SóProvas


ID
1008325
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o processo decisório, é correto afirmar:

( ) a tomada de decisão acontece permanentemente, independente do nível hierárquico.

( ) independentemente do nível hierárquico, na tomada de decisão existem critérios determinados pela cultura organizacional.

( ) no processo decisório, a escolha de uma alternativa de decisão leva em consideração que as alternativas encontradas serão ótimas, não bastando que sejam apenas satisfatórias.

Alternativas
Comentários
  • Na concepção de Moraes (2001, p. 77), decidir é optar ou selecionar, entre várias
    alternativas de cursos de ação, aquela que pareça mais adequada. Nesse sentido, é preciso levar em consideração alguns elementos comuns nas tomadas de decisão, independentemente do nível hierárquico: tomador da decisão; objetivos a serem alcançados; sistema de preferência ou valores, critérios determinados pela cultura organizacional; estados da natureza, fatores ambientais não controlados e consequências.

    Simon (1976) afirma que os homens são racionalmente limitados: quando tentam ser racionais, o seu comportamento racional é limitado por suas capacidades cognitivas e por restrições da organização. Os tomadores de decisão adotam estratégias reducionistas para simplificar a complexidade dos problemas:     

                    1) preferem a ‘solução satisfatória’ à ‘solução ótima’, ou seja, a decisão é orientada pela busca de alternativas suficientemente boas, e não pela busca das melhores alternativas possíveis;
                    2) procedem de forma a descobrir, gradativamente, as alternativas e conseqüências no processo de busca;
                    3) os programas de ação servem como soluções alternativas recorrentes;
                    4) cada programa específico de ação lida com um número restrito de situações e conseqüências;
                    5) cada programa de ação pode ser executado com uma relativa independência – sem ligações rígidas.

    Fontes: http://www.passeidireto.com/arquivo/1020612/apostila-unijui---planejamento-organizacional/7

    http://www.dgz.org.br/ago08/Art_04.htm
  • A tomada de decisão é permanente???

    Então independe do curso??? se estiver dando tudo errado tenho que seguir a decisão tomada no início???

  • permanentemente no sentido de continuamente == a todo instante.... lembre-se do PDCA... tomou uma decisão que não funcionou?? Reveja-a e coloque em ação denovo com os devodos ajustes!!

  • no processo decisório, a escolha de uma alternativa de decisão leva em consideração que as alternativas encontradas serão ótimas, não bastando que sejam apenas satisfatórias.  (Basta que sejam satisfatórias ==> Por essa razão que muitas empresas acabam se dando mal ou entrando em processo de falência).

  • (C) a tomada de decisão acontece permanentemente, independente do nível hierárquico. 

    De acordo com a Teoria Comportamental, não apenas o administrador, mas todas as pessoas da organização, em todas as áreas e níveis hierárquicos estão continuamente tomando decisões.

    (C) independentemente do nível hierárquico, na tomada de decisão existem critérios determinados pela cultura organizacional.

    Basta lembrar da Teoria das Relações Humanas, ou seja, as pessoas são influenciadas por outras pessoas e grupos que compartilham o mesmo ambiente de trabalho, ou seja, cria-se um conjunto de valores e comportamentos entre as pessoas da empresa capazes influenciar na tomada de decisões.

    (E) no processo decisório, a escolha de uma alternativa de decisão leva em consideração que as alternativas encontradas serão ótimas, não bastando que sejam apenas satisfatórias.


    Aqui temos uma das críticas à racionalidade limitada, que se contenta com soluções satisfatórias, ou seja, nem sempre as melhores (otimizadoras).
  • Segundo o professor Carlos Xavier:

    "Questão bastante interpretativa. Vamos ver cada item:

    ( ) a tomada de decisão acontece permanentemente, independente do nível hierárquico.

    Certo. A tomada de decisões realmente acontece em todos os níveis organizacionais. Todo mundo está tomando decisões o tempo todo!

    ( ) independentemente do nível hierárquico, na tomada de decisão existem critérios determinados pela cultura

    organizacional. Certo. A pergunta é: a cultura influencia as decisões das pessoas? Sim! Na organização acontece a mesma coisa: a cultura da organização determina alguns critérios específicos a serem cumpridos, mas isso não precisa estar escrito em nenhum lugar - é da cultura!!!

    ( ) no processo decisório, a escolha de uma alternativa de decisão leva em consideração que as alternativas encontradas serão ótimas, não bastando que sejam apenas satisfatórias.

    Errado. Aqui a banca pede, indiretamente, que o candidato decida o que é mais correto na atualidade: o modelo racional, ou o da racionalidade limitada? A racionalidade limitada é a realidade, com decisões satisfatórias, e não ótimas!"

    GABARITO: A.


  • (C) a tomada de decisão acontece permanentemente, independente do nível hierárquico. 

    (C) independentemente do nível hierárquico, na tomada de decisão existem critérios determinados pela cultura organizacional. 

    (E) no processo decisório, a escolha de uma alternativa de decisão leva em consideração que as alternativas encontradas serão ótimas, não bastando que sejam apenas satisfatórias. Racionalidade Limitada, que exprime essa incapacidade e propõe o modelo de homem administrativo, como sendo aquele que “procura tomar as decisões satisfatórias atendendo aos requisitos mínimos desejados” (MAXIMIANO, 2004, p. 54).


    De forma sintética, o processo decisório representa a sequência de passos necessários para analisar e escolher as alternativas para determinado problema.

    O processo decisório consiste em cinco fases:

    ▪ Identificação do problema - E a fase em que se percebe que o problema está ocorrendo e que é necessário tomar uma decisão;

    ▪ Diagnóstico - Consiste em procurar entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências. Há algumas técnicas que podem ser utilizadas para analisar os problemas de forma sistemática, estudando suas causas, consequências e prioridades, a exemplo do diagrama de causa e efeito e do princípio de Pareto;

    ▪ Geração de alternativas - Em algumas situações, será necessário criar alternativas para solucionar o problema, utilizando ferramentas específicas, como o brainstorming (tempestade de ideias;

    ▪ Escolha de uma alternativa - Nesse momento, as decisões devem ser avaliadas, julgadas e comparadas para, então, escolher a alternativa mais adequada para solucionar o problema;

    ▪ Avaliação da decisão - Após implementar a decisão, torna-se necessário avaliar os seus efeitos. Assim, inicia-se um novo ciclo, que pode gerar outras decisões ou processos de resolver problemas.

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)