SóProvas


ID
1006048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A área de comportamento organizacional é um alicerce da função de gestão de pessoas, pois, por meio dela, intenta-se compreender as relações que os indivíduos estabelecem entre si e com o contexto de trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Indivíduos com elevados níveis de autoeficácia, em razão da forte crença de que são capazes de obter sucesso em determinada atividade, tendem a reduzir seu empenho quando recebem feedbacks negativos.

Alternativas
Comentários
  • Para Albert Bandura, pessoas com uma forte percepção de auto-eficácia experimentam menos estresse em situações que demandam mais esforço pessoal, obtêm a motivação e a persistência para alcançar um determinado objetivo, através de dois processos: os motivacionais, projetados pelo esforço e perseverança, manifestados na conduta, e pelos mecanismos atribucionais de enfrentamento, no manejo da ansiedade e do stress perante situações diversas (Bandura, 1987, 1989, 1992; Blostein, 1989).

    Logo, se o individuo é capaz de manejar melhor a ansiedade e stress em situações diversas, critícas e feedbacks negativos seram superados, devido sua motivação e persistência, mantendo o mesmo nível de interesse por seus objetivos ora criticados. Todo concursando é alguém que trabalha sua autoeficácia diariamente, somos a todo instante criticados pelo mal desempenho, pelas horas de estudo ainda não retribuídas em sucesso, mas, ainda sim acordamos todos os dias e fazemos a mesma coisa, por que temos persitência e a certeza que somos capazes de atingir nossos sonhos. Aqueles que quiserem ler mais sobre o assunto, retirei alguns trechos do artigo citado abaixo.


     Resiliência e a auto-eficácia percebida: articulação entre conceitos. 

    Aletheia  n.23 Canoas jun. 2006.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942006000200008&script=sci_arttext
  • Pelo contrário, pois uma pessoa que possui autoeficácia, ao receber feedbacks negativos, vai buscar se empenhar mais, melhor, vai procurar provar que ela é capaz.

  • Feedback negativo para pessoas com autoeficácia serve como fonte motivacional.

  • Questão muito subjetiva.

    Trabalhei em uma multinacional, onde realizava com sucesso minhas atividades, era altamente eficaz onde produzia. No entanto, meu gestor com medo de perder sua vaga, vivia fazendo feedbacks negativos a minha pessoa. O que fez com que eu ficasse totalmente insatisfeito com a minha situação e inclusive pedisse demissão. Hoje estou em busca de um cargo público.

  • Robbins et. al (2010) argumentam que as pessoas com baixa
    autoeficácia apresentam maior probabilidade de diminuir os esforços ou de
    desistir do trabalho, enquanto as pessoas com autoeficácia elevada tentam
    vencer os desafios com maior força de vontade.
    Além disso, ao recebem feedback negativo, as pessoas com baixa e
    alta autoeficácia reagem diferentemente: enquanto as pessoas com baixa
    autoeficácia perdem o empenho pela tarefa, as pessoas com alta autoeficácia
    tendem a reagir com mais determinação e motivação..

    ENTÃO O ERRO ESTÁ EM FALAR QUE  TENDEM A REDUZIR  SEU EMPENHO..

  •  

    Ao receber um feedback negativo:

    Pessoas com alta autoeficácia : tendem a reagir com mais determinação e motivação;

    Pessoas com baixa autoeficácia: perdem o empenho pela tarefa.

  • PERMITAM MEU RELATO E CONSEQUENTEMENTE A MINHA RESOLUÇÃO DO ITEM

     

    "MINHA CRENÇA DE SER APROVADO NO CONCURSO SEMPRE FOI MUITO FORTE. SOU DESTEMIDO, TENHO E PERSEVERANÇA DE QUE VAI DAR TUDO CERTO NA MINHA VIDA! PARA TODA PESSOA QUE ME DIZIA QUE NÃO CONSEGUIRIA DEVIDO AO FATO DE SER UM CONCURSO CONCORRIDO (feedback negativo) EU NÃO ARGUMENTAVA. POIS SEMPRE ACREDITEI QUE OS PESSIMISTAS JULGAM OS OUTROS POR SUA PRÓPRIA INCAPACIDADE. MANTIVE EM SILÊNCIO E SEGUI ATRÁS DE MEUS OBJETIVOS. VÁRIAS RASTEIRAS SURGIRAM FAZENDO COM QUE EU ADIASSE OU MUDASSE OS PLANOS, MAS RESPIREI FUNDO E SEGUI EM FRENTE. REFIZ O MEU CURSO PARA CHEGAR AONDE EU REALMENTE QUERIA. RECALCULAR A ROTA, POR VEZES, É PRECISO, MAS NÃO ACEITE QUE ALGUÉM MUDE O SEU DESTINO FINAL POR ACHAR QUE VOCÊ NÃO TEM TEMPO, DINHEIRO OU COMPETÊNCIA O SUFICIENTE PARA FAZER DA SUA VIDA O QUE QUISER. SEMPRE DISSE A MIM MESMO: EU SOU CAPAZ! E, CADA VEZ QUE OUVIA DE ALGUÉM QUE "NÃO IRIA CONSEGUIR" (feedback negativo) , EM SILÊNCIO, REFLETIA - ABAIXO DA VONTADE DE DEUS, SÓ EXISTE A MINHA VONTADE, POR ISSO TENHO CERTEZA E FÉ DE QUE CONSEGUIREI!"

    FUI APROVADO EM 2º LUGAR COMO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO INSS; MAS CONTINUO ESTUDANDO, POIS PERCEBI QUE ADQUIRI CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES, OU SEJA, COMPETÊNCIA PARA IR MAIS LONGE. A LUTA CONTINUA.

     

     

    RESUMO: A CRENÇA E A FÉ NÃO É ABALADA POR NENHUM TIPO DE RETORNO NEGATIVO (feedback negativo).

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • PEDRO MATOS, SINTA-SE APLAUDIDO DE PÉ COLEGA... TENHO MUITO DISSO TBM, APESAR DE ALGUMAS DESANIMADAS... ESSES FEEDBACK'S NEGATIVOS MUITAS VEZES SERVEM PARA NOS ESTIMULAR A MOSTRAR PRA NÓS MESMOS DE QUE SOMOS REALMENTE CAPAZES... PARABÉNS MEU QUERIDO... MAIS UM ESTÍMULO PARA TODOS NÓS...

     

     

    DEUS NO COMANDO SEMPRE...

  • Pedro Matos, excelente! Inspirador!

  • Pedro Matos, muito obrigada!!! Inspirador..

     

  • Pedro Matos, show

  • Em outras palavras: se eu sei que sou capaz, estou pouco me lixando para o que os outros dizem.

  • O comentário do Pedro Matos é um dos mais legais que ja li aqui no site, nao tem como um concurseiro nao se identificar, parabéns

  • Errei a questão mas ganhei o comentário do Pedro!

    Parabéns cara! Sucesso e grata por esse relato! Veio na hora certa!

    Em tempo: Gabarito-> Errado.

  • Pelo contrário. Quando uma pessoa autoeficaz recebe um feedback negativo, ela toma aquilo como um desafio, como um combustível para sua motivação em provar que é capaz, pois já tem certeza disso. Já alguém com baixa autoeficácia tenderia a reduzir seus esforços e acabaria desistindo da execução da atividade, pois não acredita no seu potencial, tomando o feedback negativo apenas como uma confirmação do que já esperava. Portanto, questão errada.

    Gabarito: E