Para ajudar a entender vejamos, de início, um conceito de auditoria interna elaborado pela INTOSAI:
Auditoria interna é o meio funcional pelo qual os dirigentes de uma entidade certificam-se, com base em fontes internas, de que as atividades pelas quais são responsáveis estão sendo executadas de forma a minimizar a probabilidade de ocorrência de fraudes, erros ou práticas ineficientes e antieconômicas.
Isso já nos dá uma boa ideia do que é Auditoria interna. Ela pretende auxiliar no alcance dos objetivos, assistindo à Administração. A INTOSAI produz referencial teórico normativo e embora esteja direcionada para a Auditoria do setor público, conceitualmente temos a mesma definição de auditoria interna. Já o CRC produz normas com o enfoque na auditoria interna realizada por contadores. Seja por um enfoque ou pelo outro chegaríamos a mesma resposta.
De voltas as nossas NBC’s...
NBC TI 01
A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
NBC TI 01
A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.
Resposta B