SóProvas


ID
1015687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.

Considere que um administrador pretenda identificar, entre as diversas reclamações dos alunos de uma universidade, as mais frequentes, com o intuito de ordenar os problemas e possibilitar a centralização de esforços sobre os problemas mais relevantes. Nessa situação, uma das ferramentas que o administrador poderá empregar é o diagrama de Pareto.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    O que é Diagrama de Pareto:

    Diagrama de ParetoDiagrama de Pareto é umaferramenta da qualidade, é umrecurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. É originário dos estudos de um economista italiano chamado Pareto.

    O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas são vitais, a maioria é trivial.

    Muitas vezes no Diagrama de Pareto são incluídos valores em porcentagem e o valor acumulado das ocorrências. Assim, torna-se possível avaliar o efeito acumulado dos itens pesquisados. O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito importante porque através dele é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas.

    Para o Diagrama ser aplicado, é importante seguir seis passos básicos:

    1. Determinar o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda você quer investigar;
    2. Definir o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados serão classificados;
    3. Em uma tabela, ou folha de verificação, organizar os dados com as categorias do aspecto definido;
    4. Fazer os cálculos de frequência e agrupar as categorias que ocorrem com baixa frequência sob a denominação outros, calcular também o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado;
    5. Traçar o diagrama.

    Diagrama de Pareto - 80/20

    O Diagrama de Pareto está intimamente ligado com a Lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20, ou lei 20/80. De acordo com esta lei, 80% das consequências decorrem de 20% das causas. Esta lei foi proposta por Joseph M. Juran, famoso consultor de negócios, que deu esse nome como homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto. Durante as suas pesquisas, Pareto descobriu que 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população.

    Através desta lei é possível afirmar que:

  • tomar cuidado para não confundir com MATRIZ GUT. Se falar em urgencia, lembre da GUT, se falar dos mais relevantes ou numerosos, lembre do PARETO.

  • Creio que se a questão fosse somente "Considere que um administrador pretenda identificar, entre as diversas reclamações dos alunos de uma universidade, as mais frequentes (...)" estaria errada. Contudo, após esse trecho, a questão diz "com o intuito de ordenar os problemas e possibilitar a centralização de esforços sobre os problemas mais relevantes".
    Em várias questões do CESPE e alguns materiais em pdf, tenho constatado que quando se fala em centralizar esforços e/ou concentrar-se nos problemas mais importantes, a ferramenta de Pareto é aplicável. Questão CERTA. 

  • Correta. Já que a técnica parte do princípio de que poucas causas geram a maior parte dos problemas. Assim, ela é conhecida como o princípio 80/20 (20% dos fatores - os mais relevantes - causam 80% das consequências). Dessa forma, as categorias com maior número de reclamações devem ser priorizadas para solução.

    Fonte: Apostila do Professor Sylmar Neckel. Curso Rico Domingues, Florianópolis/SC, 2014.

  • Será que é copia e cola mesmo ?rsr

    Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo

    Considere que determinada organização necessite solucionar um tipo de reclamação de usuários motivada por diversas causas e que, por limitação de recursos, a organização pretenda solucionar as causas mais relevantes. Nessa situação, o diagrama de Pareto seria uma ferramenta útil para a priorização das causas mais relevantes


    gab c
  • O princípio de Pareto é um meio de comparação que permite analisar grupos de dados ou de problemas e verificar onde estão os mais importantes e prioritários. *Fatores críticos

    CERTO

  • Certo.

    O gráfico de Pareto busca distinguir, entre outros fatores, os essenciais e os secundários.

  • PARETO: O gestor deve enfocar seus esforços naqueles poucos itens que geram a maioria dos impactos.

     

  • CERTO

    O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/ benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. 0 diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade. 

     

    (ESAF / APO 2009) Sabendo que poucas causas levam à maioria dos problemas, bem como que a identificação da causa básica de um problema deve ser feita de acordo com uma seqüência de procedimentos lógicos, baseada em fatos e dados, o recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser saneadas denomina-se:

     

    (A) Diagrama de Pareto.
    (B) Diagrama de Ishikawa.
    (C) Funcionograma.
    (D) Histograma.
    (E) Fluxograma.

     

    Comentário: A ferramenta que permite comparar causas e problemas e que chega à conclusão que poucas causas (20% delas) levam à maioria dos problemas (80% deles) é o Diagrama de Pareto.

     

     

    FONTE: Adm. geral para concursos - Giovanna Carranza - Coleção: Tribunais e MPU - 2016.

  • Gab: CERTO

    Gráfico de Pareto parte do princípio de que poucas causas geram a maior parte dos problemas. Também conhecido como 80-20 (80% dos problemas são explicados por 20% das causas), esse diagrama consiste em selecionar os itens "pouco vitais", menos importantes, dos "muito vitais", mais importantes. Esses problemas devem ser colocados em ordem decrescente, para que seja construído do item com maior frequência para o com menor frequência.

  • O princípio de Pareto é um meio de comparação que permite analisar grupos de dados ou de problemas e verificar onde estão os mais importantes e prioritários. *Fatores críticos

    CERTO

  • Uma das ferramentas que pode ser utilizada para realizar a priorização das ações de uma organização é o diagrama de Pareto.

    Gabarito: CERTO