SóProvas


ID
1015597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere ao orçamento público, julgue os itens subsequentes.

No orçamento base zero, salvo os casos especificados em lei, os programas devem ser justificados a cada exercício financeiro, respeitando-se os direitos adquiridos sobre verbas anteriormente outorgadas.

Alternativas
Comentários
  • Errada, o erro está em afirmar que há direitos adquiridos no orçamento base-zero.

    Orçamento Base-Zero: Abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., Durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.


    O orçamento Base Zero foi um contraponto ao orçamento incremental, e tem como característica principal a inexistência de direitos adquiridos sobre as dotações aprovadas no orçamento anterior.

     http://tuliosales.wordpress.com/category/questoes-resolvidas/assunto/tipos-de-orcamento/
     

  • Orçamento base zero é uma abordagem para planejamento e orçamentação que inverte a lógica tradicional do processo de orçamentação. Na orçamentação tradicional é utilizada uma abordagem incremental, na qual os gestores de departamentos justificam apenas as variações em relação aos anos anteriores, baseados na suposição de que o baseline dos anos anteriores está implicitamente aprovado. Num orçamento base zero, por outro lado, cada item do orçamento precisa ser explicitamente aprovado, e não apenas as alterações em relação ao ano anterior.1Durante o processo de revisão do orçamento, nenhuma referência é feita ao nível de despesas do ano anterior. O processo de orçamento base zero requer que a solicitação orçamentária seja revisada e avaliada completamente, a partir de uma "base zero". Este processo é independente do orçamento total ou de seus itens individuais aumentarem ou diminuírem em relação aos exercícios dos anos anteriores.

    A expressão "orçamento base zero" é algumas vezes utilizada em finanças pessoais para descrever a prática de "orçamento de soma zero", ou seja, a prática de orçar previamente toda a renda recebida e diminuir alguma das despesas sempre que outra for aumentada.

  • Uma das características do orçamento base zero ( ou por estratégia) que se constitui uma técnica para a elaboração do orçamento-programa  é o reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental. Nessa técnica, não há compromisso (direitos adquiridos) com o montante dos dispêndios ou com o nível de atividade do exercício anterior.
  • Orçamento base zero(OBZ) ou por estratégia: para que se receba uma dotação deverá se justificar os gastos. Não se pode tomar como referência o passado, porque não existe direito adquirido sob verbas anteriormente outorgadas.O orçamento base zero é um instrumento de planejamento que obriga a demonstração e fundamentação de cada administrador para os recursos solicitados. Neste tipo de orçamento, todos os projetos e atividades devem ser detalhados e relacionados obedecendo a uma ordem de importância. É considerado uma técnica para elaboração do orçamento-programa. O OBZ pensa muito no futuro, planeja, mantém o equilíbrio dos gastos, busca resultados estratégicos, atendo ao princípio da economicidade. Seus objetivos principais são:

    a.  planejamento orçamentário para o próximo exercício;

    b.  obediência ao princípio da economicidade da elaboração do orçamento;

    c.  estabelecimento de um planejamento estratégico, procurando identificar as necessidades do órgão;

    d.  acompanhamento sistemático dos programas;

    e. planejamento estruturado a longo prazo.

    [Comentários Wilson Araújo _ EVP]

  • no ORÇAMENTO BASE ZERO..... lembre se, a base é zero.... a cada novo orçamento....tudo novo...nao há vinculaçao


  • 2 erros:

    No orçamento base zero, salvo os casos especificados em lei,(erro) os programas devem ser justificados a cada exercício financeiro, respeitando-se os direitos adquiridos(erro)sobre verbas anteriormente outorgadas.


    principais características do orç base zero: análise, revisão e avaliação

    de todas as despesas propostas e não

    apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas

    devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário. (RAZA, 2010)

    desvinculado  de um planejamento e por isso não gera direitos adquiridos nos orçamentos anteriores.


  • O Orçamento Base Zero ou por estratégia não gera direito adquirido, devendo o gestor justificar TODAS AS RECEITAS.

  • O Orçamento Base Zero ou por estratégia não gera direito adquirido, devendo o gestor justificar TODAS AS RECEITAS.

  • ERRADA

    No orçamento Base-Zero todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário, ele é desvinculado de um planejamento e, por isso, não gera direito adquirido por orçamento anteriores. Há uma revisão crítica dos gastos tradicionais de cada área e estimativa dos custos para o exercício seguinte, partindo de uma nova base, ou seja, base zero.

  • Orçamento de Base Zero

    Abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., Durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.


  • Essa forma de elaboração de orçamento de contrapõe ao orçamento incrementalista.

    Questão errada.

  • Orçamento Base Zero: exige que todas despesas referentes aos programas, projetos ou ações governamentais sejam detalhadamente justificados a cada ano, como se cada despesa se tratasse de uma nova iniciativa do governo. Isso como uma forma de expurgar do orçamento programa os projetos não econômicos. Essa forma de elaboração se contrapõe ao orçamento incrementalista.

    Obs: possui excesso de burocracia e não possui foco em organizar ou apresentar o orçamento público, voltando-se, antes de tudo, para a avaliação e tomada de decisão sobre despesas.

  • os programas devem ser justificados a cada ciclo orçamentário

  • Não há que se falar em "direito adquirido" no orçamento base zero.

  • Orçamento -base zero esqueça o passado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • No orçamento base zero não existe direito adquirido. 

  • Resposta: Errado.

     

    Orçamento Base-Zero

     

    Orçamento Base-Zero surgiu no Texas, Estados Unidos, na década de 1970, e nele não há direito adquirido no orçamento. Cada despesa é tratada como uma nova iniciativa de despesa, e a cada ano é necessário provar as necessidades de orçamento, competindo com outras prioridades e projetos. Inicia-se todo ano, partindo do “zero” – daí o nome Orçamento Base-Zero.

     

    ATENÇÃO ® No orçamento Base Zero toda despesa é considerada uma despesa nova, independentemente de tratar-se de despesa continuada oriunda de período passado ou de uma despesa inédita/nova.

     

    Fonte: Livro Orçamento Público, AFO e LRF; Autor Augustinho Paludo, Editora Método.

  • Acrescentando mais conhecimento aos já expostos, cito uma passagem do livro do Sérgio Mendes.

    "No orçamento de base zero há um questionamento acerca das reais necessidades de cada área, não havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotação"

  • Gab: Errado

     

    Orçamento base zero e direito adquirido não combinam.

  • Sem exceção os programas devem ser justificados. Não há direitos adquiridos.

  • OBZ não há direitos adquiridos

  • OBZ não tem direito adquirido, SEM EXCEÇÕES !

    Bons estudos.

  • vamos q vamos cambada