-
A DESCRIÇÃO de cargos relaciona o que o ocupante faz, sob quais condições e porque. É um relato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades.
A ANÁLISE dos cargos faz um detalhamento do que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e competências, assim como define eventuais requisitos físicos ou psíquicos, responsabilidades que o cargo impõe, condições ambientais, etc.
Portanto, a questão está ERRADA.
-
ERRADO. O próprio Chiavenato, doutrinador adotado pelo CESPE, aborda (em seu livro Gestão de Pessoas - p. 218) esse processo como Descrição e Análise de Cargos, e não o contrário. E diz ainda:
"A descrição do cargo relaciona de maneira breve, as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo. Feita a descrição, vem a análise de cargos. Essa aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo."
-
Gabarito: errado
A análise do cargo não deve anteceder a etapa de descrição do cargo, uma vez que para ocorrer a análise, é necessário antes fazer a descrição do cargo.
Descrição do cargo: informar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. (é um retrado simplificado dessas ações)
Análise do cargo: detalhar quais habilidades, conhecimentos e capacidades, requisitos físicos que o ocupante deve possuir.
Fonte: Gestão de Pessoas - Idalberto Chiavenato.
-
ERRADA!!
É Justamente o contrário.
Inicialmente, os dados são levantados ( DESCRIÇÃO DE CARGOS ) após isso os dados são analisados ( ANÁLISE DE CARGOS ).
Andreia Ribas
-
SEGUNDO PROFESSORA ANDREIA RIVAS
DICA: COLETA DE DADOS
(DEPOIS DESCRIÇÃO VEM PRIMEIRO )DEPOIS( ESPECIFICAÇÃO /ANÁLISE EM SEGUNDO)
-
ERRADA!
Não tem como saber o que o cargo exige do ocupante sem criá-lo antes. Então, primeiro descreve o cargo para, logo em seguida, analisá-lo.
-
GABARITO: ERRADO
IMPOSSÍVEL análise vir antes de descrição
Imagine que você queira reformar a sua casa precise: quebrar uma parede(1), construí-la em outro lugar(2) e depois rebocar(3). Você em um primeiro momento já DESCREVEU TUDO o que tem que ser feito.
Aí depois você vai pensar em contratar um pedreiro. O que você irá fazer? Pedir recomendações de um pedreiro que: trabalhe bem, que seja rápido, detalhista, cuidadoso etc. AQUI, você fez a ANÁLISE das competências necessárias que um pedreiro deveria ter para efetuar a reforma na sua casa.
Resumindo: Descrição sempre vem antes da análise.
-
PRIMEIRO VEM A DESCRIÇÃO (ATIVIDADES DO OCUPANTE DO CARGO: O QUE ELE FAZ, POR QUE FAZ, COMO FAZ, ETC.) PARA DEPOIS VIR A ANÁLISE/ESPECIFICAÇÃO (PERFIL DESEJADO DO OCUPANTE DO CARGO: CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO).
CHIAVENATO: "...A ANÁLISE É FEITA A PARTIR DA DESCRIÇÃO DO CARGO..."
GABARITO ERRADO
-
É o contrário
-
ERRADA
A DESCRIÇÃO VEM ANTES DA ANÁLISE DE CARGOS.
DESCRIÇÃO:
- CONTEÚDO DO CARGO.
- ASPECTO INTRÍNSECO
- O QUE O OCUPANTE FAZ.
- TAREFAS, DEVERES, RESPONSABILIDADES.
-
Primeiro descreve e depois analisa
-
Primeiro você determina o que será feito (descrição) para depois analisar as competências necessárias para se fazer aquela atividade (análise).
-
ERRADO
Primeiro a descrição, depois a análise !
-
Gab: ERRADO
A Descrição de cargos descreve como ele deve ser (é interno). A Análise do cargo (é externo) se baseia na descrição para definir o que exigir de seu ocupante!! Então, o correto seria:
- A Descrição antecede a análise!