SóProvas


ID
1007257
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Para fazer uma cópia de segurança é preciso tomar duas decisões: que programa e que dispositivo de armazenamento usar. Em relação aos dispositivos de armazenamento, considere:

I. É necessário dispor de um gravador de discos deste padrão. Mesmo usando os de maior capacidade disponíveis no mercado, a cópia de segurança poderá resultar em uma pilha de discos e consumirá um tempo considerável, já que não é possível automatizar o procedimento. Permitem uma cópia de segurança limitada.

II. São mais seguros e existem unidades de grande capacidade a preços bastante acessíveis. Uma unidade destas pode ga- rantir a preservação dos dados em caráter quase permanente ( como são dispositivos mecânicos, podem eventualmente apresentar defeitos). Quando usados para as cópias de segurança, é recomendável que sejam utilizados exclusivamente para este fim. Há dispositivos internos ou externos ao computador.

III. As unidades de memória não volátil tipo flash são conectadas através de portas USB. Têm a vantagem de serem reutilizadas, não custarem muito e permitirem que as cópias de segurança sejam armazenadas em locais distantes do computador. Não há como criar uma imagem do sistema em uma unidade destas nem automatizar os procedimentos. Portanto, podem servir para situações específicas.

Os dispositivos descritos em I, II e III correspondem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Discos Ópticos (CD, DVD): Discos que armazenam informações com raios laser. Estes discos têm capacidades diferentes.
    DVD é 7 a 14 vezes maior que o CD. Memórias Ópticas.
    CD: 650 a 700 MB.
    DVD: 4,7 GB.
    Bluray: 25 a 50 GB.

    Disco Rígido ou HD (do inglês Hard Disk): É a MAIOR memória de um computador. Sua função é armazenar dados e programas do usuário. Ele fica oculto dentro do gabinete e possui grande capacidade de armazenamento.
    Memória Magnética.
    Até mais de 2TB.
    Hoje existe o HD externo que se conecta a uma porta do computador e serve para aumentar a capacidade de armazenamento.

    Pendrive (Flash USB) Memória transportável mais usada atualmente. Capacidades grandes, preços acessíveis. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada, sendo a mais comum a USB 2.0 e a mais recente a USB 3.0.
  • Prezados, vamos analisar os itens dessa questão :

    I. É necessário dispor de um gravador de discos deste padrão. Mesmo usando os de maior capacidade disponíveis no mercado, a cópia de segurança poderá resultar em uma pilha de discos e consumirá um tempo considerável, já que não é possível automatizar o procedimento. Permitem uma cópia de segurança limitada.

    Esse item está falando dos discos óticos, que precisam de um gravador especifico, e mesmo utilizando os de maior capacidade no mercado ( 50GB um Blu-ray de camada dupla ) precisaríamos de uma pilha de discos para fazer um grande backup ( 1TB ).



    II. São mais seguros e existem unidades de grande capacidade a preços bastante acessíveis. Uma unidade destas pode garantir a preservação dos dados em caráter quase permanente ( como são dispositivos mecânicos, podem eventualmente apresentar defeitos). Quando usados para as cópias de segurança, é recomendável que sejam utilizados exclusivamente para este fim. Há dispositivos internos ou externos ao computador.

    Esse item está falando dos discos magnéticos, que possuem grande capacidade e preços acessíveis. Eles são sim dispositivos mecânicos, e podem eventualmente apresentar defeitos, e há discos internos e externos.



    III. As unidades de memória não volátil tipoflashsão conectadas através de portas USB. Têm a vantagem de serem reutilizadas, não custarem muito e permitirem que as cópias de segurança sejam armazenadas em locais distantes do computador. Não há como criar uma imagem do sistema em uma unidade destas nem automatizar os procedimentos. Portanto, podem servir para situações específicas.

    Esse item está falando dos pen-drives, memorias do tipo flash conectadas por porta USB.

    Portanto, alternativa correta é a letra B.


  • Difícil

  • Eu acertei.

    Mas descordo, no item III informa que não é possível fazer uma imagem em um PENDRIVE, e claro que dá certo.

    Poderia anular.

  • Quando se fala da entrada USB já mata a questão, pq concluímos que só pode ser o pen drive.

    FFF

     

  • Harold FInch: infelizmente, o professor do site não explicou essa parte, e também não sei.