SóProvas


ID
1016188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

respeito de orçamento público, julgue os itens seguintes.

Os projetos de lei do orçamento anual serão enviados pelo Congresso Nacional ao presidente da República, na forma da lei complementar referente a essa matéria.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de alteração de gabarito de CERTO para ERRADO, tendo em vista que é o Presidente da República que envia o Projeto de LOA para o Congresso e, não, o contrário.
  • Discordo desse gabarito, a Questão esta ERRADA.
    Os projetos de lei do orçamento anual são enviados pelo chefe do Poder Executivo (Presidente) ao Legislativo (Congresso Nacional), na forma de Lei Ordinária. 
  • CESPE safado esse viu.

    Questão sem vergonha.

    Concordo com os demais. Que envia é o chefe do Executivo e não o CN.
  • CUIDADO!!!!!!!!!
    SE OLHAREM PELO GABARITO DA PROVA, A QUESTÃO ESTÁ REALMENTE ERRADA. 
    É UM ERRO DO SITE...
  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.


    § 9º - Cabe à lei complementar:

    I - dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual;


  • Muito cuidado "Eu vou tentar, sempre...e acreditar que sou capaz...

    As leis orçamentárias (LOA, LDO e PPA) são  ordinárias.

    A lei complementar do inciso colado por você é uma lei que ainda não foi promulgada desde o advento da CF de 88 e que deveria trazer normas gerais " sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual " Essa seria uma lei complementar única a incidir sobre todos os futuros orçamentos (a exemplo da LC 101, a lei da regularidade fiscal). Por falta dessa lei, equanto ela não for promulgada, todo ano, as LDO's são aprovadas trazendo as recomendações sobre os aspectos em comento.   

  • Complementando aos comentários.

    A matéria (finanças e orçamento público) é regulada por lei complementar, a lei 4.320 faz esse papel. (É uma lei ordinária no sentido formal, mas complementar no sentido material).

    Já a LOA e a LDO são leis ordinárias.

    Logo a matéria é regulada por lei complementar, mas a leis - que possibilitam a execução do orçamento - são leis ordinárias.

    Portanto, a questão está correta na parte sobre a lei complementar (é ela que disciplina o envio), mas errada na parte sobre o envio da PLOA.

  • CF/88.

    Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.

    § 6º -Os projetos de lei do plano plurianual, das diretrizes orçamentárias e do orçamento anual serão enviados pelo Presidente da República ao Congresso Nacional, nos termos da lei complementar a que se refere o art. 165, § 9º.

  • É o Presidente da república que envia o projeto de LOA para o congresso, simples assim .

  • A questão inverteu a ordem do processo. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias Anual é elaborado pela Secretaria de Planejamento do Ministério do Planejamento e o Presidente da República o envia ao Congresso Nacional, para ser analisado pela CMO - Comissão Mista de Orçamento, e votado em sessão conjunta (Senado e Câmara), e depois de aprovado o projeto volta para o presidente sancionar e publicar.

  • ERRADO

     

    - LDO|PPA|LOA = LEI ODINÁRIA (possuem tramitação especial e mais célere)

    - PRESIDENTE QUE ENVIA AO CONGRESSO NACIONAL

  • Tudo errado: P.Rep. ==> (PPA, LDO, LOA) ao C.N, todas Leis ordinárias.

    Bons estudos.