SóProvas


ID
1006600
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao tratamento em comunicações de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a incorreta, devendo, portanto, ser assinalada.

    Segue trecho do Manual:

    "Mencionemos, ainda, a forma Vossa Magnificência, empregada por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade. Corresponde-lhe o vocativo: Magnífico Reitor, (...)".

    Como se observa, a forma "Vossa Magnificência" ainda está em uso.
  • Letra  A
  • Pelo que entendo o termo ilustríssimo está dispensado para qualquer autoridade.
  • Concordo com vcs dois. E mesmo entendendo o pq da resposta A ser incorreta, entraria com recurso para que essa questão fosse invalidada já que na última possibilidade dá margem a dúvida. 
  • Trecho de uma das aulas que mostra pq a alternativa D está certa e não deve ser marcada.

    CANDIDATO, ATENÇÃO! Não se usa o tratamento digníssimo (DD), pois pressupõe-se que a dignidade é intrínseca a qualquer cidadão que ocupe cargo público, logo o uso do termo é interpretado como repetida chamada;

    Também é dispensado o uso do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de “Vossa Senhoria” e para particulares. O uso do pronome de tratamento Senhor é satisfatório;

    Doutor não é forma de tratamento. É um título acadêmico. Deve ser empregado apenas em comunicações para pessoas que tenham o doutorado como formação acadêmica;

  •  Segundo o Manual de Redação : Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

  • A questão D tem uma particularidade que anularia a questão, é dispensado o uso de ilustríssimo a TODOS , não só para as autoridades que usam vossa senhoria..

  • A alternativa "a" está errada porque "Prezado" é dirigido apenas aos cidadãos comuns e não ao Reitor de uma Universidade. O certo seria: Senhor Reitor,.