-
GABARITO: CORRETO
É o órgão que recebe e estoca os materiais necessários para as operações da empresa. A gestão de almoxarifado, em uma visão macro, engloba as seguintes atividades básicas, passíveis de concatenação de modo que formem um processo: 1. Recebimento. 2. Classificação. 3. Movimentação. 4. Armazenagem. 5. Distribuição interna e externa.
Fonte: Ronaldo Fonseca - Estratégia Concursos
-
CORRETA
O LOCAL DE RECEBIMENTO DE UM MATERIAL SERÁ SEMPRE O ALMOXARIFADO. O ATO DE RECEBIMENTO É DIVIDIDO NAS SEGUINTES FUNÇÕES:
- ENTRADA DE MATERIAIS
- CONFERÊNCIA QUANTITATIVA.
- CONFERÊNCIA QUALITATIVA
- REGULARIZAÇÃO.
BONS ESTUDOS!!!!
-
O exame de avarias e a conferência de volumes de materiais recebidos devem ser feitos no almoxarifado.
Imagine um caminhão carregado de combustível chegando em seu destino final para efetuar a descarga: Aí eu lhe pergunto: a análise (exame) para ver se o combustível não está adulterado será posteriormente a descarga ou será realizada ante mesmo de realizar este procedimento.
conforme a questão salienta e expressa no verbo DEVEM, seria uma exigência realizar a análise posteriormente o descarregamento.
No caso do exemplo do combustível, este é realizado a conferência de quantidade no próprio caminhão ou concomitantemente na descarga.
????????
-
Local usado para receber materiais = ALMOXARIFADO
E PASSA POR UM PROCESSO
1 ENTRADA DE MATERIAIS
2 CONFERENCIA DE QUANTIDADE
3 CONFERENCIAS DE QUALIDADE
4 REGULARIZAÇÃO
avaria
substantivo feminino
qualquer dano, deterioração ou desgaste que ocorra a algo.
estrago causado aos campos e propriedades pelas intempéries.
conjunto de gêneros estragados, esp. cereais
-
"O recebimento é integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes. Ele intermedeia as tarefas de compra e armazenamento, envolvendo desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor, passando pelas conferências, até a entrada nos estoques. É o ato pelo qual a equipe do almoxarifado, ou uma comissão designada, quando for o caso, recebe do fornecedor os materiais e efetua as conferências necessárias (quantitativa e/ou qualitativa) para dar o aceite dos produtos."
Fases do Recebimento:
São quatro fases básicas: entrada de materiais; conferência quantitativa; conferência qualitativa; regularização.
"Entrada de Materiais
Conferência Visual: exame para constatação de avarias (defeitos), análise da disposição das cargas, observação das embalagens quanto a evidências de quebras, umidade, amassados etc. (Obs.: alguns autores consideram a conferência visual como uma espécie de conferência qualitativa)"
Retirado da apostila do Professor Rafael Ravazolo - Casa do concurseiro.
-
GABARITO CORRETO.
O exame de avarias será sempre feito no almoxarifado.
-
A gestão de almoxarifados, em uma visão macro, engloba as seguintes atividades básicas;
Recebimento.. Classificação..Movimentação..Armazenagem..Distribuição Interna.
Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa. As atribuições básicas do recebimento são:
-Coordenar e controlar as atividades de recebimento e devolução de materiais;
-Analisar a documentação recebida, verificando se a compra foi autorizada;
-Controlar os volumes declarados na Nota Fiscal e no Manifesto de Transporte com os volumes a serem efetivamente recebidos;
-Proceder a conferência visual, verificando as condições da embalagem quanto a possíveis avarias na carga transportada e, se for o caso, apontando as ressalvas nos respectivos documentos;
-Proceder a conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos;
-Decidir pela recusa, aceite ou devolução, conforme o caso;
-Providenciar a regularização da recusa, devolução ou da liberação de pagamento ao fornecedor;
-Liberar o material desembaraçado para estoque no Almoxarifado.
Gab-C
-
CERTO
-
GAB.: CERTO
.
RECEBIMENTO DE MATERIAIS PELO ALMOXARIFADO:
O recebimento do item de material é a etapa intermediária entre a compra e o pagamento ao fornecedor. Somente após o recebimento (etapa que, nos órgãos públicos, refere-se à etapa de liquidação da despesa) é que o pagamento é autorizado.
Desta forma, a atividade de recebimento mantém estreito relacionamento com as áreas contábeis e de compras da organização, além de contar, por vezes, com anecessidade do suporte provido pelo setor de transportes.
Assim, a atividade Recebimento intermedia as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa. Nesse contexto, aparece como o fiel avaliador de que os materiais desembaraçados correspondam efetivamente às necessidades da empresa.
Suas atribuições básicas são:
a. coordenar e controlar as atividades de recebimento e devolução de materiais;
b. analisar a documentação recebida, verificando se a compra está autorizada;
c. confrontar os volumes declarados na Nota Fiscal e no Manifesto de Transporte com os volumes a serem efetivamente recebidos;
d. proceder a conferência visual, verificando condições de embalagem quanto a possíveis avarias na carga transportada e, se for o caso, apontando as ressalvas de praxe nos respectivos documentos;
e. proceder a conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos;
f. decidir pela recusa, aceite ou devolução, conforme o caso;
g. providenciar a regularização da recusa, devolução ou da liberação de pagamento ao fornecedor;
h. liberar o material desembaraçado para estoque no Almoxarifado.
-
Conferência qualitativa
A conferência qualitativa visa checar e garantir a adequação do material adquirido ao fim a que se destina. Esta etapa é também conhecida por Inspeção Técnica e visa confrontar as condições contratadas com as de fato entregues, examinando especialmente as seguintes variáveis:
- Características dimensionais
- Características específicas
- Restrições de especificações
A inspeção pode ser feita ao longo de diferentes etapas (definidas pelo comprador e variando de acordo com o fornecedor ou com a criticidade do material adquirido):
- Acompanhamento ao longo do processo de fabricação (no fornecedor)
- Inspeção do produto acabado ainda no fornecedor (no fornecedor)
- Inspeção do material adquirido no recebimento (no comprador)
Gabarito: CERTO
-
CERTO.
Está basicamente relacionado com a CONFERÊNCIA QUALITATIVA do produto recebido (dimensões, marcas, modelos, etc). Lembrar que, por parte do almoxarifado, há também a CONFERÊNCIA QUANTITATIVA, tratando-se da conferência do que foi recebido com o que foi pedido, por meio da nota de compra.
-
GABARITO: CERTO
ACRESCENTANDO:
DO RECEBIMENTO E ACEITAÇÃO
Recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. Ocorrerá nos almoxarifados, salvo quando o mesmo não possa ou não deva ali ser estocado ou recebido, caso em que a entrega se fará nos locais designados. Qualquer que seja o local de recebimento, o registro de entrada do material será sempre no Almoxarifado.
FONTE: http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/in/in205_88.htm
-
o que pode gerar uma confusão é que associamos o recebimento ao setor de comprar e isso não tá errado. Contudo, monitorar o recebimento é um etapa do ciclo de compras realizada junto com o almoxarifado.
· Monitora o recebimento junto com o setor de almoxarifado. O setor de compras confere os documentos do pedido, o de almoxarifado confere os aspectos físicos.
o ciclo de compras:
analisar as requisições de compras >> cotação >> pedido >> emitir pedido de compra >> acompanhar e garantir o prazo de entrega >> receber >> aprovar a fatura para pagamento do fornecedor.