SóProvas


ID
1015483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A alfabetização de jovens e adultos deve provocar a construção da consciência intransitiva, na qual há a compreensão da realidade mediante o entendimento das causas profundas, ou seja, pela raiz das questões

Alternativas
Comentários

  • Pedagogia crítica             O trabalho de alfabetização de Paulo Freire com as populações iletradas da América Latina, teve um profundo impacto em diversas experiências de educação de adultos em diversas partes do globo. 
                Para Freire o processo de tomada de consciência das estruturas de opressão, que envolvem o indivíduo, é denominado de conscientização. A partir da sua experiência com as populações do Terceiro Mundo, Freire considera que o processo de conscientização é caracterizado por quatro etapas: 1) consciência intransitiva, onde as pessoas estão apenas preocupadas em satisfazer as suas mais elementares necessidades, não conseguindo discernir outro tipo de preocupações para além das biológicas; 2) consciência semi-intransitiva, onde existe uma cultura de silêncio e repressão e a vida é entendida através de noções como fatalidade, ou destino, e onde os oprimidos internalizam os valores e concepções dos que os oprimem; 3) consciência semi-transitiva, onde as pessoas começam a ser capazes de questionar as suas vidas e a perceber que a realidade sociocultural é determinada pelo ser humano; 4) conscientização, onde os indivíduos são capazes de se envolver num processo dialógico de questionamento e validação das normas sociais, dos códigos culturais, e das ideologias. Pode-se constatar a proximidade entre algumas das características da aprendizagem transformativa com o processo de conscientização. No entanto, segundo Freire, este processo não pode ficar apenas limitado à tomada de consciência: ele conduz à consciência da necessidade de uma acção colectiva de intervenção contra as estruturas de injustiça.
  •  ERRADO. a educação jovens e adultos deve provocar a conscientização.  Para paulo Freire apresenta 4 estágios diferenciados de consciência: 1) Na consciência intransitiva as pessoas se preocupam apenas em satisfazer próprias necessidades, restringindo-se  biológico; 2) Na consciência semi-intransitiva coexiste uma cultura de silêncio e repressão e os acontecimentos da vida são entendidos como fatalidade ou destino, os oprimidos internalizam os valores e concepções dos que os oprimem e se tornam alienados; 3) Na consciência semi-transitiva, as pessoas começam a  questionar as suas vidas e a perceber que a realidade sociocultural é determinada pelo ser humano e a mudança depende da atuação do próprio sujeito sobre a realidade; 4) Na conscientização, os indivíduos são capazes de se envolver num processo dialógico de questionamento e validação das normas sociais, dos códigos culturais, e das ideologias, sendo autores e produtores de transformação social.

  • A conscientização do homem é um processo contínuo e progressivo que o aproxima de maneira crítica a realidade. Segundo Paulo Freire, é "um desvelamento da realidade". E a consciência vai da forma mais primitiva a mais crítica e problematizador.Baseado em A. V. Pinto (1960), existem as seguintes consciências:Consciência Intransitiva: o homem está preocupado em satisfazer apenas suas necessidades biológicas.Consciência Transitiva Ingênua: o homem não investiga as informações que lhe são dadas, aceitam as explicações “fabulosas” e não tem argumentos.Consciência Transitiva: o homem manifesta sua consciência, indaga sobre os fatores de que depende, exige uma análise epistemológica.

  • ERRADO.

    A educação jovens e adultos deve provocar a consciência transitiva. Paulo Freire apresenta 4 estágios diferenciados de consciência:

    1) Na consciência intransitiva - as pessoas se preocupam apenas em satisfazer próprias necessidades, restringindo-se biológico;

    2) Na consciência semi-intransitiva - coexiste uma cultura de silêncio e repressão e os acontecimentos da vida são entendidos como fatalidade ou destino, os oprimidos internalizam os valores e concepções dos que os oprimem e se tornam alienados;

    3) Na consciência semi-transitiva - as pessoas começam a questionar as suas vidas e a perceber que a realidade sociocultural é determinada pelo ser humano e a mudança depende da atuação do próprio sujeito sobre a realidade;

    4) Consciência transitiva - os indivíduos são capazes de se envolver num processo dialógico de questionamento e validação das normas sociais, dos códigos culturais, e das ideologias, sendo autores e produtores de transformação social.