CERTA
A avaliação de desempenho não deve ser usada como forma de recompensar ou punir.
Os aspectos negativos da avaliação de desempenho podem ser constatados pela afirmação de Vilas Boas e Andrade (2009), quando dizem que ela pode ser percebida como uma situação de recompensa ou punição pelo desempenho passado, e isso pode gerar descontentamento das pessoas.As pessoas avaliadas podem perceber o processo como injusto ou tendencioso e se posicionarem de forma negativa em uma próxima avaliação.
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/77342/000874233.pdf?sequence=1
Segundo Gil (2001), a avaliação de desempenho constitui pois, um meio para desenvolver os recursos humanos da organização. Graças a ela, torna-se possível:
definir o grau de contribuição de cada empregado para a organização; identificar os empregados que possuem qualificação superior à requerida pelo cargo; identificar em que medida os programas de treinamento têm contribuído para a melhoria do desempenho dos empregados; promover o auto conhecimento e o autodesenvolvimento dos empregados; obter subsídios para redefinir o perfil requerido dos ocupantes dos cargos; obter subsídios para remuneração e promoção; obter subsídios para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios. (GIL,2001, p. 149).