SóProvas


ID
1005934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo decisório, julgue os itens subsequentes.

A maioria das decisões organizacionais é tomada por meio de informações limitadas, o que satisfaz as primeiras soluções circunstancialmente aceitáveis para os problemas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Teoria Comportamental da Decisão
    Aceita a noção da racionalidade limitada e que as pessoas só agem em termos do que percebem numa determinada situação. O tomador de decisão comportamental é vista como alguém que age na maioria das vezes com base em informações limitadas e sob condições incertas.
    Nas organizações, as decisões são tomadas em condições de risco e incerteza para solucionar problemas não-rotineiros e sob pressão de tempo e com informações limitadas.

     
  • É impressão minha ou essa frase não tem pé nem cabeça?

  • Ricardo...creio que não tem pé nem cabeça kkkk.

    O que entendi da questão é o seguinte: como vc vai tomar decisões tendo informações limitadas???
    Compreendo que para tormar decisões eficientes e eficazes a organização precisa do máximo de informações para análise e decisão.
  • Creio que os colegas foram tomados pela percepção negativa do termo "limitado". É claro que as decisões são tomadas com informações limitadas em qualquer caso. Já que informações ilimitadas jamais seriam analisadas, adiando eternamente qualquer tipo de decisão.

    A ideia é de que tomadores de decisão, de posse de informações limitadas - entretanto relevantes - podem avaliar as circunstâncias dos problemas, gerando soluções aceitáveis para os problemas.

    Evidentemente, caso haja persistência dos problemas, outros processos decisórios serão necessários, como informações específicas, análises mais amplas e discussão de soluções em equipes gerenciais ou grupos de trabalho especificamente determinados.

    Ainda assim, o conjunto de informações utilizado seria limitado, já que possuirá um fim, sem o qual não haveria jamais a tomada de decisão.

    Amplexos
  • O processo de Tomada de Decisão comumente envolve dois modelos teóricos: o modelo racional e o modelo de racionalidade limitada.

    O Modelo Racional de tomada de decisão refere-se ao processo decisório no qual os administradores tomam decisões ótimas que maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo levaria a uma decisão ideal, independente de quem a tomasse. Notem que, quando seus postuladores dizem isso (independente de quem as tomasse), há uma forma de decisão já pré-definida, já proposta para o caso (mais ou menos semelhante a uma decisão programada). Aqui, o tomador de decisão irá tomar uma decisão ideal, mesmo não possuindo o conhecimento absoluto de todas as opções de alternativas. Para esse modelo:
    - O problema está claramente definido e seu enunciado está corretamente formulado;
    - As metas e objetivos a alcançar são claros e conhecidos;
    - Não há restrições de tempo e de recursos;
    - A informação necessária sobre todas as alternativas e os resultados potenciais e seus desdobramentos para a solução do problema é precisa, mensurável e confiável.

    Diferentemente, o Modelo de Simon - Racionalidade Limitada está associado ao processo de decisão intuitivo (experiência e bom senso), onde raciocínio puro e lógico não são utilizados. Como a capacidade da mente humana para formular e solucionar problemas complexos é bem menor do que a exigida por uma racionalidade total, as pessoas operam dentro de uma limitaçãoO teóricos convergem que no sentido de que a racionalidade limitada e a ideia de que as pessoas só agem em termos do que percebem em uma determinada situação, é aceito nessa teoria. Aqui, o tomador de decisão é visto como alguém que age na maioria das vezes com base em informações limitadas e sob condições incertas, em vez de estar inserido no mundo ideal do tomador clássico de decisão (SCHERMERHORN JR; HUNT; OSBORN, 1999)1.
    1SCHERMERHORN JR, J. R.; HUNT, J. G.; OSBORN, R. N. Fundamentos de comportamento organizacional. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.

  • Como as decisões são tomadas nas organizações?

    *De acordo com a Teoria Comportamental da decisão, a maioria das decisões organizacionais são tomadas através de informações limitadas satisfazendo as primeiras soluções aceitáveis ou satisfatórias para os problemas.

    Fonte:http://books.google.com.br/books?id=Qq9fzUeK8yQC&pg=PA264&lpg=PA264&dq=decis%C3%B5es+organizacionais+informa%C3%A7%C3%B5es+limitadas&source=bl&ots=R2IaKD3P0b&sig=lsAdODuKqF53GkNa7pSccoKleio&hl=pt-BR&sa=X&ei=fN7WUq60BdDOkQesqoEg&ved=0CEkQ6AEwBA#v=onepage&q=decis%C3%B5es%20organizacionais%20informa%C3%A7%C3%B5es%20limitadas&f=false

  • CERTA


    "Um dos aspectos mais interessantes da limitação da racionalidade é que a ordem em que as alternativas são consideras é crítica para a determinação daquela que será escolhida. [...]

    Uma alternativa ímpar e criativa pode trazer uma solução ótima para o problema, contudo, é pouco provável que seja a escolhida, pois outra alternativa aceitável será identificada antes de haver a necessidade de buscar além"


    Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim - 3º edição - Página 296

  • GAB. CERTO

     

    Uma dica muito boa para os colegas que não conseguiram enxergar uma coerência no enunciado da questão e tentar criar um contexto, uma situação com base em seus conhecimentos, principalmente em questões de administração geral e gestão de pessoas do Cespe, que exigem uma boa interpretação e conhecimento apurado. Particulamente, as vezes, tenho dificuldades para interpretá-las, apesar de ser minha área de formação, e utilizando esta técnica tenho melhorado meu rendimento na resolução das questões do Cespe.

    Espero ter ajudado.

     

    Bons estudos.

  • Contribuindo tanto com as teorias estudas, mas com a vida prática de um administrador; arrisco afirmar que as informações são limitadas poque diante de um problema você tem prazo para resolver, não pode ficar elocubrando demais porque o cliente está aguardando uma solução e tempo é dinheiro.

    Portanto, você mesmo determina um rol de informações necessárias para tomada de decisões, as analisa, busca solução, efetiva a ação e acompanha para constatar sua efetividade. 

  • Vou ali tomar uma e volto pra ver se entendo essa questão. inté.

  • Como que "A maioria das decisões organizacionais é tomada por meio de informações limitadas" se um dos objetivos do processo decisório é procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas. QC: 349932

  • "soluções circunstancialmente aplicáveis" -> circunstancial -> Que tem relação direta, pertinente ou relevante com algo, sem ser essencial ou intrínseco; que se aplica ao caso em questão por motivos fortuitos ou condições eventuais; incidental. (Dicionário Aulete). Ou seja, informações limitadas são suficientes para decidir soluções eventuais/secundárias aos problemas e a maioria das decisões ainda são tomadas assim. Gab. Certo.

  • francisco, vou te responder fácil vc come, frango, salmão, elefante, tubarão ou dragão se quiser?? pode parecer idiota mas se raciocinar fica lógico, o mundo que vivemos sempre teremos opções limitadas, empresas da mesma forma, lembra do fofa? a empresa nem sempre vai ta no maximo vai estar com falta de funcionario, ou faltando peças, ou financeiramente mal, não tem cheat mode, não tem dinheiro infinito então sim sempre a tomada de decisões dará informações e terá condições limitadas.

  • A maioria das decisões organizacionais é tomada por meio de informações limitadas (RACIONALIDADE LIMITADA), o que satisfaz as primeiras soluções circunstancialmente aceitáveis para os problemas. CERTA

     

    Limitações ao modelo racional:

    Quanto às limitações do contexto: restrições de tempo e custo, situação complexa, poucas informações, informações imperfeitas, etc.

    Quanto às limitações pessoas: dificuldade de armazenamento das informações, dificuldade de processamente das informações, desvios de percepção, preconceitos, etc.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • QUE PORRA É ESSA ??????

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: FUBe o modelo racional ou de racionalidade.

    Prova: Relações Públicas

     

    Acerca das técnicas de negociação e de tomada de decisões, julgue o item subsequente.

     

    A maioria das decisões tomadas nas organizações segue o modelo racional ou de racionalidade.

     

    RESPOSTA ERRADA !

  • Seu exemplo condiz com a questão, Levi

    Existe Racional e racional limitado

  • GAB: CERTO

    Decorrências da Teoria das Decisões: 

    Racionalidade limitada: o tomador de decisões conhece apenas parte das informações acerca da situação. Faz pressuposições. Toma decisões com base nos fatos que conhece.

  • Gab: CERTO

    Para Simon, a racionalidade limitada espelha melhor as condições de tomada de decisão: as pessoas são racionais apenas até certo ponto, principalmente nos aspectos em que elas conseguem perceber ou interpretar. Dessa forma, o autor indicou que temos limites à racionalidade. Que não conseguimos ser totalmente racionais. A realidade é muito complexa e, portanto, temos de usar a intuição em conjunto à razão.

    Portanto, quando a questão diz que a tomada de decisão possui limitação nas informações, ela quer dizer que nem sempre teremos todas as respostas para todas as perguntas. Com isso, solucionar problemas com base nas informações conhecidas/ presentes, serão aceitáveis.

    Assim entendi...

    Erros, mandem mensagem :)