SóProvas


ID
1014985
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FUNASE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere a seguinte afirmação: Constata-se que 12,7% dos adolescentes em conflito com a Lei vieram de famílias que não possuíam nenhuma renda mensal – o que configura miséria. E também que 66% originam-se de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos (Lamora, 2008). Analisando esse dado, a partir da função socializante da família e segundo o caráter multifatorial do ato infracional cometido pelo adolescente, analise as afirmações abaixo:

I. A condição de miserabilidade financeira é o fator determinante do conflito do adolescente com a Lei, assim, para toda família em condição de miséria, ou de baixa renda, temos o adolescente que efetiva um ato infracional, do mais simples ao mais complexo (dano ao patrimônio/homicídio).

II. A condição financeira não determina o conflito do adolescente com a Lei. Essa é uma visão restritiva e limitada de caráter econômico, a qual obscurece a verdadeira causa, ou seja, a fragilidade ou inexistência dos vínculos afetivos, especialmente pais/filhos, no âmbito do convívio familiar.

III. Considerando o amplo papel socializante da família, e a necessidade do arranjo nuclear para tal, enquanto aquele socialmente eficaz, diz-se que tanto a condição de pobreza da família como os vínculos afetivos entre seus membros são fatores determinantes do ato infracional adolescente. Um e outro são os fatores causais do conflito do adolescente com a Lei

Está INCORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Considero que a alternativa E é a correta pois todas estão incorretas: a altera a por afirmar que a miserabilidade é o fator determinante, a alternativa b por dizer que a verdadeira causa (como se existisse apenas uma ) é a fragilidade dos vínculos, culpabilizando as famílias e a alternativa c está incorreta pois considera a família aquela composta apenas por um arranjo nuclear sendo esta aquela que é capaz de produzir uma normalidade.

  • Como que um percentual de 12% é determinante? Achei essa questão totalmente falha e concordo com a colega (Ju Murad).

  • Não entendi por quê a afirmativa I) estaria correta.  "condição de miserabilidade financeira é O FATOR  determinante do conflito do adolescente com a Lei". Que visão mais simplista e determinista essa!? Baseada em que argumentos se pode afirmar isso? Nessa estatística de pouco mais 12% citada no enunciado? 

    Ao  meu também ver as três estão incorretas. Gabarito letra e). 

    Se por um lado a afirmativa II) até esclarece porque a I) está falsa, por outro exagera afirmando que há uma "verdadeira causa", esqucendo-se de que não se deve restringir esses problemas a uma só causa "verdadadeira".

  • A questão está pedindo as que estão incorretas, muita atenção!

     

    De acordo com os próprios dados apontados na questão, nem a pobreza nem o romprimeito de vínculos afetivos pode ser considerado, por si só, determinantes da prática do ato infracional. O ato infracional é complexo e multideterminado e não deve ser reduzido a afirmações simplistas que servem apenas para reforçar preconceitos e estigmas.

     

    ------------------- 

    Gabarito: E