SóProvas


ID
1011958
Banca
FUNDATEC
Órgão
CREA-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os atos de improbidade administrativa são configurados como crimes de responsabilidade, portanto, estão estabelecidas na Constituição Federal, dentre outras, as seguintes punições para os infratores, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: expatriação voluntária

  • A base constitucional direta para a responsabilização pelos atos de improbidade administrativa encontra-se no §4.º do art. 37 da Carta de 1988, abaixo reproduzido:

     

    § 4.º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    [...]

     

    FONTE: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 24ª. edição. São Paulo: Método, 2016.pg993

     

    [Gab. B]

     

    bons estudos

     

  • CF/88
    Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa IMPORTARÃO:
    1. A suspensão dos direitos políticos,
    2. A perda da função pública,
    3. A indisponibilidade dos bens e
    4. O ressarcimento ao erário,
    Na forma e gradação previstas em LEI, SEM PREJUÍZO da ação penal cabível.

    GABARITO -> [B]

  • Perda da função pública

    Ação Penal

    Ressarcimento ao erário

    Indisponibilidade de bens

    Suspensão dos direitos políticos

     

  • A questão exige o conhecimento da administração pública e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante às sanções dos atos de improbidade administrativa.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 37, § 4º, CF, que preceitua:

    Art. 37, § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Portanto, a expatriação voluntária não se configura uma sanção do ato de improbidade administrativa, de modo que somente o item "B" encontra-se incorreto.

    Gabarito: B

  • § 4.º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Perda da função pública

    Ação Penal

    Ressarcimento ao erário

    Indisponibilidade de bens

    Suspensão dos direitos políticos