-
GABARITO: C
A Lei de Bragg estabelece uma relação entre o comprimento de onda do raio x, o espaço interatômico e o ângulo de difração.
nL = 2dsen(beta)
n = constante
L = comprimento de onda do raio x
d = espaço interatômico
beta = ângulo de difração
-
Difração de raios X, fenômeno no qual os átomos de um cristal, em virtude de seu espaçamento uniforme, causam um padrão de interferência das ondas presentes em um feixe incidente de raios X. É uma técnica usada para determinar a estrutura atômica e molecular de um cristal, na qual os átomos cristalinos fazem com que um feixe de raios-X incidentes difrate em muitas direções específicas. Medindo os ângulos e intensidades destes feixes difratados, um cristalógrafo pode produzir uma imagem tridimensional da densidade de elétrons dentro do cristal. A partir desta densidade de elétrons, as posições médias dos átomos no cristal podem ser determinadas, bem como suas ligações químicas, sua desordem e várias outras informações[1]. O material analisado é finamente triturado, homogeneizado e a composição média em massa é determinada (difração de raios X em pó)[2].
https://pt.wikipedia.org/wiki/Difra%C3%A7%C3%A3o_de_raios_X
-
Cespe tbm não entendeu e resolveu colocar na questão pra vê se alguém a explicava aqui no QC.
-
A Lei de Bragg estabelece as condições necessárias para que ocorra uma interferência construtiva (difração) na interação dos Raios-X com a malha cristalina dos materiais gerando raios difratados de alta intensidade em planos atômicos específicos.
nλ = 2dsenθ
No qual
n = ordem de reflexão (1,2...)
λ = comprimento de onda dos Raio-X
d = espaçamento interatômico
θ = ângulo de difração