SóProvas


ID
1010050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética profissional do servidor público do Poder Executivo e ao Código de Ética da ANTT, julgue os itens que se seguem.

Determinado servidor público que sempre trabalhou em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, deixou de utilizar avanços técnicos que estavam ao seu alcance no exercício de sua função. Nessa situação hipotética, não está configurada nenhuma conduta vedada pelo Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, já que o servidor não deixou de cumprir suas obrigações legais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
    XV - E vedado ao servidor público;
    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;
  • Determinado servidor público que sempre trabalhou em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, deixou de utilizar avanços técnicos que estavam ao seu alcance no exercício de sua função. Nessa situação hipotética, não está configurada nenhuma conduta vedada pelo Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, já que o servidor não deixou de cumprir suas obrigações legais.

    A questão está errada ! Note que deixar de ultilizar avanços técnicos que estejam em seu alcance é deixar de cumprir suas obrigações. No entanto ele deixa de cumprir seu dever legal ...

  • Rapaz, essa é uma daquelas questões que confunde quem estudou pouco

    visto que, MUITA gente antiga dos quadros de funcionários ainda faz as coisas no papel e caneta, tabelas físicas etc.

    O que atrasa muito o lado das pessoas que tem acesso e facilidade a informática, pois enquanto o individuo que sabe manusear o sistema atende 3 pessoas, o atrasa lado da repartição atende apenas 1.

  •                                                                            Vide Anexo do Decreto 1.171/94             

     Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

    Logo, INCORRETA a assertiva em comento.


    Gabarito: ERRADO

    AVANTE!

  • Gabarito C.

     

    Questão parecida com essa caiu na prova de APF2014 e eu errei, para nunca mais!

     

    Bons estudos!

  • ERRADA!

    Complementando com outra questão:

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Negócios) O servidor público não poderá abster-se de utilizar ferramentas tecnológicas que estejam ao seu alcance para facilitar o atendimento às demandas dos cidadãos. C

  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
    XV - E vedado ao servidor público;
    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

  • XIII - (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.

     

    Trabalhar em harmonia com a estrutura organizacional é assumir suas responsabilidades, avaliar os riscos de uma conduta inadequada, não favorecer e nem exigir recompensas como  motivos de um bom atendimento, equilibrar as emoções e não deixar que questões pessoais interfiram no tratamento com as pessoas, agir com humildade e simplicidade, sendo uma referência no apoio de dúvidas e na apresentação de soluções que satisfaçam as necessidades dos usuários e, por fim, não dar força aos conflitos e colaborar sempre com a paz no ambiente em que se encontra.

     

    RJU, Art. 237.  Poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais, além daqueles já previstos nos respectivos planos de carreira:

     

            I - prêmios pela apresentação de idéias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;

     

            II - concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio.

  • Errado!

    É vedado ao servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.