SóProvas


ID
1012360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere à administração de materiais, julgue o item abaixo.

Uma administração de materiais adequada, que coordena a movimentação de suprimentos com as exigências da operação, deve aplicar o conceito de custo total às atividades de suprimento, de modo a obter vantagem da oposição das curvas de custo.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Ballou (1993, p.61) uma boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de operação. Isto signifca aplicar o conceito de custo total  às atividades de suprimento de modo a tirar vantagem da oposição das curvas de custo. Ou seja, o objetivo da administração de materias deve ser prover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo.


    Fonte: BALLOU, Ronald H. - Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 1993.
  • A banca CESPE, nessa questão, copiou o livro do Ballou (1993)!!!

  • Para uma administração de materiais adequada deve-se aplicar o conceito de custo total ás atividades de suprimentos para obter vantagens nas curvas de custos.

  • Júlio, no CESPE nada se cria, tudo se copia. 

    fui olhar os últimos editais das provas que fiz, eles simplesmente copiaram e colaram o índice de um livro de administração de materiais que eu encontrei na biblioteca para estudar. tudo igualzinho, nem uma diferente vírgula para disfarçar.

    Não se dão nem ao trabalho de elaborar um edital, quanto mais a prova.

  • Que livro, Andrea?

  • A questão fala, de forma indireta, da economia de escala

  • Misericórdia Senhor, matéria 100% interpretação 0%.

  • Alguém sabe qual o  livro que a Andrea falou?

  • isso nao exista, questao anulavel

  • A partir do custo total é possível calcular o lucro esperado de forma racional.
  • certo

    De acordo com Ballou (1993, p.61) uma boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de operação. Isto signifca aplicar o conceito de custo total  às atividades de suprimento de modo a tirar vantagem da oposição das curvas de custo. Ou seja, o objetivo da administração de materias deve ser prover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo.

  • Correta. Errei, mas a questão fala sobre economia de escala numa linguagem chata e antiquada!
  • Espelho espelho meu. Existe alguma matéria mais intragável que administração? NÃOOOO

  • Gabarito Correta.

    O que se trata por oposição das curvas de custo pode ser interpretado como comparação das curvas de custo. Ou seja, deve-se comparar as curvas de custo totais a fim de decidir qual estratégia é a mais economica. Pois um bom administrador de recursos vai tentar encontrar o ponto ótimo de uma produção balanceando os trade-offs de estocagem e armazenamento e comparar as curvas de custo resultantes pelos custos totais.

    Não sei se consegui me expressar bem, mas basicamente propor qual deve ser a estratégia ideal para atender os clientes e ao mesmo tempo ter o menor custo estudando curvas de custo total. Que são bem mais prudentes do que analisar apenas a curva de custo de transporte ou de armazenamento, isoladamente.

    Espero ter ajudado

  • Fala sério! Essa professora nem nesta matéria passa confiança no que se diz respeito às questões. Kkkkkkkkk.... 

  • administração de materiais é o céu perto RLM

  • E o que danado é o custo total? E curvas de custo? ..........

    Nem isso a prof. fala no vídeo.

  • Gab. C

    Questão pesadíssima, ainda mais para nível médio! Dediquei um tempinho especial pra estudar essa questão e cheguei ao seguinte entendimento:

    A administração deve avaliar conceito de custo total para ter uma visão holística de todos os custos envolvidos na operação de ressuprimento, isto é, tem de contabilizar os custos variáveis e invariáveis.

    Agora, quanto à "oposição das curvas de custo", isso diz respeito ao momento da "inversão" da Curva de Custo Total. De uma forma simplificada, a Curva de Custo Total tem uma forma de 'U"; POUCA encomenda traz pouca economia de escala e não compensa a taxa de armazenamento: Custo Médio de Custo ALTO, ou seja, elevado custo de aprovisionamento; ALTA encomenda traz economia de escala, mas não compensa a taxa de armazenamento: Custo Médio de Custo ALTO, ou seja, elevado custo de posse. A economia se dá justamente quando há uma "inversão da curva de custo", ou seja, quando o Custo de Aprovisionamento é igual ao Custo de Armazenagem.

    • A questão basicamente fala, em linguagem técnica, que boa administração deve considerar todos os custos, como os fixos e variáveis, e, com isso, considerar a Curva de Custo para estabelecer o parâmetro do Lote Econômico de Compra. Para resolver essa questão é necessário entendimento básico de microeconomia.

    Aqui está uma foto está uma representação visual do comentário: https://www.researchgate.net/figure/Figura-45-Curva-do-custo-total-modelo-de-Wilson_fig5_37655026

  • Certo.

    Uma boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de operação. Isso significa aplicar o conceito de custo total às atividades de suprimento de modo a tirar vantagem da oposição das curvas de custo. Explicando: o objetivo da administração de matérias deve ser prover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo

  • Certo.

    É exatamente isso: a vantagem econômica vai aparecer quando a operação é atendida a um custo competitivo.