SóProvas



Questões de Paulo Freire


ID
63334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue
os itens a seguir.

O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la.

Alternativas
Comentários
  • O método (PAULO FREIRE)AS PALAVRAS GERADORAS: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, apresenta-se elas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.A SILABAÇÃO: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU).AS PALAVRAS NOVAS: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.A CONSCIÊNTIZAÇÃO: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Paulo_Freire
  • Questão certa. Segundo Freire (1984, p. 35),Trabalhar na perspectiva libertadora onde a “pesquisa, como ato de conhecimento, tem como sujeitos cognoscentes, de um lado, os pesquisadores profissionais; de outro os grupos populares e, como objeto a ser desvelado, a realidade concreta”.

    Fonte: . FREIRE P. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 34-41.


ID
65278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressista.

Alternativas
Comentários
  • Esqueci que o meu ídolo fundou a pedagogia libertária...
  • Paulo Freire - Tendência Progressita LibertadoraConhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
  • Nem era preciso ter conhecimento aprofundado dos autores e sua ideias. Para resolver essa questão não podemos esquecer que há tendencias liberais e tendencias progressistas, e cada uma tem suas divisões, veja:
    Liberais são:                                                                            Progressistas são
      Tradicionais                                                                                Libertadora                  
       PROGRESSIVA OU PROGRESSIVISTA                               libertária
       Renovadora não diretiva                                                         Crítica social dos conteúdos ou Histórico crítica   
      Tecnicista

    Não podemos confundir a Tendencia PROGRESSISTA com as divisões das Liberais PROGRESSIVISTA OU PROGRESSIVA
  • PEGADINHA DA CESPE...

    A QUESTÃO misturou as duas tendências, como visto: “As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire (até aqui certo) são exemplo da concepção liberal renovada progressista.

    ACRÍTICA- Tendência Liberal Renovadora Progressiva: A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.
    Teóricos:Montessori, Decroly, Dewey, Piaget, Lauro de oliveira, Lima.
     
    CRÍTICA- Tendência Progressista Libertadora: Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
    Teórico:Paulo Freire.
     
    Portanto errada. 

    Fonte: 
    http://estagiocewk.pbworks.com/f/Quadro+s%C3%ADntese+das+tend%C3%AAncias+pedag%C3%B3gicas1.pdf
  • Paulo Freire - Pedagogia Progressista Libertadora.

  • otimo Agda este quadro da tendencias pedagógicas.obrigado

  • Tendência Progressista Libertadora! Foco#

  • Tendência progressista libertadora: -A pedagogia libertadora tem como inspirador e divulgador Paulo Freire, que tem aplicado suas ideias pessoalmente em diversos países, primeiro no Chile, depois na África. Entre nós, tem exercido uma influência expressiva nos movimentos populares e sindicatos e, praticamente, se confunde com a maior parte das experiências do que se denomina "educação popular".


    Lembrando:


    Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, a saber:


    A - Pedagogia liberal

    1-  Tradicional

    2-  Renovada progressivista

    3-  Renovada não-diretiva

    4-  Tecnicista


    B - Pedagogia progressista

    1-  Libertadora

    2-  Libertária

    3-  Crítico-social dos conteúdos


    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!!^^

  • ERRADA

    As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressivista.

  • são exemplo da concepcão PROGRESSISTA LIBERTADORA. 

  • A questão misturou tudo .Concepção liberal fica de um lado ( onde as tendências não tem como intuito mudar a sociedade, são não-críticas) e a Progressista fica do outro lado (onde as tendências são críticas, querem transformar a sociedade)

  • Paulo freire é o único educador da corrente Progressista Libertadora.

    Ele não está nas tendências Liberais.


ID
90760
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao analisar os resultados de uma escola onde a maioria dos alunos não aprendeu a ler e a escrever, um Supervisor de Ensino articulou um processo de formação continuada para a equipe, tendo como referência, entre outros autores, Freire (1997).
Nesse processo, partiu das seguintes reflexões:

I. não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender.
II. existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), porque são saberes demandados pela prática educativa em si mesma, independentemente de sua cor política ou ideológica.
III. a reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo.
IV. a formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação, e a ele cabe transferir os conhecimentos que detém.
V. é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.

Está de acordo com o pensamento de Freire (1997) o contido em

Alternativas
Comentários
  • Pedagogia da autonomia

    Capítulo 1 Não há docência sem discência Devo deixar claro que, embora seja meu interesse central considerar neste texto saberes que me parecem indispensáveis à prática docente de educadoras ou educadores críticos, progressistas, alguns deles são igualmente necessários a educadores conservadores. ... Na continuidade da leitura vai cabendo ao leitor ou leitora o exercício de perceber se este ou aquele saber referido corresponde à natureza da prática progressista ou conservadora ou se, pelo contrário, é exigência da prática educativa mesma independentemente de sua cor política ou ideológica. Por outro lado, devo sublinhar que, de forma não-sistemática, tenho me referido a alguns desses saberes em trabalhos1 anteriores.  ... A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo. ..., se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.

ID
213859
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho com os temas geradores, ainda hoje em vigor em muitas escolas, apresenta, como problema central, o fato de faltar aos educadores

Alternativas
Comentários
  • Quanto a esta questão o trabalho com temas geradores realmente foi proposta por Paulo Freire e para educação de adultos, o que pode ocorrer confusão entre a questão  a) e b).
  • O problema da questão A está na afirmação que a educação feita por Paulo Freire se fazia fora do ambiente formal de ensino o que não é verdade. gabarito B
  • Alternativa B

     Através dos temas geradores e da dialogicidade que eles suscitam, o autor preconiza uma educação contextualizada, significativa, politizada, não partidária, nem neutra, porém libertadora, pois promove a consciência individual e coletiva, crítica e construtiva, visando a transformação social e, consequente, humanização


            A proposta de Freire parte do Estudo da Realidade (fala do educando) e a Organização dos Dados (fala do educador). Nesse processo surgem os Temas Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. A transmissão de conteúdos estruturados fora do contexto social do educando é considerada "invasão cultural" ou "depósito de informações" porque não emerge do saber popular. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair o "conteúdo" a ser trabalhado


ID
312325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.

Por ter como princípios o conhecer e o agir, o método de alfabetização de Paulo Freire é considerado exemplo de pesquisa participante.

Alternativas
Comentários
  • Histórico da Pesquisa Participante:

    (...) Reinvidica-se a Paulo Freire o título de criador de um estilo alternativo de pesquisa e ação educativa, (...) onde os camponeses de um assentamento foram convidados a participar de um estudo que possibilitaria uma programação de atividades educativas de acordo com suas necessidades e interesses.

    Fonte:
    http://giselacastr.vilabol.uol.com.br/pesquisapart.htm
     

  • Questão certa. Segundo Freire (1984, p. 35),Trabalhar na perspectiva libertadora onde a “pesquisa, como ato de conhecimento, tem como sujeitos cognoscentes, de um lado, os pesquisadores profissionais; de outro os grupos populares e, como objeto a ser desvelado, a realidade concreta”.

    Fonte: . FREIRE P. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 34-41.

     

    O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la. CESPE-INSS-2008


ID
312409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.

Alternativas
Comentários
  • O professor nao pode de forma alguma deixar que as relaçoes interpessoais intefiram no seu proceder escolar, sob pena de comprometer todo o planejamento escolar. Isso nao implica dizer que o professor nao deva se relacionar com seus alunos.
  • Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. ENTRETANTO, os educadores  NÃO DEVEM  permitir que tais sentimentos interfiram NEGATIVAMENTE no cumprimento ético de seu dever de professor.  

    (Freire explica que quem ensina é também um aprendiz e que apesar de prazerosa a atividade docente requer seriedade, preparo científico, físico, emocional e afetivo, além de exigir ousadia, pois promove um envolvimento emocional. Mas este envolvimento deve ser esclarecido e pautado em bases diferentes de uma ideologia de passividade, pois resistir a uma política e uma realidade social do ensino não é para seres passíveis. Disponível em http://grupo5didatica.blogspot.com.br/2015/11/resumo-professora-sim-tia-nao-cartas.html)


ID
312412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.

Alternativas
Comentários
  • Os alunos construam os conhecimentos nas diferentes disciplinas, conceitualizem, participem nos processos de negociação e de recriação de significados de nossa cultura, entendam os modos de pensar e de pesquisar das diferentes disciplinas, participem de forma ativa e crítica na reelaboração pessoal e grupal da cultura, opinem com fundamentações que rompam com o senso comum, debatam com seus companheiros argumentando e contra-argumentando, elaborem produções de índole diversa: um conto, uma enquête, um mapa conceitual, um resumo, um quadro estatístico, um programa de rádio, um jornal escolar, um vídeo, um software, uma exposição fotográfica, etc.mo foco desenvolver aptidões.( Litwin 1997, p. 33)


ID
312415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Esse é o famoso currículo oculto.


ID
312454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.

Alternativas
Comentários
  • Salvo o engano, o Professor Paulo Freire valorizava a cultura popular e não somente a cultura científica. Na real vejo que o forte apego à cultura científica como transformadora da realidade é oriunda tanto da pedagogia Histórica-Crítica (Prof. Saviani), quanto crítico social dos conteúdos (Prof. Libâneo). Realmente o termo "conhecimento científico" fez-me errar a questão


ID
393094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir.

A partir da elaboração, por Paulo Freire, do relatório A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos, introduziu-se, no país, uma nova maneira de abordar a alfabetização de adultos.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos


    Relatório apresentado pela equipe de Pernambuco, tendo Paulo Freire como um dos relatores, ao 2º Congresso de Educação de Adultos realizado no Rio de Janeiro em 1958. A comunicação transcrita abaixo representa a primeira mudança do conceito de analfabetismo e da concepção de alfabetização, assumida posteriormente pelos movimentos de cultura e educação popular do início dos anos 1960, particularmente pelo próprio Paulo Freire

ID
503323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Paulo Freire enfatiza, no processo educativo, os elementos objetivos que aparecem nas relações entre professor e aluno. Ele faz uma análise epistemológica da educação, destacando professor e aluno como objetos do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO. Professor e aluno, na visão epistemológica de freire, NÃO são OBJETOS do conhecimento.

    Observe:

    Educação , para FREIRE ( 1986:p.25 ) ligada é ato de conhecimento,mas é também ato político, jamais sendo neutra. Os Educadores estão a favor de algo e, ao mesmo tempo, contra algo,e da mesma forma as práticas educativas,ora, elas são práticas educativas e epistemológicas. O Educador opta por um projeto político, seja na escola , para a escola e para a sociedade, e na sociedade .

    A Educação libertadora propõe a lógica da crítica. Qual crítica? Uma atitude epistemológica e política que não fica encerrada no recinto da escola, mas parte para o confronto com toda o real sócio-político e cultural,

    “ O Educador libertador tem que estar atento para o fato de que a transformação não é só uma questão de métodos e técnicas. Se a educação libertadora fosse somente uma questão de métodos, então o problema seria mudar algumas metodologias tradicionais por outras mais modernas.Mas não é esse o problema. A questão é o estabelecimento de uma relação diferente com o conhecimento e com a sociedade. A crítica que a educação libertadora tem para oferecer enfaticamente não é a crítica que termina no subsistema da educação .Pelo contrário, a crítica na sala de aula libertadora vai além do subsistema da educação e se torna a crítica da sociedade.”( SHOR, Ira. FREIRE, 1986,. p.48)



ID
503326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTo


ID
553315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os
itens que se seguem.

A metodologia centrada na compreensão, reflexão e ação caracteriza a tendência educacional libertadora de Paulo Freire.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a tendência educacional libertadora de Paulo Freire, aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. O que é aprendido não decorre de uma imposição ou memorização, mas do nível crítico de conhecimento, ao qual se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica. 

  • Questão certa.


ID
555193
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Paulo Freire, o esforço e a competência dos educadores que avaliam as suas práticas pedagógicas no intuito de reduzir a distância entre a teoria e a prática, partindo do reconhecimento de que “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção”, são denominados de

Alternativas

ID
555211
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O nome do educador Paulo Freire está diretamente relacionado à educação de jovens e adultos no cenário da Educação Brasileira. Dentre as características abaixo, aquela que NÃO se relaciona ao Método de alfabetização de Paulo Freire é:

Alternativas

ID
555280
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A cultura não é só a manifestação artística ou intelectual que se expressa no pensamento. A cultura manifesta-se, sobretudo, nos gestos mais simples da vida cotidiana. Cultura é comer de modo diferente, é dar a mão de modo diferente, é relacionar-se com o outro de outro modo. Cultura para nós são todas as manifestações humanas; inclusive o cotidiano, e é no cotidiano que se dá algo essencial: o descobrimento da diferença.”

Freire , Paulo e FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta, Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1985, p.34

“[...] é necessário ter claro pelo menos alguns aspectos do que se denomina por globalização: a) trata-se de um processo social que atravessa os lugares de maneira diferenciada e desigual; b) sua lógica não se explica através do Estado-nação, daí falarmos em “sociedade global”, world system, “modernidademundo”; e c) a noção de espaço e de tempo é redefinida neste contexto.”

ORTIZ, Renato. Anotações sobre religião e globalização, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 16, n 47, 2001, p. 64

O atual contexto de globalização, além de dar maior visibilidade para o tema das diferenças culturais no cotidiano escolar, aponta para outra característica fundamental da cultura, já que se trata de um(a)

Alternativas
Comentários
  • Fogo na Babilônia! \o/

  • só eu que estou me sentindo perdida, sem comentario da questao feita pelo professor.Ate aqui somos discriminados.kkk

  • A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as nações, proporcionado pelos progressos técnicos dos meios de transportes e telecomunicações, com destaque para os avanços informacionais das últimas décadas.

    fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/processos-globa.htm


ID
555724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Ed. Cortez, 1992.

Essa ideia é central no conceito que Paulo Freire desenvolveu de

Alternativas
Comentários
  • d)

    Alfabetização.


ID
588994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A tarefa do educador, então, é a de problematizar aos educandos o conteúdo que os mediatiza, não a de dissertar sobre ele, de dá-lo, de estendê-lo, de entregá-lo, como se se tratasse de algo já feito, elaborado, acabado, terminado. Nesse ato de problematizar os educandos, o professor se encontra igualmente problematizado.

Paulo Freire. Extensão ou comunicação? 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1975, p. 81 (com adaptações).

Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar, com relação aos conteúdos escolares, que constitui papel do professor

Alternativas
Comentários
  • Para Freire, o ponto de partida e chegada para o desenvolvimento da aprendizagem é a comunidade, ou seja,a realidade sócio-cultural que os indivíduos estão envolvidos. Através da ação dialógica educador e educando interagem, se comunicam e se conscientizam acerca da realidade, problematizando-a a fim de lutarem contra a "ideologia de opressão."

  • Que questão chata!!!


ID
594223
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Paulo Freire, toda prática educativa pressupõe uma postura de decência e pureza. Afirma ele que homens e mulheres tornam-se capazes de valorar, intervir, escolher, decidir e romper e, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Não é possível pensar seres humanos longe ou fora da ética.Assim, na escola e na empresa:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Para PAULO FREIRE transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo que é seu caráter formador.

  • transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o ato educativo,  é torná-la insignificante segundo Paulo Freire


ID
594229
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Paulo Freire (1996), são exigências da prática educativa a segurança, a competência profissional e o compromisso. Tais princípios apl icados ao contexto empresarial são fundamentais para garantir:

Alternativas

ID
594244
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Bakhtin e Freire concebem a linguagem como dialógica. Suas ideias sobre o homeme a vida são marcadas pelo princípio dialógico, constituidor da existência humana, de que a interação entre os sujeitos é o princípio fundador tanto da linguagem como da consciência. “Interação e interatividade são conceitos que se interpenetram. Na interação (inter-ação) nos referimos à relação entre interlocutores e aos efeitos de sentido daí decorrentes. A interatividade é entendida como a possibilidade de interação flexível, de relação recíproca numa situação de linguagem.” Do ponto de vista educativo organizacional, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
610138
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme a teoria de Paulo Freire, é papel da escola formar a consciência política do aluno através da problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e outros homens, visando sua atuação e transformação social. A tendência pedagógica à luz da teoria de Freire é:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - Defensores da tendência Progressista Libertária: Freinet/ Miguel Gonzalés ...
    b) ERRADA - Defensores da tendência Progressista Histórico-crítica: Vigotsky/ Wallon/ Saviani/ LDB 9394/96 ...
    c) CERTA -  Paulo Freire é defensor e fundador da tendência Progressista Libertadora
    d) ERRADA - Defensores da tendência Liberal Tecnicista: Leis 5.540/68 e 5692/71
    e) ERRADA - Defensores da tendência Liberal Escola Nova: Carl Rogers/ Anísio Teixeira
  • Progressista Libertadora


ID
635389
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concep- ções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.

2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O correto seria:

    1- A concepção problematizadora fundamenta-se na relação dialó- gico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.

    2- A concepção bancária nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

ID
637600
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Paulo Freire, numa abordagem de ensino sócio-político-cultural, a educação escolarizada deve ser entendida como a aquisição sistemática da experiência humana, ou seja, uma aquisição que será crítica e criadora e não simplesmente armazenamento de informações justapostas que não foram incorporadas ao indivíduo como um todo. Como pressupostos relativos aos aspectos educacionais, conforme o enunciado, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  C) A avaliação classificatória que realça o valor, o desenvolvimento e a personalidade do educando.

ID
671596
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empírias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico que

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa, pois a expressão "a concepção descrita anteriormente" traz duplo sentido. O objetivo é analisar o que Paulo Freire propõe ou o que ele critica?
  • questão certa A

    "A Pedagogia crítica foi fortemente influenciada pelos trabalhos de Paulo Freire, um dos mais aclamados educadores críticos."
  • Também achei muito confusa a questão duplo sentido.


ID
671626
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A relação entre a educação e a sociedade é estreita. Pode-se dizer que a educação é uma prática social. As relações que se estabelecem podem ser de variadas ordens: política, social, cultural, econômica. O que dará vida a essa relação é a pedagogia que, numa perspectiva de uma educação bancária (Freire), fará com que as práticas sejam qualificadas como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    "Paulo Freire em sua obra 'Pedagogia do oprimido' completaria suas concepções pedagógicas acerca das diferenças entre a pedagogia do colonizador e a pedagogia do oprimido. Nela, sua ótica de classe aparece mais nitidamente: a pedagogia burguesa do colonizador seria a pedagogia 'bancária'. A consciência do oprimido, diz ele, encontra-se 'imersa' no mundo preparado pelo opressor; daí existir uma dualidade que envolve a consciência do oprimido: de um lado, essa aderência ao opressor, essa 'hospedagem' da consciência do dominador - seus valores, sua ideologia, seus interesses - e o medo de ser livre e, de outro, o desejo e a necessidade de libertar-se. Trava-se, assim, no oprimido, uma luta interna que precisa deixar de ser individual para se transformar em luta coletiva: 'ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão'"
  • A pergunta dava ênfase no pensamento de Freire do que era uma educação bancária, portanto a resposta é D

  • pergunta mal formulada isso sim

  • é não é!


  • Sem fundamento

  • palava-chave da questão: EDUCAÇÃO BANCÁRIA. este termo remete a educação tradicional, em que as relações são verticais. portanto,  OPRESSORAS.

    letra C

  • Pergunta mal elaborada.


ID
707476
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela, mas também, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos.”

(Paulo Freire)

Sob a perspectiva de dar significado, sentido e criticidade ao que se ensina/aprende, Paulo Freire alerta para a necessidade de articulação entre os dois seguintes aspectos:

Alternativas

ID
776716
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No dizer de Paulo Freire, ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho, por essa razão, é importante perceber o conhecimento existente bem como saber que o indivíduo está sempre aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Assim, a importância do papel do educador consiste em

Alternativas

ID
790909
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora Kátia respalda-se na Pedagogia da Autonomia e assim sabe que não pode passar despercebida pelos alunos, pois a maneira como eles a percebem lhe ajuda no cumprimento das tarefas docentes e aumenta os seus cuidados com o próprio desempenho. Sendo a sua opção democrática e progressista ao revelar aos estudantes a sua capacidade de analisar, de decidir, de optar, de não falhar à verdade caracteriza uma atitude:

Alternativas
Comentários
  • A pedagogia da autonomia é um livro de Paulo Freire e que em um de seus tópicos "Ensinar exige estética e ética" coloca que: " Mulheres e homens, seres históricos-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres éticos"  ( Freire, 1996,p.34).

    Lembrando que Paulo Freire faz parte da tendência PROGRESSISTA LIBERTADORA.

    É isso ai. :)
  • ohmm


ID
791869
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pedagogo Joaquim dá testemunho de respeito ao seu aluno pelo exercício cotidiano de responsabilidade, pontualidade, assiduidade e cumprimento dos seus deveres como educador. Segundo Paulo Freire as características dessa prática pedagógica docente especificamente humana é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    profundamente formadora, por isso, ética


ID
791872
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Paulo Freire os homens e mulheres são os únicos seres que socialmente são capazes de apreender. Assim toda prática educativa demanda processos interativos que favorecem:

Alternativas

ID
801973
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

En el apartado “língua estrangeira como libertação" los PCNs recurren a una teoría para defender su punto de vista, esta teoría encuentra base en los escritos:

Alternativas

ID
802114
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa relacionada a afirmação de Paulo Freire apontando que o educando e os docentes devem “assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos...”.

Alternativas

ID
818437
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para o educador Paulo Freire, a educação é

Alternativas
Comentários
  • O que pensou

    Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. Freire entedia que a educação deveria se dar num processo dialógico que possibilitasse o desenvolvimento da consciência crítica para a formação da personalidade democrática.

    Frase

    “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
    ”O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educado”.

    Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/paulo-freire.shtml

  •  

     d)um ato político que visa a formação da autonomia intelectual do educando e a sua intervenção na realidade. 


ID
819886
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Moacir Gadotti (2001, p.44) a filosofia da educação deveria evitar a ilusão de que sua intervenção é imprescindível e que basta filosofar sobre educação para retificar os erros. Uma filosofia da educação, deve, antes de mais nada, reconhecer os limites de sua intervenção. Paulo Freire afirmou, em Pedagogia do Oprimido, que a primeira virtude do educador (e também do filósofo) é a:

Alternativas
Comentários
  • A primeira opção está correta em virtude de a humildade estar sempre presente em todos os ensinamentos de Paulo Freire, pois, para quem lê seus livros sabe que a humildade se faz presente em cada palavra escrita por esse grande pensador que até mesmo depois falecido ainda contínua nos ensinando coisas novas dia após dia. Sendo que todo pedagogo sabe que nenhum ser humano é uma folha de papel em branco, qualquer um por mas novo que seja sempre terá algo novo a nos ensinar e para alguém poder admitir isto tem que ser detentor desta bela virtude!!!
  • GAB: A

    Para existir diálogo na relação educativa é necessário que o educador desenvolva a humildade.


ID
921313
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gadotti registra que Paulo Freire considera duas concepções de educação que são opostas – a concepção “bancária” e a concepção “problematizadora”. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

1- A concepção bancária fundamenta-se na relação dialgico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.

2- A concepção problematizadora nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Estão trocados os conceitos, a educ.bancaria nega a dialogidade, mantendo a contradição entre educador-educando, o educando é apenas um receptor passivo. Já a educ.problematizadora aprender é um ato de conhecimento da realidade, onde ambos, educador e educando, aprendem juntos.
  • é justamente o contrário A concepção bancária nega a dialogicidade, de modo que o educador é o sujeito do processo e os alunos representam o seu objeto.

    A concepção problematizadora fundamenta-se na relação dialgico-dialética entre educador e educando, de modo que ambos aprendem juntos.


ID
941407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.

Segundo Paulo Freire, a transformação do meio só acontece com uma educação libertadora em que o homem opere a realidade. Nesse sentido, a organização deve facilitar o processo de expressão e reflexão para que as pessoas se sintam importantes para o processo de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • PEDAGOGIA LIBERTADORA PAULO FREIRE OS EDUCANDO TRAZEM ELEMENTOS DO SEU COTIDIANO PARA APRENDER E REFLETIR, NÃO SE FORMA ALUNOS E SIM CIDADÃOS CRITICOS
    TRANSFORMADORES DE SUA REALIDADE.
  • Huuum... Esse "só acontece" do Freire é bem generalizante, já que sabemos que teorias não podem ser tidas como as únicas verdades, pois elas sempre mudam de acordo com o meio.

ID
993322
Banca
Makiyama
Órgão
IF-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma:

“No processo de ensino-aprendizagem, a ______________________ representa aquilo que Paulo Freire definiu como alfabetização: ensinar ou propiciar as condições para que as pessoas leiam não só as palavras, mas também o mundo.”

Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa, corretamente, o excerto acima.

Alternativas
Comentários
  • Achei super tranquilo, me guiei pela teoria de P. Freire que sempre se refere a contextualizacao como forma de ensinar.

    Letra C.


ID
1015483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A alfabetização de jovens e adultos deve provocar a construção da consciência intransitiva, na qual há a compreensão da realidade mediante o entendimento das causas profundas, ou seja, pela raiz das questões

Alternativas
Comentários

  • Pedagogia crítica             O trabalho de alfabetização de Paulo Freire com as populações iletradas da América Latina, teve um profundo impacto em diversas experiências de educação de adultos em diversas partes do globo. 
                Para Freire o processo de tomada de consciência das estruturas de opressão, que envolvem o indivíduo, é denominado de conscientização. A partir da sua experiência com as populações do Terceiro Mundo, Freire considera que o processo de conscientização é caracterizado por quatro etapas: 1) consciência intransitiva, onde as pessoas estão apenas preocupadas em satisfazer as suas mais elementares necessidades, não conseguindo discernir outro tipo de preocupações para além das biológicas; 2) consciência semi-intransitiva, onde existe uma cultura de silêncio e repressão e a vida é entendida através de noções como fatalidade, ou destino, e onde os oprimidos internalizam os valores e concepções dos que os oprimem; 3) consciência semi-transitiva, onde as pessoas começam a ser capazes de questionar as suas vidas e a perceber que a realidade sociocultural é determinada pelo ser humano; 4) conscientização, onde os indivíduos são capazes de se envolver num processo dialógico de questionamento e validação das normas sociais, dos códigos culturais, e das ideologias. Pode-se constatar a proximidade entre algumas das características da aprendizagem transformativa com o processo de conscientização. No entanto, segundo Freire, este processo não pode ficar apenas limitado à tomada de consciência: ele conduz à consciência da necessidade de uma acção colectiva de intervenção contra as estruturas de injustiça.
  •  ERRADO. a educação jovens e adultos deve provocar a conscientização.  Para paulo Freire apresenta 4 estágios diferenciados de consciência: 1) Na consciência intransitiva as pessoas se preocupam apenas em satisfazer próprias necessidades, restringindo-se  biológico; 2) Na consciência semi-intransitiva coexiste uma cultura de silêncio e repressão e os acontecimentos da vida são entendidos como fatalidade ou destino, os oprimidos internalizam os valores e concepções dos que os oprimem e se tornam alienados; 3) Na consciência semi-transitiva, as pessoas começam a  questionar as suas vidas e a perceber que a realidade sociocultural é determinada pelo ser humano e a mudança depende da atuação do próprio sujeito sobre a realidade; 4) Na conscientização, os indivíduos são capazes de se envolver num processo dialógico de questionamento e validação das normas sociais, dos códigos culturais, e das ideologias, sendo autores e produtores de transformação social.

  • A conscientização do homem é um processo contínuo e progressivo que o aproxima de maneira crítica a realidade. Segundo Paulo Freire, é "um desvelamento da realidade". E a consciência vai da forma mais primitiva a mais crítica e problematizador.Baseado em A. V. Pinto (1960), existem as seguintes consciências:Consciência Intransitiva: o homem está preocupado em satisfazer apenas suas necessidades biológicas.Consciência Transitiva Ingênua: o homem não investiga as informações que lhe são dadas, aceitam as explicações “fabulosas” e não tem argumentos.Consciência Transitiva: o homem manifesta sua consciência, indaga sobre os fatores de que depende, exige uma análise epistemológica.

  • ERRADO.

    A educação jovens e adultos deve provocar a consciência transitiva. Paulo Freire apresenta 4 estágios diferenciados de consciência:

    1) Na consciência intransitiva - as pessoas se preocupam apenas em satisfazer próprias necessidades, restringindo-se biológico;

    2) Na consciência semi-intransitiva - coexiste uma cultura de silêncio e repressão e os acontecimentos da vida são entendidos como fatalidade ou destino, os oprimidos internalizam os valores e concepções dos que os oprimem e se tornam alienados;

    3) Na consciência semi-transitiva - as pessoas começam a questionar as suas vidas e a perceber que a realidade sociocultural é determinada pelo ser humano e a mudança depende da atuação do próprio sujeito sobre a realidade;

    4) Consciência transitiva - os indivíduos são capazes de se envolver num processo dialógico de questionamento e validação das normas sociais, dos códigos culturais, e das ideologias, sendo autores e produtores de transformação social.


ID
1015486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A prática educativa realmente política possibilita tanto a construção de saberes pelas pessoas quanto a própria conscientização.

Alternativas

ID
1015489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Para ser um ato de conhecimento, o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relação dialógica, na qual os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.

Alternativas

ID
1015492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Segundo a concepção progressista de Paulo Freire, a relação autoritária interrompe a vocação do ser humano de se tornar mais completo enquanto pessoa, por isso o autoritarismo dificulta a tarefa educacional.

Alternativas
Comentários
  • A tendência libertaria da qual Paulo Freire faz parte a acrítica.

  • Gabarito: Certo

    O educador, que em sua prática busca promover a autonomia dos educandos, deve estar atento à relação autoridade-liberdade. Para que haja a necessária disciplina sem haver autoritarismo ou licenciosidade, o equilíbrio entre ambas é necessário. "O autoritarismo é a ruptura em favor da autoridade contra a liberdade e a licenciosidade, a ruptura em favor da liberdade contra a autoridade" (FREIRE, 2000a, p. 99). Assim o autoritarismo não é mais autoridade, mas abuso de autoridade, a licenciosidade não é mais liberdade, mas depravação da liberdade. Ambos são nocivos à autonomia, já que o autoritarismo mantém o educando excessivamente dependente da autoridade e poda a liberdade de escolher e fazer por si mesmo. Já a licenciosidade impede a aprendizagem da auto-responsabilização e permite que o educando se torne dependente dos próprios impulsos e desejos. Tanto a dependência excessiva da autoridade externa quanto a dependência dos próprios impulsos são formas de heteronomias, pois impedem que o sujeito haja de acordo com sua própria lei, impedem que o sujeito seja ele mesmo. 

    FONTE: http://www.pucrs.br/edipucrs/online/autonomia/autonomia/4.3.html


  • Deivid Marques, Paulo Freire faz parte da tendência progressista LIBERTADORA e não libertária e sua tendência é CRÍTICA e não acrítica.


ID
1015495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A educação é um direito fundamental, porém a essência dessa concepção é a escolarização formal dos atores envolvidos no processo educativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O método de Paulo Freire  não prioriza a escolarização formal, mas a tomada de consciência pelos sujeitos envolvidos de sua realidade e da capacidade  e possibilidades de transformação, saindo assim do lugar de oprimidos para autores de sua própria história.

  • Concordo com você colega de cima. A educação libertaria de Paulo Freire e informal.

  • Paulo Freire é da tendência pedagógica LIBERTADORA e não libertária. Ele utilizava-se da Educação Não-Formal e não da Informal.


ID
1015498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

O ponto central do conceito de educação bancária consiste na conscientização e no comprometimento do aluno.

Alternativas
Comentários
  • A educação bancária é aquela em que o professor deposita o conhecimento em um aluno receptível e dócil. Trata-se de uma escla alienante, que mata nos educando a curiosidade, o espírito investigador e a criatividade.
  • GABARITO: ERRADO

    Educação bancária é a educação como transferência de conhecimento.

    É chamada de bancária pela semelhança com o processo de depósito financeiro: o professor deposita os conteúdos no aluno. Posteriormente, confere na prova avaliativa como um extrato, se o aluno reteve aquele conhecimento.


ID
1040962
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

“(…) A minha questão não é acabar com a escola, é mudá- la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá- la, mas refazê- la.”

Freire, 1961.

É correto afirmar que, para Freire,

Alternativas

ID
1171735
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia proposta por Paulo Freire acredita numa educação capaz de contribuir para a transformação das pessoas e da sociedade.

Desse modo, os aspectos relacionados à pedagogia freiriana são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem horizontal é uma nova forma de encarar os espaços formais de ensino que se baseia nos valores da cooperação e da quebra de verticalidades criados pela diferença gritante no papel do professor e do aluno na sala de aula.

    Fonte: ttps://blog.brazcubas.br/estudos/aprendizagem-horizontal-conheca-um-novo-jeito-de-fazer-educacao/


ID
1186042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo - paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensino- aprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.


Paulo Freire afirma que é tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que se está aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Por isso, para ele, a docência e a discência devem ser dicotomizadas.

Alternativas
Comentários
  • dicotomizadas = que foi separado. 

  • Pelo contrário, Docência e Discência, são duas coisas que precisam está atreladas.


ID
1218886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

Paulo Freire é representante da tendência progressista histórico-crítica, cujo método parte de uma relação direta da experiência do educando confrontada com o saber sistematizado.

Alternativas
Comentários
  • Paulo Freire representante da Tendência Progressista Libertadora. 

  • Os representantes da tendência histórico crítica são: Libâneo, Saviane, Makarenko, Manacorda, Snyders, Vigotski, David Ausubel.

  • A famosa e lendária expressão: Educação Bancária!

  • Nada a ver a aplicação da teoria 'Educação Bancária" nessa teoria.
  • Crítico.

  • GABARITO: ERRADO

    PEDAGOGIA LIBERTADORA => PAULO FREIRE

    PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA => DERMEVAL SAVIANI


ID
1226767
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na concepção de Educação Bancária de Paulo Freire, a relação professor-aluno é uma relação que se estabelece a partir da ideia de que os educandos são transformados em recipientes a serem cheios e na qual o educador

Alternativas
Comentários
  • letra A

    Para descrever o processo educativo tradicional, elaborou o conceito de “educação bancária”, onde o conhecimento é apenas transmitido para o educando e este deve absorver as informações sem questionar, o que o reduz à mero espectador, tornando-o um objeto do processo de ensino, porque não é capaz de exercer atividades básicas para qualquer sujeito: a participação e o diálogo. Neste contexto o educador mantém uma postura rígida, com idéias fixas e invariáveis, que julga o valor da sua existência a partir da sua idéia de que os educandos são ignorantes, e que precisam dele para se transformar, caso contrário, nunca serão capazes de serem inteligentes.


ID
1246618
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Paulo Freire, uma das tarefas essenciais da escola, como centro de produção sistemática de conhecimento, é trabalhar criticamente a inteligibilidade das coisas e dos fatos e a sua comunicabilidade.

Diante disso, é correto afirmar que a educação deve

Alternativas
Comentários
  • Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização baseado nas experiencias de vidas da pessoas,em vez de buscar a aprendizagem por meio de cartilhas e ensinar por exemplo o boi baba...ele trabalhava as palavras chamadas geradoras a partir da realidade do educando, por exemplo um trabalhador da fábrica ia aprendendo as palavras tijolo, cimento, já um agricultor ia aprendendo cana, enxada, terra, e assim ia se construindo novas palavras e ampliando o repertório, correta letra e

  • Na minha opinião, a letra E tem um erro "gritante": gerúndio de assumir- assumiNo. Brincadeira heim?!

  • Vai ver que foi um "mineiro" que digitou a alternativa "e".... Risos...

  • ALTERNATIVA E


ID
1247662
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Freire (1996), transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Assim, o autor afirma que a responsabilidade do educador frente a sua tarefa formativa demanda uma atitude caracterizada como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A) ética


ID
1247665
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire nos diz que “mudar é possível,” quando se pode viver com intensidade a dialética entre as leituras. Essas leituras devem ter como referencial os seguintes assuntos:

Alternativas
Comentários
  • Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

    Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível

    Não podemos, numa perspectiva democrática, transformar uma classe de alfabetização num espaço em que se proíbe toda reflexão em torno da razão de ser dos fatos nem tampouco num "comício libertador". A tarefa fundamental que me situo é experimentar com intensidade a dialética entre "a leitura do mundo" e a "leitura da palavra".

    "Programados para aprender" e impossibilitados de viver sem a referência de um amanhã, onde quer que haja mulheres e homens há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.

    Nada disso, contudo, cobra sentido, para mim, se realizado contra a vocação para o "ser mais", histórica e socialmente constituído-se, em que mulheres e homens nos achamos inseridos.


ID
1247668
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino... Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou enunciar a novidade.” (Freire, 1996). Para tal, o professor precisa desenvolver o que o autor chama de:

Alternativas

ID
1281004
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do pensamento pedagógico de Paulo Freire, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os temas geradores não são retirados do contexto escolar e sim da realidade vivida.

  • A  

    Partindo sempre da análise do contexto social da educação, Paulo Freire procura mostrar o papel político que a educação pode desempenhar na construção de uma outra sociedade, pois através da educação seria possível ampliar a participação política consciente.

    B

    Teoria e prática são dois momentos educativos importantes, pois a teoria do conhecimento interessa apenas ao educador, enquanto a prática pressupõe o educando como sujeito do processo histórico e, conseqüentemente, do processo educativo.

    C

    A relação estabelecida entre educandos, educador e conhecimento é uma relação dialógica. Nesse sentido, a realidade do educando, seus conhecimentos e suas experiências são sempre utilizados como exemplos para melhor entendimento, mas não se confundem com os conteúdos, ponto central da educação escolar.

    D

    O ponto de partida do processo educativo é o universo vocabular e as palavras geradoras extraídas do contexto escolar, que serão recriadas pela reflexão e pela ação, em um movimento dialético do pensamento.

     


ID
1300771
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em “Pedagogia da Autonomia” (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?” ou “o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século” expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • pergunta estranha......mal feita.


ID
1310557
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que se aplica ao processo de ensino e aprendizagem, considerado por Paulo Freire como prática de uma educação ‘bancária’.

Alternativas
Comentários
  • Letra D, 

    Na concepção “bancária” que estamos criticando, para a qual a educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos, não se verifica nem pode verificar-se esta superação. Pelo contrário, refletindo a sociedade opressora, sendo dimensão da “cultura do silêncio’k a “educação” “bancária” mantém e estimula a contradicão. Daí, então, que nela:
     
    a)o educador é o que educa; os educandos, os que são educados; b)o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem: c)o educador é o que pensa; os educandos, os pensados; d)o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente; e)o educador é o que disciplina; os educandos, os discipli. nados; f)o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos, os que seguem a prescrição:
     
    g)o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que atuam, na atuação do educador; h)o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, jamais ouvidos nesta escolha, se acomodam a ele; i)o educador identifica a autoridade do saber com sua autoridade funcional, que opõe antagonicamente à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se às determinações daquele; j)o educador, finalmente, é o sujeito do processo: os educandos, meros objetos.            Se o educador é o que sabe, se os educandos são os que nada sabem, cabe àquele dar, entregar, levar, transmitir o seu saber aos segundos. Saber que deixa de ser de “experiência feito” para ser dc experiência narrada ou transmitida. Não é de estranhar, pois, que nesta visão “bancária” da educação, os homens sejam vistos como seres da adaptação, do ajustamento. Quanto mais se exercitem os educandos no arquivamento dos depósitos que lhes são feitos, tanto menos desenvolverão em si a consciência crítica de que resultaria a sua inserção no mundo. como transformadores dele, Como sujeitos. Quanto mais se lhes imponha passividade, tanto mais ingenuamente, em lugar de transformar, tendem a adaptar-se ao mundo, àrealidade parcializada nos depósitos recebidos. 

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2722061/mod_resource/content/2/Texto6-Freire-1parte.pdf

  • Boa


ID
1310566
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando, a partir das ideias do educador Paulo Freire, que ensinar é criar possibilidade para a produção do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1312177
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em “Pensamento Pedagógico Brasileiro”, Gadotti menciona que Paulo Freire, em seu trabalho, não separa método da teoria e esta da prática. É correto afirmar que na sua obra o saber tem um papel:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito    C

  • Literalmente como transcrto no Livro “Pensamento Pedagógico Brasileiro”  página 33.

     

    O diálogo preconizado por Paulo Freire é uma relação horizontal,
    oposta ao elitismo. Nutre-se de amor, humildade, esperança,
    fé e confiança. Na relação dialógico-educadora parte-se sempre da
    realidade do educando, dos conhecimentos e da experiência dele,
    para construir a partir daí o conhecimento novo, uma cultura vinculada
    aos seus interesses e não à cultura das elites.


    O que dá força às teorias de Paulo Freire é sua vinculação
    estreita com a sua prática pedagógica. Ele nos apresenta, nesse
    livro, as bases de seu método histórico e global pelo qual o alfabetizando
    ou o educando descobre-se como sujeito do processo
    histórico, inserindo a educação como um momento do processo de
    humanização 2.
    O ponto de partida é o “universo vocabular” e as "palavras
    geradoras” extraídas de sua própria experiência vivida, partindo do
    sensível, do imediato, do dado, do empírico para o mediatizado,
    para o concreto. O empírico passa a ser visto de outra forma,
    recriado pela reflexão e pela ação (práxis). Seguindo o modo
    dialético de pensar, o seu método pedagógico tem no particular o
    ponto de partida: da parte para o todo, do empírico para o
    abstrato.

     

    "Paulo Freire não separa, entretanto, método de teoria e esta
    da prática, como o fazem os positivistas, Na sua obra, teoria,
    método e prática formam um todo guiado pelo princípio da relação
    entre o conhecimento e seus interesses, oortanto. uma teoria do " A - 7 -
    conhecimento e uma antropologia, nas quais o saber tem um papel
    EMANCIPADOR."


ID
1314766
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O educador deve respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando e, na prática, procurar a coerência com este saber, o que leva à criação de algumas virtudes ou qualidades sem as quais esse saber vira palavreado vazio e inoperante.

(Paulo Freire)

Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que melhor atende ao proposto por Freire:

Alternativas

ID
1314784
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O educador Paulo Freire afirma que o educador será tanto melhor, quanto mais eficazmente consiga provocar o educando no sentido de que prepare ou refine sua curiosidade, e que o aluno deve trabalhar com a ajuda do educador, com vistas a que produza sua inteligência do objeto ou do conteúdo de que o educador fala.

Sob o ponto de vista do autor, compreende-se que o educador deve

Alternativas
Comentários
  • E - incitar o aluno a fim de que ele, com as explicações claras do professor e os materiais oferecidos, produza sua própria compreensão sobre o conteúdo.


ID
1318063
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire (1996, p.31), afirma que “na verdade, o inacabamento do ser ou sua inconclusão é próprio da experiência vital. Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre mulheres e homens o inacabamento se tornou consciente”.
De acordo com o texto acima assinale a alternativa CORRETA que expressa o significado do termo “inacabamento” utilizado pelo autor.

Alternativas

ID
1332394
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro recebe grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer

Alternativas
Comentários
  • Boaaa dica! Thanks

  • letra B

    a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídas de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo.


ID
1332400
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SESC-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Como homens e mulheres, somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender. Por isso, somos os únicos para os quais aprender é uma aventura criadora (FREIRE, 1996). Nessa perspectiva, a escola tem como função social

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    contribuir com a construção e a reconstrução do conhecimento, respeitando o contexto social em que os alunos se encontram.


ID
1333957
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido, 1994), “O que não se pode realizar, na práxis revolucionária, é a divisão absurda entre a práxis de liderança e a das massas oprimidas, de forma que, a destas, se restringisse a seguir as determinações da liderança”.

De acordo com essa passagem, Freire enfatiza que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Paulo Freire, na práxis revolucionária não deve realizar essa divisão opressor e oprimido. Porém essa dicotomia, existe na situação de dominação.

  • As vezes algumas frases de Paulo Freire são complexas de entender. Mas segue o jogo.


ID
1333966
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Concebendo a ética como um fator pedagógico de socialização entre os alunos, Paulo Freire contribui: “A educação é possível para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado”.

Assim, na ótica freireana, a inclusão da ética na educação:

Alternativas
Comentários
  • Letra C a pedagogia libertadora de Paulo Freire explana que a educação é um ato politico e dialógico visando a transformação social do sujeito de maneira que o professor aprende ao ensinar e o aluno ensina ao aprender, ao referir-se ao humano como algo inacabado diz-se do ser que está em constante reconstrução e crescimento existencial.

    A) permite aos alunos, desde seus primeiros anos de vida escolar, compreenderem melhor os parâmetros consensuados socialmente para uma vida social possível; Errado apenas compreender os parâmetros soa como algo burocrático engessado sem sentido

    B) consiste na explicitação dos paradigmas históricos constitutivos do percurso sociocultural desses alunos; Errado o excerto da questão não aborda isso a construção deve ser de todos

    C) significa a eleição de princípios metodológicos que fundamentalmente afirmam o reconhecimento do outro e, com isto, o crescimento existencial de todos os sujeitos; Correto deve-se ter um diálogo uma relação horizonta que envolva o reconhecimento de si e do outro

    D) permite a difusão de novos parâmetros que possibilitem às grandes massas do proletariado ascenderem a uma condição de questionamento e de poder; Errado Paulo Freire pregava que o oprimido não deve ser opressor e sim superá-lo rumo a transformação social

    E) propicia um clima escolar harmônico, sendo este o principal papel da ética nos currículos escolares. Errado a ética nos currículos escolares vão muito além disso é uma contínua atitude crítica que desenvolve a autonomia e o posicionamento diante da realidade.


ID
1338163
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à educação bancária, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O educando é concebido como aquele que recebe a transferência do conhecimento e de informações, tendo o professor papel ativo nesta transferência.

( ) Os conteúdos são desligados da situação existencial do aluno, sendo a exposição oral pelo professor o principal meio de comunicação.

( ) A avaliação tem como função selecionar e classificar os alunos.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1338187
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às ideias do educador Paulo Freire, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O conjunto das palavras geradoras deve conter apenas uma possibilidade silábica que permite o estudo durante a escrita e a leitura.

( ) A missão do professor é possibilitar a criação ou a produção do conhecimento.

( ) O aluno chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1349479
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Estímulo à visão complexa da questão ambiental, a partir das interações dinâmicas entre ambiente, cultura e sociedade, situando a questão ambiental no tempo e no espaço, considerando as influências políticas na relação humana com o ambiente, bem como o estudo da diversidade biológica e seus processos ecológicos vitais.

( ) Valorização da diversidade sob a ótica da Educação Ambiental, trazendo os múltiplos saberes e olhares científicos, de povos originários e tradicionais sobre o meio ambiente, captando os vários sentidos que os grupos sociais lhes atribuem, numa perspectiva transdisciplinar.

( ) Abordagem da Educação Ambiental que propicie uma postura crítica e transformadora de valores, de forma a reorientar atitudes para a construção de sociedades sustentáveis, reconhecer o protagonismo social e colocar o próprio educando como componente, agente da gestão sustentável e beneficiário da repartição de recursos do meio ambiente.

( ) Promoção de espaços estruturantes nas escolas e comunidades (baseados no conceito de “círculos de cultura” – Paulo Freire), que incentivem a participação da comunidade escolar no planejamento e gestão de projetos de conservação, preservação e recuperação ambientais voltados para a melhoria da qualidade de vida, combatendo práticas relacionadas ao desperdício, degradação e consumismo.

Alternativas
Comentários
  • c) V/ V/ V/ V

  • Art.7º, XXV, não é o 5º.


ID
1351507
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de Araraquara - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o pensamento de Paulo Freire, constante na obra “Pedagogia da Autonomia”, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) Incorreta. Para Paulo Freire é um dever ter e defender pontos de vistas, logo não se pode ser imparcial. Não há segurança de fatos e acontecimentos, porque há novas descobertas e o que foi considerado certo hoje, amanhã poderá estar errado.

    B) Incorreta. O professor precisa impor limites mostrar aos alunos que ele detém a autoridade em sala de aula.

    C) Correta. O professor precisa estudar sempre e exercer a profissão como forma de aprimoramento e também para manter a criticidade.

    D) Incorreta. É impossível para o professor conhecer o meio de todos os alunos, uma vez que cada aluno possui subjetividade própria. Há um universo de coisas que formam a identidade de cada aluno e são muitos alunos em aula, portanto a alternativa d é inviável.

    E) Incorreta. Não sei por quê.


ID
1379854
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na obra Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire defende uma educação problematizadora, na qual a ação pedagógica no processo de alfabetização ou pós-alfabetização inicia-se com a investigação de palavras-chaves ou temas geradores junto à comunidade em que se irá trabalhar. Nessa perspectiva, a metodologia proposta pelo autor para o desenvolvimento dessa ação pedagógica é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D


ID
1379857
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor que em sua prática pedagógica está sempre disponível ao risco aceita o novo e não recusa o velho, que continua com marcas de novo. A proposta de trabalho desse professor é coerente com o proposto por Paulo Freire, na obra Pedagogia da Autonomia, quando o autor argumenta que o ensino exige o(a)

Alternativas
Comentários
  • aceitação do novo e rejeita qualquer forma de discriminação.

  • Tem resposta que é tão óbvia que até duvidamos rs

    GAB A


ID
1393864
Banca
IPAD
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor” (Paulo Freire).

Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.

Alternativas
Comentários
  • A

    A frase acima procura mostrar que quanto mais um professor é preparado, mais ele tende a ser autoritário e, ao contrário, quanto menos preparado, mais ele tende a ser “democrático” e pouco interveniente.

    B

    Freire quer dizer, simplesmente, que a moral de um professor depende de sua preparação e que, portanto, um professor despreparado é um professor imoral.

    C

    A frase sugere que há uma relação entre formação do professor, competência profissional e autoridade moral para exercer o magistério. correta

    D

    O autor quer dizer que todo professor incompetente, em geral, é também autoritário.

    E

    A frase, no fundo, é bastante discutível, pois não há nada que demonstre a validade de suas afirmações sobre competência, autoritarismo e moral. O próprio Paulo Freire tinha competência e força moral, mas não era autoritário.

     


ID
1396078
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Por que não estabelecer uma 'intimidade' entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?"



(FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia . São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 30).



Nesse sentido, para concordar com a indagação retórica de Paulo Freire, pode-se dizer que ensinar exige:

Alternativas
Comentários
  • respeito aos saberes dos educandos

  • Alguém devia proibir  essas postagens de respostas copiadas e coladas!!!!!!!!!!!!!!!!! Se o comentário não agrega conhecimento não tem valor algum!!!

  • Há pessoas que não são assinantes. Logo, as respostas "copia e cola" tornam-se relevantes


ID
1399246
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O método educativo emancipatório, composto pelo exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos, segundo Paulo Freire, necessita de:


I. ensinar o máximo de conteúdos do currículo para que o aluno construa seu conhecimento e tenha autonomia;

II. discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina;

III. pressupor que ensinar não é transferir conhecimento, mas, criar possibilidades ao aluno para sua própria construção;

IV. no processo educativo, educador e educandos, vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber.


Os itens corretos são:

Alternativas

ID
1399336
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Elaborado nos anos 1950, o método Paulo Freire manteve os procedimentos técnicos iniciais mas incorporou novas ideias ao longo das décadas, vindo a se definir como uma “Pedagogia da Autonomia”, com ênfase na dialogicidade, na autonomia do sujeito e sua inserção na cultura. Sobre essa temática, julgue os itens a seguir:

I. Tanto na abordagem de Freire quanto na construtivista, o educando é um ser integral, para quem cognição, afeto e sociabilidade estão entrelaçados. Compreender e interpretar o mundo são processos que envolvem as dimensões sócio-cognitiva e sócio-afetiva. Esta concepção se beneficiaria da relação com a psicologia social, justamente pela sua vinculação aos processos comunicacionais e grupais. Se letramento é uma prática social, e cognição e interpretação são processos sociais, é necessário compreender como o vínculo social pode facilitar e impulsionar a aprendizagem.

II. O método Paulo Freire visa uma habilidade formal (leitura) e busca a compreensão crítica do sujeito sobre seu contexto (leitura do mundo) e de si-mesmo nesse contexto. Apesar dessas características, não figura um método dialógico propriamente dito, uma vez baseado na linguagem e na cultura dos educadores. A simetria de poder no aprendizado é questionada: o saber não é algo que alguém dê a alguém, é produzido em interação dentro de um contexto (Freire, 1976; 1977; 1980; 1993; 1994; 2003). Para Freire (1976), a relação dialógica é o selo do ato cognoscitivo, em que o objeto cognoscível, mediatizando os sujeitos cognoscentes, se entrega a seu desvelamento crítico. Este enfoque reflexivo associa-se à compreensão da dialética, mas não enfrenta diretamente a questão da heteronomia do sujeito no contexto.

III. Será em Pedagogia da Autonomia que Freire enfatizará a reciprocidade entre educador e educando, envolvidos em um processo dialético que transforma a ambos. O que se ensina é mais que um conteúdo. É um jeito de ser, uma abordagem crítica, a abertura para o conhecimento e para o outro. Aqui a dialogicidade emerge como noção básica do processo educativo. Não é mera aceitação mas é postura democrática de escutar, problematizar e viver juntos o “risco” de produzir o conhecimento. A autonomia está presente desde o início no processo educativo, precisa ser reconhecida e incentivada (Freire, 2003).

São corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I e III, apenas


ID
1404394
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

   “Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós, que é o de assumir esse país democraticamente.”

Paulo Freire

O Conselho Escolar é uma instância de democratização da educação e de construção da cidadania e é fundamental que ele

Alternativas

ID
1404397
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

   “... escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.”

(FREIRE, A Escola, Revista Nova Escola, nº 163, jun, 2003).

De acordo com o trecho, é correto afirmar que a concepção atual de gestão educacional

Alternativas

ID
1404406
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Toda a obra de Paulo Freire é uma concepção de educação embutida numa concepção de mundo. O autor afirma que “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Para se construir uma sociedade aberta, aquela em que a democracia possa existir, é necessário desenvolver uma pedagogia

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA

    b) errada. O aluno pode questionar. A relação entre professor e aluno ocorre por meio do diálogo. Os conteúdos são organizados a partir das necessidades do aluno - temas geradores.

    c) errada.  O aluno traz conhecimentos prévios. A aprendizagem ocorre por meio da troca de experiências e conhecimento entre professor-aluno e aluno-aluno.

    d) errada. A Pedagogia Libertadora acredita que o conhecimento pode ser moldado e gerar uma mudança social.

    e) errada. O aluno não aprende por si só.


ID
1405165
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia de Freinet (1978) é fundamentada em quatro eixos. São eles:

Alternativas
Comentários
  • A Proposta Pedagógica da Escola baseia-se nos Princípios da Pedagogia Freinet. Acreditando que educar é construir juntos, a Pedagogia Freinet se alicerça em quatro eixos fundamentais:

    • Cooperação: como forma de construção social do conhecimento;
    • Comunicação: como forma de integrar esse conhecimento;
    • Documentação: registro da história que se constrói diariamente;
    • Afetividade: elo de ligação ente as pessoas e objeto de conhecimento.

  • Freinet considerava como eixos de sua pedagogia: a cooperação (que é considerada um princípio para este autor), a comunicação, a documentação e a afetividade.

    GABARITO: alternativa “C”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Freinet considerava como eixos de sua pedagogia: a cooperação (que é considerada um princípio para este autor), a comunicação, a documentação e a afetividade.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
1405228
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A estratégia pedagógica de Paulo Freire para educação de adultos significava fazer com que a aprendizagem partisse do:

Alternativas
Comentários
  • B


ID
1406275
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao modelo de Educação Problematizadora proposta por Paulo Freire, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O processo de ensino-aprendizagem inicia-se com a observação da realidade.
( ) Os conhecimentos científicos auxiliam na compreensão dos problemas encontrados.
( ) O planejamento das ações englobam apenas os aspectos teóricos dos problemas encontrados.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1421950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue o item a seguir.

Segundo Paulo Freire, adotar um suposto ponto de vista neutro em face do mundo, do histórico e dos valores significa ter medo de se comprometer. A escolha do procedimento de ensino pelo educador, por exemplo, é ato político que envolve, além de conhecimentos técnicos, uma reflexão ética, que será feita a partir da concepção pedagógica do educador.

Alternativas
Comentários
  • " Para Paulo Freire, “ensinar é um ato político”, por isso, no processo de criação de seu “método”, salienta que o universo vocabular do alfabetizando é o ponto partida. A partir desse universo, inicia-se o diálogo, a base do método. E é no dialogismo que se instaura o questionamento. Ao questionar a própria realidade, o educando a problematiza, cria a capacidade de criticá-la e, por consequência, transformá-la. "

    Texto recortado do site: https://www.brasildefato.com.br/node/2509/

     

    Alternativa CERTA

     


ID
1440214
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Se, na experiência de minha formação, que deve ser permanente, começo por aceitar que o formador é o sujeito em relação a quem me considero o objeto, que ele é o sujeito que me forma e eu, o objeto por ele formado, me considero como um paciente que recebe os conhecimentos-conteúdosacumulados pelo sujeito que sabe e que são a mim transferidos. Nesta forma de compreender e de viver o processo formador, eu, objeto agora, terei a possibilidade, amanhã, de me tornar o falso sujeito da 'formação' do futuro objeto de meu ato formador. É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.”

(FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra: 2004, p.22-23)

Nesse sentido, ensinar não é transferir conhecimento e conteúdos, porque:

Alternativas
Comentários
  •  e)

    não há docência sem discência


ID
1440217
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Se o educador é aquele que sabe, se os alunos são os que não sabem nada, cabe ao primeiro dar, entregar, transmitir, transferir seu saber aos segundos. E este saber não é mais aquele da ‘experiência vivida’, mas sim o da experiência narrada ou transmitida.

Não é de surpreender, então, que, nesta visão ‘bancária’ da educação, os homens sejam considerados como seres destinados a se adaptar, a se ajustar. Quanto mais os alunos se empenham em arquivar os ‘depósitos’ que lhes são entregues, tanto menos eles desenvolvem em si a consciência crítica que lhes permita inserir-se no mundo como agentes de sua transformação, como sujeitos. Quanto mais se lhes impõe a passividade, tanto mais, de maneira primária, ao invés de transformar o mundo, eles tendem a se adaptar à realidade fragmentada contida nos ‘depósitos’ recebidos.”

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1974)

Para Paulo Freire, o ensino “bancário”:

Alternativas

ID
1465459
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Jaboticabal - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para:

Alternativas
Comentários
  • A libertação


ID
1472332
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Aparecida de Goiânia - GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire alinha e discute alguns saberes fundamentais à prática educativa crítica ou progressista. Ele afirma que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado e que os sujeitos educativos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro. Esse pensamento do autor pode ser sintetizado da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • D) Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

  • GAB D

    " OLHA, EU ACREDITO EM MIM! AGORA FALTA VOCÊ ACREDITAR MAIS EM VOCÊ".

    Monzar


ID
1484758
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Maria Helena - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo. Configura-se então a educação exercida como uma prática da dominação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los”. Nesta citação, Paulo Freire critica a tendência pedagógica:

Alternativas
Comentários
  • D) Tradicional

     

  • Sempre quando citar concepção/educação bancária / tábua rasa se trata da pedagogia tradicional.

  • GAB D

     

  • Esclarecedor


ID
1494166
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paulo Freire no livro “Pedagogia do Oprimido” estabelece uma diferença crucial em

Alternativas
Comentários
  • http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/pedagogia-do-oprimido-resenha-critica/

  • Resposta correta-A

     


ID
1494172
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual foi o autor responsável em dizer que: “ Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: Os homens se libertam em comunhão”?

Alternativas
Comentários
  • Paulo Freire.


  • paulo freire defendia a construção do conhecimento através das trocas, através de um ensino que trouxesse algum significado para o aluno . Por isso Paulo freire teve a sua concepção de ensino retirada de dentro da escola .



ID
1496623
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Refletindo sobre a História da Educação Brasileira, entre vários importantes nomes de educadores nacionais, destaca-se o de Paulo Freire. A contribuição deste brasileiro tem sido reconhecida internacionalmente e a concepção pedagógica defendida por ele foi a:

Alternativas
Comentários
  • Método Paulo Freire não se detém na mera alfabetização tradicional, baseada principalmente no uso da cartilha, que ele rejeita categoricamente no aprendizado da leitura e da escrita. O educador defende e incentiva o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, no seu contexto real.

    Libertar o homem das amarras...

  • Mostrar ao indívduo oprimido a descoberta da sua situação de oprimido para poder assim reivindicar e lutar para livrar-se das correntes do opressor.


ID
1504495
Banca
CONSESP
Órgão
Câmara Municipal de Eldorado do Sul - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa falsa, de acordo com Paulo Freire.

Alternativas
Comentários
  • a)

    Não é fundamental que os estudantes percebam o respeito e a lealdade com que um professor analisa e critica a postura dos outros


ID
1504498
Banca
CONSESP
Órgão
Câmara Municipal de Eldorado do Sul - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Paulo Freire, é incorreta a alternativa.

Alternativas
Comentários
  • E (alternativa incorreta)  "Todavia não é possível ao sujeito ético viver sem estar exposto a transgressão desta mesma ética, e esta é uma das brigas com a história; de como sermos éticos sem cairmos em moralismos hipócritas."

    Paulo Freire (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 165 p.

  • Concordo com a correção acima.

     


ID
1511635
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paulo Freire lutou para alfabetizar e conscientizar a gente pobre brasileira. Com base nas ideias defendidas por ele com relação ao desenvolvimento da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  Para Paulo Freire (2001, p. 81) "não há também diálogo, se não há uma intensa fé nos homens. Fé no seu poder de fazer e de refazer, de criar e recriar". 


ID
1511638
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Paulo Freire (1968), a autonomia é compromisso ético que estabelece exigências para educando e educador: dedicação e zelo pela vida acadêmica, disposição de sempre buscar amadurecer e qualificar seus conhecimentos. A autonomia pressupõe uma concepção emancipatória de educação. Assinale a alternativa que corresponde às ideias defendidas pelo autor acerca da pedagogia da autonomia no processo de desenvolvimento do adolescente.

Alternativas
Comentários
  • autonomia, formada do radical grego “auto” que significa “por si mesmo”, que é a liberdade e independência, é a faculdade de se reger por si mesmo, é a propriedade pela qual o homem pode escolher as leis que regem sua conduta.


    Não sei se impor cai bem

  • Caso tivesse prestado esse concurso, eu faria até uma manifestação para anular essa questão, que absurdo!

    Existem 3 menções do verbo impor no Pedagogia da Autonomia:

    -> De nada serve, a não ser para irritar o educando e desmoralizar o discurso hipócrita do educador, falar em democracia e liberdade mas impor ao educando a vontade arrogante do mestre.

    ->Não se trata obviamente de impor à população expoliada e sofrida que se rebele, que se mobilize, que se organize para defender-se,

    ->Assessor que, embora batendo-se pelo acerto de sua visão das coisas, jamais tenta impor sua vontade ou se abespinha porque seu ponto de vista não foi aceito. 


ID
1539097
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação de jovens e adultos – EJA, requer estratégias de ensino específicas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pedagogia é o ensino para crianças.

    Andragogia é o ensino para adultos.

  • Legal Anderson, um novo conecimento adquirido!!!!

  • Andragogia é a arte e ciência de auxiliar o adulto a aprender.

  • DEPENDE

    OS MÉTODOS UTILLIZADOS PELA PEDAGOGIA TRADICIONAL NÃO SÃO TÃO EFICAZES POIS OS ADULTOS POSSUEM CONTROLE SOBRE GRANDE PARTE DE SUA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM,DEVENDO SEREM MOTIVADOS A PRENDER.

    ANDRAGOGIA É A ARTE OU CIÊNCIA DE ORIENTAR ADULTOS A APRENDER. CORRETA

    PROGRESSISTA

    CIÊNCIA


ID
1541431
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Roberto é professor de Ciências de ensino médio e, para ensinar cada vez melhor, sempre busca atualizar-se sobre sua área e pesquisar novas teorias e didáticas para transpô-las em sala de aula. Ele tem a convicção de que transmitir conhecimentos é fundamental para a formação dos alunos, tanto no aspecto teórico-conceitual, quanto no âmbito prático. Roberto procura instigar os alunos para que tenham interesse pelos assuntos científicos e tem autoridade diante das turmas em que leciona. Paulo Freire aponta que existem saberes necessários à prática docente. Com base no que foi comentado no perfil de Roberto, assinale a alternativa que está em consonância com alguns pressupostos da educação na perspectiva de Paulo Freire.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    Fiquei em dúvida em relação ao AUTORIDADE (pela estatística, muita gente ficou também), então achei isso:

    O bom senso requer que sejamos coerentes, diminuindo a distância entre o discurso e a prática, julgando se a sua autoridade na sala de aula é ou não autoritária, pois ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos e exige também a compreensão da realidade.

    Ensinar requer a plena convicção de que a tranformação é possível porque a história deve ser encarada como uma possibilidade e não como um determinismo moldado, pronto e inalterával. O educador não pode ver a prática educativa como algo sem importância, sendo preciso lutar e insistir em revoluções e mudanças.

    O educador não deve barrar a curiosidade do aluno, pois é de fundamental relevância o incentivo à sua imaginação, intuição, senso investigativo, enfim, sua capacidade de ir além.

    No capítulo "Ensinar é uma especificidade humana", Freire defende a necessidade de conhecimento e afetividade por parte do educador para que este tenha liberdade, autoridade e competência no decorrer de sua prática docente, acreditando que a disciplina verdadeira não está no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço dos inquietos, o que implicaria na autoridade verdadeiramente democrática.

    O educador deve exercer sua autoridade e sua liberdade. Liberdade esta que deve ser vivida em sua totalidade com a autoridade em uma relação dialética, centrada em experências estimuladoras de decisão e responsabilidade.

    Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/livros/pedagogia_da_autonomia

    Ou seja, na verdade, o problema para Paulo Freire está no AUTORITARISMO e não na AUTORIDADE.


ID
1541452
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando Gabriel comete algum erro na realização das atividades propostas em sala de aula, tenta novamente com a mesma determinação. Com base na concepção das ações consecutivas propostas por Paulo Freire na sentença “fazemos, logo pensamos, assim existimos”, em que está intrínseca a intencionalidade social e histórica por trás de todo saber firmado e situando o erro como algo positivo, decorrente da própria busca, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1569463
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Paulo Freire a relação entre professor e aluno deve ser de:

Alternativas
Comentários
  • Na Tendência Libertadora, cujo Paulo Freire é um dos principais representantes utiliza o método dialogal e uma relação horizontal entre aluno e professor. 

  • Alternativa A


ID
1573621
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia", ensinar não é transferir conhecimento. Ensinar exige:


I. Humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos.

II. Convicção de que a flexibilização do plano de aula é realizada sempre no início do ano/semestre letivo junto com o Plano Político Pedagógico do Curso.

III. Respeito a autonomia do ser do educando.

IV. Ênfase na exclusividade do ensino do conteúdo.

V. Que no processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.


Segundo Paulo Freire, estariam incorretas somente a(s) alternativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está errada. Acredito que alternativa correta seja a letra D.

  • Gab A

     

    Segundo Paulo Freire, estariam incorretas somente a(s) alternativa(s):

     

    II. Convicção de que a flexibilização do plano de aula é realizada sempre no início do ano/semestre letivo junto com o Plano Político Pedagógico do Curso. ( Não. A articulação é feito durante o ano, principalmente pelas avaliações formativas como feed-back)

    IV. Ênfase na exclusividade do ensino do conteúdo. ( Não. Você esta negando a participação do aluno na aprendizagem)

    V. Que no processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula. ( Não. Você esta negando a participação do aluno na aprendizagem)

     

     

  • Acho que esta incorreto. Deve ser revisto!!!

  • Na perspectiva de Paulo Freire não tem como ser essa alternativa


ID
1584664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue o item a seguir.

Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o professor como detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Para Freire o processo de ensino aprendizagem se dá a partir da relação horizontal, do diálogo entre professor e aluno

  • A relação professor-aluno é de igualdade, destacava a relação do homem com o prório homem e do homem com a natureza. 

  • O PROFESSOR É MEDIADOR, NÃO DETENTOR DO CONHECIMENTO.

  • ERRADO. A obra de Paulo Freire é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

  • Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o professor como detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem.

     

    Questão ERRADA

     

    ...o professor não é detentor do conhecimento e nem o centro do processo de ensino e aprendizagem.

  • A relação Professor X Aluno é de igual para igual, horizontalmente. O professor jamais será o centro do processo de ensino e aprendizagem.

    Questão ERRADA!

  • Para FREIRE, o professor é mediador do conhecimento. A relação é horizontal.

    Questão de "gratis".

  • Segundo Paulo Freire ,a realidade que mediatiza a relação entre professor e aluno.

  • Tendência progressista libertadora
     

    Relacionamento professor-aluno - No diálogo, como método básico, a relação é horizontal; onde educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento. O critério de bom relacionamento é a total identificação com o povo, sem o que a relação pedagógica perde consistência. Elimina-se, por pressuposto, toda relação de autoridade, sob pena de esta inviabilizar o trabalho de conscientização, de "aproximação de consciências". Trata-se de uma "não-diretividade", mas não no sentido do professor que se ausenta (como em Rogers), mas que permanece vigilante para assegurar ao grupo um espaço humano para "dizer sua palavra", para se exprimir sem se neutralizar.
    Pressupostos de aprendizagem - A própria designação de "educação problematizadora" como correlata de educação libertadora revela a força motivadora da aprendizagem. A motivação se dá a partir da codificação de uma situaçãoproblema, da qual se torna distância para analisa-lá criticamente. "Esta análise envolve o exercício da abstração, através da qual procuramos alcançar, por meio de representações da realidade concreta, a razão de ser dos fatos." Aprende é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. O que é aprendido não decorre de uma imposição ou memorização, mas do nível crítico de conhecimento, ao qual se chega pelo processo de compreensão, reflexão e crítica. O que o educando transfere, em termos de conhecimento, é o que foi incorporado como resposta às situações de opressão - ou seja, seu engajamento na militância política. 
    Manifestações na prática escolar - A pedagogia libertadora tem como inspirador e divulgador Paulo Freire, que tem aplicado suas idéias  pessoalmente em diversos países, primeiro no Chile, depois na África. Entre nós, tem exercido uma influência expressiva nos movimentos populares e sindicatos e, praticamente, se confunde com a maior parte das experiências do que se denomina "educação popular". Há diversos grupos desta natureza que vêm atuando não somente no nível da prática popular, mas também por meio de publicações, com relativa independência em relação às idéias originais da pedagogia libertadora. Embora as formulações teóricas de Paulo Freire se restrinjam à educação de adultos ou à educação popular, em geral, muitos professores vêm tentando colocá-las em prática em todos os graus de ensino formal.
     

  • No futuro descobriremos o resultado desta UTOPIA sem base. Se o professor não detém o conhecimento não precisa exitir como profissional e com formação acadêmica.,

  • Para FREIRE a relação de professor e aluno são iguais, os dois são importantes.

  • o item se referiu a educação bancária e não ao Pulo Freire transmite.

    Errado