SóProvas


ID
1015543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando as principais abordagens da administração e a evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

A administração pública gerencial foi implantada no Brasil, na metade do século XX, em substituição ao modelo burocrático, incompatível com o avanço do capitalismo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA,

    A Administração Pública Gerencial - Emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções gerencial nas
    organizações econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos 
    deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da administração pública - a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário - torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura
    O ERRO ESTÁ EM AFIRMAR QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL É INCOMPATÍVEL COM O CAPITALISMO. PELO CONTRATÁRIO, FOI COM O AVANÇO DO CAPITALISMO QUE SURGIU A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL.

    Comentários prof. Renato Lacerda
  • A questao diz que a Burocracia é que é incompatível com o avanco do capitalismo!!

    Mas erro é dizer que a ADM gerencial substituiu a burocrática no Brasil, pois ela ainda existe, aliás, mais forte do que a gerencial, e pode

    se dizer ainda que inclusive a ADM Patrimonialista ainda existe no Brasil.
  • Também entendi que a administração burocrática que é incompatível com o capitalismo.
  • A questão diz que o modelo burocrático é incompatível com o avanço do capitalismo e isto está correto. O erro da questão é afirmar que o modelo gerencial foi implantado no Brasil na metade do século XX quando na verdade o primeiro marco da administração gerencial no Brasil ocorre na segunda metade do século XX, mais precisamente com o decreto lei 200/67. Está errado também dizer que o modelo gerencial substiuiu o burocrático já que os dois coexistem até hoje e convivemos ainda com elementos da administração patrimonialista.
  • Acredito que o que é incompatível com o avanço do capitalismo e a “administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos (...) esse tipo de administração revelar-se-á incompatível com o capitalismo industrial e as democracias parlamentares que surgem no século XIX.” PEREIRA, 1996, p. 4.
  • Apenas gostaria de adicionar que uma administração pública burocrática é um pressuposto fundamental para o desenvolvimento do capitalismo, ao longo da história. 

    Foi com a transição do modelo patrimonialista para o burocrático que pôde o capitalismo se desenvolver. Claro que o modelo gerencial mais recente é uma evolução em relação ao modelo burocrático.

    Verifiquem nos verbetes "burocracia"  e "estado" do dicionário de política do Bobbio.
  • Complementando...

    1° ERRO: O modelo gerencial foi "implantando" em substituição ao modelo burocrático. De acordo com LUCIANO OLIVEIRA, a  administração gerencial constitui um avanço, mas sem romper em definitivo com a administração burocrática, pois não nega todos os  seus métodos e princípios. Na verdade,o gerencialismo apoia-se na burocracia, conservando seus preceitos básicos, como a  admissão de pessoal segundo critérios rígidos, a meritocracia na carreira pública, as avaliações de desempenho, o aperfeiçoamento profissional e um sistema de remuneração estruturado. A diferença reside na maneira como é feito o controle, que passa a concentrar­-se nos resultados, não mais nos processos em si, procurando­-se, ainda, garantir a autonomia  do servidor para atingir tais resultados, que serão verificados posteriormente.

    2° ERRO: O modelo de administração burocrático não é incompatível com o capitalismo, pois de acordo com BRESSER PEREIRA a administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos. O nepotismo e o empreguismo, senão a corrupção, eram a norma. Com a emergência do capitalismo e da democracia, tornou-se assim necessário desenvolver um tipo de administração que partisse não apenas da clara distinção entre o público e o privado, mas também da separação entre o político e o administrador público. Começa a tomar forma assim a administração burocrática moderna, racional-legal (nos termos de Weber);
  • ERRADO.

    A Administração Pública Gerencial - Emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções gerencial nas
    organizações econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos 
    deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da administração pública - a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário - torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações. 
    http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf
    O ERRO ESTÁ EM AFIRMAR QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL É INCOMPATÍVEL COM O CAPITALISMO. PELO CONTRATÁRIO, FOI COM O AVANÇO DO CAPITALISMO QUE SURGIU A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL. ( Comentários prof. Renato Lacerda)

  • O modelo gerencial não substituiu o burocrático (até hj temos os resquícios da burocracia). 

  • Não é errado afirmar que o gerencialismo veio em substituição à burocracia. É errado se falar que substituiu. (já vi outras questões assim). Em relação a essa questão, o problema está quando fala que é incompatível com o avanço do capitalismo.

  • A Administração Pública Gerencial não veio para substituir a Adm. Burocrática, mas sim para evolui-la. Assim, não podemos falar em substituição, mas em evolução.

  • Substituiu nada... coexistem os dois modelos.

  • A administração pública gerencial foi implantada no Brasil, na metade do século XX, em substituição ao modelo burocrático, incompatível com o avanço do capitalismo.

    Errado.