SóProvas


ID
1015627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos que se aplicam em ambientes organizacionais.

Considere que, durante uma análise organizacional, tenha sido constatado que o quadro de pessoas de determinada instituição é altamente qualificado. De acordo com a análise SWOT, é correto afirmar que essa característica institucional é denominada força, por constituir uma vantagem interna da organização.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA, POIS A MÃO DE OBRA É UMA VARIÁVEL INTERNA E CONSTITUI UMA FORÇA.

    O que é SWOT:

     Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

    A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

    Matriz SWOTAs informações referidas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para análise do cenário da empresa:

    • Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
    • Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
    • Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
    • Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
    • http://www.significados.com.br/swot/
  •  

    SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

    A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

  • Para fins de concurso, considera-se que as variáveis internas (pontos fracos e fortes) são controláveis, e que as variáveis externas (ameaças e oportunidades) não podem ser controladas pela empresa.


    Os pontos fortes são competências, fatores ou características positivas que a organização possui e que favorecem o cumprimento de sua missão, devendo ser considerados na elaboração das estratégias.


    Os pontos fracos são deficiências, fatores ou características negativas que se encontram presentes na organização e prejudicam o cumprimento de sua missão, devendo ser objeto de programas específicos para eliminá-los ou minimizá-los. Nesta etapa é feita a avaliação de desempenho em relação a todas as áreas funcionais.


    Paludo - 2. edição - cap 8

  • Só um adendo, essa análise está incompleta, pois só pode ser considerado força se você tem e a concorrência não tem, ou tem de forma inferior.


    Não é uma força você ter uma equipe altamente qualificada se todo concorrente também tem.

  • LEMBRAR DE FOFA

     

    F ORÇA - FATORES INTERNOS

     

    O PORTUNIDADE (FATORES EXTERNOS)

     

    F RAQUEZA - FATORES INTERNOS 

     

    A MEAÇA (FATORES EXTERNOS)

  • Puxa vida, vi pelo em casca de ovo. Como a questão reza "Considere que, durante uma análise organizacional, tenha sido constatado que o quadro de pessoas de determinada instituição é altamente qualificado". Como a questão não esclarece a identidade da instituição que tem o quadro de funcionários altamente especializado, pensei que poderia ser uma instituição concorrente e daí não seria força e sim ameaça. Pensei demais e quase errei! Blé! Alguém mais já passou por isso na CESPE? Desculpem o desabafo cespiano!

  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

  • Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

  • CONCEITUANDO, A ANÁLISE SWOT É UMA FERRAMENTA UTILIZADA PARA FAZER ANÁLISE DE CENÁRIO (OU ANÁLISE DE AMBIENTE), SENDO USADA COMO BASE PARA GESTÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA CORPORAÇÃO OU EMPRESA. MAS PODENDO, DEVIDO A SUA SIMPLICIDADE, SER UTILIZADA PARA QUALQUER TIPO DE ANÁLISE DE CENÁRIO, DESDE A CRIAÇÃO DE UM BLOG À GESTÃO DE UMA MULTINACIONAL.

     

     

    AMBIENTE INTERNO: FORÇAS/PONTOS FORTES  e  FRAQUEZAS/PONTOS FRACOS – VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS.
    AMBIENTE EXTERNO: OPORTUNIDADES  e  AMEAÇAS – VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS.
     

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

  • Análise SWOT

    Oportunidades e Ameaças: Ambiente externo;

    Forças e Fraquezas: Ambiente interno.

  • ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral) 

  • GABARITO CERTO.  

     

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

    Ambiente Interno ponto forte ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis) 

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!