- 
                                	CERTA
 
 Segundo Maximiano (2004, p. 153), “Dependendo da abrangência e do impacto que tem sobre a organização, os planos podem ser classificados em três níveis principais: estratégico, funcionais e operacionais.”.
 
 Congruente com a afirmação acima é valido ressaltar o significado desses níveis: Planejamento estratégico é o processo de definir a missão e os objetivos da organização, considerando as ameaças e oportunidades do ambiente e outros fatores [...] Planos funcionais (ou táticos) são elaborados para possibilitar a realização dos planos estratégicos [...] Planejamento operacional é o processo de definir meios para a realização de objetivos, como atividades e recursos. [...].
 
 http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/258/225
 
- 
                                	Gabarito: CERTO
 Como podemos observar pelo comentário acima, a nomenclatura "funcionais" é usualmente utilizada por Maximiano para se referir ao nível tático, que, atualmente, prevalesce nos livros de Administração em geral, inclusive por Chiavenato em sua obra "Administração Geral e Pública". Para complementar o comentário do colega acima exponho as palavras de Chiavenato sobre o assunto:
 Planejamento é um processo gerencial articulado de definição de objetivos e escolha dos meio para atingi-lo e que fornece um mesmo Norte para toda equipe, uma ferramenta de informações para ajudar nas tomadas de decisão futuras.Segundo Kotler ele visa uma melhor interação com o ambiente, ou seja, se a empresa sabe como quer estar posicionada no mercado daqui a algum tempo e planeja como vai fazer para conseguir isso, então fica mais fácil.
 Planejamento estratégico
 Tratam de objetivos globais e amplos, da organização como um todo, e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente. (Ex.: aumento do retorno sobre o investimento dos acionistas.)  	Planejamento tático
 Planeja a médio prazo e abrange cada unidade específica da organização. Traz, geralmente, objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. (Ex.: Aumentar a qualidade das peças produzidas)  	Planejamento operacional
 É o mais específico e também o de curto prazo, voltado para a execução das operações quotidianas da organização referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente. (Ex.: Admitir 3 inspetores da qualidade e incentivar novas ideias para diminuir falhas na produção)	 	Eles são interdependentes: o plano estratégico para ser implementado precisa se desdobrar em planos táticos e operacionais. Estes dois precisam do plano estratégico para evitar que conflitem, para dar uma direção única, em conformidade com os objetivos da empresa. 	 
- 
                                Certo.
 Estratégico -> alta cúpula da empresa. Quem nada na grana.
 Tático -> gerente. Quem se estressa.
 Operacional -> peão
 
- 
                                Estratégico - Presidente Tático - Diretor Operacional - "chão de fábrica" 
 
 Obs: os gerentes, coordenadores e supervisores do "chão de fábrica" tb fazem parte do nível OPERACIONAL e não TÁTICO.=) 
- 
                                Planejamento intermediário = administrativo =  departamental = tático = funcional. 
- 
                                FALOU DE FUNÇÃO, LEBRE DO DEPARTAMENTO (NÍVEL TÁTICO). ALGUNS ATÉ DIZEM: NÍVEL DEPARTAMENTAL. É TUDO SINONÍMIA!       GABARITO CERTO 
- 
                                Essa questão foi tirada do livro do Maximiano.
                            
- 
                                Vi em alguns comentários acerca de o planejamento estratégico ser executado pelo diretor da empresa e nem sempre vai ser feito por ele, em muitos casos dá-se por uma eqiuipe especializada; após feita a análise, passa-se para o tático, que em sua maioria será executado pelo gerente, que consequentemente terá auxílio do operacional. 
- 
                                Viajei aqui, pensando que plano e planejamento teriam definições diferentes. 
- 
                                Planejamento estratégico: Planejamento da DIREÇÃO (O TOPO DA EMPRESA); Planejamento tático: Planejamento dos GERENTES (O MEIO DA EMPRESA); Planejamento operacional: Planejamento dos FUNCIONÁRIOS (CHÃO DA EMPRESA). 
- 
                                Dei mole , por desconhecer um sinonimo errei.
 Faz parte do show ! kkk
 
- 
                                Certo Planejamento estratégico - Cúpula  Planejamento tático ou funcional - departamental  Operacional -ênfase em tarefas. É quem coloca a "mão" na massa 
- 
                                GABARITO: CERTO   Os níveis são: Estratégico, também chamado de Institucional Tático, também chamado de Funcional  e o Operacional.   Sabendo disso dá para acertar várias questões. 
- 
                                CERTO  OS TRÊS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS Níveis Organizacionais    O administrador é essencial para uma organização, qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. E dentro da organização o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa. Em cada um dos níveis organizacionais (Institucional, Intermediário, Operacional), seu papel é diferente.  a) Nível Institucional    É o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo, e sofre as pressões e os impactos ambientais. Recebe também o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.  b) Nível Intermediário    É o nível administrativo que articula internamente o nível estratégico e o nível operacional.    Recebe o nome de nível gerencial ou tático. É constituído pelos Gerentes. Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução. Nesse nível, o administrador deve possuir visão tática.  c) Nível Operacional    É o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas. 
- 
                                  O enunciado apresenta corretamente os três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional. Atende que o CESPE, por vezes, adota a nomenclatura de planejamento funcional ou administrativo para se referir ao planejamento tático.   Gabarito: Certo   
- 
                                SINONIMOS: TÁTICO/ ADMINISTRATIVOS/ FUNCIONAIS  TAF  - Tático 
- Administrativo 
- Funcional 
   
- 
                                Errei porque confundi o conectivo. Cespe, sua danadinha!