SóProvas


ID
1008310
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Acerca das orientações para o arranjo do eixo dos sistemas de trabalho, contidas no Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo e classifique- as como verdadeiras ( V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A estrutura da organização deve ser definida de cima para baixo a partir do modelo de governança adotado.

( ) O ordenamento dos sistemas de trabalho deve privilegiar a constituição de estruturas enxutas.

( ) Os processos de trabalho de natureza temporária também necessitam de estrutura formal.

( ) O primeiro passo para a definição dos sistemas de trabalho é a realização de uma reflexão estratégica sobre as competências institucionais.

( ) Organizações com processos de alta complexidade ou alto nível de diferenciação tendem a dispor de estruturas com alto grau de descentralização ou de atomização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.  A estrutura da organização deve ser de baixo para cima. Os processos de trabalho de natureza temporária NÃO necessitam de estrutura formal. Páginas 26 a 33 do Manual.

  • Quem quiser ler o Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, está disponível no seguinte link:

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/seges/090204_manual_arranjo_institucional.pdf

  • Orientação I - O Nível Técnico deve ser ordenado com base nos sistemas de trabalho. O desenho das unidades administrativas que compõem o Nível Técnico deve resultar do grupamento dos sistemas de trabalho da organização, ou seja, a estrutura da organização deve ser definida “de baixo para cima”, a partir dos sistemas de trabalho responsáveis pelos processos finalísticos do órgão ou entidade. (F)

     

    Orientação VII - O ordenamento dos sistemas de trabalho deve privilegiar a constituição de estruturas enxutas. (V)

     

    Orientação VIII - Os processos de trabalho de natureza temporária não necessitam de estrutura formal. (F)

     

    Orientação II - Os sistemas de trabalho devem ser definidos a partir de um processo de reflexão estratégica da organização. O primeiro passo para a definição dos sistemas de trabalho é a realização de uma reflexão estratégica sobre as competências institucionais (V)

     

    Orientação VI - Estruturas complexas exigem mecanismos integradores Organizações com processos de alta complexidade ou alto nível de diferenciação tendem a dispor de estruturas com alto grau de descentralização ou de atomização. Essas estruturas necessitam de mecanismos integradores, tais como comitês, grupos ou forças-tarefa, equipes de projeto, gerentes integradores etc., que garantam a sinergia entre os seus processos institucionais. (V)

     

    ou seja, pura decoreba...