Segundo o professor Carlos Xavier:
"Questão bastante interpretativa. Vamos ver cada item:
( ) a tomada de decisão acontece permanentemente, independente do nível hierárquico.
Certo. A tomada de decisões realmente acontece em todos os níveis organizacionais. Todo mundo está tomando decisões o tempo todo!
( ) independentemente do nível hierárquico, na tomada de decisão existem critérios determinados pela cultura
organizacional. Certo. A pergunta é: a cultura influencia as decisões das pessoas? Sim! Na organização acontece a mesma coisa: a cultura da organização determina alguns critérios específicos a serem cumpridos, mas isso não precisa estar escrito em nenhum lugar - é da cultura!!!
( ) no processo decisório, a escolha de uma alternativa de decisão leva em consideração que as alternativas encontradas serão ótimas, não bastando que sejam apenas satisfatórias.
Errado. Aqui a banca pede, indiretamente, que o candidato decida o que é mais correto na atualidade: o modelo racional, ou o da racionalidade limitada? A racionalidade limitada é a realidade, com decisões satisfatórias, e não ótimas!"
GABARITO: A.
(C) a tomada de decisão acontece permanentemente, independente do nível hierárquico.
(C) independentemente do nível hierárquico, na tomada de decisão existem critérios determinados pela cultura organizacional.
(E) no processo decisório, a escolha de uma alternativa de decisão leva em consideração que as alternativas encontradas serão ótimas, não bastando que sejam apenas satisfatórias. Racionalidade Limitada, que exprime essa incapacidade e propõe o modelo de homem administrativo, como sendo aquele que “procura tomar as decisões satisfatórias atendendo aos requisitos mínimos desejados” (MAXIMIANO, 2004, p. 54).
De forma sintética, o processo decisório representa a sequência de passos necessários para analisar e escolher as alternativas para determinado problema.
O processo decisório consiste em cinco fases:
▪ Identificação do problema - E a fase em que se percebe que o problema está ocorrendo e que é necessário tomar uma decisão;
▪ Diagnóstico - Consiste em procurar entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências. Há algumas técnicas que podem ser utilizadas para analisar os problemas de forma sistemática, estudando suas causas, consequências e prioridades, a exemplo do diagrama de causa e efeito e do princípio de Pareto;
▪ Geração de alternativas - Em algumas situações, será necessário criar alternativas para solucionar o problema, utilizando ferramentas específicas, como o brainstorming (tempestade de ideias;
▪ Escolha de uma alternativa - Nesse momento, as decisões devem ser avaliadas, julgadas e comparadas para, então, escolher a alternativa mais adequada para solucionar o problema;
▪ Avaliação da decisão - Após implementar a decisão, torna-se necessário avaliar os seus efeitos. Assim, inicia-se um novo ciclo, que pode gerar outras decisões ou processos de resolver problemas.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)