SóProvas


ID
1008481
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinado servidor público foi demitido após regular processo administrativo, no qual foi devidamente assegurada sua ampla defesa. Pretendendo invalidar essa decisão, que entende ter incorrido em equivocada interpretação dos fatos, poderá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. a) ajuizar ação judicial pleiteando sua reversão ao cargo, cumulando o pedido com indenização pelas perdas e danos incorridos. Errado.

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:
    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou
    II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago.

    b) ajuizar ação judicial pleiteando sua reintegração ao cargo, cumulando pedido de ressarcimento de todas as vantagens. Correto.

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    c) requerer a instauração de processo administrativo revisor, pleiteando sua recondução ao cargo, cumulada com indenização equivalente aos vencimentos não recebidos no período. Errado.

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:
    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    d) requerer a instauração de processo administrativo revisor, pleiteando sua reversão ao cargo, somente sendo possível ressarcimento de todas as vantagens no caso de ter havido dolo ou má-fé; Errado

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:
    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou
    II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago


    e) ajuizar ação judicial pleiteando sua readaptação ao cargo, cumulando o pedido com indenização pelas perdas e danos comprovados. Errado.
    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • O artigo 28 da Lei 8.112 embasa a resposta correta (letra B):

    A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
  • Nunca vi esse Tobias colocar nenhum comentário , só fica copiando e colando essa figura horrorosa.
  • Complementando as respostas:
    Observe que a resposta correta é a letra "b" porque o servidor pretende reinterpretação dos mesmos fatos já decididos pela comissão que realizou o processo administrativo. Nesse caso, não há que se falar em revisão do processo pela via adminnistrativa porque esse só se dá quando há "fatos novos ou cirscunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada", conforme art. 174, da lei nº 8.112/90.
    Portanto, a única opção que resta ao servidor é a anulação do ato administrativo pela via judicial, e caso seu pleito seja atendido, receberá todas as vantagens do período em que ficou afastado, além da sua reintegração ao serviço público.
  • Uma dica:

    REVERSÃO:APOSENTADO

    READAPTAÇÃO:LIMITADO

    RECONDUÇÃO:INABILITADO

    REINTEGRAÇÃO:DEMITIDO


  • Dúvidas...


    O servidor reintegrado no cargo anteriormente ocupado, segundo a Lei 8112/1990, receberá os proventos proporcionais ao tempo em que ficou afastado, correto ? Ocorre que eu já vi, casos , na prática, em que o servidor, invalida a demissão judicialmente, retorna ao cargo anteriormente ocupado, no entanto, não recebe os valores que ficou sem receber durante o tempo em que ficou afastado....



    Essa é a prática pessoal, acho que a indenização no caso tem que ser pleiteada judicialmente, ou seja, a invalidação da demissão apenas enseja a expectativa do direito a receber os proventos proporcionais ao tempo de afastamento.



    Alguém sabe de algum julgado a respeito?  alguma jurisprudência ?  apenas para confirmamos isso...


    abraços e bons estudos 

  •   Alternativa B

    Reintegração: Ocorre no caso de desfazimento de decisão que levou a demissão o servidor.  

  • Gab. (B). Palavra chave para matar a questão ''reintegração''.

  • A lei é clara em relação ao cabimento da reintegração. Afora isso, o art. 174 do estatuto prevê as situações de cabimento da revisão administrativa do pedido e, entre elas, não se encontra o inconformismo com a decisão por conta de equivocada interpretação dos fatos.

  • Vc só precisa saber que o nome disso é reintegração. Questão resolvida em 7 segundos.(sobra mais tempo para redação)

  • Pessoal, sei que esta não é a forma mais "correta" mas na hora do aperto e aflição da prova, pode ajudar bastante:


    Macete para memorização de algumas formas de provimento de cargo público:


    - reVersão: V de velhinho, aposentado. É a volta do aposentado por invalidez ou pelo interesse da Administração. (em tempo: o velhinho não é para denegrir hein!!!! É só pra ajudar a gravar... e com muito carinho, viu!! ;-)


    - reaDaptação: D de doente. A investidura do servidor em cargo compatível com uma limitação física que tenha sofrido (doença, acidente, etc)


    - REINtegração: - REINvestidura. Uma nova investidura do servidor em seu cargo, após a invalidação de sua demissão. 


    - REcondução: RE de retorno (g.n), volta. Volta do servidor ao cargo que ocupava anteriormente ao atual.


    Fonte: quizlet.com

    OBS: vejam que pelo enunciado da questão e com este macete, dava para acertar!!!


    Bons estudos!!! E não desistam jamais!!!! Vamos conseguir!!!

  • Saí linda procurando o nome reintegração, só. rs

  • Apesar dessa questão ser bem fácil, pois a única que se reporta corretamente à reintegração do cargo de forma correta é a alternativa "B", me parece que essa alternativa contém um ponto para reflexão. Pois, quando a Lei 8.112/90 trata de remuneração, a considera como a soma do vencimento com as "vantagens" que faz jus o servidor. A alternativa "b" apenas fala em ressarcimento de vantagens, que pode ser compreendido, no sentido extrito, que não enquadra os vencimentos que faria jus o servidor.

  • Alternativa: B

     

    "Eu aproveito o disponível,

    Reintegro o demitido,

    Readapto o incapacitado,

    Reconduzo o inabilitado e o ocupante do cargo reintegrado".

  • A reintegração é o retorno do servidor demitido cuja a demissão foi anula judicialmente ou administrativamente, com o ressarcimento de remuneração e de todas as vantagens não percebidas.

     

    ▪ A reintegração ocorre quando há nulidade na demissão do servidor (por exemplo: foi demitido sem o contraditório e a ampla defesa).

     

    ▪ Se o cargo não existir mais (for extinto), o servidor ficará em disponibilidade, até o seu adequado aproveitamento (arts. 30 e 31).

     

    ▪ Caso o cargo esteja provido (ocupado), o atual ocupante será:

     

    - se estável:

     

    (i) reconduzido ao cargo de origem;

     

    (ii) aproveitado em outro cargo;

     

    (iii) posto em disponibilidade, até que seja aproveitado

     

    - se não estável: exonerado.

     

     

     

     

    ReIntegração - lembrar de Retorno Indenizado