SóProvas


ID
1006936
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O mecanismo que frustra a liberação de energia instintiva, criando um bloqueio ao instinto de modo que ele não pode tornar- se consciente ou expressar- se em forma de comportamento aberto, é

Alternativas
Comentários
  • PSICANÁLISE:  defesa automática e inconsciente pela qual o eu rejeita motivações, emoções ou ideias consideradas penosas ou 

    perigosas, e tende a dissociar-se delas; repressão


    recalque In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-05-07].
    Disponível na www: http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/recalque>.


  • Repressão: operação psíquica que tende a fazer desaparecer da consciência um conteúdo desagradável ou inoportuno. Os conteúdos tornam-se pré-consciente.  

  • CONTINUAÇÃO PARTE II

    "...A esta primeira diferenciação se somam outras, dentre as quais vou me limitar a apenas algumas, por assim dizer menos técnicas em termos psicanalíticos.

    Ligado ao aspecto unidirecional da repressão está o fato de que esta pode ser descrita tanto no âmbito in- quanto consciente, e, além disso, não apenas do sujeito em relação a si mesmo, mas de uma pessoa em relação a outros ou da sociedade em relação a cada um de seus membros. Cabe perfeitamente falar de repressão policial, de um regime político repressivo, de uma autoridade paterna repressora etc. No âmbito individual, podemos dizer claramente que reprimimos nossos desejos em relação ao que consideramos imoral, ruim, inadequado, impróprio etc. No âmbito inconsciente, Freud se referia à repressão de afetos, como um dos efeitos do próprio recalque.

    Diferente desta gama de aplicações da repressão, o recalcamento sempre ocorre de forma inconsciente, segundo uma lógica e em virtude de mecanismos que operam abaixo do limiar de nossa consciência, e isso de forma necessária como tal. (Uma das tarefas do tratamento analítico consiste propriamente em fornecer um grau de consciência maior para todo este complexo de fatores.) O recalcamento está na base da estruturação psíquica, fazendo com que o próprio ego seja uma espécie deconsequência de um conflito de forças gerado de forma bastante originária, inicial, na constituição subjetiva. Em função disso, pode-se dizer que o recalque opera de forma subterrânea, fazendo com que todos os atos de consciência sejam devedores do modo com que um conflito mais fundamental se resolve, de forma melhor ou pior, com um grau e forma de liberdade menos ou mais claramente percebida como tal. Em virtude disso, não se pode dizer com propriedade que um pai recalca o filho, mas sim que o filho desenvolva certa forma de recalque em virtude do modo com que recebe o complexo de ações e sentimentos paternos (além de outros fatores, obviamente). Assim, pode-se falar de uma hiperatividade ou de vício no trabalho como frutos de recalque, uma vez que este não qualifica apenas uma inibição, como é o caso de alguém que, por exemplo, não consegue falar em público. Em termos gerais, em todos os casos em que encontramos um grau de compulsão significativo, podemos dizer que o recalque não encontra uma solução por assim dizer satisfatória psiquicamente, momento em que dizemos que o conflito é de tal ordem e assumiu certa conformação que gerou um enrijecimento dos ímpetos pulsionais que são a base do que nos move psiquicamente."


  • JÁ PESQUISEI MUITO A RESPEITO DESTE ASSUNTO E A MELHOR EXPLICAÇÃO, A MAIS CLARA QUE JÁ ENCONTREI E DE FÁCIL ENTENDIMENTO FOI ESTA ABAIXO SEM SOMBRA DE DÚVIDAS. MUITO DIDÁTICO. ESPERO QUE REALMENTE ESTEJA CERTA.

    PARTE I

    Comecemos pelo conceito de repressão, uma vez que este pode ser interpretado sem necessariamente empregarmos conceitos psicanalíticos em sentido estrito. De acordo com a leitura que proponho, quando se focaliza o ato de reprimir, o que está em jogo, mais propriamente falando, é o quanto uma determinada força é exercida sobre uma outra, tornando-a inoperante, imperceptível, enfraquecida, colocando-a fora de circulação etc. Trata-se de uma forma de negação de um desejo, de uma fantasia, de um ímpeto, de uma necessidade, sem em que entre em jogo — e isso é fundamental para a distinção perante o recalque — se ou como a força repressora se qualifica, se determina, se conforma em virtude desse embate. Só está em questão o exercício de uma força sobre a outra, e não o quanto ou como elas se influenciam reciprocamente, “dialogam” entre si para entrar em uma espécie de acordo. — Não é difícil concluir que a repressão é medida mais propriamente em termos quantitativos, e não qualitativos, de modo a se dizer de menos ou mais repressão, e não de uma repressão melhor ou pior.

    Em contraste direto com tais características, o recalque é marcado essencialmente pelo que a psicanálise descreveu e qualificou em seu horizonte teórico e clínico como solução de compromisso. Nesse sentido, recalcar não significa apenas negar, enfraquecer ou anular um determinado impulso (desejo ou fantasia), mas sim estabelecer um conflito, fazendo com que ambas as forças sejam marcadas reciprocamente, gerando um acordo entre elas, em que, por mais que se possa dizer da preponderância de uma, o resultado exprime o embate entre elas. (Há que se notar, também, que este conflito admite uma pluralidade de forças, e não apenas duas.) Considerando que cada uma dessas forças significa a busca de um prazer, da afirmação de um ímpeto volitivo, tem-se que o recalque sempre será fruto de uma dupla satisfação: tanto da força recalcante quanto do impulso recalcado.


  • Recalque: Operação pela qual o sujeito procura repelir ou manter no INCONSCIENTE representações (pensamentos, imagens, recordações) ligadas a uma pulsão.

    Repressão: Operação psíquica que tende a fazer desaparecer da consciência um conteúdo desagradável ou inoportuno: ideia, afeto, etc. Os conteúdos tornam-se PRÉ-CONSCIENTES. É um mecanismo consciente, que atua como censura. A moral do sujeito está ligada a este mecanismo

  • GABARITO B

  • Recalque é um mecanismo estrutural, presente na primeira tópica.

     

    b) a repressão.  Correta.

  • A grosso modo

    Recalque: Há conflito, uma briga para que a ideia ou afeto entre na consciência, "como o fera do x - man ou o Hulk"

    Repressão: Expulsar a ideia ou afeto pra o pré - consciente, não há conflito.

    Repare no enunciado que não fala sobre conflito, apenas que a força bloqueia um instinto

  • Repressão

    mecanismo que:

    --> frustra a liberação de energia instintiva

    --> cria um bloqueio ao instinto de modo que ele não pode tornar- se consciente ou expressar- se em forma de comportamento

    --> faz desaparecer da consciência um conteúdo desagradável ou inoportuno

    --> os conteúdos tornam-se pré-conscientes