SóProvas


ID
1006873
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição, sendo que classificou a sensação e a intuição juntas como as formas de

Alternativas
Comentários
  • A Sensação e a Intuição, chamadas de Funções Irracionais, juntas, encerram os meios pelos quais o indivíduo apreende informações, ao contrário das funções Pensamento-Sentimento, pelas quais se toma decisões.
  • O Pensamento - Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O Pensamento, por sua vez, está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. As pessoas nas quais predomina a função do Pensamento são chamadas de Reflexivas. Esses tipos reflexivos são grandes planejadores e tendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditória evidência.

    O Sentimento - Tipos sentimentais são orientados para o aspecto emocional da experiência. Eles preferem emoções fortes e intensas ainda que negativas, a experiências apáticas e mornas. A consistência e princípios abstratos são altamente valorizados pela pessoa sentimental. Para ela, tomar decisões deve ser de acordo com julgamentos de valores próprios, como por exemplo, valores do bom ou do mau, do certo ou do errado, agradável ou desagradável, ao invés de julgar em termos de lógica ou eficiência, como faz o reflexivo.
    A Sensação - Jung classifica a sensação e a intuição juntas, como as formas de apreender informações, diferentemente das formas de tomar decisões. A Sensação se refere a um enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos. A Sensação reporta-se ao que uma pessoa pode ver, tocar, cheirar. É a experiência concreta e tem sempre prioridade sobre a discussão ou a análise da experiência.
    A Intuição - A intuição é uma forma de processar informações em termos de experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes. As implicações da experiência (o que poderia acontecer, o que é possível) são mais importantes para os intuitivos do que a experiência real por si mesma. Pessoas fortemente intuitivas dão significado às suas percepções com tamanha rapidez que, via de regra, não conseguem separar suas interpretações conscientes dos dados sensoriais brutos obtidos. Os intuitivos processam informação muito depressa e relacionam, de forma automática, a experiência passada com as informações relevantes da experiência imediata.
    FONTE: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=192
  • GABARITO E

    Sensação e intuição- apreender informações

    Pensamento e sentimento- tomar decisões

  • Teoria dos tipos psicológicos - Jung

    Funções Racionais (de julgamento/tomada de decisões): pensamento e sentimento

    Funções Irracionals (de percepção/apreensão de informações): razão e intuição