SóProvas


ID
1005916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das funções de administração, tais como planejamento organização, direção e controle, julgue os itens que se seguem.

Os controles ajustados são impulsionados por uma cultura organizacional forte e são baseados em crenças amplamente partilhadas em toda a organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Cultura Forte e Cultura Fraca. 

    Todas as organizações têm cultura, mas nem toda organização tem uma cultura forte. Uma cultura forte é aquela nas quais os valores principais são respeitados e compartilhados. O tamanho da organização, a rotatividade dos funcionários e o tempo de existência são fatores que tornam a cultura forte ou fraca.
    Quanto mais os membros de uma organização respeitam e compartilham seus valores, mas forte é sua cultura! Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento.
    Estudos indicam que a cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos seus funcionários e geram um desempenho superior para a organização.

    Professor Rodrigo Rennó

    Uma cultura organizacional forte aumenta a consistência do comportamento. Nesse sentido, podemos dizer que uma cultura forte funciona como um substituto da formalização.
     Uma formalização intensa na organização gera previsibilidade, ordem e consistência. Uma cultura forte pode fazer o mesmo sem necessidade de documentação escrita. Portanto, podemos encarar a cultura organizacional forte a formalização, com dois caminhos diversos para se chegar ao mesmo fim. Quanto mais forte a cultura organizacional, menos os executivos precisam se preocupar em desenvolver regras e regulamentos para orientar o comportamento dos funcionários. Essa orientação é introjetada pelos funcionários à medida que eles aceitam a cultura organizacional. (Comportamento Organizacional, ROBBINS, PÁGINA 377)

     

  • Eu não entendi. Por mais forte que seja a cultura sempre haverá necessidade de controle.
    Imagino que ao dizer que a cultura forte reduz a necessidade de controle por parte da gerência é exatamente dizer que esse controle é impulsionado pelos próprios colaboradores que já internalizaram os valores da organização.

    Pra mim o gabarito deveria ser "certo".
  • A questão, caro colega, tem dois erros;
    Primeiro, quando a cultura organizacional é forte ocorre a a redução da necessidade de controle rígido, ou ajustado, como expresso na parte inicial da questão. Controle rígido ou ajustado é necessário quando a cultura organizacional e fraca.
    Em segundo lugar, nem toda organização tem uma cultura organizacional forte. Diversas organizações têm cultura organizacional fraca.
  • Nao sei se estou certo, mas tentarei dar um exemplo prático: uma organizacao com uma cultura conservadora forte como, por exemplo, um banco. Neste caso, a própria cultura já "influencia" o colaborador a se vestir adequadamente, não necessitando ou diminuindo a necessidade de normas ou regulamentos expressos vedando o uso de vestimentas inadequadas. 

  • Considera-se uma cultura forte aquela que tem maior impacto sobre o comportamento dos funcionários. Para Robbins (2007): Em uma cultura forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores essenciais e quanto maior seu comprometimento com eles, mais forte será a cultura. Consistentemente com esta definição, uma cultura forte terá uma influência maior sobre o comportamento de seus membros por causa do grau de compartilhamento e intensidade,que cria um clima interno de autocontrole comportamental.

    Segundo Robbins (2002, p.502) as chamadas culturas fortes têm um impacto maior sobre o comportamento dos colaboradores, e relacionam-se mais com a redução da rotatividade. Ainda segundo o autor, em uma cultura forte os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores essenciais,e quanto maior o comprometimento, mais forte será a cultura.

    Tanure (2007, p. 134) afirma que: As culturas fortes significam quase levar a integração normativa ao extremo, pois uma cultura muito forte pode influenciar ou não no desempenho de uma instituição,apesar de muito se dizer que culturas fortes são culturas mais eficientes, nem sempre são como aparentam sendo que quanto mais forte mais difícil de reparar os erros da instituição. As culturas fracas apresentam como culturas sem integração normativa, sem regras e sem valores onde os indivíduos seguem para lados opostos ao determinado pela instituição.

  • a cultura organizacional também exerce uma influência significativa no formato do sistema de controle. em culturas organizacionais caracterizadas pela rigidez, os mecanismos de controle são formais e ameaçadores, impostos de forma centralizadora para garantir que o desempenho conduza aos objetivos. já em culturas mais colaborativas e participativas, os mecanismos de controle tendem a ser informais e internalizados pelos próprios funcionários, que exercem autocontrole sobre seu desempenho. 

    sobral e peci, p. 242

  • O problema é que a própria CESPE já atribuiu ao "Diagnóstico Estratégico" o início do Planejamento Estratégico.


    Tem que ser advinha. Armaria, nam!

  • CONTROLE AJUSTADO É NECESSÁRIO EM CULTURA ORGANIZACIONAL FRACA.

  • Nas organizações com cultura organizacional fraca o controle deve ser mais rígido, pois os funcionários não a praticam de forma constante, devendo haver regras e normas a serem seguidas. Já em organizações com cultura organizacional forte, todos compreendem os rumos que a empresa busca alcançar, o controle é flexível, menos rígido, pois os funcionários conhecem e praticam a cultura organizacional da empresa.

  • Controle Ajustado = Controle rígido, forte.

  • Apenas ajustando um erro de interpretacao semantica do nobre colega,
    Dizer que toda A organizacao faz algo difere de dizer que toda organizacao faz algo....
  • Na cultura organizacional forte o controle é flexível (não é ajustado- rígido), pois os valores são respeitados, os funcionários conhecem e praticam a cultura organizacional.

  • Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.

  • Os controles ajustados são impulsionados por uma cultura organizacional fracas e são baseados em crenças amplamente partilhadas em toda a organização.

  • Em uma cultura forte, os valores são essenciais, intensamente acatados e amplamente compartilhados. Tem grande influência sobre o comportamento de seus membros por causa do grau de compartilhamento e intensidade que cria um clima interno de alto controle comportamental.

     

    Quando a questão fala de controles ajustados (colocar a coisa nos eixos. rs) tem ligação com uma cultura fraca onde as pessoas não têm tanto envolvimento com a organização, não compartilham da mesma ideia e, portanto, não tem controle e influência sobre os seus colaboradores.

  • Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional, e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento. Estudos indicam que a cultura forte tem um poder maior de influenciar o comportamento dos seus funcionários e gera um desempenho superior para a organização.

     

    Gab.: ERRADO

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

     

  • Q791772

  • Gabarito Errado

     

    O erro da questão e dizer que para ser uma cultura forte precisa haver controle antes, sendo que na verdade a cultura forte é ao contrário de controle, pois tem pensamento pacifico e unido por todo o fazendo ser mais forte por esse fator.

     

    *cultura pode ser definida em forte ou fraca.

     

    I)A cultura forte é aquela que é compartilhada por todos os membros da organização, havendo pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais e alto impacto sobre o comportamento dos funcionários.

    II) A cultura fraca é aquela que não está amplamente enraizada em todos os membros, por isso eles possuem várias divergências sobre suas questões culturais centrais, gerando baixo impacto no comportamento dos funcionários.

  • Cultura FORTE - baixo controle. Não precisa de formalização.

    Cultura FRACA - alto controle. Precisa de formalização.

  • O cespe adora usar sinônimos: ajustado, no caso, quer dizer apertado, ou seja, um controle forte. Acho que ele faz isso para assustar o candidato, tipo "ain meu Deus nunca ouvi falar disso!"

  • Questão interessante.

  • outra pra ajudar:

    Ano: 2012 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.

    CERTO

  • Na cultura organizacional FORTE, a cultura é INTENSAMENTE disseminada, mas não necessariamente de forma ampla. 
    O conceito de amplitude está mais voltado para a cultura DOMINANTE, que é aquela que é incorporada pela MAIORIA. Mas tem outro erro também, 

    a questão do controle ajustado. O controle seria necessário se a cultura fosse fraca, e não forte.

  • Na verdade, como já falamos, em uma cultura organizacional forte não é necessário um controle rígido, ou ajustado. O natural compartilhamento e a aprovação da cultura pelos membros da organização já diminui a necessidade de controles, normas e regulamentos. Portanto, os controles ajustados seriam necessários em uma cultura organizacional fraca.

    Gabarito: E

  • Controle ajustado deve se referir ao que chamamos de ajuste - o qual se dá por meio da comunicação entre subordinados ou não. É o que chamamos de "dar um toque em alguém". Observe que, se a cultura é forte, há grande propensão dos funcionários a trabalharem em perfeita sintonia sem a necessidade de se lembrar coisas como "segurança em primeiro lugar, portanto, coloque o seu capacete". Dessa forma, há uma contradição na assertiva ao associar o controle ajustado com uma cultura forte - isso se daria no caso de ela não ser forte.

    Resposta: errado.