SóProvas


ID
1008277
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito dos processos participativos de gestão pública, analise as afirmativas abaixo, classificando- as como verdadeiras ( V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Para que haja a consolidação da democracia, é indispensável que haja um estreitamento das formas de participação.

( ) O orçamento participativo relaciona a ampliação da participação e o estabelecimento de critérios de justiça no processo de deliberação.

( ) O orçamento participativo antecipa uma resposta participativa a um problema central da democracia brasileira, a falta de capacidade de controle pela população de uma burocracia autônoma e pouco acostumada a formas públicas de prestação de contas.

Alternativas
Comentários
  • Após recursos alteração deGabarito para letra A
    PARECER
    Os recorrentes alegam em síntese que o gabarito da questão deveria ser alterado da
    alínea A para a alínea B.
    Assiste razão aos recorrentes.
    Houve erro material na divulgação do gabarito.
    Isto posto, opino pela alteração do gabarito oficial, passando da alínea A para a alínea B.

    Como assim consolidação da democracia, é indispensável ESTREITAMENTO das formas de participação? Não seria ao contrário, um AUMENTO das formas de participação? 
  • Significado de Estreitamento

    s.m. Ação ou efeito de estreitar.
    Fig. Redução, diminuição.


    Alguém explica?

  • O conceito de estreitamento, no sentido figurado, pode ser tanto "redução" como "consolidação".

    Acredito que o estreitamento da frase da letra a) tenha o sentido de redução. Por isso é falsa.

    Para estreitamento significar consolidação, a meu ver,  ele deve ser precedido de artigo definido e dar sentido de aproximação entre uma coisa e outra.

    Por exemplo: "o estreitamento das relações diplomáticas entre Brasil e México."

    Para a letra a) ser verdadeira, ela deveria dar a ideia de aumento das formas de participação (para que assim se consolidasse a democracia). Perceberam como o uso da palavra consolidação é exatamente para nos confundir?


    Se alguém tiver explicação mais precisa, por favor opine :)

  • Para ter uma País mais democrático vc precisa de relações mais estreitas de participação ou de relações mais amplas de participação?

    Óbvio que uma relação mais ampla de participação (extensão das relações ou abrangência das relações, e não distância entre elas) gera mais democracia.  

    Não confunda a amplitude que as relações de participação podem ter com a distância entre elas. Não tem como achar cabelo em ovo, desista.

  • LETRA A ,   mas a alternativa  foi modificada da A para B veja: em prova 2 - ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO e gabaritos definitivos, questão 8

    http://www.esaf.fazenda.gov.br/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-publico-para-provimento-de-cargos-de-nivel-superior-do-plano-especial-de-cargos-do-ministerio-da-fazenda-pecfaz

  • Podemos fazer um paralelo: O que significa estreitar os laços? 

    - Ficar mais próximo ou mais distante?

    - Logo, as formas de participação devem estar próximas do núcleo de decisões. 

    Somente assim será possível uma ação democrática. 

  • "O orçamento participativo antecipa uma resposta participativa a um problema central da democracia brasileira, a falta de capacidade de controle pela população de uma burocracia autônoma e pouco acostumada a formas públicas de prestação de contas."

    apesar de correta segundo o que ensina a teoria ( e eu consegui acertar a questão ja imaginando isso) a afirmação é totalmente absurda

    a ideia de que a o orçamento participativo existe para combater a burocracia é uma distorção da realidade, o orçamento participativo impede que os politicos tomem decisões baseados apenas no lobe do setor privado, o orçamento participativo cria regras e tambem obriga o cumprimento de regras pelos politicos, isto é, impoe uma maior burocracia controladora dos atos dos politicos que sem a participação popular e a fiscalização dos seus atos ficariam mais livres para ceder aos interesses privados

    a autonomia da burocracia é justamente o que impede os politicos corrompidos e o setor privado corruptor de tomarem conta completamente da administração publica, a burocracia presta sim contas mas à lei, ja os politicos tentam combater a burocracia para se tornarem livres das regras e poderem fazer o que querem com o dinheiro publico, basta ver o enorme esfrço e a tendencia constante dos politicos em tentar obter dispensas de licitações, que são constantemente apontadas como irregulares pelos setores burocraticos das administrações

    sem burocracia o politico esta livre

    sem participação popular o politico também esta livre

  • O termo "estreitamento" tem um significado ambíguo. Aurélio:


    Estreitar. V. t. d. (...) 3. Reduzir, diminuir, restringir: Estreitou os gastos, a fim de poder manter-se. (...) 5. Apertar contra si; abraçar: Emocionado, estreitou o amigo. 6. Tornar mais íntimo, mais ligado: estreitar uma amizade. 7. Tornar mais estrito, mais rigoroso, mais apertado: estreitar um cerco; estreitar o cumprimento de uma lei.


    Estreitamento: S. m. (...) Fig. Redução, diminuição: estreitamento de gastos, de privilégios. 4. Fig. Consolidação, fortalecimento: estreitamento de relações.


    Francamente, a primeira afirmativa pode significar uma coisa ou exatamente o seu oposto: tanto o fortalecimento das experiências de participação, quanto sua diminuição. Acho uma falha grotesca que não da pra ter numa prova. Merece uma accountability, rs.

  • Se a palavra "estreitamento" tem dupla significação , então a questão deve ser anulada .

  • Sinceramente, acho a 2ª alternativa um pouco capciosa. Não dá pra falar que o orçamento participativo relaciona "critérios de justiça no processo de deliberação", pois muitas das críticas sobre o OP focam justamente na questão que em muitas das vezes quem participa do processo de orçamentação é a mesma panelinha de sempre, muito ligada ao grupo político ou a determinados bairros. Critério de justiça, a meu ver, envolveria uma certa proporcionalidade e distribuição equânime de poder para os diferentes grupos da sociedade, coisa que não há na prática.