SóProvas


ID
1010224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

No que se refere ao direito financeiro, julgue os itens seguintes.

O princípio orçamentário da universalidade garante que o orçamento conterá apenas matéria financeira, sem abarcar assuntos estranhos à previsão de receitas e à fixação de despesas.

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA ERRADA!

    O examinador trocou a conceituação do Princípio Orçamentário da Exclusividade, com o da Universalidade.

    O princípio orçamentário da universalidade aduz que todas as receitas e todas as despesas devem ser incluídas na lei orçamentária, ao passo que o princípio orçamentário da exclusividade é que determina que a lei orçamentária não conterá assuntos estranhos à previsão de receitas e fixação de despesas.
  • O princípio da exclusividade diz respeito ao conteúdo do orçamento e está expresso no § 8º do art. 165, na CF, nos seguintes termos: "a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei".

    O referido princípio resultou da Emenda Constitucional de 1926, que acrescentou o § 1º ao 34 da Constituição de 1891, a fim de evitar as chamadas caudas orçamentárias, ou orçamentos rabilongos (expressão cunhada por Aliomar Baleeiro), decorrentes de introdução de matérias estranhas ao respectivo projeto de lei, por meio de emendas de toda sorte, apresentadas por Deputados e Senadores. A partir de então, tal princípio foi mantido nas demais cartas constitucionais.
  • Exclusividade!!!

  • Os princípios específicos aplicados à matéria orçamentária são os seguintes:

    Princípio da exclusividade: as leis orçamentárias não podem conter matéria estranha ao direito financeiro, salvo duas exceções expressamente previstas na Constituição: (a) a abertura de créditos suplementares e (b) a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

    Princípio da universalidade: todas as receitas e despesas devem estar previstas na lei orçamentária anual.

    Princípio da unidade: cada ente da federação deve ter apenas um orçamento, observada a periodicidade anual.

    Princípio da anualidade: em regra, os orçamentos valerão para um único exercício financeiro.

    Princípio da programação: o orçamento não deve conter apenas estimativas financeiras, mas também a previsão de objetivos e metas relacionadas à realização das necessidade públicas.

    Princípio do equilíbrio orçamentário: as contas públicas deverão apresentar estimativas equilibradas de receitas e despesas, evitando-se o défice ou o superávite.

  • GABARITO: ERRADO

     

    * A questão trata do princípio da exclusividade.

     

    -> Princípio da EXCLUSIVIDADE: VEDA a inserção de MATÉRIA ESTRANHA em leis orçamentário-financeiras.

  • O princípio da especificação determina que, na Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos.


    O item se refere, de forma incompleta, ao princípio da exclusividade, o qual determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária.

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos