultados que a empresa busca alcançar, podem ser alvos bastantes precisos ou simples intenções. Logo, missão e objetivos possuem conceitos diferentes, pelo menos no que se aplica à gestão.
-
Também achei que estava errada porque alguns autores citam que a visão e a missão são definidas antes de se estabelecer metas.
-
Galera, autores como o Djalma coloca primeiro o diagnóstico e depois a fixação de objetivos. Já para o Chiavenato primeiro é os objetivos depois o diagnóstico. Tenho visto que o CESPE, nessa parte de planejamento, adota o Chiavenato.
-
Uma coisa são metas específicas e a outra são objetivos organizacionais. Metas geralmente são quantificáveis (ex: aumentar as vendas em 30%) enquanto os objetivos qualitativos e subjetivos. Primeiro os objetivos são definidos e só depois as metas são estipuladas.
Não minha visão a questão é ERRADA.
-
O CESPE simplesmente não tem um posicionamento definido.
O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização.
CERTO
O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico.
ERRADO
O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.
ERRADO
Uma das etapas mais importantes da elaboração do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico, em que a organização, logo após definir suas políticas e estratégias, levanta e analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
ERRADA
-
Jason,
Acredito que o posicionamento da CESPE é que a formulação da estratégia é posterior à análise SWOT. Fato que comprova isso é a recente prova dissertativa do BACEN que pediu para traçar a estratégia a partir da análise SWOT.
Apesar de não ser unanimidade dos autores, ao resolver várias questões, a CESPE adota o entendimento das seguintes etapas:
1 - Fixação de metas específicas e desafiadoras
2 - Análise SWOT (diagnóstico estratégico interno e externo)
3 - Elabora as estratégias
O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização.
CERTO
O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico.
ERRADO - A estratégia é posterior ao diagnóstico estratégico.
O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.
ERRADO - De acordo com alguns autores o diagnóstico estratégico pode até ser a primeira fase do planejamento estratégico, mas, de qualquer forma está errado, pois a análise é interna E EXTERNA.
Uma das etapas mais importantes da elaboração do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico, em que a organização, logo após definir suas políticas e estratégias, levanta e analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
ERRADA - O diagnóstico estratégico é utilizado justamente para tomar a decisão de qual estratégia adotar, logo deve ser feito ANTES da estratégia.
-
Excelente o comentário da Dani. Vários colegas estão misturando os conceitos de Planejamento e Planejamento Estratégico.
-
Conforme Robbins (1986, p.152) o “planejamento é a principal função da Administração. E nesta função são determinados os objetivos, ocorrem às tomadas das decisões, são feitas previsões e iniciadas estratégias”.
Planejamento é um método de aplicação, contínuo e permanente, destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espaço, em determinada época, através de uma previsão ordenada capaz de antecipar suas conseqüências (Ferrari, 1982).
Segundo Tachizama, Rezende (2000:33) Pode-se conceituar o planejamento como um método de ordenação de atividades com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto, atingir um futuro desejado. O seu propósito básico não é o de prever o futuro, mas o de examinar alternativas futuras, analisar o leque de escolhas, priorizar, optar por uma delas, no sentido de minimizar ações incorretas e prever e prover os meios e recursos necessários no intuito de buscar a redução de incertezas e minimizar os riscos.
Segundo CHIAVENATO (1999, p. 209), escreveu que "o planejamento inicia o processo administrativo. Inclui a definição dos objetivos organizacionais e a seleção das políticas, procedimentos e métodos desenhados para o alcance desses objetivos. Seu sucesso requer o reconhecimento do ambiente da organização, a estimulação da criatividade e o encorajamento de novas idéias e abordagens inovadoras aos desafios da administração.” Diz, ainda, que "o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões.”
Segundo Oliveira (2001, p. 37), “Na realidade, é difícil separar e seqüenciar as funções administrativas, mas pode-se considerar que, de maneira geral, o planejamento do que e como vai ser feito aparece na ponta do processo.” Como conseqüência, o planejamento assume uma situação de maior Importância no processo administrativo”.
Chiavenato (2000, pág. 195) diz que "planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los".
Ferreira e Souza (2001, pág. 36), em uma analogia do planejamento a um barco que está navegando, afirmam que "planejar é (...) saber onde queremos chegar e prever as providências que precisam ser tomadas para garantir uma viagem segura e bem sucedida".
Faria (1997, pág. 71) afirma que "o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deverá adotar".
-
Para Maximiano o planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos. Para ele, o processo de planejamento é a ferramenta que as organizações usam para administrar suas relações com o futuro, colaborando para o processo decisório das atividades planejadas que serão utilizadas no futuro (MAXIMIANO, 2000, p. 27).
Esta etapa (Planejar) consiste em estabelecer objetivos e diretrizes que deverão ser atingidas pelo processo administrativo. Nesse sentido é oportuna a definição de Bateman e Snell (1998. p.28) “Planejar é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. As atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, antecipação do futuro, a determinação de objetivos, a decisão sobre em que tipo de atividade a organização deverá se engajar, a escolha de estratégia corporativa e de negócios, e a determinação dos recursos necessários para atingir as metas da organização”.
De acordo com Megginson (1986, p 105), “planejar é escolher um curso de ação e decidir adiantadamente o que deve ser feito, em que sequência, quando e como”.
Stoner e Freeman (1985, p.5) onde diz que “planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites”.
-
adm federal vc sintetizou tudo. realmente é missão, visão e objetivos essa é a visão do cespe... ou seja, o planejamento estratégico inicia-se daí.
-
Gente,
Chiavenato:
O primeiro passo é a fixação de metas específicas e desafiadoras:
1- Missão, Valores, Negócios, Visão.
2- SWOT
3- Objetivos
4- Estratégia
5- Metas
6 - Plano de Ação
7 - Cronograma
-
Verdadeira loteria! O CESPE não tem posicionamento. É tentar a sorte mesmo.
(CESPE/INSS/2008) A primeira fase na elaboração de um planejamento de longo prazo voltado para uma possível mudança no modelo de previdência social seria a fixação dos novos objetivos.
(ERRADA)(CESPE/SEBRAE03/2008) O primeiro passo para o processo de planejamento é desenvolver premissas quanto às condições futuras do mercado, para só então definir os objetivos da empresa
(ERRADA)
-
Minha dúvida é: Como fixar metas se ainda não há indicadores? A construção de indicadores deve preceder a fixação de metas! OUVI DIZER QUE TEM UM TAL PROFESSOR PRA TIRAR ESSAS DÚVIDAS, CADÊ??? SÓ VEJO PROFESSOR COMENTANDO EM QUESTÃO FÁCIL....
-
O gabarito, embora confirmado como correto pela banca, contraria todas as demais questões relativas ao Planejamento estratégico da banca CESPE e contraria, inclusive, conceitos da própria prova do MJ:
A primeira fase do Planejamento estratégico, segundo Chiavenato é a definição dos Objetivos.
Ainda segundo o autor, os Objetivos desdobram-se em:
Políticas;
Diretrizes;
Metas;
Planos;
Programas;
Procedimento;
Logo, não há amparo para a decisão de considerar essa questão como certa!
-
Questão meeega subjetiva. Atualmente, não existe consenso quanto as fases do planejamento. Típica questão pra ser deixada em branco.
-
Para Chiavenato questão correta. Para Djalma questão errada.
-
Primeiramente, o assunto possui divergência entre autores.
CHIAVENATO: Primeiro passo seria Estabelecimento de objetivos (metas)
DJALMA: Diagnóstico como fase inicial, antecedendo fase de estabelecimento de objetivos
Porém, a definição de planejamento é: definição de metas de uma organização (...)
Por fim, qualquer meta será específica, já os meios para que se atinjam é que poderão ser diversos.
-
Enquanto as bancas não identificarem suas bibliografias teremos essas discordâncias caindo em prova e jogando quem estuda no buraco.
-
Quem estuda erra, quem não estuda acerta, logo só sei que nada sei.
-
A cespe sempre considera a visão de que diagnostigo vem primeiro, mas de repente do nada, ela muda a referencia bibliográfica e manda uma qestão bomba dessas.
-
Falou de planejamento de uma maneira, mais genérica. Acredito que realmente está correta. Ao contrario seria se tivesse especificado planejamento estratégico, nesse caso os objetivos seriam genéricos e não especificos e antes disso ainda teriam outros processos de planejamento balizadores desse; exemplo: Definição da missão organizacional.
-
-
PARA CHIAVENATO, A META É ESTABELECIDA SOMENTE NO NÍVEL ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO. JÁ QUANTO AOS OBJETIVOS, NÃO.
MAS QUE ELA SERÁ A PRIMEIRA... NADA AFIRMA.
ESTRATÉGICO -> ESTABELECIMENTO DE METAS.
TÁTICO -> ESTABELECIMENTO DE PLANOS FUNCIONAIS, POLÍTICAS E DIRETRIZES. (das unidades organizacionais)
OPREACIONAL -> ESTABELECIMENTO DOS PLANOS DE AÇÃO E DAS ATIVIDADES.
GABARITO CERTO
-
Cespe, vê se da próxima vez afirme pelo menos quem é o autor!!!!!!!!!
-
Questão polêmica! Nem todos os autores associam a fixação de metas como o primeiro passo do processo de planejamento. Existem
autores que indicam o diagnóstico estratégico (ou seja, descobrir “como estamos”) como o primeiro passo. Outros autores consideram a definição
de missão e visão como o primeiro passo.
Esta questão foi objeto de recursos, mas a banca não mudou seu entendimento. Assim, levem para a prova que o Cespe está com o entendimento de que a fixação de metas é o primeiro passo do planejamento. O gabarito foi mesmo questão certa.
Rodrigo Rennó
-
DO ESTRATÉGIA CONCURSOS:
o Alguns autores acreditam que o planejamento inicia-se com a definição dos objetivos [DEFINIÇÃO DE METAS].
o Já outros postulam que o planejamento começaria com a análise do ambiente interno e externo [DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO].
o O CESPE ADOTA O ENTENDIMENTO DE QUE A FIXAÇÃO DE METAS É O PRIMEIRO PASSO DO PLANEJAMENTO;
Q80391 - A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões. GAB: ERRADO.
-
O processo de planejamento estratégico, de acordo com Schermerhorn, é composto por cinco fases:
ü Definir objetivos (Onde, quando e onde queremos chegar - 1º passo: Definição de metas);
ü Determinar a situação atual (Analisar o que falta para a empresa alcançar seus objetivos);
ü Desenvolver as premissas de futuro (Construir cenários futuros);
ü Analisar e escolher entre as alternativas (Verificar entre as possibilidades qual será a melhor);
Executar os planos e avaliar os resultados (Corrigir desvios e avaliar os resultados alcançados).
-
Incrível como sempre os professores do QConcursos têm que concordar com a banca. sem fazer críticas a uma questão polêmica dessa magnitude, em que pairam divergências doutrinárias. Fica a minha crítica.
-
Eu não concordo com esse gabarito, e só a CESPE pensa assim, como fixar metas sem mesmo analisar o mercado. Mas se mamãe CESPE diz, que assim seja feita sua vontade. Vamos é passar no concurso !!!!
-
Eu fico puta!
-
METAS ESPECÍFICAS? OK!
-
Esse é o cespe que eu conheço
-
O examinador estava fumando um... Sohhhhhh
-
DISCORDO DO GABARITO.
De acordo com Oliveira (2010) o processo de planejamento estratégico ocorre em 4 fases denominadas:
1- Diagnóstico Estratégico que envolve: Identificação da Visão, Valores, Análise Externa, Análise Interna e Análise dos Concorrentes;
2- Missão da Empresa que envolve: Estabelecimento da Missão, Estabelecimento de propósitos, estruturação e debate de cenários, estabelecimento de posturas estratégicas, estabelecimento de macroestratégias e macropolíticas;
3- Intrumentos Prescritivos e Quantitativos que envolve: Formulação da escolha de estratégias, Intrumentos prescritivos (estabelecimento de objetivos, desafios e metas) Estabelecimento de estratégias, estabelecimento de projetos e planos de ações;
Intrumentos Quantitativos: Projeções econômico financeiras.
4- Controle e Avaliação.
-
Prof Adriel Sá - Tec Concursos:
Primeiramente, registra-se que o tema da questão encontra divergências entre autores. Por exemplo, Idalberto Chiavenato sugere que o primeiro passo a ser definido no planejamento é o estabelecimento de objetivos (metas). Já Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira considera o diagnóstico a fase inicial, antecedendo à fase de estabelecimento de objetivos.
Robbins (2000, p. 166) escreve que "Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangente para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito)".
Salienta-se, por fim, que qualquer meta será específica; já os meios para que se a atinjam é que poderão ser diversos.
-
Primeiro são os objetivos, que são compostos de uma parte subjtiva e outra objetiva, sendo essa chamada de metas. As metas são analítica, específicas, mensuráveis. Eu, particularmente, discordo do gabarito.
-
Questão acima dos 50% de erros!Meus caros, irei responder essa questão com fundamentos na disciplina de AFO
Nas etapas /estágios da despesa orçamentária no que se refere ao PLANEJAMENTO a FIXAÇÃO é a primeira etapa .
Bons estudos!
GranCursosOnline
-
Nenhuma das três doutrinas que tenho anotadas (CHIAVENATO / DJALMA DE OLIVEIRA / SOBRAL E PECI) diz algo que seja parecido com isso... as três doutrinas sempre começam ou com um diangóstico da situacao interna e externa ou então com a definição da missão , visão e valores.
Sinceramente , essa afirmativa não tem cabimento nenhum. Indo pelo senso comum , como você inicia algo já com as metas se você não sabe qual seu objetivo ? kkkkkkkk Metas são quantificações de objetivos , que por sua vez são extraídos da visão da empresa. Indo em uma sequência lógica:
1- Define o que você quer fazer (visão , objetivos , negócios , etc.)
2- Define como chegar lá (estratégia , planos)
3- Desdobra o "como chegar lá" em metas. (metas)
Enfim , HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL alguém acertar essa questao , tanto porque na doutrina ninguém diz isso , tanto porque no senso comum ninguém começa a planejar já estabelecendo metas.
-
essa prof do QC não explica nada com nada
ela fala "primeiro se define os objetivo depois as metas, por isso a qustão esta certa" COMO ?????
vai explicar ruim assim em outro lugar.
-
Início do planejamento estratégico
Para CHIAVENATO:
1.Determinação dos objetivos
2.Análise ambiental externa
3.Análise organizacional interna
4.Formulação de alternativas
5.Elaboração e planejamento
6.Implementação e execução
7.Avaliação dos resultados
Para DJALMA DE OLIVEIRA:
Fase I - Diagnóstico Estratégico
a) Identificação da Visão
b) Identificação dos valores
c) Análise externa
d) Análise interna
e) Análise dos concorrentes
Fase II - Missão da empresa
a) Estabelecimento da missão da empresa;
b) propósitos atuais e potenciais;
c) Estruturação e debate de cenários;
d) postura estratégica;
e) macroestratégias e macropolíticas
Fase III - instrumentos prescritivos e quantitativos (diretrizes, objetivos, metas, orçamento e planos de ação)
a) Estabelecimento de objetivos, desafios e metas.
b) estratégias e políticas.
c) projetos, programas e planos de ação
Fase IV - Controle e avaliação.
▪ Estabelecimento de padrões de medida e de avaliação, Indicadores desempenho;
▪ Medida/métricas dos desempenhos apresentados;
▪ Comparação do realizado com o planejado;
▪ Avaliação
▪ Comparação do desempenho real com os objetivos, desafios, metas, projetos e planos de ação estabelecidos;
▪ Análise dos desvios;
▪ Tomada de ações corretivas;
▪ Feedback de informações para uso em futuros processos de planejamento.
-
VISÃO DO CESPE:
O planejamento é composto por 5 etapas (não há consenso):
1 - Definição dos objetivos
Onde queremos chegar?
(aqui engloba-se as metas, já que são desdobramentos dos objetivos)
2 - Análise da situação atual
Quão longe estamos do nosso objetivo?
Diagnóstico (SWOT)
Primeiro análise externa, depois análise interna
3 - Desenvolver premissas sobre o futuro
Cenários prováveis
4 - Analisar e escolher entre as alternativas
Quais são as melhores opções de ação?
5 - Implementar o plano e avaliar o resultado
Executar o planejado e controlar os desvios.
-
Na administração objetivo e metas não são sinônimos. Ao meu ver a questão está errada.
Objetivo: Passar em um concurso público.
Meta: Estudar 5h por dia.
Meta: Responder 200 questões por dia.
-
Q368177 CESPE - A primeira etapa da elaboração de um planejamento estratégico é a definição do plano de ações. (ERRADO)
0º - ESTABELECIMENTO DA MISSÃO, VISÃO E VALORES
1ª - DEFINIR OBJETIVOS
2ª - VERIFICAR QUAL É A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVOS
3ª - DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS; PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPATÓRIAS
4ª - ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO
5ª - ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS
6ª - IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS
-
Perceba que a questão está cobrando o conhecimento genérico da função de planejamento, logo utilizamos a lição de Schermerhorn que foi apresentada na obra de Chiavenato que define como o primeiro passo a fixação de objetivos e metas.
Gabarito: Certo