-
O setor de compras deve possuir 2 tipos de cadastro, um por fornecedor e outro por tipo de material.
O cadastro de fornecedor reúne fichas de diversos fornecedores, especificando o material que fabricam, ou que representam; o cadastro de material são fichas em que se identificam os fornecedores aprovados dos quais de pode adquirir. A necessidade desses 2 tipos de cadastro é devida a situações em que o comprador desconhece o fornecedor de determiando produto; nesse, ele deve consultar o cadastro de material.
Fonte: Marco Aurélio Dias, página 275
-
Nossaaa.... Jurava que os conceitos estavam trocados!!!
Cadastro por tipo de material: Identifica o fornecedor
Cadastro por fornecedor: Especifica o material
Vai entender...
Obrigado pela explicação Daiane...
-
Contestável!
O que se tem é um cadastro único de fornecedor e material, até pela ideia de evitar retrabalho, e vínculos entre ambos de modo a se estabelecer uma relação para eventuais pesquisas.
-
Também achei que estavam trocados os conceitos!!!
CESPE imprevisível
-
Analisando:
Se eu tenho um cadastro por material: vou procurar pelo material "X", que é o que eu conheço. Desta forma eu encontro uma lista de fornecedores que trabalham com este material "X".
Da mesma forma se eu sei o nome do fornecedor "Y", é o que eu conheço. Vou encontrar a lista de materiais que este fornecedor fabrica ou representa.
Questão CORRETA.
-
Quer dizer que em pleno século XXI e toda tecnologia disponível eu preciso ter dois cadastros ao invés de um sistema de Tecnologia de informação simples que consulte por nome ou material?
Olha..da vontade de chorar
-
Gente, esse gabarito não está errado? A questão troca os conceitos. Realmente existem esses dois tipos de cadastro, mas o de fornecedores diz respeito à identificação dos fornecedores aprovados e de material especifica o material. Assim, estão invertidos.
"Ao setor de compras é recomendada a manutenção de dois cadastros de fornecedores: o cadastro por tipo de material, que possibilita a identificação de fornecedores aprovados e dos quais se pode adquirir o item; e o cadastro por fornecedor, que especifica o material que cada um fabrica ou representa"
-
trocaram os conceitos!!!
-
O Cadastro de fornecedor reúne fichas de
diversos fornecedores, contendo seus dados cadastrais e especificando os
materiais que fabricam, ou que representam. O Cadastro de Material são fichas em que se identificam os fornecedores
aprovados e dos quais se pode adquirir.
-
Sérios problemas com o Sr. Marco Aurélio Dias....sempre sua literatura provoca confusão pelo fato de ser obsoleta aos dias de hoje.
"O setor de compras deve possuir 2 tipos de cadastro, um por fornecedor e outro por tipo de material.
Fonte: Marco Aurélio Dias, página 275"
-
Ao reler varias vezes o item, percebi que ele realmente estava correto.
Um cadastro de material classifica através da ordem material -> fornecedor
Exemplo, você tem no seu cadastro de material: lapis, caneta, borracha e apontador. A repartição precisa de canetas, então você abre o casastro de canetas e ai vai aparecer todos os fornecedores de canetas.
Um cadastro de fornecedor classifica através da ordem fornecedor -> material
Exemplo, há vários fornecedores no estado, porém você decide comprar no que está mais próximo de você pra reduzir custos de frete. Logo, você vai escolher o fornecedor X e abrir a ficha dele pra saber se ele tem tudo que você precisa.
O problema é que o conceito é escrito de forma confusa.
-
tudo que envolve compras eu to apanhando da cespe!!! banca sem vergonha
-
O problema deste tipo de questão, como já dito neste canal, é um conceito ultrapassado, pois o cadastro no banco de dados é um só, os dados exibidos serão consultas em relatórios, ou seja, o cadastro tem que ser único para não haver retrabalhos e reduzir o risco de erros ou duplicidades.
-
TEORIA + BOM SENSO = ACERTA QUESTÃO DO CESPE ...
INFELIZMENTE É ASSIM , SI USAR SÓ UM OU OUTRO NÃO DAR CERTO.
-
O pior não é imaginar que os conceitos estavam invertidos, mas sim verificar nas estatísticas que a maioria esmagadora acertou a questão !!! rs
Mas confesso e JURAVA também que os conceitos estavam invertidos
-
Na época da minha vó, até poderia ser necessário dois cadastros. Esqueceram de avisar a Cespe que já existem sistemas, que integram as informações. Pensa no retrabalho.
-
2 cadastros geram +segurança no setor de compras por proporcionar critérios independentes relacionados à produtos e à fornecedores, de acordo c a demanda.
-
gente, jurava que os conceitos estavam trocados, scrr
-
Por isso que eu amo a Cespe, no final das contas precisamos tomar essas rasteiras para aprender ainda mais.
-
Segundo Marco Aurélio Dias, 2010, p.312, dentro da Classificação dos Fornecedores, podemos ter:
a) Fornecimento Monopolista - fabricante de produtos exclusivos dentro do mercado. A atenção dos vendedores é bem pequena para seus clientes; são os chamados "apanhadores de pedido", porque não existe uma preocupação de venda; o fornecedor é consciente de seu monopólio. O comprador tem de manter o interesse da aquisição.
b) Fornecedores Habituais - são os fornecedores tradicionais que sempre são consultados numa coleta de preços;... prestam melhor atendimento, pois sabem que existe concorrência e que seu volume de vendas está ligado à qualidade de seus produtos e ao tratamento dado ao cliente.
c) Fornecedores Especiais - são os que ocasionalmente poderão prestar serviços, mão de obra e até mesmo fabricação de produtos. Normalmente não são encontrados nos fornecedores habituais.
Mais a frente ele informa: com exceção de fornecedores do tipo monopolista, o Depto de Compras deve sempre manter em seu cadastro um registro de no mínimo três fornecedores para cada tipo de material.
Existem algumas situações em que não há vantagens em trabalhar com mais de um fornecedor; são os casos dos fornecedores monopolistas, das situações de produtos patenteados ou de processo de fabricação exclusivo; as tolerâncias de qualidade do produto que são bastante restritas e que, como consequencia, diminuem a amplitude de fontes de fornecimento, quantidades de compra demasiadamente pequenas, antieconômicas e operacionalmente inviáveis.
Bons estudos!
-
2 tipos de cadastro, um por fornecedor e outro por tipo de material.
-
Mais uma recomendação do doutrinador Marco Aurélio P. Dias.....
-
Por exemplo:
*CADASTRO POR TIPO DE MATERIAIS: olho meu cadastro de materiais "X" e tenho (identifico) os fornecedores A,B,C aprovados para fornecê-los.
*CADASTRO POR FORNECEDOR: olho meu cadastro de fornecedores A, B, C e tenho (identifico) o material "X" que eles podem fornecer.
É isso?
-
Na minha leitura, dois cadastros é trabalho duplicado, se "todo caminho da nas pedras". Basta um campo de pesquisa por produto ou por fornecedor, ao invés de dois cadastros.
Enfim... se tem que ser assim , fazer o quê? kkkk
-
Questão Correta
-
"O setor de Compras deve possuir dois tipos de cadastro, um por fornecedor e outro por tipo de material, dos quais apresentamos modelos. O cadastro de fornecedor reúne fichas de diversos fornecedores, especificando o material que fabricam, ou que representam; o cadastro de material são fichas em que se identificam os fornecedores aprovados dos quais se pode adquirir.
A necessidade desses dois cadastros é devida a situações em que o comprador desconhece o fornecedor de determinado produto; nesse ele, deve consultar o cadastro de material"
Marco Aurélio Dias, "Adm. de Materiais, uma abordagem logística", p314