- ID
- 29794
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRE-RN
- Ano
- 2005
- Provas
- Disciplina
- Gestão de Pessoas
- Assuntos
A declaração escrita do que faz o ocupante do cargo e de como e por que seu trabalho é realizado denomina-se
A declaração escrita do que faz o ocupante do cargo e de como e por que seu trabalho é realizado denomina-se
Com relação à análise ou à descrição do trabalho, julgue os itens
que se seguem.
O procedimento de questionário para descrição de tarefas é o procedimento mais adequado para descrever e classificar comportamentos críticos dos trabalhadores.
Com relação à análise ou à descrição do trabalho, julgue os itens
que se seguem.
As tarefas de um trabalho podem ser classificadas em uma escala hierárquica, em que os níveis mais altos são subdivididos em funções menores.
Com relação à análise ou à descrição do trabalho, julgue os itens
que se seguem.
Na análise do trabalho, a abordagem orientada às pessoas fornece informações sobre a natureza das tarefas realizadas no trabalho
Com relação à análise ou à descrição do trabalho, julgue os itens
que se seguem.
O questionário é um método de descrição do trabalho não indicado para os casos de trabalhos mentais de ciclo temporal longo.
Com relação à análise ou à descrição do trabalho, julgue os itens
que se seguem.
O termo tarefa designa um conjunto de atividades relacionadas realizadas em troca de um pagamento.
O procedimento técnico de exploração sistemática das atividades inerentes a um cargo, que define os seus deveres e responsabilidades é
No sistema de avaliação de cargos, a variável que indica se um fator tem ou não a propriedade de atribuir valores diferenciados ao universo de cargos, por meio dos seus graus de intensidade, é a variável da
Com relação à administração de recursos humanos (ARH) e dos
novos desafios da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A aplicação é um dos processos básicos da gestão de pessoas e envolve, entre outras atividades, a de integração das pessoas, desenho de cargos e avaliação de desempenho.
Julgue os itens a seguir, referentes a gestão de pessoas nas organizações.
Considere que Carlos, técnico administrativo do MPU, esteja desenvolvendo um trabalho de descrição e análise dos cargos que compõem a estrutura administrativa desse Ministério. Nessa situação, Carlos está desenvolvendo ações de uma política de recursos humanos do processo de agregar pessoas.
Uma organização pública realizou um concurso visando
preencher vagas em alguns cargos técnicos. Para tanto, elaborou
um perfil com as principais características que os ocupantes dos
cargos em questão deveriam possuir.
Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir.
O perfil de cada um dos cargos deve ser definido com foco na experiência dos técnicos da área de gestão de pessoas dessa organização pública.
Considerando que o mapeamento de competências tem sido uma
iniciativa presente nas organizações públicas, julgue os itens
subseqüentes.
O mapeamento de competências envolve macroetapas, entre as quais podem-se citar a identificação das competências e a elaboração de plano de desenvolvimento de competências.
No levantamento das Análises de Função realizado para identificar as informações relativas às responsabilidades, aos conhecimentos e às demais características exigidas dos ocupantes dos cargos na empresa, é de extrema importância que cada descrição de tarefa responda a três questões básicas, que são:
Maria resolveu fazer uma pesquisa para analisar os cargos da empresa. Muitas mudanças haviam acontecido e ela não sabia se os cargos estavam ajustados aos novos processos. Distribuiu questionários para que os funcionários descrevessem o que faziam. Os resultados foram desanimadores. As respostas dos empregados de nível operacional quase sempre eram diferentes das de seus supervisores. Ao promover uma reunião para entender essa distorção, Maria percebeu que, dentre todos os grupos de empregados da empresa, só um deles fazia a análise de forma correta, porque adotava os procedimentos-padrão para descrição, análise e especificação de um cargo. Aponte qual é esse grupo.
"Maria foi nomeada gerente de RH e precisa desenvolver, urgentemente, um manual de cargos e salários. Uma pesquisa feita por telefone junto a outras empresas do mesmo ramo mostrou que sua empresa tem cargos cujos salários estão muito distorcidos em relação ao valor pago no mercado. Uma análise mais acurada lhe mostrou que o problema estava na descrição dos cargos; ela estava comparando cargos da sua empresa com cargos que tinham o mesmo nome em outras empresas, mas tinham atribuições muito diferentes. Isso explicava o recorrente problema que ela enfrentava nas negociações trabalhistas: o sindicato sempre reclamava que sua empresa pagava menos do que as outras empresas". Analise as alternativas e assinale aquela em que todas as ações fazem parte do processo de análise de cargos.
No que concerne a características das políticas de gestão de
pessoas, julgue os seguintes itens.
No processo de formação de políticas de gestão de pessoas nas organizações, a análise de cargos é considerada ação de importância secundária.
A política de remuneração e benefícios de uma empresa pode ser sempre suscetível a questionamentos e críticas por parte dos colaboradores. Pesquisas salariais visam a conhecer os valores praticados no mercado para determinados cargos, de forma a minimizar problemas dessa natureza. Na realização da pesquisa, é necessário seguir alguns passos e atividades que a compõem.
A criação e o teste do instrumento permitem coletar, criteriosamente, os dados da pesquisa referem-se a atividades que compõem o passo de
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas
organizações.
Entre as várias aplicações da análise de cargos, estão a descrição de cargos, o treinamento e desenvolvimento e a avaliação de desempenho.
Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.
O conceito de gestão por competências inclui as atribuições formais relacionadas aos cargos ocupados pelas pessoas e são definidas nos planos de cargos e salários.
A captação de pessoas pressupõe consciência da empresa em relação às necessidades de seus empregados. Somente dessa maneira é possível saber quem procurar, onde procurar e que tipo de relação será estabelecido entre a pessoa e a empresa. Assim, a captação de pessoas como estratégia competitiva envolve uma série de aspectos que devem ser considerados na composição de um processo adequado de captação. Com relação a esses aspectos, assinale opção correta.
No que concerne à figura do trabalhador polivalente/multifuncional e à temática das competências múltiplas, assinale a opção correta.
Dentre as opções a seguir, aponte a que é um exemplo de direção, segundo as funções de um administrador:
NÃO é um fator insatisficiente do contexto do cargo:
É uma característica do modelo clássico de desenho de cargos:
Luísa, responsável pela área de análise de cargos da consultoria Camafeu, recebeu a incumbência de analisar o cargo de bibliotecária da Biblioteca Pública de uma grande cidade. Como o movimento de atendimento aos clientes é grande, e essa clientela é bem diversificada, escolheu o Método do Incidente Crítico para fazer a análise do cargo.
Para aplicar esse tipo de método, em qual das definições abaixo ela deve se basear?
Segundo uma abordagem contemporânea, os cargos de uma organização devem ser desenhados no sentido de reunir ao máximo as cinco dimensões a seguir: variedade de habilidades, identidade com as tarefas, significado das tarefas, autonomia e retroação. A esse respeito, foi formulado o seguinte conceito:
“Grau de liberdade que o ocupante tem para programar as suas atividades, selecionar equipamentos que deverá utilizar e escolher os métodos e procedimentos que deverá seguir.”
Dentre as cinco dimensões apresentadas a seguir, qual delas está relacionada ao conceito acima?
Em um ambiente em constante mudança, é evidente que os cargos e tarefas organizacionais também passam por profundas modificações, o que implica a necessidade de se redesenhar continuamente os cargos e atualizá-los. As alternativas práticas e viáveis para a adequação permanente do cargo ao crescimento profissional da pessoa, para alguns autores, vem a ser: a rotação, a extensão, a ampliação e o enriquecimento de cargos.
Qual das descrições abaixo faz referência à ampliação de cargos?
A análise de cargos é uma verificação comparativa de quais as exigências que essas tarefas ou atribuições impõem ao ocupante e concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo. NÃO é uma dessas áreas:
A administração de recursos humanos passou a ser chamada de
administração de pessoal e, posteriormente de gestão de pessoas.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.
O processo de análise e descrição de cargos é composto de várias etapas que incluem a especificação de cargos, que tem como objetivo apresentar as tarefas ou responsabilidades inerentes aos cargos.
Alguns dos principais resultados da adoção da abordagem da competência na reestruturação dos sistemas de cargos e carreiras e na definição de novas estratégias de remuneração no serviço público são:
I. clareza na definição dos pré-requisitos necessários para a progressão na carreira.
II. criação de critérios baseados em competências para o exercício de cargos de confiança.
III. desenvolvimento de sistemática de remuneração vinculada ao aprimoramento e reconhecimento de competências que são determinantes para a melhoria do desempenho da organização.
As afirmações I, II e III são:
Adequar as pessoas às suas funções, aumentando, gradativamente, os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas são formas, em relação aos cargos, de:
A descrição de cargos e funções é a sistematização de todos os dados que compõem a análise de cargos. É um dos documentos que complementa o Manual Organizacional. Analise os conceitos abaixo:
I - Cargo: conjunto de funções de natureza e requisitos iguais.
II - Função: conjunto de tarefas afins e complementares.
III - Tarefa: menor unidade componente do trabalho.
IV - Título: depende da tarefa e de quem irá executá-la.
V - Grupo: conjunto de departamentos e indivíduos de empresas diferentes.
Assinale a alternativa correta.
Qual dos métodos citados a seguir apresenta viabilidade de uso no processo de análise de cargos?
São muitos os objetivos da análise de cargos. Entre eles pode- se citar:
I. determinação do perfil do ocupante do cargo.
II. fornecimento de dados à higiene e segurança do trabalho.
III. fornecimento de subsídios para o recrutamento de pessoal.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
A análise dos cargos visa ao conhecimento das características, habilidades e aptidões que precisam ter os seus ocupantes, para melhor administrá-los. Em função de seu objetivo, qual é a principal finalidade da análise ocupacional?
As informações a respeito do cargo a ser preenchido podem ser colhidas por meio de cinco maneiras distintas: descrição e análise do cargo; técnica dos incidentes críticos; requisição de pessoal; análise do cargo no mercado e hipótese de trabalho. A análise do cargo no mercado ocorre quando
Constituem uma unidade da organização e um conjunto de deveres e responsabilidades que os tornam distintos (as) dos (das) demais:
Há quatro campos a serem analisados para determinar o universo de exigências geralmente encontrados nos contornos de um cargo. São eles: requisitos mentais, requisitos físicos,
Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
Consideram-se realizadas a análise e a descrição de cargos quando ocorre a determinação dos requisitos básicos da força de trabalho, tais como os requisitos intelectuais e os físicos, as responsabilidades envolvidas e as condições de trabalho.
Considere as seguintes informações sobre determinado cargo: i – receber, classificar e distribuir correspondência (circular), pastas, relatórios e impressos, anotando sua devolução e arquivando; ii – exige discrição acentuada em assuntos confidenciais e tato para obter cooperação; trabalho onde a frequência exigida de contatos é muito acentuada (Adaptado de Chiavenato, 2004).
Em função do processo de análise e descrição de cargos, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a opção correta acerca de análise e descrição de cargos.
Com relação a gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
O método menos indicado para a descrição e análise de um cargo de nível gerencial ou de diretoria é a observação direta.
Com relação ao ato de se desenhar um cargo, assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Significa definir a esfera de competência.
( ) Significa estipular as exigências básicas de escolaridade e/ou habilitação específica para a atuação no cargo.
( ) Significa fixar sua remuneração.
( ) Significa definir o estilo de direção para o ocupante do cargo.
( ) Significa denominar o cargo em consonância com sua natureza e particularidade.
A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é
A avaliação de cargos corresponde ao processo de
A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A análise de cargos organiza-se em duas fases: coleta de dados e descrição e especificação de cargos. A redação da descrição dos cargos é realizada posteriormente à redação da especificação.
A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A descrição do cargo corresponde ao relato dos requisitos, das responsabilidades e dos incômodos impostos aos ocupantes desse cargo.
A análise de cargos é realizada a partir da descrição do cargo. Embora intimamente relacionadas, a diferença é que a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo, enquanto que a análise procura determinar
A entrevista é o método mais utilizado para buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades. Contudo, esse método apresenta pontos positivos e negativos. Assinale a alternativa que apresenta um ponto negativo do método da entrevista.
O objetivo da avaliação de cargos é definir o valor de cada cargo dentro da organização. Os métodos tradicionais de avaliação, pelos quais a empresa pode optar, são os não quantitativos ou quantitativos. Os métodos tradicionais não quantitativos permitem uma rápida elaboração e aplicação, porém, devido à subjetividade da avaliação, podem gerar dúvidas quanto aos cargos em análise. São eles:
Em relação à avaliação de cargos, observe as afirmativas a seguir:
I. A avaliação de cargos fundamenta-se nas informações oferecidas pela descrição e análise de cargos sobre o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e porque faz.
II. A avaliação de cargos enfatiza a natureza e o conteúdo dos cargos, como também as características das pessoas que os ocupam.
III. A avaliação de cargos é o processo através do qual se aplica critérios de comparação dos cargos para se conseguir uma valoração relativa interna dos salários dos diversos cargos.
IV. A avaliação de cargos pode ser complementada por outros procedimentos, como negociações com sindicatos, pesquisas de mercado de salários etc.
V. A avaliação de cargos arruma os salários dos cargos em um estrutura integrada e coesa, com as respectivas faixas salariais em ordem gradativa de valores.
Estão corretas apenas as alternativas
O método de comparação por fatores é uma técnica analítica pela qual os cargos são avaliados e comparados através de fatores de avaliação de cargos. Esse método exige uma sequência de etapas. Uma dessas etapas é a “escolha dos fatores de avaliação”.
Assinale a alternativa que pontua os cinco fatores de avaliação.
A análise de cargos é composta por diversas etapas, sendo a primeira a coleta de dados, na qual o gestor deve optar pela técnica que melhor atende suas necessidades. O método que permite melhor compreensão dos objetivos de cada tarefa, das relações do cargo com outros e das condições em que as atividades são realizadas sem que a pessoa necessite parar o seu trabalho é denominado método
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Os requisitos mentais, os requisitos físicos e as condições de trabalho são fatores de especificação utilizados na análise de cargos.
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
O método de observação direta é o mais adequado para se analisar o cargo de diretor financeiro de uma grande organização.
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A análise de cargos fornece o diagnóstico organizacional e a determinação da missão, da visão e dos objetivos estratégicos da organização, que subsidiarão o levantamento de necessidades de treinamento.
Julgue os seguintes itens, acerca de gestão de pessoas.
A análise de cargo refere-se à verificação de determinado candidato, em relação a ele apresentar ou não as características necessárias para o desempenho da função pretendida.
A análise de cargos está concentrada, basicamente, em quatro requisitos: mentais, fisicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho. Assinale a alternativa que corresponde somente a fatores de especificações de requisitos mentais.
No que se refere a gestão de pessoas, julgue o item seguinte.
A descrição de cargos é o processo de planejamento de recursos humanos que descreve os talentos, conhecimentos, habilidades e outras características necessárias ao desempenho do cargo.
A área de recursos humanos considera as pessoas administradores,
independentemente do cargo e do nível organizacional que ocupam,
pois, de acordo com os postulados dessa área de conhecimento, as
organizações dependem de pessoas para sua operação, direção e
controle. Essa proposição rompe com a tradição de pensar nas
pessoas como meros recursos organizacionais. A partir dessas
informações, e considerando os conceitos e práticas relacionados a
recursos humanos, julgue os itens seguintes.
No programa de análise de cargos, constam as fases de planejamento, preparação e execução. A reunião de dados sobre os cargos, a triagem dos dados e a redação provisória da análise devem ser realizadas na fase de execução.
Não, não é tão antigo... faz só TREZE anos e ainda temos que saber a jurisprudência de ontem do STF em direito Constitucional.... pq pegam jurisprudências de uma semana antes e aplicam numa prova.
É só competição desses "professores" da Cespe, os quais podiam dificultar o nível da prova, mas que por incapacidade própria, vão em livros de 1985 e 2000 para derrubar seus candidatos. Fico feliz, se estão nesse desespero, é sinal que somos mais capazes e quando estivermos nos lugar deles, numa banca como essa, vamos saber avaliar com mais maturidade.
Se a reunião de dados sobre os cargos, a triagem, etc. são feitas na execução, o que diabos se faz no planejamento e preparação?
O link fornecido pelo colega George Amaro tem mais informações:
Planejamento da Análise de Cargos
Determinação dos Cargos a serem descritos
Preparação da Análise de Cargos
Recrutamento, seleção e treinamento dos analistas que comporão a equipe.
Preparação do material (formulários, impressos, materiais, etc.).
Execução da Análise de Cargos
1. Colheita dos dados (com ocupante do cargo e/ou supervisor imediato)
2. Triagem dos dados
3. Redação provisória
4. Apresentação da redação provisória ao supervisor imediato
5. Redação definitiva
6. Apresentação da redação final para aprovação e sua oficialização (ex: Comitê de Cargos e Salários)
Questão CORRETA!
Vejamos:
FASES DA ANÁLISE DE CARGOS
Planejamento
- determinação dos cargos a serem descritos;
- elaboração do organograma de cargos;
- elaboração do cronograma de trabalho;
- escolha dos métodos de análise a ser(em) aplicados;
- seleção dos fatores de especificações a serem utilizados na análise;
- dimensionamento dos fatores de especificações;
- graduação dos fatores de especificações.
Preparação
- recrutamento, seleção e treinamento dos analistas de cargos;
- preparação do material de trabalho;
- preparação do ambiente;
- colheita de dados prévios (nome dos ocupantes dos cargos a analisar, relação dos equipamentos etc.).
Execução
- coleta dos dados sobre os cargos pelos métodos escolhidos;
- triagem dos dados obtidos;
- redação provisória da análise dos cargos;
- apresentação da redação provisória ao supervisor imediato para ratificação ou retificação;
- redação definitiva da análise do cargo;
- apresentação da redação definitiva da análise do cargo para aprovação final.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos. Andreia Ribas e Cassiano Salim. Páginas 98-99.
Bons estudos!! :D
As fases da análise de cargos são três: planejamento, preparação e execução. Noplanejamentoacontece o trabalho de análise de cargos. É uma fase de gabinete e laboratório. Exige:
1. Determinação dos cargos a serem descritos;
2. Elaboração do organograma de cargos e posicionamento dos cargos no organograma;
3. Elaboração do cronograma de trabalho, especificando por onde iniciar o programa de análise;
4. Escolha do(s) método (s) de análise a ser (em) aplicado(s);
5. Seleção dos fatores de especificações a serem utilizados na análise;
6. Dimensionamento dos fatores de especificações;
7. Graduação dos fatores de especificações.
Na fase depreparaçãoé que os esquemas e materiais de trabalho deverão ser preparados e os analistas devidamente treinados, a saber:
1. Recrutamento, seleção e treinamento dos analistas de cargos, que comporão a equipe de trabalho;
2. Preparação do material de trabalho;
3. Preparação do ambiente;
4. Colheita de dados prévios (nomes dos ocupantes dos cargos a analisar, relação dos equipamentos, ferramentas, materiais e formulários utilizados pelos ocupantes dos cargos).
DICA: A fase de preparação pode ser simultânea à fase de planejamento.
A fase de execução é a fase em que se faz a colheita de dados a respeito dos cargos a analisar e a redação de análise:
1. Colheita dos dados sobre os cargos através do(s) método(s) de análise escolhido(s) (com o ocupante do cargo ou com o supervisor imediato);
2. Triagem dos dados obtidos;
3. Redação provisória da análise do cargo pelo analista de cargos;
4. Apresentação da redação provisória da Análise ao supervisor imediato, para ratificação ou retificação;
5. Redação definitiva da Análise do Cargo.
6. Apresentação da redação definitiva da Análise do Cargo para aprovação final.
(Chiavenato, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações - 8.ed. - Rio da Janeiro: Elsevier, 2009.)
Estava chateado com a questão, como o colega Fuinha Concursada, mas faltou prudência ao verificar o enunciado que não se trata do programa de recrutamento, seleção ou treinamento, porquanto trata-se do "programa de análise de cargos" especificamente, logo, as atividades da fase de execução não poderiam ser outras, além da finalidade da análise de cargos, quais sejam a reunião de dados sobre os cargos, a triagem dos dados e a redação provisória da análise.
1- Planejamento:
Relaciona Cargos para descrição
Elabora Organograma de cargos
Prepara cronograma de atividades
Escolhe métodos a serem aplicados
Seleciona fatores de especificação
2- Preparação:
Preparação do material de trabalho
Sensibilização dos envolvidos
Coleta dos dados prévios
3- Execução:
Coleta dos dados conforme planejamento
Triagem dos dados obtidos
Redação provisória do cargo pelo analista
Supervisor imediato revisa a redação dos cargos
Redação definitiva dos cargos
CERTO
========================================================
FASES ou ETAPAS da Análise de Cargos: (Andreia Ribas)
1. PLANEJAMENTO
a. Cargos a serem descritos;
b. Organograma de cargos;
c. Cronograma de trabalho;
d. Métodos a serem aplicados;
e. Dimensionamento e Graduação dos fatores;
2. PREPARAÇÃO
a. Recrutamento, seleção e treinamento do Analista
b. Material do trabalho;
c. Colheita de dados prévios (nomes dos ocupantes dos cargos a analisar);
3. EXECUÇÃO
a. Coleta dos dados;
b. Triagem dos dados;
c. Redação provisória e apresentação ao supervisor para ratificação ou retificação;
d. Redação definitiva;
Apresentação da redação definitiva para aprovação final;FASES DA ANÁLISE DE CARGOS
Planejamento
• determinação dos cargos a serem descritos;
• elaboração do organograma de cargos;
• elaboração do cronograma de trabalho;
• escolha dos métodos de análise a ser(em) aplicados;
• seleção dos fatores de especificações a serem utilizados na análise;
• dimensionamento dos fatores de especificações;
• graduação dos fatores de especificações.
Preparação
• recrutamento, seleção e treinamento dos analistas de cargos;
• preparação do material de trabalho;
• preparação do ambiente;
• colheita de dados prévios (nome dos ocupantes dos cargos a analisar, relação dos equipamentos etc.).
Execução
• coleta dos dados sobre os cargos pelos métodos escolhidos;
• triagem dos dados obtidos;
• redação provisória da análise dos cargos;
• apresentação da redação provisória ao supervisor imediato para
ratificação ou retificação;
• redação definitiva da análise do cargo;
• apresentação da redação definitiva da análise do cargo para
aprovação final.
Andréia Ribas
No que concerne à análise de cargos, os requisitos especificação de instrução, conhecimento, especialização, experiência, complexidade das tarefas e iniciativa referem-se à especificação
As especificações de cargos estão concentradas em 4 grandes áreas:
Requisitos mentais:Boas e Andrade (2009) apontam Fatores de Especificação na Análise de Cargos:
• Requisitos mentais: instrução necessária; experiência anterior; iniciativa e aptidões; competências e habilidades.
• Requisitos físicos: esforço físico; concentração visual e mental; destrezas ou habilidades, etc.
• Responsabilidade por: supervisão de pessoas; material, equipamentos e ferramentas; dinheiro, títulos e documentos; contratos internos e externos.
• Condições de trabalho: ambiente físico de trabalho; riscos de acidentes.
PRof Carlos Xavier
quem apanha nunca esqe...anotado
Coloquei esta questão para que você fique atento para o fato de a CESPE de vez em quando cobrar quais são os requisitos mentais presentes em uma análise de cargos. Sei que você mal deu bola para a figura que eu trouxe acima, então vou repetir ela aqui, olha só:
(Fonte: Chiavenato, Recursos Humanos, O Capital Humano das Organizações, 10a edição)
Perceba, então, que por requisitos mentais temos, como exemplos, o grau de instrução do candidato, a sua experiência prévia, iniciativa, aptidões, especialização, adaptabilidade etc. Já como requisitos físicos temos habilidades, destreza, porte físico necessário, concentração etc. Então, temos que o item correto é a letra E.
Gabarito: E
Durante a análise de cargo, existem diversos fatores de especificação a serem considerados. Idalberto Chiavenato afirma que os principais fatores são: a) requisitos mentais, b) requisitos físicos, c) responsabilidade e d) condições de trabalho.
O enunciado apresenta elementos a serem considerados durante a especificação dos requisitos mentais do cargo, por isso o gabarito é a alternativa “E”.
Se quiser relembrar o assunto, confira nosso esquema matador de questões:
Gabarito: E
CESPE, EU VOU TE VENCERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
Com relação aos sistemas de avaliação de desempenho e às ações
de reconhecimento e incentivo dos funcionários, julgue os itens a
seguir.
Programas de pagamento variável não podem ser considerados programas de incentivo, porque promovem percepção de injustiça na distribuição dos recursos.
ERRADO
4.4 Remuneração variável
A remuneração fixa privilegia a padronização salarial e facilita o equilíbrio interno e externo. Da mesma forma, propicia uma base lógica para a distribuição salarial, focalizando o cargo ou as atividades desempenhadas pelo servidor. Um dos problemas da remuneração fixa está no fato de não motivar o indivíduo a ter melhor desempenho.
Remuneração variável representa uma parcela da remuneração total, podendo ser creditada por mês, por trimestre, por semestre ou por ano, e depende dos resultados alcançados pela empresa, pelo setor ou pelo próprio funcionário. A maioria das empresas chama este tipo de remuneração de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Questão de Concurso
(Cesgranrio/EPE/Analista de Gestão Corporativa/2010 – Adaptada) Dentre as práticas avançadas de formas de remuneração, encontra-se a remuneração variável. Sobre ela, analise as características a seguir.
a) É determinada pela função e ajustada ao mercado, o pagamento é proporcional ao período de tempo dedicado ao trabalho e está dissociada do desempenho ou do resultado de produção.
b) É destinada a proporcionar incentivo ao pessoal técnico da empresa que trabalha em atividades em que o conhecimento tecnológico é fundamental e exige experiência prática e atualização constante.
c) É determinada pela formação e capacitação dos funcionários e desloca o foco do cargo ou função para o indivíduo, aplicando-se, preferencialmente, a organizações que passaram por processos de mudanças.
d) É vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização, além de incluir a participação nos lucros e a remuneração por resultados.
Gabarito: d. A alternativa apresenta as novas abordagens de remuneração variável.
Poder, liderança e comunicação são temas centrais para a gestão do
comportamento organizacional. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.
Médicos em uma organização de saúde ou analistas de sistemas em uma organização de tecnologia da informação são grupos com alta probabilidade de ter poder de base especialista em suas organizações.
Gab: CERTO
Partindo da DESCRIÇÃO&ANÁLISE do cargo conseguimos identificar o gabarito, isto é, da exigência do conteúdo do cargo, do que ele faz, como faz e por que faz. Assim como a ANÁLISE DO CARGO, em que teremos informações do CHA. Portanto, quando visualizamos um Médico ou um Analista de Sistemas em suas respectivas funções, notamos a presença correta da Descrição e da Análise empregadas nessas organizações!! Cada pessoa em seu lugar.
No que se refere à gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue
o item subsequente.
O perfil de competências, que define os conhecimentos, habilidades e atitudes para realizar com expertise as atividades, é um dos produtos do processo de análise e descrição de cargos.
O Mapeamento de Competências é um dos processos fundamentais para a implementação da gestão por competências nas organizações, podendo abranger toda a empresa ou apenas determinadas áreas, funções ou cargos. A partir desse processo, são identificados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para o desempenho competente do cargo. O mapeamento permite a elaboração e a descrição do perfil de competências profissionais técnicas e comportamentais exigidas para o cargo.
Competências técnicas: são definidas pelos conhecimentos e habilidades proximais ao cargo, que devem ser aplicados em tarefas, responsabilidades, atribuições e funções específicas dos cargos analisados. Indicam o “saber” e o “saber fazer” necessários à execução das tarefas do cargo ou função. Competências comportamentais: contemplam habilidades distais e atitudes compatíveis com as atribuições que devem ser desempenhadas em determinado cargo. Refere-se ao “querer fazer” no desempenho competente do cargo ou da função. O que é Expertise? é uma palavra de origem francesa que significa `experiência', "especialização". Consiste no conjunto de habilidades e conhecimentos de uma pessoa, de um sistema ou tecnologia.para mim a questão deveria estar errada, pois atribui os aspectos extrínsicos (conhecimentos, habilidades e atitudes) à descrição de cargos também. Do modo como a questão foi formulada houve confusão entre análise e descrição de cargos, onde apenas um deles reflete os aspectos extrínsicos.
Gustavo errei a questão por também pensar dessa forma.
Gustavo, também pensei dessa forma. Ora, conhecimentos, habilidades e atitudes estão relacionados à analise, e não à descrição de cargos (que se atem apenas ao conteúdo do cargo, e não aos requisitos do indivíduo a ocupar o cargo).
- CERTA -
Chiavenato, 2014, diz que a
"descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das
principais responsabilidades do cargo (...) relaciona de maneira breve
as tarefas, deveres, e as responsabilidades do cargo". É narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos, isto é, com o seu conteúdo.
Feita a descrição, vem a análise (aspecto extrínseco), que são os requisitos que o ocupante deve possuir: conhecimentos, habilidades e atitudes.
Aqui a parte mais sutil da questão: Como a análise é feita a partir da descrição, podemos dizer que o conteúdo do cargo + os requisitos resultam em uma avaliação técnica, que é feita pelo especialista de RH ou Gerente.
Porém, o enunciado enfoca mais o aspecto intrínseco:
"O perfil de competências, que define os conhecimentos, habilidades e atitudes para realizar com expertise as atividades, é um dos produtos do processo de análise e descrição de cargos."
Em outras palavras: O mapeamento intrínseco é feito após a descrição de cargos, sendo, portanto, um produto do processo de análise e descrição de cargos.
Avante!
CERTO.
O perfil de competências/ perfil profissional/ perfil profissiográfico do cargo é o produto da análise e descrição de cargos.
Embora eu tenha errado a questão por ter julgado em primeiro momento que a questão estaria referenciando (conhecimentos, habilidades, atitudes) com descrição de cargos, procurei uma maneira entendê-la melhor.
Por exemplo:
Um cargo X possui as tarefas A, B e C = DESCRIÇÃO
A tarefa A exige que a pessoa seja comunicativa, a tarefa B exige que a pessoa seja ágil, a tarefa C exige concentração
A ANÁLISE de cargos pode visualizar na DESCRIÇÃO quais são as atividades que são desempenhadas naquele cargo, e assim elencar as habilidades necessárias para execução das mesmas de modo otimizado. Essas habilidades, inclusive, podem mudar de tempos em tempos com avanços tecnológicos etc. As tarefas podem continuar as mesmas, mas as habilidades podem sofrer mutações.
Então, o perfil da pessoa que seria adequada para ocupar determinadado cargo seria sim, de fato, um produto advindo da DESCRIÇÃO E ANÁLISE do cargo.
Pensando dessa meneira, encontrei um sentido simples e lógico para que essa questão seja dada como CORRETA.
LEMBREM-SE QUE A ANÁLISE É FEITA A PARTIR DA DESCRIÇÃO DO CARGO.
LOGO, O perfil de competências é um dos produtos do processo de análise e descrição de cargos.
GABARITO CERTO
A chave da questão está no "processo", pois se tivesse falado apenas na descrição e análise de cargos estaria errado. Mas como um processo em que primeiro vem a descrição para depois fazer a análise dos cargos, se obtém como produto o perfil profissiográfico do ocupante do cargo.
Com a Cespe nunca se sabe se ela trata de forma genérica o termo "análise e descrição de cargos", nessa ela considerou genericamente.
Gente, a questão não afirma que isso é fruto (só) da descrição de cargo. Realmente, o perfil de competência é fruto do processo de análise e descrição, mais especificamente da análise de cargos.
O perfil de competências, que define os conhecimentos, habilidades e atitudes para realizar com expertise as atividades, é um dos produtos do processo de análise e descrição de cargos.
CERTO: A assertiva envolve todo o processo. Análise e descrição estão contidas dentro do processo, logo conhecimentos, habilidades e atitudes estão dentro do processo, especificamente na análise de cargos.
Chato pra p@#$!!!! Tem hora que análise e descrição juntas tá errada tem outras que ta certo!!
Ora a CESPE adota o Processo de Análise/Descrição de Cargos de forma ampla, ora de forma estrita. Acredito que o macete seja você considerar de forma ampla caso a questão venha considerando de forma ampla. Caso haja alguma especificação restritiva você faz a diferenciação.
Isso se a organização utilizar a análise e descrição de cargos com foco nas competências, e não com foco no cargo. Nesse caso, pode-se dizer que um dos resultados será o perfil das competências. Forçando essa amizade, dá pra considerar o item certo.
Grosso modo, quem fornece o perfil de competências é o mapeamento das competências.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
"São as mais simples e indivisíveis unidades de competência a serem expressadas por um agente, previstas em número certo, com denominação própria, retribuídas por pessoas jurídicas de Direito Público e criadas por lei, salvo quando concernentes aos serviços auxiliares do Legislativo, caso em que se criam por resolução, da Câmara ou do Senado, conforme se trate de serviços de uma ou de outra destas Casas. 11 (MELLO, 2011).
Segundo o trecho supracitado, este é o significado de
Art. 2o Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.
Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.
Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
Art. 4o É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.
Com referência a descrição e análise de cargos, julgue o item abaixo.
Descrever um cargo significa relacionar o que o seu ocupante faz, a maneira como faz, sob quais condições e por que faz. Analisar cargos significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo.
DESCRIÇÃO X ANÁLISE
CARGO: Agente Administrativo da PFDESCRIÇÃO DO CARGO: Atender ao público, emissão de passaportes, expedição de ofícios etc
ANÁLISE DE CARGOS: Diploma de nível médio, mínimo 18 anos, conhecimento de informática etc.
Complementando...
descrição de cargos = aspectos intrínsicos, pois estão ligados ao conteúdo dos cargos.
análise ou especificação de cargos = aspectos extrínsicos, pois estão ligados às caractéristicas que não são do conteúdo do cargo, ou seja, são características exigidas ao ocupante do cargo.
Embora intimamente relacionadas em suas finalidades e no processamento de obtenção de dados, a Descrição de Cargos e Análise de cargos são perfeitamente distintas entre si. Enquanto a descrição se preocupa com conteúdo do cargo (o que ocupante faz, quanto faz, como faz e porque faz); a análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado. É por meio desta análise que os cargos estão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação.
ENQUANTO A DESCRIÇÃO DE CARGOS SE PREOCUPA COM O CONTEÚDO, QUE FAZ, QUANDO FAZ, COMO FAZ E POR QUE FAZ, A ANÁLISE (OU TAMBÉM DENOMINADA COMO ESPECIFICAÇÃO DE CARGOS) ESTUDA E DETERMINA OS REQUISITOS QUALITATIVOS PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO, OU SEJA, AS RESPONSABILIDADES ENVOLVIDAS, O GRAU DE INSTRUÇÃO, A CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO.
Resumidamente, temos:
ANÁLISE DE CARGOS (ESPECIFICAÇÃO DE CARGOS)
O ENFOQUE ESTÁ NOS REQUISITOS DO OCUPANTE
PERFIL DESEJADO DE SEU OCUPANTE (CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO).
DESCRIÇÃO DE CARGOS
O ENFOQUE ESTÁ NO CONTEÚDO DO CARGO
ATIVIDADES DO OCUPANTE (O QUE ELE FAZ, POR QUE FAZ, COMO FAZ, ETC.)
GABARITO CERTO
Li umas três vezes pra ver se não tinha alguma pegadinha.
Não dá para entender a banca, uma prova cai o conceito redondinho de acordo com a doutrina , uma questão justa. Ai você pega outra prova , vem uma questão dizendo que os requisitos para desempenhar o cargo é etapa de descrição de cargos...
não entendi, pensei que fosse ao contrário
Engraçado que uma questão da mesma banca tá dizendo que as condições de trabalho são relativas à análise: "A verificação de requisitos físicos e mentais, das responsabilidades envolvidas no desempenho do trabalho e das condições de trabalho é realizada na fase de análise de cargos".
O enunciado descreve corretamente os conceitos de descrição e análise de cargos. Ótimo enunciado para revisarmos os conteúdos.
Gabarito: Certo
Acerca da gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.
A organização que pretender analisar e descrever cargos de direção estratégica deverá evitar o método de observação como técnica de coleta de dados.
Questão CORRETA.
MÉTODOS DE COLETA DE DADOS SOBRE OS CARGOS:
Existem 3 métodos para a obtenção de dados a respeito dos cargos, quais sejam:
Entrevista: as entrevistas podem ser individuais, grupais, com grupos de funcionários, ou com o supervisor que conhece os cargos a serem analisados.
Questionário: a colheita de dados a respeito de um cargo pode ser feita por questionários que são distribuídos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor.
Observação: o método de observação é aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos.
Logo, a questão está correta, pois cargo de direção estratégica está longe de ser um cargo simples, ou seja, o método de observação não se encaixaria no quadro.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos. Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim. Página: 97
Certo.
O ideal seria o QUESTIONÁRIO.
Questionário:Ideal para cargos de alto nível
Observação: Ideal para cargos simples e repetitivos.
Gestão de pessoas para concursos, Andréia Ribas e Cassiano Salim PG: 109.
CERTO
----------------------------------
Tecnica da Observação
Essa tecnica não é aconselhavel para cargos "Altos" e "Importantes". Ela é recomendada para cargos simples. O mais indicado neste caso seria a Técnica do Questinário, por ser mais economica e posibilitar aplicação em cargos de nivel mais alto.
----------------------------------
CORRETA!
Técnica da observação:
É indicado para atividades simples e repetitivas. É apenas um contato visual do trabalho de um indivíduo (geralmente, o setor operacional facilita esse trabalho) por um analista de cargos. É um processo passivo.
Vantagens:
· Veracidade dos dados obtidos;
· Utilizado em atividade simples e repetitivas;
· Não interrompe o trabalho do ocupante do cargo;
·Comparação entre os dados obtidos e a fórmula básica de análise de cargos (o que faz ? Por que faz ? Como faz ? )
Desvantagens:
·Custo elevado, requer tempo para o analista recolher informações sobre o cargo;
·A simples observação, sem o contato direto e verbal com o executante, não permite obter dados realmente importantes para a análise;
·Contraindicado para cargos que não sejam simples e repetitivos.
Portanto, pelo fato dessa técnica adequadar-se para cargos simples e repetitivos e a direção estratétiga ser um procedimento complexo, realmente é contraindicado.
QUESTÃO CORRETA
O método de levantamento de dados através da OBSERVAÇÃO é indicado para a parte OPERACIONAL da organização, haja vista que se trata de tarefas mais repetitivas e simples.
Para a parte ESTRATÉGICA da organização, é mais recomendável que se faça levantamento de dados por meio de entrevistas ou um questionário bem estruturado.
ENTREVISTA: PARA QUALQUER NÍVEL OU CARGO ---> CUSTO ELEVADO.
OBSERVAÇÃO (IN LOCO): PARA CARGOS SIMPLES ---> CUSTO ELEVADO.
QUESTIONÁRIO: PARA CARGOS COMPLEXOS DE ALTO NÍVEL ---> MENOR CUSTO.
GABARITO ERRADO
GAB. CERTO -----> PedroMatos se confundiu ao postar o gabarito!
ENTREVISTA: PARA QUALQUER NÍVEL OU CARGO ---> CUSTO ELEVADO.
OBSERVAÇÃO (IN LOCO): PARA CARGOS SIMPLES ---> CUSTO ELEVADO.
QUESTIONÁRIO: PARA CARGOS COMPLEXOS DE ALTO NÍVEL ---> MENOR CUSTO.
Questionário é o melhor por ter o MENOR CUSTO
Questionário: Colheita de dados, através do preenchimento de um questionário, que deve ser preenchido pelo ocupante do cargo ou por seu supervisor, o mais recomendado que seja preenchido pelos dois.
VANTAGEM ==> Participação ativa do ocupante do cargo
DESVANTAGEM ===> Participação passiva do analista de RH
Não existe esse de "SER O MELHOR", deve-se analisar cada caso, às vezes, o barato sai caro. Custo-benefício.
Observaçao é para cargos SIMPLES, ROTINEIROS.. Por isso deve evitar para cargos de direçao...
No que diz respeito aos tipos de especialização, as delimitações de atuação dos gestores públicos podem ser classi?cadas em:
Com base em Chiavenato (2008) e utilizando a letra D para identificar os conceitos relacionados à descrição de cargos e a letra A para identificar aqueles referentes à análise de cargos, classifique os seguintes conceitos:
( ) É um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
( ) Relaciona de maneira breve as tarefas, os deveres e as responsabilidade do cargo.
( ) É detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente.
( ) Se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo.
( ) É narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo. ( ) Aborda os aspectos extrínsecos do cargo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos que se aplicam em ambientes organizacionais.
As especificações do cargo a ser preenchido constituem a base do processo de seleção de pessoas, o que possibilita uma adequada avaliação do perfil do candidato selecionado.
As descrições de cargos relacionam as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, enquanto as especificações de cargo preocupam-se com os requisitos necessários ao ocupante. Assim, os cargos são preenchidos de acordo com essas descrições e especificações.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYcIAC/recursos-humanosA análise e a descrição de cargos são insumos para os demais processos de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção. CORRETA
As especificações do cargo a ser preenchido (OU SEJA, O PERFIL DESEJADO DE SEU OCUPANTE, OS REQUISITOS QUALITATIVOS PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO: CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO) constituem a base do processo de seleção de pessoas (OU SEJA, SÃO REQUISITOS QUE SERVEM DE BASE PARA O ESTABELECIMENTO DE UM CONJUNTO DE TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS QUE VISA ATRAIR CANDIDATOS POTENCIALMENTE QUALIFICADOS INTERNA OU EXTERNAMENTE À ORGANIZAÇÃO), o que possibilita uma adequada avaliação do perfil do candidato selecionado.
GABARITO CERTO
Especificações ou análise do cargo é externo- relacionado ao empregado. EX: competências, habilidades e atitudes
Descrição do cargo é interno- relacionado ao cargo. EX: tarefas do cargo
CERTO
ESPECIFICAÇÃO = ANÁLISE DE CARGOS
A análise e a descrição geram impactos em:
1) Recrutamento e seleção
2) Treinamento e desenvolvimento
3) Remuneração e benefícios
4) Avaliação de desempenho
Aulas da profª Andreia Ribas.
A respeito de ocorrências em ambientes organizacionais, julgue os itens subsequentes.
A análise do cargo deve anteceder a etapa de descrição do cargo, ou seja, após analisar um cargo de determinada organização, deve-se proceder à descrição das tarefas e atribuições.
SEGUNDO PROFESSORA ANDREIA RIVAS
DICA: COLETA DE DADOS
(DEPOIS DESCRIÇÃO VEM PRIMEIRO )DEPOIS( ESPECIFICAÇÃO /ANÁLISE EM SEGUNDO)
ERRADA!
Não tem como saber o que o cargo exige do ocupante sem criá-lo antes. Então, primeiro descreve o cargo para, logo em seguida, analisá-lo.
GABARITO: ERRADO
IMPOSSÍVEL análise vir antes de descrição
Imagine que você queira reformar a sua casa precise: quebrar uma parede(1), construí-la em outro lugar(2) e depois rebocar(3). Você em um primeiro momento já DESCREVEU TUDO o que tem que ser feito.
Aí depois você vai pensar em contratar um pedreiro. O que você irá fazer? Pedir recomendações de um pedreiro que: trabalhe bem, que seja rápido, detalhista, cuidadoso etc. AQUI, você fez a ANÁLISE das competências necessárias que um pedreiro deveria ter para efetuar a reforma na sua casa.
Resumindo: Descrição sempre vem antes da análise.
PRIMEIRO VEM A DESCRIÇÃO (ATIVIDADES DO OCUPANTE DO CARGO: O QUE ELE FAZ, POR QUE FAZ, COMO FAZ, ETC.) PARA DEPOIS VIR A ANÁLISE/ESPECIFICAÇÃO (PERFIL DESEJADO DO OCUPANTE DO CARGO: CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO).
CHIAVENATO: "...A ANÁLISE É FEITA A PARTIR DA DESCRIÇÃO DO CARGO..."
GABARITO ERRADO
É o contrário
ERRADA
A DESCRIÇÃO VEM ANTES DA ANÁLISE DE CARGOS.
DESCRIÇÃO:
- CONTEÚDO DO CARGO.
- ASPECTO INTRÍNSECO
- O QUE O OCUPANTE FAZ.
- TAREFAS, DEVERES, RESPONSABILIDADES.
Primeiro descreve e depois analisa
Primeiro você determina o que será feito (descrição) para depois analisar as competências necessárias para se fazer aquela atividade (análise).
ERRADO
Primeiro a descrição, depois a análise !
Gab: ERRADO
A Descrição de cargos descreve como ele deve ser (é interno). A Análise do cargo (é externo) se baseia na descrição para definir o que exigir de seu ocupante!! Então, o correto seria:
Acerca de gestão de pessoas e de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
A análise do cargo, tendo como subsídio informações como pesquisa salarial e avaliação de desempenho do ocupante do cargo, possibilitará à organização a obtenção de informações acerca dos requisitos intelectuais e físicos necessários ao colaborador para o desempenho adequado do cargo
A análise de cargo é o detalhamento do que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e competências para que possa desempenhá-lo adequadamente. Procura ainda, determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo impõe e as condições ambientais em que o trabalho deve ser realizado. Pode ser entendida também como ponto de partida para a identificação da maioria dos problemas no campo dos Recursos Humanos, tais como: dificuldades no processo de recrutamento e seleção; levantamento de necessidades e seleção dos conteúdos para programas de treinamento de pessoal; avaliação de cargos e determinação das faixas salariais e plano de carreira; determinação das linhas de autoridade e responsabilidade na organização; fornecimento de subsídios para a implantação de sistemas de avaliação de desempenho e mérito, dentre outros.
http://www.portalrelacoes.com.br/descricao-e-analise-de-cargos/
Vamos que vamos garela, essa me pegou feio.....
"A análise de cargos tem como subsídios uma série de atividades para o setor de Recursos Humanos, como: Pesquisa Salarial, Avaliação de Cargos, Classificação dos cargos em grupos ocupacionais, enquadramento do pessoal nos cargos, administração dos salários; avaliação do desempenho do ocupante do cargo; contestações em reclamações trabalhistas, treinamento e desenvolvimento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, segurança do trabalho, pesquisa de hiatos e sobreposição de tarefas, elaboração de carreiras profissionais". (PONTES, 2002. p. 47)
Essa questão só para gerente com bola de cristal:
Tendo como informações somente o salário e avaliação de desempenho do ocupante do cargo, possibilita à organização a obtenção de informações acerca dos requisitos intelectuais e físicos necessários ao colaborador????
Ou seja, quanto mais rico, a pessoa é mais inteligente e mais bonita???????kkkkk
Essa organização é foda mesmo!!!!
Também não entendi esta questão. A análise de cargos não tem como subsídio informações de cunho salarial; O objetivo dela que é subsidiar as decisões sobre faixa salarial, classificação de cargos etc.
ASSERTIVA CORRETA!
É a típica questão de gestão de pessoas do Cespe… tem justificativa para estar errada ou para estar certa. Mas está CERTA.
Clássica questão que ficaria em branco na minha prova.
A análise do cargo, tendo como subsídio informações como pesquisa salarial e avaliação de desempenho do ocupante do cargo, possibilitará à organização a obtenção de informações acerca dos requisitos intelectuais e físicos necessários ao colaborador para o desempenho adequado do cargo - CORRETA
Descrição de cargos - é o processo que em suma, visa enumerar o conjunto de tarefas, atribuições e funções realizadas pelo colaborador em determinado cargo. Seria representar por escrito o que se realiza no dia-a-dia.
Descrever um cargo, é também evidenciá-lo no organograma da organização, defininindo sua posição e a quem deve prestar responsabilidade, ou seja, quem é seu supervisor. É também relacionar as tarefas, os deveres e responsabilidades do cargo.
Análise de Cargos - enquanto a descrição de cargos se preocupa com o conteúdo, que faz, quando faz, como faz e por que faz, a análise estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, a capacidade de desenvolvimento. Ela se concentra em quatro requisitos: Mentais, fisícos, de responsabilidade e condições de trabalho.
Fonte: http://www.gpportal.com.br/2010/06/descricao-e-analise-de-cargos.html
Correta. Faz menção aos fatores de especificações da Descrição e Análise de Cargos os quais são: Requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades envolvidas e condições do trabalho.
NESSA QUESTÃO APLICARIA A TECNICA DO CHUTE,MAS ELA NÃO IRIA EM BRANCO.
CORRETA!
Enquanto a descrição de cargos é o estudo do cargo em si, a análise de cargos é uma pesquisa dos aspectos deste em busca do ocupante que possua esses mesmos aspectos.
Descrever e análisar cargos é também o caminho para se definir a remuneração do colaborador, pois à partir dele temos o conhecimento do que está sendo realizado, como deve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se um justo valor para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exidigo e ambiente de trabalho
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/descricao-e-analise-de-cargos/45686/
ENQUANTO A DESCRIÇÃO DE CARGOS SE PREOCUPA COM O CONTEÚDO DO CARGO, A ANÁLISE ESTUDA E DETERMINA OS REQUISITOS QUALITATIVOS PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO, OU SEJA, AS RESPONSABILIDADES ENVOLVIDAS, O GRAU DE INSTRUÇÃO, A CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO. ELA SE CONCENTRA EM QUATRO REQUISITOS: MENTAIS, FISÍCOS, DE RESPONSÁBILIDADE E CONDIÇÕES DE TRABALHO.
DESCREVER E ANÁLISAR CARGOS TAMBÉM É O CAMINHO PARA SE DEFINIR A REMUNERAÇÃO DO COLABORADOR, POIS A PARTIR DELE TEMOS O CONHECIMENTO DO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO, COMO DEVE SER REALIZADO E QUEM DEVE REALIZAR, ASSIM SENDO, AVALIA-SE UM JUSTO VALOR PARA TAIS EXERCÍCIOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEMPRE O GRAU DE COMPLEXIDADE, CONHECIMENTO EXIDIGO E AMBIENTE DE TRABALHO.
GABARITO CERTO
CERTO
"A análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito."
Andreia Ribas (2013)
Acertou miseraví kkk
Finalmente parei de errar análise de cargo x descrição de cargo
Sem complicar muito:
DESCRIÇÃO DE CARGOS: está relacionada ao cargo em si. Diz respeito às responsabilidades do cargo. É referente às TAREFAS.
ANÁLISE DE CARGOS: está relacionada ao ocupante do cargo (PESSOA). Diz respeito às habilidades, às capacidades e aos conhecimentos exigidos do indivíduo.
O enunciado apresenta corretamente as características da análise de cargos. Lembre-se que a análise de cargo envolve o processo sistemático de coleta de informações sobre os cargos a fim de que sejam estabelecidos os requisitos desses cargos.
Gabarito: Certo
Gab: CERTO
(CESPE/2013 - MI - Administrador) julgue o item abaixo. Descrever um cargo significa relacionar o que o seu ocupante faz, a maneira como faz, sob quais condições e por que faz. Analisar cargos significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo. CERTO.
Ao conjunto de categorias funcionais da mesma natureza escalonadas segundo a escolaridade, o nível de complexidade e o grau de responsabilidade denomina-se:
Lei 5810 - RJU-PA
ART. 2
IV - grupo ocupacional é o conjunto de categorias funcionais da mesma natureza, escalonadas segundo a escolaridade, o nível de complexidade e o grau de responsabilidade;
Letra C
Dentre as variáveis influentes, na escolha dos fatores de avaliação de cargos, a variável que indica se um fator tem ou não a propriedade de atribuir valores diferenciados ao universo de cargos, por meio dos seus graus de intensidade, é a variável da
Achoo que está ligado a variavel: DESCRIÇÃO DO CARGO
ou seja,
Atraves das perguntas:
o que faz, como faz e por que faz
Vc encontra uma das maneiras de fazer a AVALIAÇÃO DO CARGO
Tb fica implicito quando diz "universso de cargo" = a grande massa
ALTERNATIVA B)
Questão parecida:
Ano: 2008 Banca: FCC Órgão: METRÔ-SP Prova: Analista Treinee - Administração de Empresas
No sistema de avaliação de cargos, a variável que indica se um fator tem ou não a propriedade de atribuir valores diferenciados ao universo de cargos, por meio dos seus graus de intensidade, é a variável da
a) pressão emocional b) aplicabilidade c) responsabilidade d) fadiga mental e) discriminação.
Que coisa mais subjetiva =/
Nem fico de consciência pesada!
Julgue o item a seguir, a respeito de análise e descrição de cargos na função de gestão de pessoas.
Constitui objetivo da moderna análise de cargos auxiliar a organização a estabelecer tanto as características do cargo quanto os requisitos para seleção e desempenho, sendo a análise do inventário de tarefas um dos métodos para reunir as informações necessárias à análise de cargos
Constitui objetivo da moderna análise de cargos auxiliar a organização a estabelecer tanto as características do cargo quanto os requisitos para seleção e desempenho, sendo a análise do inventário de tarefas um dos métodos para reunir as informações necessárias à análise de cargos. CORRETA
----------------------
Até onde sei descrição descreve as tarefas de um cargo, o que o ocupante faz, como faz e porque faz. Já a análise detalha o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades etc, ou seja, define o que o cargo impõe ao seu ocupante.(Chiavenato+Andréia Ribas).
Concordo Analista Federal, também não entendi..
?????????????
Eu não entendo essa matéria. Dá um desespero. :(
Sinto o mesmo wallison
meu entendimento. GAB. C
Constitui objetivo da moderna análise de cargos auxiliar a organização a estabelecer tanto as características do cargo (DESCRIÇÃO DE CARGO) quanto os requisitos para seleção e desempenho ( ANÁLISE DE CARGO), sendo a análise do inventário de tarefas ( descrição de cargo -tarefas, atribuições e responsabilidades) um dos métodos para reunir as informações necessárias à análise de cargos.
Gab: Certo.
Ora a Cespe toma o conceito de Análise de cargo em sentido amplo envolvendo a análise e a descrição.
Ora a Cespe pega também descrição englobando análise
Ora pega os conceitos isolados....
A análise e descrição de cargos são processos de aplicação de pessoas na organização. Muitas vezes ele são tratadas como uma só coisa, mas representam dois conceitos distintos. Enquanto a descrição do cargo está ligada aos aspectos intrínsecos ao cargo, a análise está ligada aos aspectos extrínsecos ao cargo.
Elementos da Descrição de Cargos:
• O que faz? Tarefas e atividades a executar.
• Quando faz? A periodicidade é diária, semanal, mensal, anual ou esporádica.
• Como faz? Através de pessoas, máquinas e equipamentos, materiais, dados e informação.
• Quem faz? Local e ambiente de trabalho.
• Por que faz? Objetivos do cargo. Metas e resultados a atingir.
Fatores de Especificação na Análise de Cargos:
• Requisitos mentais: instrução necessária; experiência anterior; iniciativa e aptidões; competências e habilidades.
• Requisitos físicos: esforço físico; concentração visual e mental; destrezas ou habilidades, etc.
• Responsabilidade por: supervisão de pessoas; material, equipamentos e ferramentas; dinheiro, títulos e documentos; contratos internos e externos.
• Condições de trabalho: ambiente físico de trabalho; riscos de acidentes.
Prof, Carlos Xavier
Complementando...
(Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TRT - 17ª Região (ES) Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa) A análise do cargo, tendo como subsídio informações como pesquisa salarial e avaliação de desempenho do ocupante do cargo, possibilitará à organização a obtenção de informações acerca dos requisitos intelectuais e físicos necessários ao colaborador para o desempenho adequado do cargo. C
estabelecer tanto as características do cargo = descrição
Na boa a banca não está definindo os conceitos de forma objetiva. O jeito é entrar com recurso.
essa materia ninguem a domina na moral ........... e uma merda
merda.uma hora diz que caracteristica não faz parte da analise do cargo outra diz que sim.puts
e agora quem poderá nos defender.
Tem que fazer um curso na mãe Diná pra ver se aprendo a adivinhar essas respostas do CESPE, putzzz, toda hora muda o conceito!
Banca vagabunda, ora ela trata desenho e descrição como sendo a mesma coisa, ora ela trata desenho, descrição e análise como sendo a msm coisa...-.-
Pessoal, é o seguinte.
A "descrição de cargos" está circunscrita dentro da "análise de cargos "quando ela é vista como método de coleta de dados para "Análise de Cargos".
Conforme Xavier, Carlos (Estratégia - STJ 2018) a descrição de cargos pode estar dentro da análise de cargos.
Há outros métodos de coleta de dados para "análise" também. Vejamos:
Entrevistas: individuais, ou em grupo, com ocupantes do cargo e com supervisores que conheçam detalhadamente o cargo a ser analisado. Perguntas:
- Qual a função desempenhada?
- Quais as principais atividades e responsabilidades?
- O que você faz exatamente?
Questionário: instrumento por meio do qual o profissional é solicitado a descrever as principais responsabilidades e atribuições do trabalho. Lista de Verificação estruturada, contendo várias atribuições ou tarefas específicas.
Observação: é útil quando o trabalho consiste principalmente de atividade física observável. Em cargos tais como: Porteiro, Operário de linha de montagem e Balconista; Não é recomendável para atividades mentais não mensuráveis (advogado, engenheiro, etc.)
Registro do Participante (inventário de tarefas): cada atividade realizada pelo funcionário é registrada detalhadamente por ele em um diário, bem como o tempo empregado. Complementa os dados das entrevistas realizadas com funcionário e gerente;
Descrições de Cargo: é o estabelecimento escrito sobre o que o funcionário faz, como faz e em que condições o trabalho é desempenhado. Serve de base para definir a especificação do cargo- apresenta o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) necessários para o desempenho satisfatório do trabalho.
Para resolver questões sobre o assunto e evitar erros é necessário identificar se o comando destas falam apenas da "Análise de cargos", ou da "Descrição de cargos", ou se diferencia uma da outra, ou se a "Descrição de cargos" pode ser entendida como um método de coleta de dados na "Análise de cargos".
A moderna análise não seria por competências e não descrição do cargo em si?
Só Jesus pra nos livrar de tanta incerteza na hora da prova.
Hahahah uma questão de análise/descrição é deixar em branco na certa.
Cara, parem de "pelar o saco" da banca.
Chega!
Desisti dessa matéria. Só vejo isso novamente se der tempo, senão, deixo tudo em branco. rsrsrs
Essa disciplina tinha q ser proibida!!
CERTO
Entendi da seguinte forma (não sei se meu raciocínio foi correto)....
Quem faz o inventário de tarefas é a descrição de cargos. Sendo assim, primeiro é feito o levantamento das tarefas e responsabilidades para depois definir os requisitos exigidos do ocupante.
PRIMEIRO FAZ A DESCRIÇÃO, DEPOIS FAZ A ANÁLISE.
" Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo."
Ah, na boa, eu me esforço com esse assunto, mas não ta dando certo não.
Eu não entendi... alguém ajuda...
Se a Análise de Cargos é feita posterior a Descrição de Cargos, como ela pode depois de ja ter sido descrita, ajudar a estabelecer as caracteristicas do cargo...
Que matéria infernal. E ainda por cima, não entendo as explicações desta professora.
Gab: CERTO
Entendi como a Jordana.
Um dos maiores problemas que as organizações enfrentam é na quantificação e qualificação da mão de obra necessária para seu correto funcionamento. Para que isso não se torne um grande problema social e financeiro, devem ser analisados dois fatores no ambiente externo.
Pode-se afirmar que esses fatores são:
Um dos fatores de demissão de pessoas das organizações é o alto salário. A alta administração das empresas não ficará com um funcionário que tenha um salário muito acima do mercado, pois encaram esse fato como prejuízo. Para o funcionário isso é um caos social, e empresa perde mão de obra especializada, treinada e integrada à empresa, sem contar com a desmotivação que causa nos funcionários que continuam na organização. Esse problema pode ser evitado com ações contidas em uma das alternativas:
O tempo de serviço tem sido a variável mais importante na determinação da trajetória de evolução dos servidores nos cargos e (ou) carreiras da Administração Pública. Esse é também o principal fator de variação salarial entre os servidores de um mesmo cargo e (ou) carreira, não havendo grandes oscilações em função de fatores como desempenho, qualificação, compartilhamento de conhecimentos ou produção de resultados.
PIRES, Alexandre Kalil et al. Gestão por competências em organizações de governo – mesa redonda. Brasília: ENAP, 2005, com adaptações.
A fim de atingir uma situação ideal, um órgão público pretende afastar as mazelas do paradigma de tempo de serviço para progressão funcional dos próprios servidores. Para alcançar esse objetivo, é necessário que
Nossa cadê nossos colegas comentarista dessas questões de administração geral? Estou aqui apanhando.
OS CONCURSEIROS DO PARÁ SOFRERAM PARA FAZER ESSA PROVA DE GESTÃO DE PESSOAS. CONTEÚDO MTO APROFUNDADO. ESTÁ CADA VEZ PIOR !! ABÇS.
Questão que exige um conhecimento dos processos de gestão de pessoas.
Primeiro passo: conhecer quais são tais processos. Chiavenato estabelece-os como seis:
- Agregar pessoas
- Aplicar pessoas
- Desenvolver pessoas
- Recompensar pessoas
- Manter pessoas
- Monitorar pessoas
(para mais detalhes, acesse o link:
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/os-seis-processos-da-gestao-de-pessoas/65115/ )
Segundo passo: agora vem o grande lance para resolver essa questão, que é traçar os limites baseando-se no enunciado. O examinador deixou claro qual era o problema que queria resolver: "afastar as mazelas do paradigma de tempo de serviço para progressão funcional dos próprios servidores". Ou seja, o processo de "recompensar pessoas" (afinal, os sistemas de recompensa utilizados atualmente não são os mais justos). A partir disso, basta observar, das assertivas propostas, qual se adéqua perfeitamente a essa indagação, enquadrando-se no processo de recompensas.
Observando as alternativas, chega-se à conclusão de que as "B" (recrutamento) e "D" (seleção) referem-se ao processo de agregar pessoas, enquanto as "A" e "C" fazem parte do processo de aplicar pessoas. Sobra-nos, portanto, a alternativa "E" (a progressão dos servidores e a definição dos respectivos níveis de remuneração devem refletir as avaliações de competências e de resultados do servidor e a avaliação de desempenho deve ser considerada quesito fundamental na determinação da progressão funcional (ascensão na carreira) e (ou) remuneração variável do servidor), que se enquadra perfeitamente ao processo de recompensar pessoas, sendo o nosso gabarito.
Resposta: alternativa "E".
Amigos, me corrijam se estiver errada.
Mas a alternativa A é uma das concepções da descrição de cargo, correto?
Complementando o que o eminente Carlos Futuro AFT nos trouxe, a fase agregar pode entendida como Prover Pessoas.
Pode ser bobo, mas eu já errei isto na prova.
Senhores, todas as questões parecem estar certas e essa é uma caracteristíca da IADES (e elas estao certas, mas nao para o que o enunciado pede). Entao, é necessário prestar muita atençao ao enunciado da questao e entender bem o que ele quer.
"A fim de atingir uma situação ideal, um órgão público pretende afastar as mazelas do paradigma de tempo de serviço para progressão funcional dos próprios servidores" ou seja, nessa questao, o examinador quer saber qual a maneira de fazer com que o servidor entendar que a progressao nao se dará apenas por meio do tempo de serviço.
Assim, a única alternativa que fala sobre isso é a letra E, as outras falam de outras coisas totalmente desconexas, como a letra A q fala da descriçao do cargo e a letra C q fala da avaliaçao do servidor para encaixá-lo em um dado cargo.
Os processos de recrutamento e seleção de pessoas são fundamentais para que se evite a ocupação de cargos públicos ou privados com base em interesses particulares ou coletivos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Nos processos seletivos, as descrições de cargo devem apontar todas as variáveis comportamentais, todas as atribuições e todas as responsabilidades exigidas de seus ocupantes.
Errado. A descrição do cargo se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, ou seja, relaciona de maneira simplificada o conteúdo do cargo e as suas principais responsabilidades. Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz e em que condições o cargo é desempenhado.
O enunciado traz a definição de "análise de cargo" (conhecimentos-habilidades-atitudes)!
Variáveis comportamentais... fala sério né?
descrição do cargo (relaçao das atividades do ocupante do cargo)
análise de cargo (perfil desejado do ocupante)
Como já foi dito o conceito mencionado na questão é o de análise de cargo, outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - MI - Administrador Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Análise e Descrição de Cargos;
Descrever um cargo significa relacionar o que o seu ocupante faz, a maneira como faz, sob quais condições e por que faz. Analisar cargos significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo.
GABARITO: CERTA.
Nos processos seletivos, as descrições de cargo devem apontar todas as variáveis comportamentais, todas as atribuições e todas as responsabilidades exigidas de seus ocupantes. ERRADA
Só não concordo com os colegas quando eles dizem que toda a questão descreve o conceito de análise. Na realidade a questão misturou partes dos dois conceitos. Vejam:
______________
Descrição: consiste em enumerar as tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem um cargo. O que o ocupante desse cargo faz, como faz e por que faz. Entra, nesse caso, a parte da questão que diz "atribuições".
Análise: consiste em definir os requisitos que o cargo impõe a seu ocupante, baseados nos requisitos mentais, físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho.
Entra, no caso da questão, as variáveis comportamentais e as responsabilidades exigidas de seus ocupantes.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim, pág. 97.
Tens total razão, analista federal.
Questões do Cespe sobre este assunto!
(2012 TJ AL)A descrição de cargo é um processo de enumeração de tarefas ou atribuições que compõem o cargo; assim, permite a diferenciação entre os cargos existentes na organização. CERTA
(2012- TJ AL) Na análise de um cargo, são dados detalhes acerca das atividades realizadas pelo ocupante do cargo em seu dia a dia e da periodicidade de execução dessas atividades.ERRADA -DESCRIÇÃO
Nessa questão o mais adequado seria dizer:
Nos processos de recrutamento, as descrições de cargo devem apontar as atribuições e as responsabilidades exigidas de seus ocupantes.
o certo seria análise do cargo
* Desenho do cargo:
1 – Descrição – definir o que o indivíduo vai fazer – tarefas, responsabilidades.
2 – Análise – determinar o que o indivíduo tem que ter – requisitos, habilidades.
Ou seja, "variáveis comportamentais" não são analisados na Descrição, mas sim na Análise do Cargo.
Fé em Deus e bons Estudos.
A RESPONSABILIDADE DO OCUPANTE ESTÁ LIGADA À ANÁLISE DE CARGOS, E NÃO À DESCRIÇÃO DE CARGOS.
DESCRIÇÃO DE CARGOS
O ENFOQUE ESTÁ NO CONTEÚDO DO CARGO
ATIVIDADES DO OCUPANTE (O QUE ELE FAZ, POR QUE FAZ, COMO FAZ, ETC.)
ANÁLISE DE CARGOS
O ENFOQUE ESTÁ NOS REQUISITOD DO OCUPANTE
PERFIL DESEJADO DE SEU OCUPANTE (CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO).
ENQUANTO A DESCRIÇÃO DE CARGOS SE PREOCUPA COM O CONTEÚDO, QUE FAZ, QUANDO FAZ, COMO FAZ E POR QUE FAZ, A ANÁLISE ESTUDA E DETERMINA OS REQUISITOS QUALITATIVOS PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO, OU SEJA, AS RESPONSABILIDADES ENVOLVIDAS, O GRAU DE INSTRUÇÃO, A CAPACIDADE DEDESENVOLVIMENTO.
GABARITO ERRADO
Nos processos seletivos, as descrições de cargo devem apontar todas as variáveis comportamentais, todas as atribuições e todas as responsabilidades exigidas de seus ocupantes. Resposta: Errado.
Comentário: apesar da descrição especificar o conteúdo do cargo, que inclui responsabilidades e atribuições, o comando deixou claro no final que era acerca do ocupante. Descrição = cargo e Análise = ocupante do cargo.
Opa! Variáveis comportamentais são especificadas durante a análise de cargos e não durante a descrição de cargos, por isso o enunciado está errado.
Gabarito: Errado
Pra responder esta, basta lembrar da descrição de cargos em editais, por exemplo.
Em relação aos processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.
A descrição e a especificação de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização.
Item errado! Segue a justificativa da Banca.
"JUSTIFICATIVA - Sabe-se que apenas
na descrição dos cargos descreve-se os deveres e
responsabilidades previstos aos cargos ou postos de trabalho.
Doutrina majoritária."
CONCEITO DE DESCRIÇÃO DE CARGOS
Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-de-cargo/23421/
Paz de Cristo.
Na elaboração do plano de cargos, a atividade de especificação de cargo objetiva descrever conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho de cargos.
GABARITO: CERTA.
Assinale a opção correta acerca de análise e descrição de cargos.
a) A descrição de cargo é um processo de enumeração de tarefas ou atribuições que compõem o cargo; assim, permite a diferenciação entre os cargos existentes na organização.
GABARITO: CERTA.
Descrever um cargo significa relacionar o que o seu ocupante faz, a maneira como faz, sob quais condições e por que faz. Analisar cargos significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo.
GABARITO: CERTA.
A dica é salvar essa questão em nossos cadernos. Já prevejo o Cespe cobrando novamente e trocando o gabarito.
Isabela, como vc faz p encontrar questoes c assuntos similares? Poxa, ajuda mto. Obrigada pela contribuiçao. Abçs. Luciane
Especificação de cargos = análise de cargos. E a função de análise de cargos aborda as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que o ocupante deve possuir para ocupar aquele cargo.
Portanto, apenas a descrição é que identifica e formaliza os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização.
A DESCRIÇÃO DE CARGOS relaciona o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. Trata-se de um retrato superficial do conteúdo e das principais RESPONSABILIDADES do cargo, um aspecto intrínseco.
A ANÁLISE DE CARGOS é feita a partir da descrição e busca detalhar as habilidades, os conhecimentos e as capacidades que o ocupante do cargo precisa ter para poder exercer bem a função. Trata-se de um aspecto extrínseco ao cargo, voltado para quem irá ocupá-lo.
A questão menciona que, tanto na descrição como na análise (especificação), são definidos os deveres e as responsabilidades, no entanto, elas são definidas somente na descrição.
Ora, a meu ver, não tem como, na análise de cargos, descrever como "pré-requisito" deveres e responsabilidades. É mais lógico fazê-las na descrição, pois lá estarão relacionadas as rotinas/atividades que o cargo possui e as quais passarão a ser responsabilidade do ocupante daquele cargo.
OBS.: Acredito que podemos comparar a "Descrição de Cargos" com o item de algum edital na parte "Descrição sumária da atividades" e a "Análise de cargos" com os "Requisitos". Eu assimilo melhor assim... rsrs.
Exemplo:
CARGO 1: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: ADMINISTRATIVA.
REQUISITO (Análise do cargo, o que o ocupante do cargo precisa ter): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES (Descrição do cargo, relação simplificada do conteúdo do cargo): executar atividades de nível superior relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais. Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.
Caso eu esteja equivocado, por favor, corrijam-me.
A análise de cargos se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo. A análise de cargos funciona como uma análise comparativa de quais as exigências (requisitos) que o cargo impõe à pessoa que o ocupa sob o ponto de vista mental, físico, responsabilidades e condições de trabalho. Para que a análise de cargos tenha uma base concreta de comparação, ela precisa fundamentar-se em fatores de especificações.
Fonte: Gestão de Pessoas – Chiavenato.
Afinal de contas, responsabilidades está na descrição ou análise do cargo ? Alguém sabe o posicionamento do Cespe ?
Colega Everaldo,o posicionamento do cespe é o mesmo do Chiavenato:
Responsabilidade é requisito pessoal, referente aos requisitos de um indivíduo apto a ocupar um cargo. Logo, trata-se de ANÁLISE DE CARGO;
DESCRIÇÃO DE CARGO foca apenas o conteúdo do cargo (o que faz, como faz, porque faz).
Chiavenato / Gestão de Pessoas / 3ª Edição / 2010: embora relacionadas, a diferença é que a descrição de cargos foca o conteúdo do cargo (o que, quando, como e por que faz); a análise do cargo foca os requisitos físicos e mentais, as responsabilidades e as condições em que o trabalho é feito.
GABARITO: ERRADO.
Análise de cargos é o procedimento para determinar os requisitos de deveres e responsabilidades de um cargo e o tipo de pessoa que deverá ocupá-lo.
CHIAVENATO, 2010. pág 220
A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo.
...Assim, a análise de cargos preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os seguintes fatores, segundo Chiavenato (1999). *Requisitos mentais *Requisitos físicos *Responsabilidades *Condições de trabalho
Obs: Sendo assim, descrição e especificações do cargo são conceitos diferentes, a questão diz respeito apenas à descrição do cargo.
Bibliografia: Gestão de pessoas para concursos 2ª edição - Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim - Trechos das páginas 97 e 98.
(Q330791) A descrição de conhecimentos, habilidades e atitudes que deve possuir o ocupante de um determinado cargo caracteriza a especificação do cargo. Ano: 2013 - Banca: CESPE - Órgão: CPRM - Prova: Analista em Geociências - Administração - Gabarito: CERTO
Não consigo entender. Cada estudante fala uma coisa, que difere da outra.
Alguém poderia me dizer com precisão quem aborda as responsabilidades do cargo? Descrição ou análise do cargo?
Tem gente aqui que diz ser a descrição, outros dizem ser a análise...
Pelo amor de Deus, que coisa mais confusa!
Me ajudem, por favor!
Conforme a obra Gestão de Pessoas para concursos, 2ª edição, p. 99 (Andréia Ribas e Cassiano Salim), a diferença é tênue. Vejamos:
"Descrição do Cargo consiste em enumerar tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem o cargo (o que faz), a periodicadade da execução (quando faz) os métodos empregados para execução (como faz), os objetivos do cargo (por que faz)."
"Análise de cargo consiste em definir os requsitos que o cargo impõe a seu ocupante, baseados nos requisitos mentais, físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho."
Sendo assim, parece que se a redação da questão citar "responsabilidade do cargo", "responsabilidade que compõe o cargo" ou "responsabilidade referente ao cargo" teremos a definição de descrição. Noutra banda, caso a questão se limite a citar "responsabilidade", teremos a definição de análise de cargo.
Deveres e reponsabilidades = descrição de cargos!
Na minha análise da questão, o único erro é na parte em que menciona que descrição e a especificação do cargos. Especificar cargos é função da Analise de cargos.
O restante da questão está correta, conforme biografia: Gestão de pessoas para concurso. Andrea Ribas e Cassiano. Página 111.
A descrição e a especificação de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização.
No meu ver estaria correta assim: A análise de cargos e a especificação de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização.
justificativa:
especificação = CHA e responsabilidades fazem parte dos requisitos ou seja ANÁLISE DE CARGOS
GAB: E
DESCRIÇÃO DE CARGOS não versa sobre responsabilidades. É uma ação taxativa sobre O QUE FAZER em determinado cargo.
Exemplo: Descrição de atividades do Caixa de Supermercado: Passar produtos comprados pela esteira do caixa, passar o detector de código de barras no produto, receber o pagamento (em dinheiro ou cartão), passar troco... etc.
Descrição de Cargos (atividade do ocupante): é a relação das atividades do seu ocupante: o que ele faz, por que faz aquilo, como faz. É um retrato simplificado das responsabilidades e atividades desempenhadas no cargo.
O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo. O título de um cargo tem DUAS funções relevantes para o empregado: importância psicológica do status quo do cargo e nível hierárquico que o cargo ocupa na estrutura da organização.
Existem TRÊS métodos para a obtenção de dados a respeito dos cargos: Entrevista, Questionário e Observação.
A organização opte por utilizar qualquer combinação metodológica possível entre os três métodos apresentados acima, o fundamental é que ela esteja buscando utilizar a metodologia que melhor se ajuste às suas necessidades em cada caso.
Entrevistas: neste caso podem ser entrevistados funcionários, grupos de funcionários ou supervisores sobre os diversos aspectos relacionados ao cargo.
Questionários: são aplicados ao ocupante do cargo ou ao supervisor de quem o ocupa de modo a obter informações escritas. A vantagem principal sobre os outros métodos é que os questionários são de rápida aplicação e baixo custo. A principal desvantagem é que não é tão fácil quanto parece elaborar um questionário bem estruturado. O instrumento de levantamento de dados organizacionais mais indicado, para minimizar possíveis resistências dos pesquisados é o questionário.
Técnica de Observação (in loco): recomendada para cargos mais simples e repetitivos, os cargos operacionais, por exemplo. Uma de suas desvantagens é o alto custo e por não ser recomendado para cargos de níveis elevados, devido a suas complexidades.
ENQUANTO A DESCRIÇÃO DE CARGOS SE PREOCUPA COM O CONTEÚDO, QUE FAZ, QUANDO FAZ, COMO FAZ E POR QUE FAZ, A ANÁLISE ESTUDA E DETERMINA OS REQUISITOS QUALITATIVOS PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO, OU SEJA, AS RESPONSABILIDADES ENVOLVIDAS, O GRAU DE INSTRUÇÃO, A CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO.
DESCRIÇÃO DE CARGOS ---> O ENFOQUE ESTÁ NO CONTEÚDO DO CARGO.
ANÁLISE DE CARGOS ---> O ENFOQUE ESTÁ NOS REQUISITOD DO OCUPANTE.
GABARITO ERRADO
Estaria certo se não tivesse "especificação", que é outra coisa.
A descrição e a especificação de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização.
Quem faz isso é a descrição apenas e não ambos como a questão afirma.
Especificação ou análise de cargos detalha o que o cargo exige do seu ocupante, como conhecimento, habilidade e capacidade de desempenhá-lo adequadamente.
Quando se referir ao cargo: Descrição
Quando se referir ao ocupante: análise ou especificação
ERRADO
Demorou, mas acho que entendi.... Em G.P especificação de cargos é sinônimo de análise.
Agora facilitou né ? Vamos fazer a troca de palavras para visualizar melhor:
"A descrição e a análise de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização." (E)
(Erro: É a descrição de cargos que identifica deveres e responsabilidades !)
Descrição de Cargo : Consiste em enumerar as tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem um cargo (o que faz), a periodicidade da execução (quando faz), os métodos empregados para execução (como faz), os objetivos do cargo (por que faz).
(Quadro resumo do livro de G.P - Andreia Ribas e Cassiano Salim, ed. 2013, pág. 74.)
É a transcrição literal do conceito utilizado pela US Employment Service e US Service Office of Personnel Management :
''Especificações do cargo: é uma explanação escrita dos conhecimentos, habilidade, capacidades , traços e outras características necessários para o desempenho adequado de um determinado cargo.''
Observação : Note que o CESPE sempre usa esse conceito de especificação do cargo para associar a análise de cargo e não a descrição .
Fonte : Gestão de Pessoas, Chiavenato.
Gente, já sei o motivo das dúvidas e o "x" da questão! É o seguinte:
Primeiro você tem que ter em mente que "Especificação" = "Análise".
Massa! Agora se liga aqui: Sabemos que na Análise de Cargos ocorre o levantamento de requisitos físicos, mentais, responsabilidades e condições de trabalho. O que fêz muita gente errar foi justamente esse termo aí: responsabilidades.
Galera, repare que a questão faz uma especificação neste termo: "...responsabilidades referentes a cada cargo..". Pronto, aí que mora o pulo do gato! Essas "responsabilidades" são relacionadas ao cargo e não ao indivíduo! Seria como se fosse "o que tem que ser feito no cargo".
Por isso a questão está errada, uma vez que ela no começo do enunciado engloba tanto a descrição como a análise. Não há o que se falar de análise, afinal essas responsabilidades estão relacionadas com o cargo e não com o futuro ocupante!!
Espero ter ajudado! Forte abraço!
Pegadinho do inferno
Errado.
A descrição de determinado cargo corresponde ao relato das tarefas que devem ser executadas pelo ocupante do cargo,descritas de forma organizada, permitindo a compreensão das atividades narradas.
A especificação, por outro lado, consiste nos requisitos e critérios exigidos pela organização para que determinada pessoa ocupe determinado cargo.
Errei porque pensei que especificação seria compatível com descrição, mas especificação é compatível com a análise.
Analise de cargos:
-Requisitos físicos e mentais
-Responsabilidades
-Analise do ambiente
Gabarito ERRADO
Complementando os comentários
Desenho de cargos: é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais do seu ocupante.
Descrição de cargos (Aspectos Intrínsecos): define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. Relaciona de maneira mais breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo.
Análise de cargos ou especificação de cargos (Aspectos Extrínsecos) : É feita a partir da descrição do cargo. Procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim - Gestão de Pessoas para Consursos.
Opa, opa, opa!! Aqui quero chamar a sua atenção para o fato de que o CESPE usa o termo “especificação de cargos” como sinônimo de análise de cargos, o que torna o item errado, já que o processo responsável pela listagem dos deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização é a DESCRIÇÃO, e não a análise de cargos.
Gabarito: E
A identificação do conteúdo do cargo (deveres e responsabilidades) é feita durante a descrição de cargos. Durante a análise de cargos (também denominada de especificação de cargos) realiza-se a identificação dos requisitos dos cargos.
O enunciado erra, portanto, ao incluir a “especificação de cargos” no trecho uma vez que apresenta características apenas da descrição de cargos. Essa foi a interpretação da banca, conforme a justificativa de gabarito apresentada:
JUSTIFICATIVA - Sabe-se que apenas na descrição dos cargos descreve-se os deveres e responsabilidades previstos aos cargos ou postos de trabalho. Doutrina majoritária.
Gabarito: Errado
O processo sistemático de coleta de informações sobre cargos é uma das formas de conceituar a análise de cargos. Nesse sentido, vejamos o conceito proposto por Gómez-Mejía, Balkin e Cardy:
Análise de cargos é o processo sistemático de coletar informação utilizada para tomar decisões a respeito de cargos. Análise de cargos identifica as tarefas, os deveres e as responsabilidades de um cargo em particular. (Gómez-Mejía, L. Balkin, D. Cardy, L., 1995)
Na questão posterior, o professor responde assim.
A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Na descrição do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito.
CONCEITO DE DESCRIÇÃO DE CARGOS
Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.
Acredito que o erro seja falar que na Descrição dos Cargos se faz a DETERMINAÇÃO DOS ELEMENTOS DO CARGO, sendo que essa descrição vai simplesmente descrever o que o cargo faz, o cargo ja está pronto é só descrever!
Me corrijam se o erro não for esse!
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-de-cargo/23421/
E
A apresentação dos resultados, PRECISA ser por escrito? Deve haver outros meio!
Acredito que o erro da questão está em associar, ao termo "descrição do cargo", o conceito de "análise de cargos", que é um processo que faz parte da primeira das três etapas do Planejamento de RH.
Planejamento de RH (em etapas):
1) Avaliação do quadro atual: em geral, é iniciado com uma 'análise de cargos', quando se coletam informações tanto sobre deveres como de responsabilidades inerentes ao desempenho das funções (descrição do cargo). Após, faz-se o levantamento das qualificações exigidas para ocupar os cargos (especificações do cargo).
2) Avaliação das necessidades futuras de RH
3) Desenvolvimento de um Programa (para satisfazer as necessidades futuras de RH)
"Primeiro, é a realizada a descrição de cargo para que, posteriormente, seja realizada a análise cargos. Na descrição, os dados são levantados e, na análise, os dados são analisados".
RIBAS, ANDREIA; SALIM, CASSIANO. Gestão de Pessoas para Concursos.
Acho que o erro ainda não ficou claro.
Na descrição do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito. ERRADO
Encontrei esse conceito sendo de análise de cargo e não de descrição.
A análise do cargo é feita a partir da descrição de cargos. É um processo de coleta de informação e determinação dos elementos de cada cargo, por meio de observação e estudo, e apresentação dos resultados por escrito. A análise de cargo tem um papel central na administração de RH, pois valida as principais atividades de pessoal.
Fonte: http://www.excelenciaemgestao.org/portals/2/documents/cneg7/anais/t11_0452_1628.pdf
Questão difícil! Se eu estiver errada, por favor me corrijam.
Gente, já penso diferente.
"Na descrição do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de
determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e
de apresentação dos resultados por escrito."
**O conceito está certo.
Descrição do cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz (elementos do cargo).
Análise do cargo é feita a partir da descrição do cargo. Procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
O erro está em negrito. Os métodos para a obtenção de dados a respeito dos cargos são:
-> Observação
-> Entrevista
-> Questionário
Fonte: Andréia Ribas
Espero ter contribuído.
Bons estudos
Segundo o Portal RH (referência no assunto), o conceito está mais adequado a análise de cargos e não Descrição.
3 CONCEITO DE DESCRIÇÃO DE CARGOS
Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
3.1Conceito de Análise de cargos
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente.
Errado!
O conceito apresentado é de Análise de Cargo.
Bons estudos a todos!
A questão misturou os conceitos de descrição e análise. Pq de acordo com os conceitos, acredito que "os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo" façam parte da análise e não da descrição
A “descrição de cargo” pode ser entendida como o processo de se relacionar detalhadamente o que ocupante faz, sob quais condições faz e por que faz. Constitui-se assim, num retrato simplificado do conteúdo das principais responsabilidades atribuídas a um determinado cargo, que o diferencia dos demais da empresa (identidade/desenho do cargo).
Já a “análise de cargo” é o detalhamento do que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e competências para que possa desempenhá-lo adequadamente. Procura ainda, determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo impõe e as condições ambientais em que o trabalho deve ser realizado.
Fonte: http://www.portalrelacoes.com.br/descricao-e-analise-de-cargos/
Encontrei exatamente o texto da questão, mas com referência à análise de cargo:
A análise do cargo é feita a partir da descrição de cargos. É um processo de coleta de
informação e determinação dos elementos de cada cargo, por meio de observação e estudo, e
apresentação dos resultados por escrito. A análise de cargo tem um papel central na
administração de RH, pois valida as principais atividades de pessoal.
http://www.excelenciaemgestao.org/portals/2/documents/cneg7/anais/t11_0452_1628.pdf
Que fique claro que não concordo ainda. Encontrei diversos conceitos de descrição de cargos que também embasam a questão.
Exemplo: "A Descrição de Cargos é o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem um cargo".
http://www.sato.adm.br/rh/adm_de_cargos_descricao.htm
Enfim, pegam frases soltas dentro de um livro qualquer...
Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargo e retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Gestão de pessoas para concurso pag.95
Gab.:Errado
Prezado colega Analista Federal,
acho que entendi a questão, no livro da professora Andréia Ribas está escrito assim: "Primeiro, é realizada a descrição de cargo para que, posteriormente, seja realizada a análise de cargos. Na descrição, os dados são levantados e, na análise, são analisados".
Ainda nesse mesmo capítulo do livro, fala-se que a descrição do cargo é uma maneira breve de relacionar as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo. Enquanto a análise é algo mais complexo voltado para os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades e condições em que o trabalho deve ser feito. A análise de cargos é dividida em três fases: Planejamento, Preparação e Execução. A fase de execução é composta por:
- coleta de dados
- triagem dos dados obtidos
- redação provisória da análise de cargos
- apresentação da redação provisória ao supervisor para ratificação ou retificação
- redação definitiva da análise
- apresentação da redação definitiva
Enfim, a questão está falando sobre Análise de cargos, pois é na Análise que é feito o estudo e é nessa fase que apresenta-se os resultados por escrito.
RIBAS, Andréia. Gestão de Pessoas para Concursos.
A atividade que determina os elementos do cargo é o Desenho de cargo e não a Descrição.
Gab.: Errado
Dificil afirmar algo, o termo elemento é muito impreciso!
Apresentação de resultados e estudo não é mecanismo de coleta dos dados, o erro está aí. Os mecanismos de coleta são os seguintes: entrevista, questionário e observação.
Em nenhum momento a questão remete algo ao acupante do cargo. Como pode ser análise de cargo?
Perfeito, Núbia.
Nem tenho mais o que comentar. :)
Análise cargo
1. Coleta de dados
2 descrição e especificação (análise)
O erro da questão está falando que a coleta de informação Se faz na descrição. O que não é verdade.
Primeiro faz a coleta de dados e depois faz a descrição e especificação (análise do cargo)
A "coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito.", não ocorre, necessariamente, dessa maneira. Pode ser feita a coleta também através de entrevista e questionário.
O livro da Professora Andréa Ribas e Cassiano Salim, traz:
Existem três métodos para a obtenção de dados a respeito dos cagos, quais sejam: entrevista, questionário e observação.
O Professor CArlos Xavier acrescenta ainda que "a organização opte por utilizar qualquer combinaçao metodologica possível entre os três métodos apresentados acima, o fundamental é que ela esteja buscando utilizar a metodologia que melhor se ajuste às suas necessidades em cada caso."
Gabarito: ERRADO.
Pelo que eu vi em algumas respostas de colegas, professores, o erro pode estar nos métodos de coletas citados. Geralmente os métodos utilizados são: Entrevista, Questionário e Observação. Isso deixaria a questão incompleta, já que cita apenas "observação".
Por outro lado, o erro pode estar nos passos para descrição e análise de cargos, ao dizer que "na descrição do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo", sendo que a coleta vem antes:
1. Exame da estrutura organizacional total e de cada cargo.
2. Definição de quais as informações requeridas para análise dos cargos.
3. Seleção dos cargos a serem analisados.
4. Reunir os dados necessários para a análise dos cargos.
5. Preparar as descrições dos cargos.
6. Preparar as especificações dos cargos.
Na descrição, a coleta já ocorreu e é relacionado o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. Trata-se de um retrato superficial do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, um aspecto intrínseco.
DESCREVER UM CARGO É TAMBÉM EVIDENCIÁ-LO NO ORGANOGRAMA DA ORGANIZAÇÃO, DEFINININDO SUA POSIÇÃO E A QUEM DEVE PRESTAR RESPONSABILIDADE, OU SEJA, QUEM É SEU SUPERVISOR.
GABARITO ERRADO
ERRADO
Enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades)
A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir. Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades.
RESUMINDO..........
DESCRIÇÃO ------------------------------ ATIVIDADES DESEMPENHADAS
ANÁLISE------------------------------------REQUISITOS EXIGIDOS PARA OCUPAR O CARGO
fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/mercado-trabalho/entenda-diferenca-entre-analise-descricao-cargos/
Muito das vezes, o portuga nos mata. "por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito."
Analisei sem ser restritiva, tem esse? sim, somente? NÃO. Porém, pelo jeito a vírgula deslocando e explicando de que forma é feita a descrição de cargos pode ser a causa.
GAB ERRADO :/
Métodos de Análise de Cargos
- Observação Direta (in loco)
- Entrevista
- Questionário
Fases de Análise de Cargos
1º) Planejamento - escolhe quais os cargos serão analisados, elabora o organograma dos cargos, define o cronograma de trabalho, decide qual médoto de análise será utilizado, seleciona e dimensiona os fatores de especificação
2º) Preparação - recrutra, seleciona e treina os analistas de cargo, prepara os materiais necessários à coleta de dados conforme o método escolhido, prepara o ambiente e colhe dados prévios (como o nome do ocupante do cargo)
3º) Execução - colhe os dados pelo método escolhido, seleciona os dados obtidos, faz a redação provisória da análise dos cargos e a submete ao supervisor imediato para retificação ou ratificação, faz a redação definitiva da análise e a submete à aprovação final
Dito isso, vamos à questão:
Na descrição do cargo (na fase de execução da descrição de cargos), ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo (isso foi invenção da banca), por meio de observação (esse está correto; é mesmo um método de coleta de informação) e estudo (estudo não é método de coleta de informação) e de apresentação dos resultados por escrito (isso é uma etapa da fase de execução; não é um método de coleta de informação).
O correto seria:
Na fase de execução da descrição e análise de cargos, ocorre o processo de coleta de informação por meio de observação, questionário ou entrevista.
Como a questão misturou fases da análise de cargos com métodos de análise de cargos, está errada.
Na análise de cargos que ocorre a coleta de informações/dados, na fase de descrição do cargo não ocorre esse procedimento, visto que é prévio.
Aff....
Cada um acha uma coisa.
E pra piorar, o comentário da professora é pior ainda
.
Triste
Matéria 1000000000000% SUBJETIVA
Eu não sei como essa professora não sente vergonha de fazer esses comentários sem pé, cabeça, sem sentido. Esse QC tá cada dia mais lastimável.
Bem, a questão é daquelas que a gente lê por vezes e não entende bem o que a banca quer. No entanto, me parece estar se referindo a desenho de cargos e depois mistura com ferramentas de descrição de cargos.
Desenho de cargos: é a especificação do conteúdo, métodos de trabalho e das relações com os demais cargos...
Define: Conteúdo do cargo, métodos e processos, responsabilidade e autoridade.
E ainda, segundo Ribas, os métodos de coleta de dados sobre os cargos, são:
>>> Entrevista
>>> Questionário
>>> Observação
>>> Requisição de pessoal
>>> Hipótese de trabalho
>>> Técnica de incidentes críticos
Não cita esse "apresentação dos resultados por escrito" citados na questão.
Geovana Santana, também usei desse pensamento pra resolver a questão. Apesar de sermos minoria aqui, também penso que a questão se refere ao desenho de cargos
QUESTÃO : Na descrição do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito.
_____________________________________________________________
É a transcrição literal do conceito utilizado pela US Employment Service e US Service Office of Personnel Management [1] :
''Análise de cargos : é um processo sistemático e proposital para coletar informações sobre aspectos mais importantes relacionados com o tralhado do cargo ''
[1] Fonte : Gestão de Pessoas, Chiavenato.
OBS.: Cada autor adota um conceito de análise e descrição de cargos. Alguns adotam uma definição que é totalmente contraria a de outro autor. Isso é um ..... !! No entanto, por provas recentes do CESPE , é possível perceber que essa banca adota a definição de acordo com US Employment Service e US Service Office of Personnel Management .Quem for pela definição do próprio Chiavenato (inclui aqui Andréia Ribas, que faz um resumo do Chiavenato) vai errar essa questão !!! Experiência própria.
O item apresenta etapas da análise e não descrição de cargos!
Logo, corrigindo o item:
Na análise do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito.
by neto..
Pessoal, sem complicação.
Na descrição do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito.
Processos de coleta de informação = análise de cargos.
Você encontra isso no livro da Andréia Ribas, pag. 109
Determinação dos elementos do cargo = descrição do cargo
Encontrei a mesma afirmação em duas fontes pesquisadas: https://blog.softwareavaliacao.com.br/descricao-de-cargos/ e http://blogrh.com.br/metodos-para-elaboracao-de-uma-descricao-de-cargos/
No livro da Andréia, no que tange aos métodos de coleta de dados sobre os cargos, não encontrei nada sobre estudo e de apresentação dos resultados por escrito. Lá são citados que os métodos de coleta são: entrevista, questionário e observação.
As questões do Cespe são iguais aos insetos na natureza: os menores são os mais peçonhentos.
Minha opinião: determinar elementos DO cargo é sim um processo de descrição de cargos (elementos nada mais são do que as PARTES que compõe o todo , ou seja , as tarefas , que agrupadas compõe as atividades , etc..). Se estivessemos falando de determinar REQUISITOS para o desempenho do cargo é que seria avaliação (requisito já é algo imposto a quem ocupar o cargo , ou seja , requisitos físicos , mentais , responsabilidades e condições de trabalho).
Lembremos que a descrição de cargos é uma abordagem intrínseca ao cargo , ou seja , determina os elementos DO CARGO. A análise por sua vez é uma abordagem extrínseca ao cargo , ou seja , determina os elementos que O INDÍVIDUO precisa possuir para desempenhar o cargo.
O erro está em dizer que o processo de coleta de informações se daria de maneira alheia ao indivíduo que já ocupa o cargo (através de observação e análise de resultados). Note que a descrição de cargos visa levantar os aspectos como o que / como / quando se realiza as tarefas que compõe o trabalho. Tudo isso é feito com contato DIRETO com quem ocupa o cargo , seja por meio de um questionário , seja por meio de uma entrevista. Vamos lembrar também que a observação é a PIOR técnica para levantar informações , seja para descrição seja para análise , por isso que a doutrina diz que ela só serve para cargos simples e repetitivos.
“Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.”
Pode xingar???
kkkkk
e pensar que uma arapuca dessa caiu para técnico ... quando o examinador quer que vc erre, vc vai, independente da carga horária de estudos ...
Gestão de pessoas é loteria!
O QC está me ensinando que, caiu GP na minha prova, é BRANCO na certa!!!!!
Gab: E
Ao meu ver, está mais relacionado com as informações sobre o cargo, métodos para modelagem do cargo... mas sei lá.
Na descrição do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito.
Acredito que o erro não está em "coleta de informação", afinal, como descrever um cargo sem coletar mínimas informações sobre o mesmo?? O fato de ocorrer coleta de informação na análise, não exclui a possibilidade de serem coletadas informações na descrição. A meu ver, o erro está em "por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito." Pois, com esta afirmação, entende-se que observação e estudo e apresentação dos resultados por escrito são procedimentos obrigatórios a serem realizados na descrição, o que não é verdadeiro, visto que pode-se usar questionário, observação, entrevista, ou outros meios de coleta.
Também ficou estranha a palavra "determinação", pois a descrição não determina elementos do cargo. Quem faz tal determinação é o desenho de cargos. A descrição tem caráter informativo.
Então vamos todos fingir que o comentário da professora foi satisfatório?
Quais as etapas da análise de cargos?
i) coleta de dados: escolha da técnica de coleta e coleta.
ii) descrição e especificação dos cargos: juntar funções de mesma natureza e especificar para formação dos cargos + redigir a especificaão dos cargos + classificar os cargos conforme grupos operacionais e catálogo de cargos
https://quizlet.com/85168359/gp125-etapas-da-analise-de-cargos-tecnicas-de-coleta-de-dados-flash-cards/
O item está ERRADO.
A afirmação refere-se à análise de cargos, e não à descrição de cargos.
Segundo Chiavenato (2010), descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz.
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita, a partir da descrição do cargo.
Portanto, a descrição se refere ao conteúdo do cargo, enquanto a análise se refere aos requisitos para o ocupante do cargo.
Assim:
Na descrição (análise) do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito.
O livro da Ribas é contraditório:
Pg. 128.
Primeiro, é realizada a descrição de cargo para que, posteriormente, seja realizada a análise de cargos. Na descrição, os dados são levantados e, na análise, são analisados.
Pg. 130.
7 Fases da análise de cargos
7.3 Execução
Já o livro do Chiavenato traz assim:
Pg 191
Análise de cargos: é um processo sistemático e proposital para coletar informações sobre os aspectos mais importantes relacionados com o trabalho de um cargo
Descrição de cargos: representa um sumário escrito do cargo como uma unidade organizacional identificável;
O que deu para entender, principalmente pelo livro do Chiavenato, é que a coleta de dados se dá na análise de cargos, como forma de verificar se a descrição de cargos foi feita corretamente. Em um trecho do livro ele insere "4 procedimentos gerais na análise e descrição de cargos" e a quarta parte é composta dos seguintes aspectos:
questão: Na descrição do cargo, ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo, por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito.
Descrição: ocorrem os processos de coleta de informação e de determinação dos elementos do cargo,
Analise: por meio de observação e estudo e de apresentação dos resultados por escrito.
O processo sistemático de coleta de informações sobre cargos é uma das formas de conceituar a análise de cargos. Nesse sentido, vejamos o conceito proposto por Gómez-Mejía, Balkin e Cardy:
Análise de cargos é o processo sistemático de coletar informação utilizada para tomar decisões a respeito de cargos. Análise de cargos identifica as tarefas, os deveres e as responsabilidades de um cargo em particular. (Gómez-Mejía, L. Balkin, D. Cardy, L., 1995)
Percebe-se, portanto, que o enunciado mistura os conceitos de descrição e análise de cargos, por isso está errado.
Gabarito: Errado
A resposta do professora foi bem vaselina,pra mim,ela não deixou claro qual o erro.
----------------------------------------------------------------------------------
(Consulplan/TSE/Analista Judiciário/2012) Qual dos métodos citados a
seguir apresenta viabilidade de uso no processo de análise de cargos?
a) Provas de conhecimentos ou de capacidades.
b) Testes psicológicos.
c) Observação direta.
d) Psicodrama
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ou seja,o erro da questão foi dizer que era DESCRIÇÃO.
As informações obtidas com a análise de cargos de uma organização servem para subsidiar que etapa do processo de treinamento?
Gab B
Na etapa diagnóstico ocorrem as análises dos três níveis organizacionais: análise organizacional, análise de tarefas e análise do desempenho do individuo.
No nível de análise de tarefas contempla-se as características das tarefas e das exigências do cargo, definição dos conhecimentos, capacidades, habilidades...
Um agente regulador, como a vigilância sanitária, é um elemento do ambiente .
Que questão nada a ver, pergunta completamente sem lógica...
A questão versa sobre o tema Mapeamento Ambiental, nos seguintes termos:
a) Ambiente Geral: e também chamado macro ambiente e é constituído de um conjunto amplo e complexo, de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as organizações, é um conjunto de condições genéricas e externas a organização que contribuem de um modo geral para tudo aquilo que ocorre em cada organização, para as estratégias adotadas e para as conseqüências das ações organizacionais. Geralmente pode ser constituído das variáveis que não estão associadas ao dia-a-dia da organização: tecnologia, políticas, econômicas, sociais, demográficas e ecológicas.
b) Ambiente de tarefa: é o contexto ambiental mais próximo da organização que lhe fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados. O ambiente de tarefa é constituído pelas partes do ambiente que são relevantes ou potencialmente relevantes para a organização poder estabelecer e alcançar seus objetivos. Geralmente constituído de agentes com quem a organização tem uma relação direta no seu dia-a-dia como os consumidores, clientes, usuários, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores.
Gabarito: D
Boiei totalmente.
Essa banca é ridícula! Redação péssima!
Entendi nada. Meu Deus...
gente, quidiáchéisso?
Ambiente geral ou macro ambiente:
É constituído de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, etc. que ocorrem no mundo e na sociedade em geral.
Esses fatores compõem um campo dinâmico de um turbilhão de forças que se cruzam, se chocam, se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações, instabilidade e mudanças.
Por decorrência, a complexidade e a incerteza respeito das situações e circunstâncias que são criadas. O cenário ambiental influencia poderosamente as organizações, afetando-as com maior ou menor impacto e criando condições mais ou menos favoráveis.
Seu efeito é genérico e abrangente para todas as organizações. Forças que afetam o ambiente geral ou macro ambiente: variáveis econômicas, tecnológicas, sociais, políticas, legais, culturais, demográficas.
Ambiente de tarefa ou micro ambiente:
O ambiente de tarefa é o ambiente mais próximo e imediato da organização. É o ambiente específico de cada organização. Cada organização tem seu próprio ambiente de tarefa, do qual obtém suas entradas e no qual coloca suas saídas ou resultados. Assim, no ambiente de tarefa estão as entradas e saídas do sistema, ou seja, fornecedores, de recursos (materiais, financeiros, humanos, atividades terceirizadas, etc.) de um lado, e os clientes ou consumidores de outro lado.
Em seu ambiente de tarefa estão os concorrentes (que disputam com ela tanto suas entradas como saídas) e as entidades regulamentadoras (como sindicatos, órgãos fiscalizadores, entidades reguladoras, etc.) que impõem condições, restrições e limitações à atividade organizacional.
É no ambiente de tarefa que a organização cria seu nicho de operações e estabelece seu domínio.O domínio define as relações de poder e dependência com relação aos elementos ambientais.
O ambiente de tarefa oferece recursos, meios e oportunidades. Impõem também demandas, condições, coações, restrições, desafios, contingências e ameaças à organização.
A organização bem sucedida é capaz de coordenar o trabalho dos indivíduos e grupos que executam as tarefas, de maneira que permita ao sistema total operar dentro das restrições, responder às demandas e tirar vantagem das oportunidades que surgem no ambiente.
Uma das etapas importantes na administração de cargos e salários é a descrição e especificação dos cargos. Quanto à atividade de especificação dos cargos, o conceito que melhor a define é composto
Gabarito D.
Questão para soltar fumaça. O examinador inseriu especificação com o sentido análise.
Conceito de Análise de Cargos:
Significa detalhar o que o exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades, capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo. Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo, a análise de cargos procura DETERMINAR os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir...
ASSIM , a análise de cargos preocupa-se com a especificações do cargo em relação ao ocupantes [...] (CHIAVENATO, 1999)
Obrigada Vanessa IPD. Suas anotações são sempre pontuais! ;)
A análise do cargo segue 04 requisitos:
1. Requisitos mentais: Considera as exigências que o cargo deve possuir para seu desempenho.
2. Requisitos físicos: Compleição física exigida
3. Responsabilidade: Envolvidadas no cargo
4. Condições de trabalho: Condições no ambiente e nos arredores.
Assim, a análise de cargos se preocupa com as especificações do cargo em relação ao seu ocupante. Funciona como uma análise comparativa de quais exigências (requisitos) o cargo impõe à pessoa que o ocupa sob o ponto de vista mental, físico, de responsabilidades e condições de trabalho. Para que a análise de cargos tenha uma base concreta de comparação, precisa fundamentar- se em fatores de especificações.
Fatores de especificações utilizados:
- Requisitos mentais: Instrução necessária, Experiência anterior, Iniciativa, Aptidões.
- Requisitos físicos: Esforço físico, Concentração visual ou mental, Destrezas ou habilidades, Compleição física.
-Responsabilidade por: Supervisão de pessoas, Material, equipamento ou ferramenta, Dinheiro, títulos ou documentos, Contatos internos ou
externos.
-Condições de trabalho: Ambiente físico de trabalho, Riscos de acidentes.
Fonte: G. Pessoas - Chiavenato - 4° Ed. - 2014
especificação de cargo = análise de cargo.
Um dos métodos de avaliação de cargos, considerado um dos mais conhecidos e utilizados pelas empresas, é composto pelas etapas: 1) Seleção dos cargos-chave; 2) Seleção dos fatores de avaliação; 3) Graduação dos fatores de avaliação; 4) Avaliação dos cargos-chave; 5) Ponderação dos fatores de avaliação; e 6) Avaliação dos demais cargos do plano. Trata-se do método.
O método de pontos consiste basicamente em comparar as descrições e especificações dos diversos cargos, atribuindo-se, de acordo com os graus estabelecidos para cada fator de experiência, uma determinada soma de pontos em ordem crescente, os quais uma vez somados, estabelecerão uma hierarquia de cargos conforme o total de pontos recebidos.
Na prática, nas avaliações dos cargos entre uma determinada empresa e
outra, o peso relativo de cada fator pode variar consideravelmente. No
que diz respeito ao número total de pontos de um mesmo cargo (“Gerente
Comercial”, por exemplo), pode variar ligeiramente, dependendo da
estrutura organizacional de cada empresa.
Para o desenvolvimento de um plano de pontos, podemos citar alguns procedimentos padrão que geralmente se faz necessário:
2) Análise de uma significativa amostra de cargos, preparação das descrições e especificações deles;
3) Definir planos diferentes para os cargos operacionais,
administrativos e gerenciais, uma vez que a natureza destes cargos é
diferente e requer fatores específicos;
4) Procurar estabelecer para os respectivos cargos o maior número de
fatores, buscando evidenciar suas características específicas para se
obter uma melhor avaliação;
5) Ponderar os fatores de acordo com sua importância relativa, face as
suas características diferenciadas. Ponderar é dar a um dos fatores de
avaliação o seu peso relativo nas comparações entre os cargos, podendo
utilizar-se do peso percentual com que cada fator entra na avaliação dos
cargos;
6) Graduar os fatores, ou seja, montar a escala de pontos para todos os
fatores e seus graus. Comumente divide-se cada fator em graus que
representam a intensidade com que cada fator está presente em um cargo;
7) Realizar o teste de uma amostra ou carreira de cargos de referências
previamente selecionados, atribuindo pontos fator por fator, somando-se
os pontos e comparando os resultados com o tipo de padrão que deseja
emergir;
8) Descrição pormenorizada dos significados dos fatores e dos seus
respectivos graus, ou seja, a montagem do manual de avaliação de cargos,
uma espécie de dicionário ou padrão de comparação entre os diversos
graus de cada fator;
9) Avaliação de todos os cargos para se chegar ao escalonamento por ponto, criando uma hierarquia entre os cargos;
10) Analisar o sistema por meio de salários de mercado dos cargos de
referências selecionados e estabelecimento de uma estrutura graduada com
amplitude de valores e superposição de acordo com a estrutura e
política organizacional e salarial.
MÉTODO DE PONTOS
(por Prof. Pedro Henrique Freitas)
O estudo e determinação dos requisitos qualificativos, das responsabilidades envolvidas e das condições exigidas pelo cargo para que seu desempenho seja adequado, abrangendo os aspectos extrínsecos, como os requisitos intelectuais e físicos exigidos, as responsabilidades requeridas e as condições em que o cargo deve ser desempenhado, está relacionado com:
Análise de cargos, letra C.
ALTERNATIVA C)
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo. Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
Fonte: Andréia Ribas
Descrição de cargos: é um documento escrito que identifica, descreve e define um cargo em termos
de deveres, responsabilidades, condições de trabalho e especificações.
Análise de cargos: é um processo sistemático de coletar informações para tomar decisões a respeito
de cargos. A análise de cargos identifica as tarefas, deveres e responsabilidades de um cargo particular.
Avaliação de cargos: a avaliação de cargos hierarquiza os cargos, tendo em vista a sua importância
relativa para a consecução dos objetivos organizacionais
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de recursos humanos.
A análise do trabalho consiste no processo sistemático de agrupar dados e interpretar informações sobre deveres, tarefas e responsabilidades essenciais de um trabalho.
Isso não deveria ser Descrição de Cargo?
Pois é né Vanessa!! Também concordo.Não entendi esse gabarito.
A ANÁLISE DE TRABALHO É UM MÉTODO UTILIZADO PARA DESCREVER OS TIPOS DE TRABALHOS E AS CARACTERÍSTICAS HUMANAS NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHÁ-LOS.
EXISTEM DUAS ABORDAGENS:
A ABORDAGEM ORIENTADA AO TRABALHO: QUE SE REFERE À TAREFA E FORNECE INFORMAÇÕES SOBRE A NATUREZA DAS TAREFAS REALIZADAS NO TRABALHO. UMA MANEIRA DE REALIZAR ESTE TIPO DE ANÁLISE DE TRABALHO É DESCREVER AS TAREFAS REALIZADAS OU FORNECER CARACTERÍSTICAS DA TAREFA PARA QUE SE POSSAM FAZER COMPARAÇÕES. UMA TAREFA É UM CONJUNTO DE AÇÕES, PERCEPÇÕES E DECISÕES DISTINTAS UTILIZADAS PARA DESEMPENHAR UM TRABALHO.
A ABORDAGEM ORIENTADA À PESSOA: QUE SE REFERE ÀS CARACTERÍSTICAS DO FUNCIONÁRIO. FORNECE UMA DESCRIÇÃO DOS ATRIBUTOS, DAS CARACTERÍSTICAS OU DOS CHAS NECESSÁRIOS PARA QUE UMA PESSOA DESENVOLVA, COM SUCESSO, UM DETERMINADO TRABALHO.
GABARITO CERTO
ANÁLISE DO TRABALHO
Não confundir, como eu, com análise de cargo.
Gabarito: CERTO.
Mudou o conceito?
Vejam a questão dada como errada no ano 2018
No processo de análise de cargos, a especificação do trabalho resulta da descrição de tarefas, deveres e responsabilidades dos cargos.
Quem quiser conferir: Q928322
Análise, segundo a Ribas são os requisitos do cargo, ou seja CHA, ao passo que a descrição refere-se às tarefas, responsabilidades do cargo, ou seja, o que será feito no cargo.
Não entendi o gabarito.
O que eu faço com meus resumos? se em todos os lugares esta escrito bem grande que tarefas... é da descrição...
GABARITO CERTO
"Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo, a análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito."
Gestão de pessoas para concursos. Ribas e Salim
eu estudo estudo estudo e toda a teria vai embora nas questões, parece que a teoria é o oposto do que as bancas pensam
Alguém entrou com recurso na época ?? Why the hell essa questão não foi anulada ou o gabarito modificado ?? Vou parar de estudar e chutar as questões, então !!!
Segundo Chiavenato, “o conceito de cargo é uma decorrência da divisão do trabalho imposta pelo velho e tradicional modelo burocrático”. No âmbito da administração pública,
O KNORN da questão está no finalzinho: no âmbito da Administração Pública. A partir dessa premissa podemos excluir as alternativas: a,b,c e d.
(a) Na área privada, os gerentes podem desenhar, bem como a equipe pode ajudar na confecção das atribuições cargo. Análise e Descrição de Cargos fomentam essa atividade. Outra coisa, cada empresa vai agir de uma forma. Compete ao Gerente é uma generalização.
(b) RS. Vou rir. Quando faço prova sempre dou umas risadas com a criatividade do examinador. A previsão está expressa na Constituição (art. 37, V) desde que sejam observadas certas premissas para ocupação do cargo. A lei é aponta o dedo.
(c) Mas peraí, isso acontece na Administração Pública? As características são Organização Privada. É importante lembrar: o instituto da Ascensão fora revogado pela Lei 8.112
(d) Ô, EXAMINADOR assim não dá, assim não pode. São conceitos polares. Distintos.
blz que a Ascensão foi revogada mas e quanto a promoção por merecimento, por exemplo? Sei lá, a letra "C", na minha opinião, não estaria totalmente errada !
Entretanto gabarito E ( considerada a correta )
Promoção por merecimento não se dá por processo seletivo interno, mas sim baseia-se no conjunto de qualidades e atributos que distinguem e realçam o valor do servidor com relação aos seus pares, avaliados no decurso da carreira e no desempenho de cargos e comissões exercidos.
Gab. E
Guilherme, o problema da opção "C" está em dizer que "as pessoas mudam de cargo conforme processos seletivos internos."
No instituto da PROMOÇÃO, não há mudança de cargo, uma vez que, neste caso, a evolução ocorre dentro da mesma carreira.
GAB: E
QUESTÃO BASEADA NA OBRA DE CHIAVENATO.
" O desenho de cargo define o grau de responsabilidade ou de liberdade concedido ao ocupante: se o cargo oferece compromisso pessoal com o negócio ou com o cliente, ou se o cargo amarra o indivíduo a condições humilhantes ou a regras burocráticas. "
- Chiavenato, 2014, pág. 177
GABARITO: LETRA E
Um cargo é um somatório de atividades que devem ser executadas por uma pessoa, e que tem certa posição formal dentro do organograma da organização. Dessa forma, o desenho de um cargo se relaciona com a definição de quais serão as atividades desempenhadas por seu ocupante, qual será seu nível de poder e quem serão seus interlocutores. Ou seja, basicamente é a estruturação do cargo em si. Assim sendo, se relaciona com os métodos que serão utilizados para executar o trabalho e as relações de subordinação e supervisão. Portanto, ao desenhar um cargo devemos distinguir as tarefas, as atribuições e a função que passarão a compor esse cargo.
FONTE: ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS - RODRIGO RENNO
GAB E
Desenhar um cargo significa definir quatro condições básicas:
FONTE: MEUS RESUMOS
Segundo Chiavenato, “enriquecimento de cargos significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar ao ocupante satisfação intrínseca”. São vantagens do enriquecimento do cargo, EXCETO:
Olha, gabarito C é o mais "bombante". Agora dizer que Desempenho de alta qualidade... Alguns autores poderiam reler suas teorias.
Só pela palavra "absenteísmo" já dá para resolver a questão.
Absenteísmo = falta ao trabalho, portanto errada.
O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função.
fonte: http://www.significados.com.br/absenteismo/
Pensei isso Vanessa. Nem sempre o desempenho é de alta qualidade. Até pq essa é a visão romântica da coisa, geralmente o que ocorre é: uma pessoa fazendo o trabalho que deveria ser de três, esgotada, desgastada...
Salário não é fator Motivacional, pra mim a D está certa!
Dois tipos de enriquecimento de cargo (afim de motivar e aumentar a satisfação do funcionário):
Enriquecimento vertical: Aumenta-se a complexidade das tarefas e as responsabilidades do cargo
Enriquecimento horizontal: Busca-se apenas variar as tarefas de um cargo, mantendo-se o mesmo nível de responsabilidades e complexidade das tarefas.
O empowerment consiste em uma verdadeira estratégia adotada por toda a organização no sentido de empoderar, ou seja, dar mais poder, responsabilidades e recursos para que as pessoas possam executar seus trabalhos com maior criatividade e autoeficácia.
São vantagens do enriquecimento do cargo: Desempenho de alta qualidade; Elevada satisfação com o trabalho; Elevada motivação intrínseca do trabalho e Diminuição da rotatividade de ocupantes do cargo.
GAB C
Segundo Chiavenato o enriquecimento do cargo pode proporcionar:
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
Gabarito C
Dentre os objetivos (vantagens) do enriquecimento de cargos podem-se citar:
- Aumento da motivação intrínseca.
- Aumento do desempenho no trabalho.
- Aumento da satisfação com o trabalho.
- Diminuição da rotatividade dos ocupantes do cargo.
Segundo Chiavenato, “o modelo contingencial se baseia em 5 dimensões que todo cargo deve possuir em maior ou menor grau”. Marque a alternativa que associa corretamente a dimensão e o respectivo conceito.
Segundo Chiavenato, as cinco dimensões são:
Variabilidade
Gama de operações do trabalho ou uso de uma diversidade de equipamentos e procedimentos para tornar o cargo menos repetitivo e menos monótono. As pessoas devem utilizar ampla extensão de suas habilidades e capacidades para completar o trabalho com sucesso.
Autonomia
Grau de independência e de critério pessoal que o ocupante tem para planejar e executar o trabalho
Significado das tarefas
Volume do impacto reconhecível que o cargo provoca em outras pessoas e da participação de seu trabalho na atividade geral do departamento ou da organização como um todo
Identidade com a tarefa
Grau em que o cargo requer que a pessoa complete uma unidade integral do trabalho que lhe dê noção da totalidade, extensão e do objetivo a alcançar
Retroação
Grau de informação de retorno que o ocupante recebe para poder avaliar a eficiência de seus esforços na produção de resultados
Letra CVARIEDADE: é o número de variedade de habilidades exigidas pelo cargo, que envolve:
Intervenção de diversas habilidades e conhecimentos do ocupante Utilização de diversos equipamentos e procedimentos Execução de diversas tarefas diferentesObs: não há variedade quando o cargo é seqüencial e monótono. Ex: não pode conversar com colegas, é rigidamente programado por terceiros, área de trabalho limitada pela gerência...
AUTONOMIA: é o grau de independência e de critério pessoal que o ocupante tem para planejar e executar o trabalho. Ex: programar o trabalho, selecionar o equipamento que deverá utilizar e decidir que métodos ou procedimentos deverá seguir, mobilidade física ilimitada, suprimento de insumos pelo próprio ocupante.
Obs: não há autonomia quando os métodos de trabalho são predeterminados, os intervalos de trabalho são rigidamente controlados, mobilidade física da pessoa é restrita...
SIGNIFICADO DA TAREFA: É a noção das interdependências do cargo com os demais cargos e da participação do seu trabalho na organização. Trata-se de aumentar a noção da importância das tarefas executadas e conseqüentemente, do papel da pessoa dentro da organização. O ocupante pode distinguir o que é mais importante, o essencial e o mais relevante dentre as coisas que faz.
Obs: não há significado da tarefa quando a pessoa recebe ordens para serem cumpridas e nenhum esclarecimento sobre sua finalidade ou objetivos de seu trabalho.
IDENTIDADE COM A TAREFA: refere-se à responsabilidade de a pessoa efetuar uma peça de trabalho inteira ou global e poder claramente identificar os resultados de seus esforços. Cujo resultado final é um produto seu, que lhe dê a noção da totalidade e do objetivo a alcançar.
Obs: não há identidade com a tarefa quando o ocupante executa atividades fragmentadas, seccionadas e incompletas.
RETROAÇÃO: refere-se à informação de retorno que a pessoa recebe enquanto está trabalhando e que lhe revela como esta desempenhando sua tarefa.
Essas cinco dimensões essenciais criam condições para que o ocupante do cargo encontre satisfação intrínseca como resultado do cumprimento da tarefa realizada e afetam intrinsecamente a qualidade dos cargos, produzem satisfação pessoal e envolvimento humano e geram maior produtividade.
a) conceito de SIGNIFICADO DA TAREFA
b) não é uma variável proposta por CHIAVENATO
c) CERTO
d) conceito de RETROAÇÃO
e) conceito de AUTONOMIA
A) Variedade: ✘ refere-se ao conhecimento do impacto que o cargo provoca na atividade organizacional. ✔Significado das tarefas.
B) Permanência: ✘ diz respeito à estabilidade necessária para que a pessoa execute adequadamente o cargo. ✔No modelo contingencial, o desenho do cargo não se baseia na presunção de estabilidade e permanência, ao contrário baseia-se na contínua mudança e na revisão do cargo (Contingencial = adequação as mudanças).
C) ✔Identidade com as tarefas: ✔relaciona-se com a possibilidade de a pessoa realizar integralmente uma tarefa.
D) Autonomia: ✘ refere-se ao grau de informação que a pessoa recebe para avaliar a eficiência de seus esforços.
✔Retroação.
E) Retroação: ✘ diz respeito ao grau de independência e de critério pessoal que a pessoa tem para executar uma tarefa. ✔Autonomia.
Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações/Idalberto Chiavenato. - 4. ed. - Barueri, SP : Manole, 2014.
“o modelo contingencial se baseia em 5 dimensões que todo cargo deve possuir em maior ou menor grau”.
0 desenho de cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer aos requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como aos requisitos pessoais do seu ocupante . Segundo Chiavenato (2010), dentre os modelos de desenho de cargos, o modelo humanístico apresenta como característica :
No processo de avaliação de cargos, uma organização adotou o método de avaliação por pontos. Assinale a alternativa correta a respeito do método aplicado.
MÉTODO DE PONTOS
(por Prof. Pedro Henrique Freitas)
O método de pontos consiste basicamente em comparar as descrições e
especificações dos diversos cargos, atribuindo-se, de acordo com os
graus estabelecidos para cada fator de experiência, uma determinada soma
de pontos em ordem crescente, os quais uma vez somados, estabelecerão
uma hierarquia de cargos conforme o total de pontos recebidos.
Fonte: http://trabalhosderh.blogspot.com.br/2011/10/avaliacao-de-cargos-metodos-de-pontos.html
A avaliação é realizada a partir dos fatores estabelecidos na descrição das atividades e, consequentemente, no número de graus atribuídos para cada fator. Os fatores são estruturados a partir de graus crescentes de complexidade, estabelecidos pelo nível de exigência de cada organização. (HYPÓLITO, 2001). Por exemplo, ao fator escolaridade pode-se atribuir quatro graus: ensino médio, superior em andamento, superior completo e pós-graduação. Com a definição dos fatores e graus é possível realizar a . Existem vários métodos que podem ser adotados neste processo, sendo recomendável uma análise prévia que possibilite a escolha adequada para cada organização.
A avaliação quantitativa por meio de pontos consiste na atribuição de valores aos fatores, de acordo com a quantidade de graus aplicados. Se estivéssemos pontuando o grau I e o grau V, do exemplo acima, certamente o grau I teria uma pontuação menor que do grau V. Este processo resulta em uma pontuação final para cada cargo. Torna-se necessário também atribuir pesos aos fatores de forma que possibilite classificá-los de acordo com o grau de relevância.
FONTE: https://www.metadados.com.br/blog/a-avaliacao-de-cargos-em-uma-organizacao/
tiro um tempo pra revisar a matéria e acabo consumindo o tempo aprendendo assuntos novos, tem fim não.
Avaliação de cargo são procedimentos que visam determinar o valor relativo dos cargos. O principal objetivo dessa avaliação é identificar quais cargos devem ser mais recompensados. Acerca desse tema, assinale a alternativa que não objetiva a administração efetiva de remuneração.
c)
Contratar novos empregados, ao invés de reter os atuais.
Que tosco essa questão! Gostaria de saber qual o erro da letra B, porque nas demais visualizei o tema remuneração.
Uma empresa de consultoria em tecnologia da informação está redesenhando seus cargos, de forma a abandonar o modelo clássico ou tradicional de desenho de cargos e adotar o modelo contingencial.
Nesse caso, passa a ser uma orientação central para o desenho de cargos a
Segundo CHIAVENATO (2009) o modelo de desenho de cargo contigencial é mutável em conformidade com o desenvolvimento pessoal do ocupante e com o desenvolvimento tecnológico da tarefa.
Gabarito: B
Chiavenato p.207:
Assim, o modelo contingencial é mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa.
a) busca pela eficiência via regras e procedimentos estabelecidos (modelo CLÁSSICO)
b) dinâmica de desenvolvimento pessoal do ocupante e da tecnologia (modelo CONTINGENCIAL)
c) divisão e especialização do trabalho ao longo do processo produtivo (modelo CLÁSSICO)
d) garantia da racionalidade técnica e lógica de produção (modelo CLÁSSICO)
e) relevância do contexto do cargo, das pessoas e grupos sociais (modelo HUMANÍSTICO)
Segundo CHIAVENATO (2009)
O modelo contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa, pelo fato de considerar
três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização. O nome
contingencial decorre da adequação do desenho do cargo e dessas três variáveis. Como estas
assumem características diferentes, o resultado é relativo, contingente e não fixo, ou padronizável.
No modelo contingencial, o desenho do cargo não se baseia na presunção de estabilidade e
permanência dos objetivos e dos processos organizacionais, mas, ao contrário, é dinâmico e baseia-se
na contínua mudança e revisão do cargo, como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do
gerente ou de sua equipe de trabalho.
Gab B
a)busca pela eficiência via regras e procedimentos estabelecidos, Clássico.
b)dinâmica de desenvolvimento pessoal do ocupante e da tecnologia. Contingencial.
c)divisão e especialização do trabalho ao longo do processo produtivo. Clássico.
d)garantia da racionalidade técnica e lógica de produção. Clássico.
e)relevância do contexto do cargo, das pessoas e grupos sociais. Humanístico.
MODELO CONTIGENCIAL:
- abordagem ampla e complexa
- três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização.
- relativo, e contingente, e não fixo ou padronizável
- dinâmico e contínua revisão do cargo.
cinco dimensões essenciais no desenho contingencial:
1. Variedade;
2. Autonomia;
3. Significado de tarefas;
4. Identidade com as tarefas;
5. Retroação.
Uma empresa da área de petróleo e gás reconheceu recentemente que estava perdendo talentos, pois a remuneração média na empresa estava abaixo daquela praticada pelo mercado.
Nesse caso, a possível recomposição dos salários considera um fator externo, relacionado à
Gabarito D. Só uma dúvida: então a conjuntura econômica e o baixo PIB não influenciam?
Vanessa estes citados por você não influenciam, devido a uma parte no texto que fala que á a remuneração média na empresa estava abaixo daquela praticada pelo mercado. Portanto, o mercado estava sim aquecido, baixo PIB baixaria os salários.
Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue o item seguinte.
Caso uma organização pretenda realizar a análise de um cargo de gerente de maneira mais rápida e com o menor custo possível, a técnica de coleta de dados denominada in loco observação constitui a opção recomendada
O Erro da questão esta em afirmar que a análise de cargo in loco é mais rápida e com menor custo pois este processo é caro e demorado.
A Observação em in loco é um método simples de observação do funcionário trabalhando
Vantagens
Melhor compreensão:
• dos objetivos de cada tarefa;
• relações do cargo com os outros;
• operações envolvendo máquinas e equipamentos;
• permite verificar as responsabilidades e as condições ambientais do trabalho;
• o trabalho não é interrompido.
Desvantagens :• Exige muito tempo do analista e encarece o processo;
• Restrito a tarefas que envolvem operações manuais ou tarefas simples ou repetitivas;
Apenas para agregar conhecimento, o método mais econômico de análise de cargos é o Questionário.
acredito que a técnica mais recomendada seria a entrevista( sem custos e rápida)
"O
método de colheita de dados denominado questionário segue o mesmo roteiro da
entrevista, com a diferença que é preenchido pelo ocupante do cargo, ou pelo
seu supervisor, ou por ambos em conjunto. A principal vantagem do questionário
é que ele proporciona um meio eficiente e rápido de coletar informação de um
grande número de funcionários. Seu custo operacional é menor do que a
entrevista." Chiavenato
Pagina 97 , livro Gestão de Pessoas para Concursos, de Andreia Ribas e Cassiano Salim: entrevista e observação são mais custosos. Questionário é o mais econômico dos três métodos.
Resumo dica:
Entrevista: Serve para qualquer nível ou cargo e tem custo elevado.
Questionário: Ideal para cargos do nível mais alto/ complexos e tem o menor custo.
In loco observação: Para cargos mais simples e tem custo elevado.
Para que se possa executar a análise e descrição dos cargos, é
necessário que a pessoa responsável realize um levantamento de dados. Estes
dados podem ser levantados basicamente por três meios:
Entrevistas: neste caso podem ser entrevistados funcionários,
grupos de funcionários ou supervisores sobre os diversos
aspectos relacionados ao cargo.
Questionários: são aplicados ao ocupante do cargo ou ao
supervisor de quem o ocupa de modo a obter informações
escritas. A vantagem principal sobre os outros métodos é que
os questionários são de rápida aplicação e baixo custo. A
principal desvantagem é que não é tão fácil quanto parece
elaborar um questionário bem estruturado.
Observação in loco: trata-se de uma terceira opção, na qual
uma pessoa observa o trabalho do ocupante de um cargo para
que possa entender este último. É mais aplicável a cargos
simples e cujas tarefas são repetitivas, como os cargos no nível
operacional da organização.
Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos
ERRADA!
A técnica de observação (in loco) é recomendada para cargos mais simples e repetitivos, os cargos operacionais, por exemplo. Uma de suas desvantagens é o alto custo e por não ser recomendado para cargos de níveis elevados,devido a suas complexidades.
Já o questionário é o mais usual, pois todos os setores/cargos de uma organização listam as suas principais peculiaridades, e por ser mais econômico. O próprio ocupante ou o seu superior pode fazê-lo. É um processo ativo.
GABARITO: ERRADO
O método de mais fácil aplicação e mais ecnômico é o questionário.
O método de observação (in loco) é mais indicado para cargos do operacional, que possuem tarefas mais repetitivas. É mais oneroso, pois é preciso ter um profissional dedicado a observar o trabalho de outro profissional. Isso toma tempo.
Menor custo possível? ERRADA.
A técnica de observação possui custo elevado, não permite que sejam colhidos dados realmente importantes para a análise e é contraindicado para cargos que não sejam simples, rotineiros e repetitivos.
FIXANDO:
MÉTODO DE OBSERVAÇÃO IN LOCO NÃO, DEMANDA TEMPO.
In loco = no local
Tem que ir até lá, mais demorado, mais custoso
Gab.: ERRADO
In loco, seria a técnica de OBSERVAÇÃO, é recomendada para cargos mais simples e tem a desvantagem de custo elevado. A técnica de questionário é a mais econômica.
Andreia Ribas, Gestão de Pessoas.
O levantamento das informações sobre o cargo com rapidez e baixo custo é o questionário, e não da observação in loco - que pode ser mais cara e é apropriada a cargos de nível mais baixo, com tarefa simples e repetitivas.
Errado.
Outra questão ajuda a responder, vejam:
Q330712 Gestão de Pessoas Análise e Descrição de Cargos, Desenho de Cargos
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Técnico de Nível Superior
A organização que pretender analisar e descrever cargos de direção estratégica deverá evitar o método de observação como técnica de coleta de dados.
Certo.
ERRADO
Se querem custo menor, devem utilizar o questionário !
"A principal vantagem do questionário é proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informação de um grande número de funcionários. O custo operacional é menor do que o da entrevista. Em contrapartida, a organização requer tempo e testes preliminares."
CHIAVENATO (2014)
in loco = ver com os próprios olhos
oq é mais facil/barato: ir a paris ver a torre ou olhar no google?
Questionário.
Nossa! Como a CESPE adora perguntar se a técnica de observação é adequada para a coleta de dados acerca de cargos de gerência e diretoria. A resposta é NÃO. A observação direta é um método adequado quando se tem um cargo simples de atividades repetitivas e rotineiras. Assim, ao observar o ocupante do cargo, facilmente o analista de cargos consegue registrar as atividades, responsabilidades e perceber os requisitos do cargo, pois as tarefas exercidas se repetem por diversas vezes.
Já nos cargos de gerência e direção, postos mais de cúpula e conceituais, as habilidades inerentes a estes cargos refletem abstração, capacidade de decisão, experiências prévias, tomada de decisões não programadas, entre outros, algo mais complexo e de difícil observação simples. Portanto, o item está correto, já que o método da observação não é adequado à análise e descrição de cargos de gerência.
Gabarito: E
a análise de um cargo de gerente de maneira mais rápida e com o menor custo possível,deve-se usar a técnica questionário, e não a técnica observação,
Um técnico de recursos humanos precisa trabalhar no desenho de cargos. Para tal, ele deve realizar um levantamento para responder a perguntas básicas.
NÃO constitui uma dessas perguntas:
Estrutura da Análise de Cargos
A análise de cargos é uma verificação comparativa de quais as exigências que essas tarefas ou atribuições impõem ao ocupante.
A análise de cargos concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo:
1.Requisitos mentais. Considera as exigências que o cargo ocupado deve possuir para poder desempenhar adequadamente o cargo.
2.Requisitos físicos. Compleição física exigida do ocupante para desempenho do cargo.
3.Responsabilidades envolvidas. Considera a responsabilidade que o ocupante do cargo tem em relação á supervisão direta ou indireta do trabalho de seus subordinados.
4.Condições de trabalho. Considera as condições de ambiente e arredores onde o trabalho é executado. Avalia o grau de adaptação do ambiente e do equipamento ao elemento humano, facilitando seu desempenho.
Logo conclui-se que questões a respeito de promoção não são envolvidas. Errada letra C
Bons Estudos!!!Cada cargo exige certas competências do seu ocupante para que seja bem desempenhado. Essas competências variam conforme o cargo, nível hierárquico e a área de atuação. Elas exigem que o ocupante saiba lidar com recursos, relações interpessoais, informação, sistemas e tecnologia em diferentes graus de intensidade.
O desenho de cargos constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado. Desenhar um cargo significa definir quatro condições básicas:
1. O conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar (qual é o conteúdo do cargo).
2. Como as tarefas ou atribuições deverão ser desempenhadas (quais são os métodos e processos de trabalho).
3. A quem o ocupante do cargo deverá se reportar (responsabilidade), isto é, quem é seu superior imediato.
4. Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir (autoridade), isto é, quem são os seus subordinados.
Fonte:http://www.cursosnocd.com.br/recursos-humanos/desenho-de-cargos.htm
Desenhar um cargo significa definir 4 (quatro) condições básicas: Conteúdo (a); Metodo e Processo (b); Responsabilidade(d); Autoridade(e)
Essa é uma questão que fala sobre o conteúdo do cargo, onde realizamos as seguintes perguntas, par definir as condições básicas:
a)O que faz? Conteúdo
b)Como faz? Método e Processo
c)Quando será promovido, ou seja, “tempo” não faz parte das perguntas de desenho do cargo. O correto seria “Quando faz” (CORRRETA).
d)Para quem faz? Ideia de Subordinação, Responsabilidade
e)Para quem faz? Ideia de Subordinados, Autoridade
Alternativas a), b), d) e e) trazem perguntas básicas sobre o desenho de cargos.
Agora, a alternativa c) quando o ocupante do cargo será promovido? não pode ser facilmente respondida pois depende de uma série de fatores.
Mal entrou no ônibus e já quer sentar na janela? Gabarito C, né meu querido!
Uma das metodologias para a “análise de cargos” é aquela realizada a partir da identificação das tarefas fundamentais e importantes para o sucesso no cargo e que possui, como produto final, declarações escritas da tarefa. Esta metodologia é conhecida como
Gab. E
=============================================================================================
1º que o método de incidente crítico não é metodologia para "Analisar Cargo", e sim para COLETAR DADOS ACERCA DOS CARGOS;
2º além de anotar os pontos fundamentalmente positivos, anota-se, também, os pontos fundamentalmente negativos do cargo.
que merda é essa?
Que viagem mano... Esse back deve estar massa examinador!
A descrição de cargos:
A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo.
Fonte: Ribas
Gab. A
Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz.A descrição do cargo relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com seu o conteúdo.
Fonte: G. Pessoas - Chiavenato - 4° Ed. - 2014
DESCREVEU EXATAMENTE O QUE É A DESCRIÇÃO DO CARGO:
é um processo que consiste em determinar os elementos que compõema natureza de um cargo, uma ferramenta que serve de base para o desenvolvimento de diversos processos dentro da organização.
Uma empresa pretende redesenhar seus cargos utilizando o conceito de modelo contingencial. Dessa forma, passa a ser uma orientação central para esse redesenho de cargos a:
RESPOSTA A
A) A TEORIA CONTINGENCIAL está relacionada ao ambiente e tecnologia, é a teoria do relativismo pois, observa-se que há interdependência entre os ambientes e que é necessário fazer analise quanto ao ambiente interno (inclui pessoas) e externo para escolher o melhor caminho, assim como com o avanço da tecnologia é possível desenvolver melhor as tarefas e enxuga-las. Se observa nesta teoria que as organizações se tornam mais flexíveis, começam a se formar organizações em rede e a fazer parcerias organizacionais.
B) e E) Teoria da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de Frederick Taylor que criou o estudo de tempos e movimentos, quanto mais o funcionário precisa se movimentar para executar a tarefa, mais tempo ele iria demorar para executa-la, então percebeu que quando há um padrão a tarefa é executada mais rápida,e permitiu a padronização das atividades humanas dentro do processo de produção. Para melhoria da eficiência e produtividade da empresa, Tayor criou a divisão do trabalho, especializando os empregados e pagando-os por produtividade.
D) A primeira a identificar os grupos socias dentro de uma organização,a TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS fez dos grupos sociais objeto de pesquisa com a experiência do efeito da iluminação, que fez concluir que a integração social afeta a produtividade, o comportamento é determinado pelas regras do grupo, as organizações são formadas por grupos formais e informais e que as recompensas não ficam reduzidas aos aspectos materiais, como pensado nas teorias anteriores. Resp
O cargo de secretário de programas de pós-graduação está sendo analisado pelo Departamento de Gestão de Pessoas da Universidade, tendo em vista que o número de programas de pós-graduação aumentou significativamente nos últimos anos. Na visão da ergonomia, a fim de aperfeiçoar as atividades inerentes ao cargo de secretário, é necessário conhecer as características da situação de trabalho. A alternativa que NÃO contempla elementos que caracterizam a situação de trabalho é:
Treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, horas a pagar são características da situação de trabalho referentes ao Departamento de RH (Rescursos Humanos)