SóProvas


ID
1012393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação ao ciclo e aos princípios orçamentários, julgue os itens que se seguem.

A utilização de linguagem simples e inteligível, como forma de dar transparência ao orçamento público, atende ao princípio orçamentário da clareza.

Alternativas
Comentários
  • Para facilitar o significado de intelegível: compreensível, que se compreende bem, claro.
  • CORRETA

    Além de englobar dados essenciais do Siafi, o Portal da Transparência conterá também dados de outros sistemas informatizados, levando informações mais inteligíveis e em linguagem acessível a todos os cidadãos

    Fonte: http://www.cgu.gov.br/imprensa/Noticias/2004/noticia05804.asp
  • Princípio da Clareza

    Sanches (2004, f. 62), define como:
    Princípio orçamentário clássico segundo o qual a Lei Orçamentária deve ser estruturada por meio de categorias e elementos que facilitem
    sua compreensão até mesmo por pessoas de limitado conhecimento técnico no campo das finanças públicas.
  • Princípio da clareza segundo Fábio Furtado, o orçamento deve ser claro e compreesível e para qualquer indivíduo.
  • Segundo o Princípio da Clareza, a matéria orçamentária deve apresentar linguagem de modo fácil para que o homem-médio, ou seja, o homem-comum, possa compreendê-la. Assim, o orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa.
  • CORRETO, ( bem obvio né?)


    CLAREZA.

    O princípio da clareza determina que as informações o orçamento deve trazer informações CLARAS, de forma que sejam compreensíveis por QUALQUER cidadão.
  • Princípio da Clareza:

    - o orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completo. O seu entendimento, sempre que possível, deva ser acessível à sociedade e não só aos técnicos que o elaboram.     

  • Este princípio visa à compreensão do orçamento como instrumento de múltiplas funções que pode ser visto de várias óticas ou dimensões, e que, não obstante todo o seu rigor técnico, deve ser expresso de forma clara, ordenada, objetiva e completa, permitindo, assim, o seu entendimento não só pelos especialistas, mas por todas as pessoas que tenham interesse nas informações nele contidas. 

  • Princípio da Clareza

    Conforme Silva (1973, p.154), “clareza e inteligibilidade do orçamento compõem a exigência de que o orçamento seja de fácil compreensão pelo povo e fácil controle por seus representantes”.

    Sanches (2004, f. 62), define como: Princípio orçamentário clássico segundo o qual a Lei Orçamentária deve ser estruturada por meio de categorias e elementos que facilitem sua compreensão até mesmo por pessoas de limitado conhecimento técnico no campo das finanças públicas.

    O orçamento público, segundo Giacomoni, (2005, p.86):  Ao cumprir múltiplas funções – algumas não técnicas – deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas aquelas pessoas que, por força de ofício ou por interesse, precisam manipulálo. 

    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055130.PDF


  • Princípio da clareza: o orçamento público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas as pessoas que, por força do ofício ou interesse, precisam manipulá-lo.

  • "A utilização de linguagem simples e inteligível, como forma de dar transparência ao orçamento público, atende ao princípio orçamentário da clareza." Perfeito!

    Complementando:

    Princípio da clareza ou inteligibilidade: O orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada, e completa.

  • Exato. A peça orçamentaria deve ser redigida de forma mais clara e transparente possível, evitando interpretações duvidosas.

  • errei pela falta de saber o que é intelegível... obrigada Ricardo PG.

  • O princípio da clareza é um princípio doutrinário e determina que o orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa. O seu entendimento, sempre que possível, deve ser acessível à sociedade e não só aos técnicos que o elaboram. Está relacionado ao princípio da publicidade.

  • Questão correta, uma outra ajuda a responder, vejam:

    De acordo com o princípio da clareza, a LOA deve ser elaborada em linguagem compreensível a todos os interessados.

    GABARITO: CERTA.

  • Princípio da Clareza: o orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada, completa e acessível à sociedade, observados os parâmetros técnicos exigidos pela norma. Deve ser entendido por toda a população.

  • Princípio da Clareza: o orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada, completa e acessível à sociedade, observados os parâmetro técnicos exigidos pela norma. Deve ser entendido por toda a população.

  • Quando nos referimos ao Princípio da Clareza é importante compararmos aos Princípios da Transparência e da Publicidade, haja vista a relativa proximidade dos conceitos, vejamos:

    PRINCÍPIO DA CLAREZA
    O Orçamento Público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas as pessoas que, por força do ofício ou interesse, precisam manipulá-lo. Dispõe que o orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa. Embora diga respeito ao caráter formal, tem grande importância para tornar o orçamento um instrumento eficiente de governo e administração.

    PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE
    O Art. 37 da CF cita os princípios gerais que devem ser seguidos pela Administração Pública, que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. O princípio da publicidade também é orçamentário, pois as decisões sobre orçamento só têm validade após sua publicação em órgão de imprensa oficial. É condição de eficácia do ato a divulgação em veículos oficiais de comunicação para conhecimento público, de forma a garantir a transparência na elaboração e execução do orçamento. Assim, tem-se a garantia de acesso para qualquer interessado às informações necessárias ao exercício da fiscalização sobre a utilização dos recursos arrecadados dos contribuintes.


    PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA
    Aplica-se também ao orçamento público, pelas disposições contidas nos Arts. 48, 48-A e 49 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determinam ao governo, por exemplo: divulgar o orçamento público de forma ampla à sociedade; publicar relatórios sobre a execução orçamentária e gestão fiscal; disponibilizar, para qualquer pessoa, informações sobre a arrecadação da receita e a execução da despesa.

    Fontes:
    -Prof. Sérgio Mendes; e
    -Prof. Anderson Ferreira
  • A questão aborda o princípio da clareza e coloca a palavra inteligível, que muitos nem conhecem. Ou seja, a questão ofendeu ao princípio da clareza kkkkkkk

  • 99,99% das pessoas colocaram princípio da clareza, mas será que todos sabem o que é linguagem inteligível?

    Significado de Inteligível

    adj. Que se entende com facilidade; cujo teor é fácil de compreender; compreensível: música inteligível; livro inteligível. 
    Que pode ser ouvido claramente: fala inteligível.


  • Pra mim não ficou nada claro..achei que IN de inteligível fosse prefixo de negação ...

     

  • Bom, acredito que muitos tenham se deparado com a palavra INTELIGÍVEL,o que poderia causar certa confusão.

     

    Na lingua Portuguesa temos duas palavras bem parecidas mas que são antagonicas, são elas:

     

    INTELIGÍVEL - que se compreende bem, que é fácil de entender; claro, compreensível.

    ININTELIGÍVEL - incompreensível; de difícil ou impossível compreensão: texto ininteligível.

     

    Obs: Achei ofensivo o comentário do colega Pedro Coelho,muitas vezes saber a norma culta da nossa lingua portuguesa não nos dá o direito de ofender outras pessoas, o que reforça o fato de que,infelizmente, nem sempre a educação e o bom senso está relacionado com o grau de instrução.

     

    Enfim, espero ter ajudado. Bons estudos!

     

  • Princípio da clareza ou da inteligibilidade - O orçamento público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas as pessoas que, por força do ofício ou interesse, precisam manipulá-lo. Dispõe que o orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa. Embora diga respeito ao caráter formal, tem grande importância para tornar o orçamento um instrumento eficiente de governo e administração.

  • De acordo com o Princípio da Clareza ou Objetividade, o orçamento público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas pessoas que, por força do ofício ou interesse, precisam manipulá-lo. No entanto, difícil de ser empregado em razão da facilidade de a burocracia se expressar em linguagem complexa. Observe-se, por exemplo, o título da ação nº 0373 do orçamento para 2004: "Equalização de Juros e Bônus de Adimplência no Alongamento de Dívidas Originárias do Crédito Rural".

     

    Fonte: Princípios Orçamentários - http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • GAB. CERTO 

    SER MAIS CLARO E OBJETIVO POSSÍVEL.

  • obrigada pela explicação Tah Rocha, fiquei na dúvida na palavra intelegível , tive que consultar o dicionário

  • CERTO

  • CERTO

    Clareza

    O orçamento deve ser expresso de forma clara, ordenada e completa.

  • Pensava que inteligível era negativo kkkk mas é ininteligível.

  • Gravem o sinônimo de inteligível, é melhor.