SóProvas


ID
1015645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de ocorrências em ambientes organizacionais, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações, as mensagens devem alcançar seu receptor de maneira correta e compreensível, portanto as organizações devem estar atentas às possíveis barreiras que possam afetar o sistema de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    A dissonância cognitiva é decorrente de situações que envolvam especificamente um processo de decisão da pessoa diante de situações complexas ou confusas, nas quais o indivíduo não encontra consistência entre suas cognições e a realidade, tal como é percebida pelo sujeito. Nessas situações, a pessoa tende a reduzir a dissonância seja modificando seus pontos de vista pessoais (cognições) a respeito da realidade, seja mantendo suas cognições e afastando-se ou rejeitando a percepção da realidade. A re­dução da dissonância é uma tentativa da pessoa de diminuir o-estado de tensão provo­ cado pelo estado de conflito e de inconsistência.
    A discrepância ou dissonância constitui o ruído do sistema de papéis. É o inverso da consonância, quando as comunicações são isentas de ruídos e de barreiras. A falta de consonância entre um indivíduo e sua organização conduz a um profundo desajustamento entre ambos, com perda de eficiência e de eficácia das duas partes.
    A comunicação humana é contíngencial e relativa. O nível de ruído nas comunica­ções interpessoais é muito forte e as barreiras são grandes. O gerente precisa estar constantemente atento a toda essa potencialidade de dissonâncias e discrepâncias.

    Fonte: Idalberto Chiavenato, Administração Geral e Pública, p. 197
  • Gab: CERTO

    Lembrando que a REDUNDÂNCIA é favorecida para que a Comunicação possa ser estabelecida quando há ruídos. Isso se dá porque se há ruídos e fatos que prejudiquem a integridade da informação, então podemos dizer que a repetição ou insistência pode ser positiva para que a comunicação seja efetiva.

    Erros, mandem mensagem :)

  • CERTO

    POSSÍVEIS BARREIRAS:

    1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados.

    2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.

    5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

    6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.

  • Exatamente! Todas as mensagens estão sujeitas a ruídos. Os ruídos são gerados por meio das barreiras à comunicação, que por sua vez podem causar falhas, distorções e deformações nas mensagens.

    Abaixo esquematizamos alguns exemplos de barreiras de comunicação:

     

    Gabarito: CERTO