SóProvas


ID
1015624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos que se aplicam em ambientes organizacionais.

A motivação do empregado, que é expressa por meio de seu comportamento, depende exclusivamente de fatores internos ao ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Segundo Herzberg, conforme a teoria dos dois fatores, a motivação do empregado depende de fatores relacionados ao ambiente de trabalho (ou fatores higiênicos, ou extrínsecos ao cargo) e de fatores relacionados ao cargo (ou fatores motivacionais, ou intrínsecos ao cargo). 

    Exemplo de fatores higiênicos ou relacionados ao ambiente de trabalho (administrados e decididos pela empresa):
    o salário, os benefícios sociais, o tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima de relações entre a empresa e as pessoas que nela trabalham, os regulamentos internos, etc

    Exemplo de fatores motivacionais ou relacionados ao cargo do empregado (sob controle do indivíduo):
    crescimento individual, reconhecimento profissional, necessidades de autoreavaliação
  • Gabarito: errado

    Até o momento, encontrei 15 autores que falam sobre motivação rsrsrs (fiz um mapa para ter uma visão geral de todos). Cada um tem uma visão e vou citar dois deles para mostrar que a motivação não depende exclusivamente de fatores internos.

    Segundo Herzberg são:

    Fatores Extrínsecos ou Higiênicos: são fatores extrínsecos e que fogem do controle: salário, tipo de chefia, cultura organizacional
    (são fatores que não motivam, porém a falta desses gera desestímulo)

    Fatores Intrísecos ou Motivacionais: são fatores motivacionais e controláveis: relacionados ao cargo ou natureza desempenhada.

    Depende também de fatores externos que segundo Maslow, vai depender de qual nível na pirâmide (cada nível é um tipo de motivação diferente) o indivíduo se encontra.
  • A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior e o emprego desse prefixo deve ser descartado.

    A Motivação Extrínseca tem origem em fatores externos ao indivíduo, como qualquer recompensa monetária. O indivíduo faz a tarefa para ser recompensado ou para não ser castigado. A punição ou a recompensa é o “combustível” que faz mobilizar o sujeito. Óbvio que quando retirado, o sujeito vai deixar de se mobilizar, de estar motivado, visto que não tem nada a ganhar nem a perder se não executar a tarefa. Estudos indicam que este tipo de motivação, é muito inconstante, visto que depende de fatores externos. O individuo não gosta da tarefa em si, mas gosta da recompensa que a tarefa ao ser executada lhe pode trazer, o que implica necessariamente pouca satisfação e prazer na execução da tarefa (Ver Dinheiro, uma Boa Motivação).
     

    A Motivação Intrínseca tem origem em fatores internos ao indivíduo, esta relaciona-se com a sua forma de ser, os seus interesses, os seus gostos. Neste tipo de motivação, não há necessidade de existir recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse para o sujeito, algo que ele gosta ou está relacionado com a forma de ele ser. Este tipo de motivação é constante, visto que depende unicamente do sujeito e não de fatores externos. A tarefa deixa de representar uma obrigação, um meio para atingir um fim (recompensa), para representar um fim em si própria. Como é óbvio, a motivação intrínseca está relacionado com a felicidade e com a realização pessoal.

  • Só para complementar: "Motivação é o que dá origem a um comportamento e pode ser gerado por estímulos INTERNOS e EXTERNOS. É orientada para um objetivo que nasce de um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência". (material: trt 5 da profa Elisabete Moreira)

    Assim, se não parte apenas de fatores externos(exemplo do ambiente interno do trabalho), mas pode surgir também de estímulos internos à pessoa, considero que o EXCLUSIVAMENTE torna a questão errada.


  • Na verdade, a motivação depende tanto dos fatores internos quanto dos externos. Quem nos brinda com essa concepção é Herzberg. Para sua teoria, a dos dois fatores, a motivação do empregado depende de Fatores Extrínsecos ou Higiênicos (salário, tipo de chefia, cultura organizacional, etc.) e Fatores Intrínsecos ou Motivacionais (interação social, senso de valor e identidade, responsabilidade e desafio, etc.).

    Reposta C.


  • A motivação depende tanto de fatores internos, da própria pessoa, como de fatores externos, relacionados ao ambiente, o qual foi descrito na questão!

     

  • ERRADA

     

    A MOTIVAÇÃO É RELATIVA ÀS FORÇAS INTERNAS E EXTERNAS QUE FAZEM AS PESSOAS SE ENTUSIASMAREM E PERSISTIREM NA BUSCA DE SEUS OBJETIVOS.

  • Comentário:

    A motivação é sim expressa por meio do comportamento, mas não depende exclusivamente de fatores internos ao ambiente de trabalho, pois podemos citar fatores que interferem na motivação, mas não são internos ao ambiente de trabalho, como a análise da equidade de Adams quando comparada com outros colaboradores de outras organizações, fatores motivacionais internos ao próprio indivíduo (fatores intrínsecos de Herzberg), que não se relacionam ao ambiente de trabalho, entre outros.

    Gabarito: E

  • Gab: ERRADO

    O ambiente externo tem potencial força influenciadora no processo de motivação do indivíduo, ainda que a necessidade seja intrínseca.