SóProvas


ID
1011394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na tentativa de entender a cultura dentro das organizações, surgiram vários campos de interpretação desse tema. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A cultura organizacional é constituída, entre outros aspectos, por normas informais e não-escritas existentes na organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A cultura organizacional representa de uma forma geral normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização unindo-os em torno dos mesmos objetivos (SROUR, 2005).

    http://www.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/Monografia%20Cultura%20Organizacional.pdf

    Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".

    Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".

  • A cultura exprime a identidade da organização. Ela é construída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas, constituindo um complexo de representações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e dos mesmos modos de agir. Ela serve de elo entre o presente e o passado e contribui para a permanência e a coesão da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

  • cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

  • A cultura organizacional é construída a partir de hábitos, históricos, costumes, pessoas e crenças dentro de uma empresa. A busca por sua compreensão é um longo processo de análise e pesquisa que permeia os relacionamentos entre os colaboradores no ambiente de trabalho.

     

    Existem dois tipos de sistemas orgânicos na Comunicação Corporativa, que estão inseridos na construção da Cultura Organizacional, são eles:

     

    Rede formal

    Rede informal

     

    O primeiro sistema compreende todo o cenário de comunicação criado, padronizado e administrado pela organização, junto dele existe o organograma, com a definição de funções e outras diretrizes institucionais oficiais. O planejamento da rede formal é feito para atingir os objetivos organizacionais de negócios. Em síntese, é o planejamento criado pela alta gerência para que as informações sejam transmitidas aos colaboradores como conteúdo oficial.

     Já a rede informal inicia após o natural relacionamento entre os indivíduos, os quais possuem aspirações pessoais, que em conjunto resultam em ideais coletivos sobre uma determinada organização. Essa rede não possui regras e normas da alta gestão. Nasce, portanto, da coletividade, da convivência em grupo, a partir do diálogo e troca de experiências informais. É a rede que estabelece efetivamente o diálogo interno contínuo, e por isso deve ser vista como uma importante estratégia na disseminação de informações e principalmente no desenvolvimento de debates entre os colaboradores.

    É nesse contexto que a Comunicação Interna se configura como uma importante ferramenta para os profissionais de Relações Públicas entenderem e mapearem alguns pontos da cultura organizacional e atuarem de forma efetiva visando os comportamentos e as expectativas dos colaboradores.

     

    https://rpblogando.wordpress.com/2011/05/03/rede-formal-e-informal/

     

    GABARITO: CERTO