SóProvas


ID
1006066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atualmente, a gestão estratégica de pessoas é estruturada com base na relação que determinada organização estabelece com seu ambiente e com seus recursos internos, que garantam posicionamento mercadológico diferenciado ou, no caso da administração pública, legitimidade social. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Estruturas organizacionais burocráticas tendem a facilitar o alinhamento vertical assumido como pressuposto da gestão estratégica de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • A redação está um pouco estranha, como de costume nas questões da CESPE (que parecem ser escritas por pessoas que nunca estudaram o tema).

    O alinhamento vertical não é assumido como pressuposto da gestão estratégica de pessoas. Pelo contrário, ele (o alinhamento vertical) é uma característica de sistemas/estruturas burocráticos(as).

    Daí, cheguei à resposta assim:
    1) os sistemas burocráticos são mais verticalizados, com maior número de níveis hierárquicos, certo?!

    2) ora, daí a segunda parte da questão fala de "gestão estratégica de pessoas", que é um conceito mais atual;

    3) atualmente, não se busca criar tantos níveis hierárquicos, mas, sim, menos níveis. Ou seja, busca-se maior horizontalização (pensemos num organograma de empresa, com menos caixinhas uma em cima da outra e mais caixinhas lado a lado).

    Espero ter conseguido ajudar. Abraços
  • De acordo com o Professor Carlos Xavier:

    A visão de ser humano que perpassa a organização burocrática é a de homem organizacional, ocupante de um cargo na organização e possuidor
    de atribuições específicas. Esse homem, na burocracia, reage a incentivos materiais e salariais por parte da administração.

    Por sua vez a Gestão de Pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.

    Assim, é impossível estruturas organizacionais burocráticas servirem de pressusposto para a GEP.

    Fonte: Estratégia Concursos
  • Assunto: Evolução da área de Recursos Humanos. 

    Estruturas organizacionais burocráticas tendem a facilitar o alinhamento vertical assumido como pressuposto da gestão estratégica de pessoas.

    De fato existe integração vertical e horizontal na Gestão Estratégica:

    Segundo Wright e MacMahan (1992), o que diferencia a gestão estratégica de pessoas da gestão tradicional são dois aspectos de suas políticas: a integração vertical e integração horizontal.
    Integração Vertical: busca o alinhamento das práticas de gestão de pessoas com os objetivos e estratégias organizacionais.
    Integração Horizontal: refere-se à atuação coordenada das diversas atividades de gestão de pessoas tais como: recrutamento e seleção, capacitação, remuneração, avaliação de desempenho, entre outras.

    Para Gratton (1999) Além da integração vertical, com a estratégia organizacional, e horizontal, em um política coesa, há a integração temporal das políticas e práticas de gestão de pessoas, visando ao atendimento das necessidades futuras da organização.

    Vamos ao erro:
    Segundo Fischer é possível classificar as grandes correntes sobre gestão de recursos humanos em quatro categorias principais: departamento pessoal, gestão do comportamento humano, gestão estratégica e gestão por competências (vantagem competitiva). A estrutura organizacional burocrática é pressuposto da
     gestão do comportamento humano não da gestão estratégica como afirma a questão. 

     
    Modelo de gestão do comportamento humano x Modelo estratégico de pessoas 
    Modelos Gestão do Comportamento humano Gestão Estratégica de pessoas
    Período Décadas de 30 até meados dos anos 60. Décadas de 60 até meados dos anos 90.
    Ambiente Organizacional - Taylorismo/ Fordismo.
    - Burocracia.
    - Início da produção em massa.
    Produção em massa (expansão das multinacionais).
    - Estruturas divisionais.
    - Início da difusão de modelos flexíveis e mais orgânicos.
    - Intensificação e aceleração das mudanças ambientais.
    Modos de lidar com as pessoas - Pessoas como fatores de produtos inerentes e estáticos.
    - Ênfase nas regras e controles rígidos.
    - Transformação do departamento de pessoal (DP) em departamento de RH (preocupação com motivação, liderança e retenção de talentos).
     

    Fontes: Fischer, 2001. WRIGT e MCMAHAN (1992), Adaptado de TONELLI, M J; LACOMBE, B. M. CALDAS; M. P. Desenvolvimento histórico do RH no Brasil e no mundo. In: BOOG, G. Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências. São Paulo: Gente, 2002 p. 65-79. Gestão de pessoas nas organizações - Andréia Ribas e Cristiana Duran.
    http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/2013/V_CONSAD/118.pdf
  • De uma forma resumida entendi e respondi pelo seguinte raciocínio: Teoria da Gestão Estratégica de Pessoas surgiu aparti de 1990 com a era da Informação, ou seja, bem recente em relação a estrutura burocrática. Gabarito: Errado. 

  • A organização burocrática está relacionada a gestão do comportamento humano não da gestão estratégica

  • Estruturas organizacionais burocráticas tendem a facilitar o alinhamento vertical: certa

     

    assumido como pressuposto da gestão estratégica de pessoas: errado, pois visa o alinhamento horizontal, sem hierarquia