SóProvas


ID
1012192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A respeito da proposição “Após a maiúscula vitória da seleção brasileira de futebol sobre a França neste domingo, não há mais quem não aposte todas as suas fichas no sucesso da seleção canarinho na Copa das Confederações”, julgue os próximos itens.

Se A indica o conjunto de pessoas que não apostam nenhuma de suas fichas no sucesso da seleção canarinho na Copa das Confederações, então o conjunto de pessoas que apostam todas as suas fichas no sucesso dessa seleção na Copa da Confederações será o complementar de A.

Alternativas
Comentários
  • A = não aposta nenhuma de suas fichas no sucesso da seleção

    complementar de A = aposta pelo menos 1 de suas fichas no sucesso da seleção.
  • Aprendendo aos poucos, rs...

    Amigos, alguém poderia tornar essa questão mais clara?

    "Se A indica o conjunto de pessoas que não apostam nenhuma de suas fichas no sucesso da seleção canarinho na Copa das Confederações, então o conjunto de pessoas que apostam todas as suas fichas no sucesso dessa seleção na Copa da Confederações será o complementar de A."

    Não seria o contrário de A, ou seja, pelo menos uma pessoa que aposta suas fichas na seleção??

    Muito Obrigada, bons estudos ;D
  • Conjunto complementar seria aquele que possui os elementos que apostaram todas as fichas, que são todos (por exemplo: B), menos os que não apostaram nenhuma ficha, que é vazio. Sendo vazio este conjunto (A), não faz sentido o conceito de complementar, pois não há como evidenciar B - A.
  • Para se falar em complementar, deve-se partir da situação em que um conjunto é contido no outro.
    Exemplo:
    A= [1,2,3,4]
    B= [2]
    O conjunto complementar de b em a é = [1,3,4]

    Na questão, os conjuntos sitados são excludentes, não havendo nem mesmo interseção. Não cabe, portanto, falar em complementar entre eles.
  • NENHUM É - ALGUM É
    TODO É - ALGUM NÃO É
  • Para ser um conjunto complementar, um conjunto deve conter o segundo, ou seja A B por exemplo.


    Assim, vemos que a resposta é errado, pois os dois conjuntos no enunciado são excludentes, pois B que seria o conjunto de pessoas que apostariam suas fichas na seleção, não está contido no conjunto A.


  • Toda vez em que a banca falar em complementar VOCÊ DEVE SABER QUE: O complementar não possui elementos em comuns com o outro conjunto, nesse caso o conjunto A. E que se juntar o complementar com o conjunto A teremos o todo que é chamado de partição do universo.

    Escolas de exatas - Guilherme Neves