SóProvas


ID
1012315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das funções da administração e do comportamento organizacional no processo administrativo, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a teoria dos dois fatores, conforme proposta por Herzberg, os fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao próprio trabalho, produzem satisfação e os fatores extrínsecos, relacionadas com as condições de trabalho, apenas reduzem a insatisfação.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Segundo Maximiano (2000), a base da Teoria dos dois fatores é a premissa de que, em situações de trabalho, somente os fatores intrínsecos produzem a satisfação, os fatores extrínsecos influenciam apenas o estado de satisfação com as condições dentro das quais o trabalho é realizado, eles reduzem a insatisfação.

  • Complementando: 
  • No caso de Herzberg, sua teoria alicerça-se no ambiente externo e no trabalho do indivíduo (CHIAVENATO, 1995). O ambiente externo é denominado de fatores higiênicos ou extrínsecos, já o trabalho do indivíduo é chamado de fatores motivadores ou intrínsecos. Os primeiros fatores (higiênicos ou extrínsecos), de acordo com Maximiano (2000, p. 316), referem-se aos motivos que estão fora das pessoas, e exercem influência sobre elas, compreendem os incentivos, de todos os tipos, que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa procura realizar.
    Os fatores higiênicos, extrínsecos (externo - de fora para dentro) ou insatisfacientes estão relacionados com o ambiente de trabalho, isto é, salário, relacionamento entre os colegas, clima organizacional, tipos de chefia ou supervisores, condições físicas, política da organização, benefícios, etc. Nas organizações em que este factor é considerado ótimo, os trabalhadores ficam prevenidos contra a insatisfação, contudo, até um determinado tempo, porque não se consegue elevar a satisfação para sempre e, quando precárias, ficam insatisfeitos Chiavenato (1999,p.596). Em resumo não se permite a insatisfação, mas também não se satisfaz o indivíduo, por isso, denominam -se fatores insatisfacientes.
     
    Os segundos fatores, os motivadores ou intrínsecos (Interno-de dentro para fora)  ou satisfacientessão motivos internos relacionados ao trabalho em si, versam-se a respeito da disposição ou vontade que está associada à idéia de pessoas motivadas (MAXIMIANO, 2000), incluindo o conteúdo do cargo ou trabalho e natureza das tarefas. Sendo relacionados aos sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de auto-realização (CHIAVENATO, 1995).
     
    Os fatores de motivação ou motivacionais ou satisfacientes relacionam-se com os cargos e tarefas exercidos por um indivíduo, sendo que se forem tidos como ótimos, a pessoa ficará satisfeita, razão pela qual se denominam satisfacientes, e, se assim não os forem considerados, ficam insatisfeitos. Neste âmbito , para que haja satisfação, Herzberg apresenta o enriquecimento de cargos, o que trará aumento na motivação, na produtividade, na redução do absentismo e da rotatividade (Chiavenato, 2004,p.69-71).
     
    Então, enquanto a satisfação está ligada ao cargo e a atividade, a insatisfação está relacionada com o salário, benefícios, clima organizacional e outros fatores.

    Fonte:http://portaldoconhecimento.gov.cv/bitstream/10961/1906/1/Mem%C3%B3ria%20Vitorino.pdf
  • Esse quadro está certo? 

    Com higiene produz insatisfação 

    e sem não produz insatisfação.

  • acrescentando ao comentário do colega:

    Aspecto Higiênicos - Extrínsecas - Insatisfação do cargo (QUANDO OS ASPECTOS HIGIÊNICOS FOREM ATENDIDOS, A SITUAÇÃO SERÁ DE NÃO-INSATISFAÇÃO). 

    Aspecto Motivadores - Intrínsecas - Satisfação do cargo (QUANDO OS ASPECTOS MOTIVADORES NÃO FOREM ATENDIDOS, A SITUAÇÃO SERÁ DE NÃO SATISFAÇÃO)

    Na teoria de Hezberg, o antônimo de satisfeito é não-satisfeito; e o antônimo de insatisfeito é não-insatisfeito.  

  • Há dois conjuntos de fatores que afetam a motivação: 


    Os fatores de higiene (também chamados de extrínsecos) são causadores de insatisfação, ou seja, na falta de salário, por exemplo, ocorre o problema. Por outro lado, a presença desses fatores, por si só, não aumenta a motivação. São eles: 

    supervisão (disposição para ensinar ou delegar); políticas empresariais (normas e procedimentos), condições ambientais

    (ambientes onde trabalham as pessoas), remuneração (contrapartida da prestação do serviço).

    Os fatores motivacionais (também chamados de intrínsecos) são causadores de satisfação, ou seja, o aumento do sentimento de realização trará mais motivação para o funcionário. São eles: realização (realização com êxito de uma tarefa),

    reconhecimento (pelo trabalho bem feito), trabalho em si (atividades agradáveis), desenvolvimento pessoal (possibilidade de aumento de status ou de posição social, aquisição de conhecimento), possibilidade de crescimento (crescimento dentro da estrutura da organização).



  • Acredito que sem um caso concreto fica difícil determinar a que "APENAS REDUZEM A INSATISFAÇÃO", pois quando os fatores higiênicos são críticos eles GERAM INSATISFAÇÃO.

  • Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoasdentro das empresas, especificamente.

    Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. Bem como, o oposto de insatisfação não é a satisfação, mas sim nenhuma insatisfação.

    Portanto não reduz a insatisfação.

    www.sobreadministração.com

  • Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:2

    • "Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;
    • "Fatores higiênicos"(que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).

  • Fiquei na dúvida quando a questão diz "apenas reduzem a insatisfação", pois os fatores higiênicos se ausentes geram a INSATISFAÇÃO e se presentes geram a NÃO INSATISFAÇÃO.

  • Errei nisso também,Gabriela. Esse "apenas" ficou confuso para mim.

  • Contribuindo:

    Fatores higiênicos.

    Quando ausentes: geram insatisfação.

    Quando presentes: não garantem a satisfação (motivação) mas garantem a não insatisfação.

  • Correta.

    Complementando...

    Fatores Motivacionais (Influenciam a satisfação):         Fatores Higiênicos(Influenciam a insatisfação):

    -Crescimento profissional;                                                    -Salários;   

    -Conteúdo do trabalho;                                                        -Relacionamentos pessoais; 

    -Exercício da responsabilidade;                                           -Condições de trabalho;

    -Reconhecimento;                                                                -Supervisores; 

    -Realização.                                                                          -Segurança;

                                                                                                 -Políticas da empresa.


    Rodrigo Rennó

  • Apesar de confusa e incompleta diante do texto real de Herzberg, o comentário de ACREDITAR SEMPRE, tem mais a ver com a questão, e complemento no seguinte: ao meu ver, a questão abordou os lados positivos de cada fator motivacional, se  o "intrínseco  leva a satisfação, o extrínseco leva a não insatisfação!! 

    Por isso, questão correta!!!



    Intrínseco = satisfação e não satisfação.

    Extrínseco = insatisfação e não insatisfação.


  • Esse finalzinho da questão de reduzir Insatisfação , numca li em livro nenhum que REDUZ, os fatores higienicos (extrinsecos ñ motivam , apenas EVITAM a INSATISFAÇÃO, ''podem até MOTIVAR por um curto periodo de TEMPO''

  • Fatores higiênicos (extrínsecos):

    Ausência: gera insatisfação;

    Presença: não gera satisfação, apenas evita a insatisfação.


    Também chamados fatores insatisfacientes!

  • Eu tô quase desistindo dessa matéria, decididamente não consigo absorvê-la!

  • FRANCISCO TEIXEIRA..não desista, aquele que persiste alcança.. Tenho um pouco também mas meu sonho é maior do que qualquer obstáculo..minha difículdade é meu impulsor.....\o/ 

    FOCO E FÉ....

  • Item Correto!

     

    TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG "Teoria da Higiene-Motivação"

    - Motivação resulta de Fatores Higiênicos (ambiente - fatores extrínsecos) e Fatores Motivacionais (próprio trabalho, fatores intrínsecos).

            -- Fatores Higiênicos estão associados à satisfação.

            -- Fatores Motivacionais estão ligados à motivação.

    - Satisfação não é o oposto de insatisfação.

     

    Outras questões interessantes sobre o tema:

    (Q152849 - CESPE)Segundo a teoria  proposta por Hezberg, o aumento salarial dado a uma categoria de servidores públicos, por exemplo, não seria um fator motivacional. Correto! Salário não é um fator motivacional, mas um fator higiênico.

    (Q44178 - CESPE) Segundo a teoria  dos dois fatores de Herzberg, o servidor de um hospital  público insatisfeito com o seu trabalho no setor de  radiologia tem sua motivação impactada por ausência de  fatores higiênicos. Correto! Trata-se de um ambiente, logo é um fator higiênico.

     

    At.te, CW.

  • Redação estranha da questão.

    Existência de fatores higiênicos leva a não-insatisfação.

    Ausência deles leva à insatisfação.

  • Francisco Teixeira, é assim mesmo já passei por isso.
  • HIGIÊNICOS / EXTRÍNSECOS OU AMBIENTAIS - jamais geram satisfação

    -->Estão no ambiente que rodeia as pessoas. É o contexto do cargo: salário, benefícios, condições de trabalho, clima, etc

    --> SÃO FATORES INSATISFACIENTES (não provocam a satisfação mesmo bons. APENAS A REDUZEM)

    -->Quando ruins, provocam a insatisfação e está fora do controle das pessoas

    MOTIVACIONAIS/ INTRÍNSECOS - jamais geram insatisfação

    --> Conteúdo e natureza do cargo: crescimento individual, reconhecimento, auto-realização

    --> Está sob o controle das pessoas

    --> SÃO FATORES SATISFACIENTES (se bons, ELEVAM A SATISFAÇÃO, se ruins, evitam a satisfação)

    TABELINHA:

                                                    (motivacionais)

    OPOSTO DA SATISFAÇÃO<--------------------------> NENHUMA SATISFAÇÃO

                                                     (higiênicos)

    OPOSTO DA INSATISFAÇÃO<----------------------->NÃO-INSATISFAÇÃO

                                        

     

     

     

  • Fatores INTRINSECOS - SATISFAÇÃO e NÃO - SATISFAÇÃO

    Fatores HIGIÊNICOS - INSATISFAÇÃO e NÃO - INSATISFAÇÃO

  • Concordo com B. D.

    Mas a banca diz que "apenas reduzem a insatisfação". :(

  • RESUMO

     

    Fatores motivacionais - ESTAO SOB O CONTROLE do individuo. (autorealização, crescimento individual...) "vc precisa se motivar, outros não o farão por vc"

     

    Fatores higiênicos - estão FORA DO CONTROLE do individuo. (salário, clima organizacional...) "higiêne está no ambiente, é externo..."

     

     

     

    Fatores                 Se Pesente       Se Ausente

     

    Higiênicos           não Insatisfaz    Insatisfaz   

    Motivacionais      Motiva                  não Motiva 

     

     

     

    Fatores Higiênicos:

     

     

     

    > referentes ao ambiente de trabalho; 

     

    > também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos;

     

    >  eles evitam a insatisfação caso estejam presentes; 

     

    > Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego.

     

     

     

     

     Fatores Motivacionais:

     

     

     

    > referentes ao próprio trabalho;

     

    > também chamados de fatores intrínsecos;

     

    > são responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários;

     

    > Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado. 

    ✿ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • CERTO.

    Fatores intrínsecos causam a satisfação e os fatores extrínsecos apenas previnem a insatisfação.

  • Frederick Herzberg promoveu, no âmbito do tema motivação, a Teoria dos Dois Fatores. Segundo ele, existem duas categorias de fatores da motivação: os que causam satisfação e os que causam insatisfação no trabalho.

     

    Herzberg chamou os fatores instintivos de fatores de manutenção porque apenas mantêm a satisfação quando presentes ou causam insatisfação quando ausentes, mas não geram nenhum aumento de satisfação. Esses fatores incluem aspectos extrínsecos ao trabalho, isto é, que compõem o ambiente de trabalho tais como salário, condições de trabalho, supervisão, benefícios, etc.

     

    Os fatores vinculados às necessidades humanas individualizadas compõem as condições intrínsecas ao próprio trabalho tais como: realização, desafio, responsabilidade, progresso. Herzberg os chamou de fatores causadores de satisfação ou motivadores, são os que efetivamente nos motivam quando estão presentes, mas se não estiverem presentes não haverá grande insatisfação.

     

  • De acordo com a teoria dos dois fatores, conforme proposta por Herzberg, os fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao próprio trabalho, produzem satisfação e os fatores HIGIÊNICOS (AMBIENTAIS) extrínsecos, relacionadas com as condições de trabalho CAUSAM a NÃO INSATISFAÇÃO

    MOTIVACIONAIS (INTERNOS)

    QUANDO POSITIVOS : SATISFAÇÃO

    QUANDO NEGATIVOS: NÃO SATISFAÇÃO

    HIGIÊNICOS (EXTERNOS)

    QUANDO POSITIVOS: NÃO INSATISFAÇÃO (REDUZEM A INSATISFAÇÃO) É A RESPOSTA

    QUANDO NEGATIVOS: INSATISFAÇÃO

    CERTA A QUESTÃO

  • CERTO

    TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG:

    • Fatores higiênicos (extrínsecos – levam à insatisfação ou, se presentes, impedem-na): são fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.

    • Fatores motivacionais (intrínsecos – levam à satisfação ou, se ausentes, impedem-na): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto realização.

  • fatores e motivação

  • Gab: CERTO

    Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg.

    Fatores Higiênicos quando presentes geram a não-insatisfação, porém, sua ausência gera insatisfação. São chamados insatisfacientes. Ex: salário, ambiente, benefícios... EXTERNOS!

    Fatores Motivacionais quando presentes motivam, quando ausentes não motivam. São chamados satisfacientes. Ex: conteúdo do cargo, tarefas, atividades... INTERNOS!

    Meus resumos.

    Erros, mandem mensagem :)

  • A Teoria Motivacional de Herzberg ou Teoria dos Dois Fatores ou Bifatorial, de Frederick Irving Herzberg, nos mostra que existem dois fatores, um interno ou motivacional e outro externo ou higiênico, que impactam na motivação e na satisfação das pessoas.

    Os fatores motivacionais estão relacionados ao conteúdo do trabalho exercido, como: aprendizado, reconhecimento, promoção, desafios. Já os fatores higiênicos estão relacionados ao ambiente em que esse trabalho ocorre, como: benefícios, salário, relacionamentos, condições de trabalho, políticas etc. Esses dois fatores são independentes e não se relacionam, na medida em que o limite inferior dos fatores internos é a não motivação e o limite superior dos fatores externos é a não insatisfação.

    Portanto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois os fatores higiênicos relacionam-se com a insatisfação, aspectos extrínsecos, e os fatores motivacionais com a motivação, aspectos intrínsecos.


    Gabarito do Professor: CERTO.