SóProvas


ID
1014934
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FUNASE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos







      A ADOLESCÊNCIA E AS DROGAS
-Os traficantes entram em nossas casas porque encontram portas abertas. E seduzem nossos filhos
porque eles têm crescido fracos e sem qualquer esperança.

Temos muitas dúvidas a respeito de quase todas as coisas que nos são importantes Mas também temos
algumas certezas. Elas derivam da observação dos fatos, especialmente daqueles que são indiscutíveis, que não deixam margem para interpretações variadas. Uma dessas certezas tem a ver com o uso de drogas: praticamente todas as pessoas viciadas começaram a usar algum tipo de droga nos primeiros anos da adolescência, entre os 13 e os 17 anos de idade. Isso é válido para o uso de drogas pesadas, mas igualmente acontece com a iniciação ao uso do cigarro normal que, mesmo provocando poucos efeitos psicológicos, determina forte inclinação para a dependência.

Outra certeza que temos é a necessidade urgente de compreendermos melhor o que se passa na cabeça dos nossos jovens, para que possamos impedir que persista a tendência atual, que é a do uso de drogas por um número cada vez maior de pessoas, e que ela venha a envolver praticamente toda a juventude do nosso país. Teremos que providenciar novas atitudes dos pais e da sociedade, especialmente se isso puder ajudar nossas crianças a crescerem
com mais força e determinação pessoal.

Sim, porque é fácil colocar toda a culpa do problema das drogas nos traficantes e em outros delinquentes que fazem fortuna com esse comércio. A verdade é que eles entram nas nossas casas porque encontram portas abertas. E eles seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem esperanças.

Disponível em: www.somostodosum.ig.com.br


Sobre ACENTUAÇÃO, analise as afirmativas abaixo:

I. “Temos muitas dúvidas a respeito de quase todas as coisas...” – a tonicidade do termo sublinhado recai na antepenúltima sílaba.
II. “...para que possamos impedir que persista a tendência atual...” – a tonicidade do termo sublinhado recai na penúltima sílaba, e o acento se justifica por terminar em hiato.
III. “...e que ela venha a envolver praticamente toda a juventude do nosso país.” – no termo sublinhado existe a presença de um hiato. Caso o acento fosse retirado, o hiato seria preservado.
IV. “Sim, porque é fácil colocar toda a culpa do problema das drogas...” – os acentos dos termos sublinhados se justificam por serem, respectivamente, um monossílabo átono e um termo cuja tonicidade recai na penúltima sílaba e termina em “l”.

Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa IV o erro é afirmar que " é " é átono, quando é tônico.

    Fácil  = paroxítona terminada em L, OK.

    Portanto, letra D.


  • Lembrando que o termo "é" faz parte dos monossílabos tônicos por ser um verbo (verbo ser).

    Monossílabos átonos: Preposições, Conjunções, Artigos e Pronomes átonos.

    Ex: me, lhe, a, o, com, de, sem, ...

    Monossílabos tônicos: Substantivos, Adjetivos, Advérbios, Verbos e Pronomes tônicos.

    Ex: nós, vós, mar, luz, paz, mau, dê, é, ...

  • É (monossílabo tônico e não átono)... pegadinha!!!!

  • Só complementando os comentários dos caros colegas. Retirando o acento da palavra "país", não teríamos mais um hiato, sim um monossílabo.

  • muito fácil.

  • Última- oxítonas, penúltima- paroxítonas e antepenúltima -proparoxítona (lembrando que, todas as proparoxitonas são acentuadas). É o caso da palavra DÚ-VI-DAS. Sim, conta-se do fim para o início.

  • I. “Temos muitas dúvidas a respeito de quase todas as coisas...” – a tonicidade do termo sublinhado recai na antepenúltima sílaba.

    Obs: Dú-vi-das Silaba Tônica (Dú) toda proparoxítona é acentuada. (CERTO).

    II- “Para que possamos impedir que persista atendência atual...” – a tonicidade do termo sublinhado recai na penúltima sílaba, e o acento se justifica por terminar em hiato.

    Obs: Ten-dên-cia: acentuam-se paroxítona terminada em ditongo, o acento agudo não se justifica pela regra dos hiato e sim as regra das paroxítonas: (ERRADO)

    III. “...e que ela venha a envolver praticamente toda a juventude do nosso país.” – no termo sublinhado existe a presença de um hiato. Caso o acento fosse retirado, o hiato seria preservado.

    Pa-ís: de Região geográfica, Nação, acentua, pois acentuam Hiatos “I” ou “U” Tônico, segunda vogal do hiato. Certo.

    Pais: Genitor, criador, Família. Não acentua monossílabo tônico terminado em (i). Nosso paizao(ã) (pai,pais) não se acentua.

    IV. “Sim, porque é fácil colocar toda a culpa do problema das drogas...” – os acentos dos termos sublinhados se justificam por serem, respectivamente, um monossílabo átono e um termo cuja tonicidade recai na penúltima sílaba e termina em “l”.

    Obs: Fá-cil: Acentuam-se paroxítona terminados em (L). Não é a regra do monossílabo tônico. (ERRADO)

    I-CERTO

    II-ERRADO

    III-ERRADO

    IV-ERRADO

    Gabarito (D).

  • O erro está em monossílabo átono , o correto seria monossílabo Tônico. (Y)

    Seria Isso ? kkkkk

  • Achei a questao bem elaborada, tem que ter bastante calma para resolver. Diria ser uma questao de nível medio.Obs.: Desculpem os erros de acentuaçao, meu teclado está com problemas. 

  • Lukas, É é um monossílabo Tônico, a palavra Fácil é uma paroxitona terminada em L.

  • Ou banca pra gostar de "átono" o certo seria "tônico".

  • Essa banca UPENET gosta de colocar átono, quando o certo seria tônico.

     

  • banca de bixo kkk